• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Compositores Aniversariantes

Ernest_Guiraud.jpg
No dia 26 de junho nasceu o compositor francês Ernest Guiraud (em 1837). Ele é mais conhecido por escrever os recitativos orquestrais utilizados para a ópera Carmen de Bizet e por ter completado a ópera Les contes d'Hoffmann que Offenbach.deixou inacabada.

Foi um dos fundadores da Société Nationale de Musique e autor de um excelente tratado de instrumentação. Além disso, fez atividades intensas como professor e teve entre seus alunos Paul Dukas e Erik Satie.
 
Alessio Prati.jpg
Há 270 anos nascia em Ferrara o compositor Alessio Prati (19 de julho de 1750). Suas primeiras atividades musicais foram realizadas na França, onde ele foi professor de canto em Marselha por dois anos. Suas viagens musicais o levaram a Paris, Viena e São Petersburgo. De volta à Itália, trabalhou em Florença e Veneza, antes de ver o seu mérito reconhecido também em sua pátria, onde voltou a viver em 1787. No entanto, sua curta vida chegava ao fim e ele morreu em 17 de janeiro de 1788. Ainda não tinha feito 38 anos.

Prati foi muito ativo como compositor e escreveu, entre outras coisas, numerosas óperas (34 ao longo da sua vida); entre todas lembramos das compostas com libreto de Metastasio: Semiramide (1780), Didone abbandonata (1784) e Demofoonte (1786). Sendo um compositor com forte sentido dramático, suas obras contêm um número incomum de recitativos obrigados, estilos diferentes, empregados para construir situações cênicas eficazes, muitas vezes enriquecidas com elementos corais.
 
  • Curtir
Reactions: fcm
François-Auguste Gevaert.jpg
No dia 31 de julho de 1828 nasceu o musicólogo e compositor belga François-Auguste Gevaert (em Huysse).

Embora durante a sua vida a música de Gevaert tenha tido um sucesso considerável na Bélgica, que incluía nada menos do que uma dúzia de óperas, onde destacamos Quentin Durward e Le Capitaine Henriot, agora está praticamente esquecida, exceto por algumas de suas peças corais. Hoje em dia ele é lembrado, mesmo em sua terra natal, menos como compositor do que como um historiador e professor. Seus muitos escritos em prosa incluem um Tratado sobre instrumentação (às vezes ainda usado hoje), um livro sobre a harmonia, e um vade-mécum para organistas.
 
Valentino Fioravanti.jpg
Valentino Fioravanti nasceu em Roma, 11 de setembro de 1764.

Ele foi um dos melhores compositores de ópera buffa juntamente com Domenico Cimarosa e Gioacchino Rossini, tendo sido muito popular em Nápoles.

Suas obras incluem cerca de 70 óperas, sendo as mais famosas Le cantatrici villane (1799) e I virtuosi ambulanti (1807).
 
Última edição:
Girolamo Frescobaldi.jpg
Girolamo Frescobaldi nasceu em Ferrara, em 13 de setembro de 1583; compositor, cravista e organista, ele é considerado um dos maiores compositores para cravo e órgão do século XVII.

São famosos os seus livros de Toccatas e Partitas foram publicados entre 1615 e 1627, que antecipa a maneira de tocar com efeitos cantáveis.

Outras obras do compositor incluem coleções de canzonas, fantasias e capriccios, além de e outros gêneros de teclado, bem como música vocal (motetos e árias).
 
Alberto_Franchetti_(1902).jpg

O compositor italiano da escola verista Alberto Franchetti nasceu em Turim, na Itália no dia 18 de setembro de 1860.

Usando uma técnica orquestral segura, aprendida na escola alemã, Franchetti procurou conciliar a eloqüência melódica do melodrama italiano com os efeitos típicos da ópera alemã, tendo Meyerbeer e Wagner como modelo.

Dessa maneira, suas obras são caracterizadas pela grandiloquência da forma e pela ênfase lírica, que, no entanto, não impedem um realismo moderado, tanto que pode ser associado ao verismo da jovem escola italiana. Seu primeiro grande sucesso ocorreu em 1888 com sua ópera Asrael.

Depois de ter composto muitas óperas no período entre 1888 e 1924, no final da década de 1920 ele retirou-se para a vida privada e morreu quase esquecido em Viareggio.

Gravações recentes de algumas de suas óperas, como Cristoforo Colombo e Germania, mostram que o seu trabalho é de qualidade, com uma excelente capacidade de orquestração e utilização do coro, de estilo sinfônico.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo