• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Compositores Aniversariantes

Dia 10 de agosto: nascimento dos compositores Alexander Konstantinovich Glazunov (1865, em St. Petersburg na Rússia) e Giya Kancheli (1935, em Tblisi na Georgia).

glazunov.jpg
Alexander Konstantinovich Glazunov.jpg

Glazunov, aluno de Rimsky-Korsakov, foi influenciado pelo famoso Grupo dos Cinco; apesar disso, suas composições representam uma síntese entre a música nacionalista russa e a chamada escola germânica, cuja técnica ele também assimilou.

0,,15346818_4,00.jpg
Giya Kancheli.jpg

Kancheli, que está fazendo hoje 78 anos de idade, é um dos grandes compositores vivos, distinguindo-se por ser uma das principais figuras da música contemporânea mundial. É mais conhecido por suas sinfonias - ele escreveu 7 até agora - e obras em grande escala, como uma "liturgia" para viola e orquestra, chamada Mourned by the Wind.
 
Dia 11 de agosto: nascimento do compositor Alexandr Vasilyevich Mosolov (1900, em Kiev, Ucrania).

54868471.jpg
Alexander Mosolov 1927.jpg

Este compositor é considerado um dos principais representantes da música soviética dos anos 20; sua obra, antes de 1930, é altamente dramática, "mecânica" e anti-sentimental. Alcançou a fama por compor um hino ao trabalho infatigável dos operários; a peça tem apenas 3 minutos e chama-se Zavod (Fundição do Aço), na qual é retratado o funcionamento de uma fundição.

Em 1937 ele foi preso por propaganda anti-soviética e condenado a sete anos de trabalhos forçados. Graças à intervenção de seus antigos professores foi posto em liberdade. Ele continuou suas atividades de pesquisa de música popular, apesar de sua saúde. Foi-lhe repetidamente negado seu pedido de uma audiência com as autoridades soviéticas para alcançar a reabilitação completa. Pouco depois de sua morte, sua música começou a ser recuperada e apreciada.
 
Dia 12 de agosto: nascimento do compositor Heinrich Ignaz Franz von Biber (1644, em Wartenberg, atual Republica Tcheca).

biber.jpg
Heinrich Ignaz Franz von Biber.jpg

Violinista e compositor austriaco, Biber é mais conhecido por suas peças instrumentais, incluindo Mysteriensonaten e Harmonia artificiosa-ariosa, em que explora novas técnicas e efeitos para o seu instrumento, o violino, como a scordatura.

Entretanto ele também deu a sua contribuição para a música vocal, incluindo óperas, como Chi la dura la vince (1687), motetos, vesperas, missas, como a famosa Missa salisburgensis, e um requiem.
 
O dia 12 de agosto é também a data de nascimento de Giovanni Battista Legrenzi (1626, em Clusone, Itália).

buxtehude_koopman09b.jpg
Giovanni Legrenzi.jpg

Clérigo e organista, Legrenzi é considerado um dos maiores compositores da escola de Veneza do fim do século XVII e exerceu uma enorme influência no desenvolvimento da linguagem do barroco no norte da Itália.

Apesar da fama que ganhou em vida com suas óperas e música sacra, hoje Legrenzi é mais lembrado pela sua produção instrumental.
 
Dia 13 de agosto: data de nascimento do compositor inglês John Nicholson Ireland (1879, em Bowdon).

Ireland.jpg
John Ireland.jpg

John Ireland foi influenciado por Debussy e Ravel, bem como pelas primeiras composições de Stravinsky e Bartók; assim, partindo de tais influências desenvolveu a sua prórpia linguagem, dentro do que ficou conhecido como "Impresionismo musical inglês".

Como outros compositores impressionistas, Ireland cultivou as pequenas formas musicais, não escrevendo sinfonias, nem óperas, apenas um Concerto para piano e orquestra, que se encontra entre as melhores obras de sua produção, da qual também podemos destacar a sua música de câmara e um sustancial corpus pianístico, além de peças vocais efetuadas sobre poemas de A. E. Housman, Thomas Hardy, Christina Rossetti, John Masefield e Rupert Brooke, que constituem um notável legado ao repertório vocal inglês.
 
Dia 14 de agosto: data de nascimento do compositor e pianista Kaikhosru Shapurji Sorabji (1892, Chingford na Inglaterra).

234f4491fb034a25ff7e2676614.jpg
Kaikhosru Shapurji Sorabji.jpg

Seu verdadeiro nome era Leon Dudley Sorabji, mas foi alterado devido à sua maior identificação com suas origens orientais (seu pai era indiano de origem persa).

A música de Sorabji é altamente influenciada por nomes como Liszt, Scriabin, Reger e principalmente Busoni, no qual se inspirou para retomar o uso de formas barrocas (prelúdio, coral, passacaglia, fuga, etc.). Sua obra mais famosa é, sem dúvida, Opus Clavicembalisticum para piano solo (1929-30); trata-se de uma peça de extrema dificuldade, sendo uma das mais longas obras escritas para tal instrumento, com duração aproximada de quatro horas e meia.
 
Dia 15 de agosto: nascimento dos compositores Samuel Coleridge-Taylor (1875, em Londres, Inglaterra) e Jacques-François Ibert (1890, em Paris, França).

comp1l.jpg
SamuelColeridge-Taylor.jpg

Coleridge-Taylor era filho de mãe inglesa e pai negro, nativo de Serra-Leoa; ele foi aluno de Stanford, tendo sido chamado de The Black Mahler devido ao sucesso que alcançou. Deve-se salientar que, por tudo que representou, ele era muito admirado pelos afro-americanos.

ibert_jacques.jpg
Jacques Ibert.jpg

Ibert representa uma tradição da arte francesa, onde destaca-se a elegância e o humor a serviço da música. Ele compôs, principalmente, musica para o teatro (óperas e operetas), música de cena, balés e mais de 60 partituras para o cinema.
 
Dia 16 de agosto: nascimento dos compositores Heinrich August Marschner (1795, em Zittau, na Alemanha) e Henri-Constant Gabriel Pierné (1863, em Metz, na França).

Apesar de atualmente não ouvirmos falar muito destes compositores, eles foram, em sua época, músicos importantes.

220px-Heinrich_Marschner_1.jpg
Heinrich Marschner.jpg

Marschner ocupa uma posição primordial na história da ópera romântica alemã após a morte de Weber; a sua ópera Hans Heiling é considerada uma precursora da obra Der Fliegende Holländer de Wagner.

pierne020.jpg
Gabriel Pierné.jpg

Pierné, aluno de Massenet e César Franck, foi organista e regente, tendo abordado com igual êxito todos os gêneros, dando especial enfase à música de câmara e vocal.
 
Devo ainda mencionar que no dia 16 de agosto ocorreu o nascimento do compositor russo Yevstigney Ipatyevich Fomin (1761, em São Petersburgo).

64998669.jpg
Evstigney Ipatovich Fomin.jpg

Yevstigney Fomin foi um dos compositores mais talentosos de sua época, sendo considerado o fundador do drama musical russo. Ele compôs cerca de 30 operas e seu melodrama Orfey i Evridika (1792), baseado na conhecida lenda de Orfeu e Eurídice, é uma verdadeira obra-prima.
 
Dia 17 de agosto: hoje, em que comemoro o aniversário do meu filho Henrique Augusto, devo lembrar que é também a data de nascimento do compositor italiano Nicola Antonio Giacinto Porpora (1686, em Nápoles).

porpora%201.jpg
Nicola Porpora (2).jpg

Porpora, célebre compositor barroco, foi também um renomado professor de canto; entre seus alunos destacam-se Farinelli, Caffarelli, Antonio Uberti (conhecido como "Porporino"), Regina Mingotti e o compositor Franz Joseph Haydn.

Sua principal produção é voltada para a música vocal, que inclui mais de 40 óperas, 12 serenatas, 4 pasticcios, 14 oratórios, cerca de 135 cantatas profanas, 40 corais sacros, 7 missas, 9 motetos, 13 antífonas, bem como lamentações e duetos.
 
Dia 18 de agosto: nascimento do compositor italiano Antonio Salieri (1750, em Legnago).

content.jpg
Antonio Salieri.jpg

Em meu entendimento, ele é um dos compositores mais injustiçados da história da música; sendo rival de Mozart, mas sem o seu gênio, Salieri ficou marginalizado, e sua obra negligenciada, devido, principalmente, à teoria de ter sido o causador da sua morte.

Salieri escreveu cerca de 40 operas, onde destacam-se, Axur, re D'Ormus" (com libreto de Lorenzo da Ponte), Les Danaides, Falstaff, La Grotta di Trofonio e La Locandiera; todas estas óperas são excelentes e mereceriam ser mais reconhecidas e vistas atualmente.

Também no dia 18 de agosto é a data de aniversário de um dos maiores compositores da atualidade, Tan Dun; ele está completando 56 anos hoje (1957, em Changsha, na província de Hunan, China).

20100309-172339-826544.jpg
Tan Dun.jpg

Tan Dun é um compositor que simboliza uma nova atitude estética, num fértil cruzamento de culturas musicais, qualidade que o distingue e que o torna um dos mais importantes criadores contemporâneos, dotados de uma linguagem verdadeiramente universal.

Vencedor de um Oscar em 2001, com a melhor trilha sonora do filme de Ang Lee O Tigre e o Dragão, a sua música é hoje tocada em todo o mundo. Entre as suas composições destacamos Ghost Opera (1994), para quarteto de cordas e pipa, o ciclo Orchestral Theatre (1990-1999), um conjunto de 4 obras que exploram o uso de multimídia e a Sinfonia Heaven Earth Mankind (1997), estreada pelo violoncelista Yo-Yo Ma para comemorar a unificação de Hong-Kong com a China, tendo sido difundida em todo o mundo. Devemos ainda salientar a sua ópera Marco Polo (1995), com libreto de Paul Griffiths, que foi uma encomenda do Festival de Edimburgo e granjeou-lhe o Prémio Grawemeyer.
 
Dia 19 de agosto: nascimento do compositor George Enescu (1881, em Liveni-Virnav na Romênia).

enescu.jpg
Georges Enescu (2).jpg Georges Enescu.jpg

Possuidor de prodigioso talento, Enescu conseguiu impor-se como compositor, violinista, pianista e maestro de fama internacional. Celebrizou-se, também como professor e virtuose de violino, tendo sido mestre de Yehudi Menuhin, Christian Ferras e muitos outros expoentes deste instrumento.

Em suas obras de inspiração popular, usou largamente o folclore e realizou uma síntese genial entre a música romena e as grandes tradições musicais européias; ele é autor ópera Oedipe (10.3.1936), das famosas rapsódias romenas, além de 3 sinfonias, sonatas, suítes e várias outras composições para orquestra e de câmara.
 
Dia 20 de agosto: comemoramos o nascimento do compositor que foi um dos responsáveis pelo nascimento da ópera, Jacopo Peri (1561, em Roma, Itália).

jacopo-peri-1.jpg
Jacopi Peri.jpg

Cantor e organista, Peri (cujo apelido era Zazzerino) participou das discussões da Camerata Fiorentina nos anos de 1580, de onde surgiu a composição do primeiro dramma musicale intitulado Dafne (1594-1598), com libretto de Ottavio Rinuccini, e que teve também a colaboração do músico Jacopo Corsi (1561-1602).

220px-Eurydice_opera.jpg
The Prologue to Euridice - Florence in 1600.jpg

Posteriormente ele compôs Euridice, também com libretto de Rinuccini, sendo esta a primeira ópera em que sobreviveu a partitura completa. Ela foi pela primeira vez realizadano dia 6 de outubro 1600. Peri ainda produziu uma série de outras óperas, muitas vezes em colaboração com outros compositores.
 
Dia 21 de agosto: nascimento de Lili Juliëtte Marie Olga Boulanger (1893, em Paris na França).

Lili+Boulanger.jpg
Lili Boulanger.gif Nadia e Lili Boulanger em 1913.jpg

Ela é uma das grandes representantes do sexo feminino na história da música; foi encorajada por sua irmã Nadia, também compositora.

Lili Boulanger foi a primeira mulher a vencer o Prix de Rome com a cantata Faust et Hélène; apesar de sua curta vida (morreu aos 24 anos), foi uma compositora prolífica.
 
Dia 22 de agosto: nascimento de dois compositores revolucionários em suas respectivas épocas, Claude-Achille Debussy (1862, em St.-Germain-en-Laye na França) e Karlheinz Stockhausen (1928, em Mödrath na Alemanha).

Claude_Debussy_ca_1908%2C_foto_av_F%C3%A9lix_Nadar.jpg
Claude Debussy (2).jpg

Debussy é um dos compositores que mais influenciaram o modernismo na música, criando obras em um estilo próprio e inovador; seus trabalhos significam uma mudança dos conceitos tradicionais, tanto na forma quanto na harmonia. Debussy é considerado o mais importante compositor para piano desde Chopin.

inorirehearsingIR.jpg
Karlheinz Stockhausen.jpg

Stockhausen, que faleceu em 2007, foi um dos maiores compositores da música contemporânea, principalmente no campo da música eletroacústica, onde transformou, descobriu novos sons e procurou formas muito radicais de composição.

As suas obras (compôs mais de 300) revolucionaram a percepção de ritmo, melodia e harmonia; composições como Mikrophonie (1964) e Stimmung (1968) marcaram época quando das respectivas estréias.
 
Também no dia 22 de agosto nasceram os compositores Josef Strauss (1827, Viena na Austria) e Sir Alexander Campbell Mackenzie (1847, Edinburgh na Escócia).

s910878a.jpg
Josef Strauss.jpg

Josef Strauss era filho de Johann Strauss Sr. e irmão de Johann Strauss Jr. e Eduard Strauss. Seu pai queria transformá-lo em arquiteto; no entanto, estudou secretamente violino. Ele foi um compositor versátil e prolífico, tendo sido autor de mais de 300 obras, principalmente valsas, polcas e mazurcas.

Alexander-Campbell-Mackenzie-240x-A2F55EB4.jpg
Alexander Campbell Mackenzie.jpg

Alexander Mackenzie foi, em sua época, o maior compositor escocês; ele, que juntamente com Hubert Parry e Charles Stanford participaram de um revival da música britânica no final do século XIX, é mais conhecido por seus oratórios, óperas e peças para violino e piano.
 
Dia 23 de agosto: nascimento dos compositores Moritz Moszkowski (1854, em Breslau na Polônia) e Ernst Krenek (1900, em Viena na Austria).

z06027rop9g.jpg
Moritz Moszkowski.jpg

Moszkowski foi pianista, regente e professor. Casou-se com a irmã de Cécile Chaminade e mudou-se para Paris. No ano de 1897 abandonou sua carreira de concertista, dedicando-se ao magistério; entre seus alunos podemos citar Thomas Beecham e Wanda Landowska. No tocante às suas composições destacamos dois concertos para piano, um para violino, além de obras para piano e uma ópera.

Bild.jpg
Ernst Krenek.jpg

Krenek mostrou em suas trabahos múltiplas influências e estilos, como podemos observar em sua ópera Jonny spielt auf, em que utilizou o idioma jazzístico, obtendo sucesso tanto na América quanto na Europa. Sua produção é extensa, tendo composto 11 óperas, 3 balés, música incidental para 7 peças, um grande número de obras corais, cinco sinfonias, 4 concertos para piano, 6 sonatas para piano, bem como música de câmara.
 
Dia 24 de agosto: data de nascimento dos compositores Alessandro Marcello (1669, Veneza na Itália e Eduard Francevič Nápravník (1839, Beischt na atual República Tcheca).

z0509123c9k.jpg
Alessandro Marcello.jpg

Contemporâneo de Vivaldi, o violinista e matemático Alessandro Marcello foi obscurecido pela fama de seu irmão, também compositor, Benedetto Marcello. Ele compôs inúmeros concertos, entre os quais encontra-se o famoso concerto para oboé em ré menor; escreveu também algumas cantatas e árias.

napravnik_eduard.jpg
Edward Napravnik.jpg

Maestro e compositor, Nápravník estabeleceu-se na Rússia e foi um dos principais nomes na vida musical deste país, como o condutor principal de óperas no Teatro Imperial de São Petersburgo por muitas décadas; assim, ele conduziu as premieres de várias óperas de compositores russos, incluindo Mussorgsky, César Cui e Rimsky-Korsakov.
 
Dia 25 de agosto: nascimento dos compositores Stefan Wolpe (1902, em Berlim na Alemanha) e Leonard Bernstein (1918, em Lawrence nos Estados Unidos).

wolpe.jpg
Stefan Wolpe.jpg

Pianista e professor, Wolpe estudou com Ferruccio Busoni, Anton Webern e Hermann Scherchen; ele, ao lado de Varese, é considerado um dos grandes nomes da música de vanguarda, tendo influenciado muitos compositores contemporâneos, como Elliot Carter e John Cage.

Leonard_Bernstein_by_Jack_Mitchell.jpg
Leonard Bernstein.jpg

Pianista, regente e professor, Leonard Bernstein é um dos grandes nomes da música no século XX; ele escreveu muitas obras orquestrais, incluindo três sinfonias e a serenata para violino e orquestra; na sua música para o teatro destacamos as obras West Side Story e Candide.
 
Última edição:
mascote_palmeiras-sp-1.jpg
S. E. Palmeiras.png

Dia 26 de agosto: além de particularmente estar comemorando os 99 anos do meu clube, a Sociedade Esportiva Palmeiras, devemos hoje mencionar que é a data de nascimento do compositor holandês Willem de Fesch (em 1687, em Alkmaar).

91523393.jpg
Willem de Fesch.jpg

Willem de Fesch foi, além de compositor, um virtuose do violino; de 1725 a 1731, ele foi Kapellmeister na Catedral de Antuérpia e, em seguida, se estabeleceu em Londres, onde foi violinista na orquestra de Handel.

Suas composições incluem os oratórios Judith (1735) e Joseph (1746), que teve inúmeras apresentações públicas, bem como peças de música de câmara, sonatas, inúmeros lieder, duas cantatas, uma missa e vários concertos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo