• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Compositores Aniversariantes

Spartaco

Anton Bruckner - 200 anos do nascimento
Caros amigos,
Arvo Part.jpg Arvo Pärt.jpg

Hoje, dia 11 de setembro, é aniversário do compositor Arvo Pärt (1935, em Paide na Estônia); portanto, hoje ele está completando 77 anos de idade. Ele é considerado um dos nomes mais importantes da música erudita da atualidade, principalmente no terreno da música sacra. Pärt trabalha com um estilo minimalista que emprega a técnica de repetições hipnóticas.

Em sua vida pessoal, problemas constantes com funcionários soviéticos o levaram a imigrar em 1980 com sua esposa e seus dois filhos. Pärt morou inicialmente em Viena, na Áustria, onde recebeu a cidadania austríaca e, em seguida, mudou-se para Berlim, na Alemanha, onde ainda vive.

Uma de suas obras mais conhecidas é a composição Spiegel im Spiegel, que foi utilizada por Tom Tykwer em seu filme Paraíso, com Cate Blanchett.

Um abraço a todos.
 
Última edição:
Dia 12 de setembro: nascimento do compositor Gavriil Nikolayevich Popov (1904, em Novocherkassk na Rússia).

65887783_129818876248.jpg
Gavriil Popov.jpg

Popov, apesar de ser um dos grandes sinfonistas da extinta União Soviética, ao lado de Prokofiev e Shostakovich, é um compositor equivocadamente esquecido; suas seis sinfonias seguem a tradição de Borodin e Glazunov, ocupando um lugar importante na história da música do século XX, particularmente a segunda e a quarta sinfonias. Popov também escreveu várias trilhas sonoras de filmes.
 
Última edição:
No dia 13 de setembro ocorreu o nascimento dos compositores Clara Josephine Wieck Schumann (1819, em Leipzig na Alemanha) e Arnold Franz Walter Schönberg (1874, em Viena na Áustria).

clara_schumann.jpg
Clara Schumann.jpg

Clara, pianista e esposa do grande compositor Robert Schumann, foi também uma compositora talentosa; suas composições são, em sua maioria, de 1853 ou de data anterior, incluindo 29 lieder, 4 obras para piano e orquestra, entre estas um concerto, e 20 peças para piano solo.

ArnoldSchoenberg.jpg
Arnold Schoenberg (2).jpg

Schönberg, que além de compositor, foi pintor, escritor e professor, dispensa comentários; ele é um dos nomes mais importantes do modernismo. Até hoje o seu legado é a base da música erudita de nossos dias.
 
Última edição:
Dia 14 de setembro: nascimento dos compositores Johann Michael Haydn (1737, em Rohrau na Áustria) e Luigi Carlo Zenobio Salvatore Maria Cherubini (1760, em Florença na Itália).

Michael-Haydn.jpg Johann Michael Haydn.jpg

Michael Haydn, mais conhecido por ser o irmão mais novo de Franz Joseph Haydn e amigo de Wolfgang Amadeus Mozart, foi um compositor prolífico, pois escreveu um grande número de obras, sendo as mais conhecidas as suas peças sacras; mas, ele compôs também em outros gêneros: cerca de 40 sinfonias, 12 concertos para vários instrumentos, música de câmara, lieder, divertimentos e singspiels.

Luigi Cherubini.jpg Luigi Cherubini.jpg

Luigi Cherubini, cujas obras não são tão conhecidas atualmente, foi um compositor muito conceituado por seus contemporâneos; Beethoven o considerava um dos maiores compositores dramáticos de seu tempo. Ele compôs mais de 30 óperas, cantatas, diversas missas e outras obras sacras, bem como música de câmara e orquestral.
 
Última edição:
Dia 15 de setembro: data de nascimento dos compositores Jenő Hubay (1858, em Budapest na Hungria) e Frank Martin (1890, em Genebra na Suiça).

240px-Jeno_Hubay_1897.jpg
Jenő Hubay.jpg

A música de Hubay, que pertence ao romantismo, é numerosa e ambiciosa. Sendo um exímio violinista, ele deu ênfase ao seu instrumento, compondo quatro concertos para violino e a bela sonata para violino e piano; no entanto, ele também compôs, entre outras obras, seis óperas e quatro sinfonias.

PER_CON_128_a.jpg
Frank Martin.jpg

A música de Martin é bem eclética, pois é uma síntese das tendências do século XX, já que ele utilizou o serialismo sem abandonar o senso da tonalidade; sua obra abrange praticamente todos os gêneros musicais, como a sinfônica, a dramática, a vocal, de câmara e a instrumental.
 
Última edição:
Dia 16 de setembro: nascimento de Nadia Juliette Boulanger (1887, em Paris, França) e Karol Rathaus (1895, em Tarnopol, Polônia).

Nadia_Boulanger.jpg Nadia Boulanger.jpg

A compositora, regente e professora Nadia Boulanger, irmã da também compositora Lili Boulanger, é considerada uma das figuras mais influentes da música norte-americana, pois, apesar de francesa, ela foi a primeria mulher a reger as maiores orquestras norte-americanas, sendo, ainda, a principal professora das mais importantes personalidades musicais dos Estado Unidos, como Copland, Carter, Glass e Virgil Thomson.

rathaus1.jpg Karol Rathaus.jpg

Já o compositor Karol Rathaus, que foi aluno de Franz Schreker em Berlim, não é um nome atualmente lembrado; no entanto, deve-se ressaltar que ele foi uma das figuras proeminentes da música germânica nos idos de 1920.
 
Última edição:
Dia 17 de setembro: comemora-se o nascimento do compositor italiano Giuseppe Saverio Rafaele Mercadante (1795, em Altamura).

mercadante2.jpg
Saverio Mercadante.jpg

Mercadante é um dos principais compositores no cenário operístico da Itália, durante o período romântico, ao lado de nomes importantes como Bellini, Donizetti e Verdi.

Ele foi um autor prolífico e sua produção alcança cerca de 60 óperas, entre as quais destacam-se Emma d'Antiochia (1834), Il giuramento (1837), Il reggente (1843) e Orazi e Curiazi (1846); Mercadante também compôs sinfonias e outras obras orquestrais, música sacra e de câmara.
 
Última edição:
Dia 18 de setembro: nascimento de Francesca Caccini (1587, em Florença, na Itália).

Francesca_Caccini.jpg
Francesca Caccini.jpg

Cantora, instrumentista e compositora, La Cecchina, como era chamada, era filha do compositor Giulio Caccini. Francesca é conhecida como a primeira mulher a compor óperas, e uma das mais prolíficas compositoras de seu tempo; infelizmente grande parte de sua obra se perdeu, sendo uma das exceções a ópera La Liberazione di Ruggiero dall'Isola d'Alcina (1625).
 
Última edição:
Dia 19 de setembro:data de nascimento de Aleksandr Lázarevich Lokshín (1920, em Altái, Rússia).

LOKSHIN.jpg
Aleksandr Lazarevich Lokshin.jpg

Ele é considerado um dos principais sinfonista soviéticos. Compositor de temperamento expressionista e eminentemente lírico, foi intimamente ligado ao pós-Romantismo de Mahler. Apesar dos aplausos de Shostakovich (à memória de quem compôs sua Sinfonia n º 9) Lokshin foi condenado ao ostracismo e só agora a sua música tem encontrado algum projeção.
 
Última edição:
Dia 20 de setembro: nascimento de Ildebrando Pizzetti (1880, em Parma, na Itália).

pizzetti.jpg Ildebrando Pizzetti.jpg

Compositor, musicólogo e crítico musical, Pizzetti fez parte da Generazione dell'Ottanta, junto com Alfredo Casella, Gian Francesco Malipiero, Ottorino Respighi, e outros compositores italianos. A sua obra influenciou de maneira significativa a atividade criativa e a cultura musical da Itália na primeira metade do século XX.

O elenco de suas composições compreende numerosos concertos, como o Concerto dell'estate, vários concertos para instrumento solista e orquestra (harpa, violino, violoncello), e os Canti della stagione alta, para piano e orquestra, além de óperas, obras corais, música de câmara e para piano solo.
 
Última edição:
Tô até com medo de postar e furar a corrente, mas tá de parabéns, heim? Não furou nenhum dia :cheer:
 
Tô até com medo de postar e furar a corrente, mas tá de parabéns, heim? Não furou nenhum dia :cheer:

Agradeço a gentileza das palavras; se você ou outro colega souber de algum compositor aniversariante, por favor, coloque neste tópico.

Prosseguindo.

Dia 21 de setembro: nascimento dos compositores Louis-Emmanuel Jadin (1768, Versailles, na França) e Gustav Theodore von Holst (1874, em Cheltenham na Inglaterra).

jadin-louis-emmanuel-2.jpg Louis-Emmanuel Jadin.jpg

Louis-Emmanuel Jadin era de uma famosa família musical; seu pai Jean-Baptiste (1744-90) foi violinista da Chapelle Royale em Versailles e seu tio Georges (1742-?) serviu ali como fagotista; os irmãos de Louis Emmanuel também eram musicos:: Hyacinthe (1769-1800) foi pianista, professor e compositor e Georges (1773-1813) era um notável cantor.

Considerado como um grande violinista e pianista, Jadin foi, em sua época, um dos principais compositores de ópera na França; escreveu uma quantidade considerável de música, incluindo 40 óperas e operetas, 4 concertos para piano, inúmeras sinfomias concertantes, quartetos de cordas, música para piano, missas e canções.

2217742443_7b28c47f1f.jpg Gustav Holst.jpg

Gustav Holst foi um dos maiores compositores ingleses no período compreendido entre o fim do século XIX e o início do século XX; sem dúvida alguma, sua obra mais conhecida e difundida é a suíte orquestral The Planets (1914-1916). Porém, nós não podemos esquecer de outras belas composições, como sua ópera Savitri (1908-1909), as duas Suítes para banda militar (1911), além de sua música coral e de câmara.
 
Última edição:
Dia 23 de setembro: data de aniversário do compositor e pianista Alexander Grigorevich Arutiunian (1920, Yerevan, na Armênia).

index(1).jpg
Alexander Arutiunian.jpg

A melodia e o ritmo cararcterísticos da música folclórica armênia influenciam sobremaneira a produção deste compositor. Alguns dos trabalhos de Arutiunian para instrumentos de sopro, notadamente o concerto para trompete (1950), o concerto para tuba (1992) e as Armenian Scenes (1984) para quinteto de metais, fixaram o seu lugar no repertório internacional, sendo suas obras executadas por condutores tais como Valeri Gergiev, que gravou a sua sinfonia para grande orquestra, composta em 1957.

Alexander Arutiunian faleceu este ano, em 28 de março, aos 91 anos.
 
Última edição:
O dia 24 de setembro é a data de nascimento do compositor polonês Andrzej Panufnik (1914, em Varsóvia).

PanufnikCamillaJessel1(2).jpg
Andrzej Panufnik.jpg

Panufnik, que foi também pianista e maestro, é considerado um dos principais compositores poloneses, e como regente, ele foi fundamental para o restabelecimento da Orquestra Filarmônica de Varsóvia, após a Segunda Guerra Mundial. Depois de sua crescente frustração com as demandas extra-musicais feitas pelo regime comunista de seu país, ele foi para o Reino Unido em 1954, onde se tornou maestro principal da City of Birmingham Symphony Orchestra, cargo que abandonou após dois anos para se dedicar inteiramente à composição.
 
Última edição:
Dia 25 de setembro: comemoramos o nascimento dos compositores Jean-Philippe Rameau (1683, Dijon na França), Roberto Gerhard Ottenwaelder (1896, Valls na Espanha) e Dmitri Dmitriyevich Shostakovich (1906, em St. Petersburgo na Rússia).

jeanphilipperameau01.jpg Jean-Philippe Rameau.jpg

Rameau pode ser considerado como o músico francês mais importante no período anterior ao século XIX; Creio que a sua principal contribuição está no terreno operístico; da obra lírica de Rameau (cerca de 30 obras) podemos destacar as suas óperas-ballets Les Indes galantes (1735) e Les Fêtes d'Hébé (1739), a comédie lyrique Platée (1745) e a tragédie lyrique Hippolyte et Aricie (1733). Porém, não podemos nos esquecer de suas peças para teclado, que são do mesmo nível das obras de Bach, Couperin e Scarlatti.

Gerhard-Robert_large.jpg Roberto Gerhard.jpg
Roberto Gerhard foi discípulo de Granados e ampliou seus estudos com Schönberg em Viena e Berlim; nas suas obras escritas de 1918 até 1947 predominam as que manifiestam raizes populares melódicas e rítmicas em sua linguagem musical. As obras posteriores desligam-se dessa referência étnica, orientando-se na busca de novas posibilidades de desenvolvimento da técnica dodecafônica.

Dmitry-Shostakovich.jpg Dmitri Dmitrievich Shostakovich.jpg

Shostakovich é um dos grandes nomes da música erudita do século XX e também de toda história da música ocidental. Ele foi um dos compositores mais produtivos do modernismo, tendo escrito uma infinidade de obras de qualidade em todos os gêneros: óperas, balés, música orquestral (destacando-se as suas 15 sinfonias), música de câmara (como os seus 15 quartetos de cordas), música instrumental, para jazz band, para piano solo, além de música vocal e para o cinema.
 
Última edição:
Dia 26 de setembro: nascimento do compositor Jacob Gershowitz, posteriormente George Gershwin (1898, em New York, USA).

George_Gershwin_1937.jpg
George Gershwin - 1937.jpg

Gershwin foi um dos maiores compositores norte-americanos; para mim, devido a sua morte prematura, como ocorreu com tantos outros músicos, privamo-nos de uma produção musical muito mais rica do que a que ele nos legou. Mesmo assim, suas obras permanecem como um ponto de partida para outros compositores, que, aproveitando gêneros populares, como o jazz, os incorporaram em suas composições.

Entre suas obras, gostaria de destacar a ópéra Porgy and Bess, a Rhapsody in Blue e o concerto em fá maior, ambos para piano e orquestra, e o poema sinfônico An American in Paris.
 
Última edição:
Dia 28 de setembro: nascimento do compositor francês Florent Schmitt (1870, em Blamont).

Schmitt.jpg
Florent Schmitt - 1900.jpg

Schmitt, que foi aluno de Fauré e Massenet, é um dos mais fascinantes compositores franceses da primeira metade do século XX.

Entre suas principais obras destacamos o Psaume 47, para soprano, coro, orquestra e orgão (1904), o balé La Tragédie de Salomé (1907), o Quinteto com piano (1901-1908) e a Sinfonia nº 2 (1957).
 
Última edição:
Dia 30 de setembro: comemora-se o nascimento dos compositores Sir Charles Villiers Stanford (1852, em Dublin, na Irlanda) e Valentin Vassilievitch Silvestrov (1937, em Kiev, na Ucrânia).

stanford.jpg
Charles Stanford.jpg

Stanford foi professor de alguns dos principais compositores ingleses do século XX, como Holst, Vaughan Williams, Frank Bridge e Herbert Howells.

Como compositor, Stanford é mais conhecido por sua obra coral, onde destacam-se dois oratórios, um Requiem (1897) e um Stabat Mater (1907); sua produção instrumental inclui sete sinfonias, cinco rapsódias irlandesas para orquestra, concertos para violino, clarinete e piano, além de composições camerísticas, entre as quais oito quartetos de cordas.

silvestrov2.jpg
Valentin Silvestrov.jpg

Silvestrov, que completa hoje 75 anos de idade, é um compositor que procura integrar, em suas obras, todos os sistemas musicais (tonal, atonal, aleatório, neoclássico). Suas composições principais são oito sinfonias, poemas para piano e orquestra, peças diversas para orquestra de câmara, dois quartetos de cordas, três sonatas para piano, bem como música vocal (cantatas, canções, etc.).
 
Última edição:
Dia 1º de outubro: nascimento dos compositores Alessandro Stradella (1644, em Roma, Itália) e Paul Dukas (1865, em Paris, França).

stradella-1-sized.jpg
Alessandro Stradella.jpg

Stradella, que viveu no período barroco, é uma das figuras mais fascinantes da música erudita, pois sua vida foi plena de situações inusitadas, sejam grotescas ou trágicas, inclusive a sua prematura morte (ele foi assassinado por dois sicários, que o apunhalaram em Genova por causa de uma aventura amorosa).

Durante a sua curta existência, Stradella compôs óperas e outras peças dramáticas, alguns oratórios, cantatas e 27 obras instrumentais.

dukas1.jpg
Paul Dukas.jpg

Dukas, que viveu no final do século XIX e começo do século XX, foi professor e um compositor exigente, pois destruiu, no final de sua vida, inúmeras obras julgadas imperfeitas, restando, desta maneira, poucas composições de sua autoria; entre elas destacamos a sua sinfonia em dó maior, o balé La Péri, a ópera Ariane et Barbe-Bleue, e a famosíssima peça L'Apprenti sorcier.
 
Última edição:
Além dos compositores acima mencionados, também nasceu no dia 1º de outubro o compositor e professor austríaco Johann Rufinatscha (em 1812, na cidade de Mals).

18161_18405_gross.jpg
Johann Rufinatscha.jpg

Como compositor ele é autor, entre outras obras orquestrais, de seis sinfonias, além de música de câmara e para piano solo.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo