• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Compositores Aniversariantes

Dia 8 de maio: data de aniversário dos compositores Karel Stamic ou, como ficou mais conhecido Karl Philipp Stamitz (1745, em Mannheim na Alemanha) e Louis Moreau Gottschalk (1829, em New Orleans nos Estados Unidos).

carl_stamitz.jpg
Karl Stamitz.jpg

Karl Stamitz nasceu apenas onze anos antes de Mozart; ele, que também foi violinista e violista, foi o principal nome da segunda geração da chamada Escola de Mannheim. Stamitz escreveu cerca de cinqüenta sinfonias e inúmeros concertos para vários instrumentos, bem como uma boa quantidade da música de câmara.

Gottschalk-drawing-by-Leon-Vernert.jpg
Louis_Moreau_Gottschalk.png

Gottschalk ficou conhecido como pianista virtuose; a sua música foi muito popular durante a vida do compositor, sendo que suas primeiras composições causaram sensação na Europa; obras como Le Bananier e Bamboula eram baseadas nas memórias musicais ouvidas em sua infância na Louisiana e foram consideradas exóticas pelos europeus.
 
Última edição:
Dia 9 de maio: data de nascimento de um dos maiores nomes da ópera italiana, o compositor Giovanni Paisiello (1740, em Taranto na Itália) e, também, do compositor e pianista Adolf von Henselt (1814, em Schwabach na Alemanha).

giovanni-paisiello-1-sized.jpg
Giovanni Paisiello.png

Paisiello, que foi um dos mais importantes e influentes compositores no cenário operístico do século XVIII, compôs óperas de muito sucesso em sua época; para mim suas melhores obras do gênero são Il barbiere di Siviglia, ovvero La precauzione inutile (26.9.1782) e Nina, o sia La pazza per amore (25.6.1789).

Bild.jpg
Adolf von Henselt.jpg
Henselt foi um proeminente pianista, tendo sido uma transição importante entre Johann Hummel e Franz Liszt. Compôs música para piano na maior parte para demonstrar sua própria técnica e talento individuais; no entanto, como compositor ele foi altamente elogiado por Robert Schumann e Franz Liszt; entre as suas 54 composições publicadas encontramos um concerto virtuosístico para piano e orquestra, études para piano, e um grande número de eficazes peças de salão, também para piano solo.
 
Dia 10 de maio: data de nascimento do compositor russo Anatoly Konstantinovich Lyadov (1855, em St. Petersburgo) e do violinista e compositor francês do período barroco Jean-Marie Leclair (1697, Lyon).

Anatoly_Lyadov.jpg
Anatoliy Lyadov.jpg

Lyadov, por um curto período estudou composição com Rimsky-Korsakov. Ele foi um competente músico, regente e compositor; entre as suas principais composições estão os poemas sinfônicos Kikimora, Op. 63, Baba Yaga, opus 56 e Enchanted Lake, opus 62; ele também escreveu inúmeras miniaturas para piano, onde destaca-se Musical Snuffbox de 1893.

200px-Jean-Marie_Leclair.jpg
Jean-Marie Leclair.jpg

Jean-Marie Leclair é considerado o fundador da escola francesa de violino. Embora tenha escrito igualmente para o teatro, o mais eminente violonista francês de seu tempo continua a ser sobretudo lembrado por suas sonatas e concertos para violino.

Leclair morreu assassinado na noite do dia 22 para 23 de outubro de 1764. Este crime nunca foi elucidado.
 
Bom dia prestonautas,

O dia 11 de maio é a data de nascimento do compositor Jan Václav Hugo Voříšek (1791, em Vamberk, atual República Tcheca).

vorisek.jpg
Jan Václav Voříšek.jpg

Voříšek , que foi pianista e organista, morreu prematuramente com 34 anos de idade, vítima de tubervculose; apesar de sua produção ser relativamente pequena (26 obras com número de opus e 30 sem), ela é variada — lieder, música de câmara, música para piano solo, uma sonata para violino, uma sinfonia (em ré maior, Op. 23) e uma missa.
 
Dia 12 de maio: comemora-se o nascimento de dois grandes compositores franceses e que foram contemporâneos, Jules Émile Frédéric Massenet (1842, em Montaud) e Gabriel Urbain Fauré (1845, em Pamiers).

Jules_Massenet_01.jpg
Jules Massenet.jpg

Jules Massenet foi mais dedicado à ópera, onde podemos destacar Manon (1884), Werther (1892) e Thaïs (1894).

gabriel-faure-1.jpg
Gabriel Fauré.jpg

Ao passo que Gabriel Fauré, que foi pianista, organista e professor, dedicou-se mais à mùsica instrumental e às mélodies.
 
Também no dia 12 de maio devemos mencionar o nascimento dos compositores Jan Křtitel Vaňhal, mais conhecido por Johann Baptist Vanhal (1739, Nové Nechanice, atual República Tcheca) e Giovanni Battista Viotti (1755, Fontanetta de Po, Itália).

vanhal2.jpg
Johann Baptist Vanhal.jpg

Vanhal, contemporâneo de Haydn e Mozart, foi, provavelmente, o primeiro músico a ganhar a sua vida com a composição, sem nenhuma nomeação e sem nenhum mecenas; ele foi um compositor prolífico, tendo composto cerca de 100 quartetos, 73 sinfonias, 95 obras sacras e um grande número de trabalhos instrumentais e vocais.

comp15.jpg
Giovanni Battista Viotti.jpg

Viotti, que era um famoso violinista, foi outro compositor que escreveu um grande número de obras, chegando perto de 160 até o ano de 1800; além dos seus 32 concertos para violino e orquestra, incluem-se duas sinfonias concertantes, vinte e um quartetos de cordas, trinta e seis trios, dezoito sonatas para violino e nove sonatas do piano.
 
Eu já vinha aqui na maior ansiedade achando que você não saberia desse (eu mesmo só sei por "acidente") e chego aqui e me decepciono.

Morf, primeiramente gostaria de agradecer o seu cotidiano acompanhamento deste tópico; muito obrigado.

Em segundo lugar, não poderia esquecer de Fauré, um dos grandes compositores da história da música.

Abraços.


Continuando,

No dia de hoje, 13 de maio, nasceu o compositor Sir Arthur Seymour Sullivan (1842, em Londres na Inglaterra).

250px-Sullivan-GS.jpg
Arthur_Sullivan.jpg

Ele é sempre lembrado pela sua colaboração com W. S. Gilbert em uma série de operetas, tais como The Pirates of Penzance (1879), Princess Ida (1884) e The Mikado (1885); entretanto, ele também compôs música orquestral, de câmara, etc., mas que é ainda hoje negligenciada.
 
Última edição:
O dia 14 de maio (em outras fontes aparece como dia 4) é a data de nascimento do compositor Zygmunt Denis Antoni Jordan de Stojowski (1870, em Strzelce na Polônia).

stojowski20.jpg
Zygmunt Stojowski.jpg

Stojowski foi um pianista virtuoso, sendo que as suas composições são no estilo pós-romantico; daí a sua música ter sido negligenciada no século passado. Ele compôs uma sinfonia, um concerto para violino, dois concertos para piano, uma rapsódia para piano e orquestra, um koncertstüke para cello e orquestra, duas cantatas, inúmeras peças para piano solo, além de música de câmara e lieder.
 
No dia 15 de maio nasceu um dos mais importantes nomes da história de música, Claudio Zuan Antonio Monteverdi (1567, em Cremona, Itália).

250px-Claudio_Monteverdi.jpg
Claudio Monteverdi 2.jpg

Monteverdi é lembrado hoje em dia, principalmente, pela sua enorme contribuição para a ópera (incluindo a favola in musica L'Orfeo de 1607); no entanto, ele desenvolveu o que posteriormente ficou conhecido como estilo barroco (nos seus livros de madrigais já aparece o basso continuo). Monteverdi também escreveu missas, motetos e magnificats.

Também no mesmo dia 15 de maio ocorreu o nascimento do maior compositor de óperas irlandês, Michael William Balfe (1808, em Dublin).

220px-Michael_William_Balfe.jpg
Michael William Balfe.jpg

Depois de uma curta carreira como violinista, Balfe prosseguiu como cantor de ópera, enquanto também se iniciava como compositor. Em uma carreira que engloba mais de 40 anos, ele compôs 38 óperas, sendo a mais conhecida The Bohemian Girl, quase 250 canções e outras obras; ele foi também um notável regente, dirigindo óperas italianas no Her Majesty's Theatre por sete anos.
 
Dia 17 de maio: data de nascimento de dois compositores que muito contribuiram para a música do século XX, Alfred Éric Leslie Satie (1866, em Honfleur na França) e Werner Joseph Mayer Egk (1901, em Auchsesheim na Alemanha).

Erik_Satie-01.jpg
Erik Satie.jpg

Erik Satie, um músico pioneiro, foi patrono do grupo Le Six, que seguindo o seu estilo fixou a corrente do neo-classicismo.

Bild.jpg
Werner Egk.jpg

Werner Egk, um músico essencialmente voltado para teatro, criou um estilo pessoal, entre musical e dramático, influenciado pelo pós-impressionismo.
 
Dia 18 de maio: provável data de nascimento do compositor, cravista e organista Johann Jakob Froberger (1616, em Stuttgart na Alemanha) e do compositor Karl Goldmark (1830, em Keszthely no então Iimpério Austro-Hungaro).

Froberger150px.jpg
Johann Jakob Froberger.gif

Froberger, que viveu durante o período Barroco, era ligado à corte imperial, tendo viajado extensamente pela Europa, recebendo forte influência da música italiana, especialmente de Frescobaldi, de quem absorveu e expandiu o estilo.

Das muitas composições de Froberger, apenas duas foram publicadas durante a sua vida; mesmo assim, sua obra foi muito difundida através de manuscritos, sendo um dos poucos compositores do século XVII que não foram completamente esquecidos. Suas composições foram estudadas no século seguinte por Handel, Bach e até mesmo Mozart e Beethoven.

goldmark.jpg
Karl Goldmark.jpg

Goldmark viveu por um longo tempo em Viena, sendo amigo pessoal do compositor Johannes Brahms.

Uma de suas obras mais conhecidas é o concerto nº 1, em lá menor, para violino e orquestra, Op. 28, de 1877.
 
O dia de hoje, 22 de maio, comemoramos o bicentenário de nascimento de um dos maiores nomes da história da música, Wilhelm Richard Wagner (1813, Leipzig na Alemanha).

646-1.gif
Richard Wagner.jpg

Wagner é considerado um dos expoentes do romantismo e é, talvez, um dos compositores mais influentes da música erudita; ele contribuiu com inúmeras inovações, principalmente no cenário operístico, tanto em termos de composição quanto no de orquestração.

Eis a lista de suas óperas:

Die Feen (1833);
Das Lebensverbot (1836);
Rienzi, der Letzte der Tribunen (1842);
Der fliegende Holländer (1843);
Tannhäuser (1845);
Lohengrin (1850);
Tristan und Isolde (1865);
Die Meistersinger von Nürnberg (1868);
Der Ring des Nibelungen (1869-1882); e
Parsifal (1882).

250px-Young_richard_wagner.jpg
Richard_Wagner_Paris_1861.png

Deve-se salientar as inúmeras inovações para a música que foram trazidas por Wagner, tanto em termos de composição quanto em termos de orquestração. Ele expandiu e enriqueceu as possibilidades da orquestra sinfônica, chegando a inventar um novo instrumento, a tuba wagneriana.

Uma ideia que Wagner aprimorou, já que não foi o primeiro a utilizá-la, consistia em identificar um personagem, um objeto ou uma ideia através de um motivo musical, Leitmotiv (ou motivo condutor); quando se ouve um determinado tema musical, imediatamente vem à mente o personagem, o objeto ou a ideia que o autor deseja indicar.

Como compositor de óperas, criou um novo estilo, grandioso, cuja influência sobre a música da época e posterior foi muito forte. Polêmico ao extremo, angariou ao longo da vida inúmeros desafetos.

Além de músico era também poeta e escreveu o libreto de todas as suas óperas, inclusive a da tetralogia O Anel do Nibelungo, em que a mitologia germânica recebe uma expressão dramático-musical. Para a respectiva encenação e de outros espetáculos que concebeu, construiu, com a ajuda de amigos e do rei Luís II da Baviera, o teatro de ópera de Bayreuth.
 
Dia 23 de maio: data de nascimento do compositor Isaac Ignaz Moscheles (1794, em Praga na Republica Tcheca).

Moscheles%20engraved%20portrait%20optimized.jpg
Ignaz Moscheles.jpg

Ele foi uma criança prodígio; estudou com Salieri e foi discípulo de Beethoven, tornando-se um exímio pianista. Entre suas composições (142 números de opus), em que, logicamente, o piano ocupa o papel principal, incluem-se oito concertos para este instrumento.
 
Dia 25 de maio é a data de nascimento dos compositores:

lvov.jpg
Alexei Fyodorovich Lvov.jpg

Príncipe Aleksei Fyodorovich Lvov (1798, em Tallin, Estonia); entre outras obras ele compôs o hino imperial da Rússia Bozhe, tsarya khrani (Deus salve o Czar); e

2240_Anatoly_Alexandrov.jpg
Anatoly Alexandrov.jpg

Anatoly Nikolayevich Alexandrov (1888, em Moscou, Russia); pianista e compositor soviético, suas composições revelam a influência de Nikolai Medtner, Alexander Scriabin e Rachmaninov.
 
Dia 27 de maio: data de aniversário de nascimento compositores franceses Jacques-François Fromental Halévy (1799) e Louis Durey (1888), ambos nascidos em Paris.

fromental-halevy-1-sized.jpg
Jacques-François Fromental Halévy.jpg

Halévy, discípulo de Cherubini, é lembrado hoje em dia quase que tão somente como autor da ópera La Juive (1835); no entanto, foi, em seu tempo, um compositor de muita popularidade.

250px-Louis_Durey_Secretaire_1930.jpg
Louis Durey.jpg

Durey, influenciado por Satie e Cocteau, é outro compositor muito pouco lembrado atualmente, a não ser pelo fato de ter sido membro do grupo francês Le Six.
 
Faltou mencionar que o dia 27 de maio é, também, a data de nascimento do compositor Joseph Joachim Raff (1822, em Lachen, Suiça).

250px-Jjraffportrait.jpg
Joseph Joachim Raff.jpg

Além de compositor, ele foi pianista e professor, sendo que, ao final de sua vida, era um dos músicos mais conhecidos, embora hoje em dia o seu trabalho esteja quase que totalmente esquecido.

Raff foi muito prolífico, tendo composto em vários gêneros, incluindo sinfonias, concertos, óperas, obras corais, música de câmara e peças para piano solo.
 
Dia 28 de maio: data de nascimento do compositor e pianista italiano Giovanni Sgambati (1841, em Roma) e ainda de György Sándor Ligeti (1923, em Dicsőszentmárton, hoje Târnăveni, na Hungria).

Giovanni Sgambati.jpg Giovanni Sgambati.jpg

Tendo sido aluno de Franz Liszt, Sgambati foi concertista largamente apreciado na Itália e na Alemanha; era amigo de Richard Wagner, que o ajudou a publicar as suas primeiras composições. Não sendo seduzido pelas tentações melodramáticas, compôs duas sinfonias, um concerto para piano, um Requiem, um Te Deum, além de música para piano solo e de câmara.

György Ligeti (2).jpg György Ligeti.jpg

Ligeti é considerado como um dos mais notáveis compositores de música erudita do século XX. Sua obra mais famosa é a ópera Le Grand Macabre, mas gozam de popularidade entre os amantes da música as peças para grande orquestra Lontano e Atmosphéres. Ele também é conhecido por algumas músicas das trilhas sonoras de filmes como 2001: Uma Odisséia no Espaço e Eyes Wide Shut; deve-se salientar que Ligeti não compôs tais músicas como trilhas desses filmes, mas elas foram utilizadas por Stanley Kubrick pelo seu apreço a este compositor e a extrema adequação entre suas linguagens.
 
Última edição:
Dia 29 de maio: nascimento dos compositores Isaac Manuel Francisco Albéniz y Pascual (1860, em Camprodón, Espanha) e Erich Wolfgang Korngold (1897, em Brünn, hoje Brno, na Áustria-Hungria, atual República Tcheca).

5323.jpg
Isaac Albeniz.jpg

Isaac Albéniz foi considerado o maior compositor espanhol do final do século XIX e início do século XX.

sjff_04_img1529.jpg
Erich Korngold.jpg

Erich Korngold foi considerado um menino prodígio, sendo posteriormente chamado de o pai da música do cinema, pois ele, mais do que qualquer outro, soube primeiro valorizar a trilha musical de um filme.
 
Última edição:
No dia 29 de maio também devemos lembrar o nascimento de Iannis Xenakis (1922, Braïla na Romênia).

Iannis-Xenakis-Portrait-S-007.jpg
Iannis Xenakis.jpg

Iannis Xenakis foi um compositor e arquiteto de ascendência grega; se naturalizou francês, passando grande parte de sua vida em París, onde faleceu em 2001. Ele é aclamado como um dos compositores mais importantes da música contemporánea.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo