• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Compositores Aniversariantes

Dia 12 de julho: nascimento do compositor russo Anton Stepanovich Arensky (1861, em Novgorod).

25218-0.jpg
Anton Arenski.jpg

Regente e pianista, Arensky foi aluno de Rimsky-Korsakov no Conservatório de São Petersburgo, sendo que, por sua vez, foi professor no Conservatório em Moscou, de Rachmaninov e Scriabin. Suas composições refletem influências de outros compositores, especialmente de Tchaikovsky.
 
14 de julho: data de nascimento do compositor inglês Gerald Raphael Finzi (1901, em Londres).

gerald-finzi.jpg
Gerald Finzi.jpg

As obras do compositor Gerald Finzi não somam um grande número. Então porque é que as suas composições exigem tanta atenção?

A principal razão é a qualidade da música. Suas composições instrumentais são líricas e às vezes tem uma melancolia, como visto em seu Concerto para Violoncelo (a última obra que ele escreveu), que leva o ouvinte através de toda uma gama de emoções que um compositor, com a sua vida literalmente pendurada em uma balança (a partir da leucemia), experimenta. Ele foi profundamente influenciado pelos compositores e artistas que trabalhavam ao seu redor, incluindo Ralph Vaughan Williams, Herbert Howellsm, Gustav Holst, e sua esposa, a artista Joy Finzi.
 
Dia 16 de julho: nascimento do compositor Eugène-Auguste Ysaÿe (1858, Liège na Bélgica).

eugene-auguste-ysaye-belgian-violinist-conductor-and-composer.jpg
Eugène-Auguste Ysaÿe.jpg

Em seu próprio tempo Ysaÿe foi mais valorizado como um virtuose do violino; tanto assim que vários compositores famosos escreveram obras especificamente para ele executar, incluindo Claude Debussy, Camille Saint-Saëns, César Franck e Ernest Chausson. Entretanto, ele foi também compositor, regente e professor.

Ysaÿe compôs alguns bons trabalhos, a maioria deles para o seu instrumento; a lista de suas composições inclui oito concertos para violino, seis sonatas para violino solo, outra peças para o violino e orquestra, diversas peças de câmara, e uma ópera. Infelizmente, somente algumas destas obras continua a ser executada em nosso tempo.
 
Dia 17 de julho: data de nascimento dos compositores Friedrich Gernsheim (em 1839, Worms, Alemanha) e de Sir Donald Francis Tovey (1875, em Eton na Inglaterra).

009_gernsheim_friedrich.jpg
Friedrich Gernsheim.jpg

Gernsheim foi um compositor prolífico, especialmente de música orquestral, de câmara e canções. Algumas de suas obras tendem ao tema judaico matéria, especialmente a Terceira Sinfonia. Seus primeiros trabalhos mostram a influência de Schumann, e a partir de 1868, quando ele se tornou amigo de Brahms, influência deste compositor.

Donald-Francis-Tovey-1-240x-A2F55EB4.jpg
Donald Francis Tovey.jpg

Musicólogo, pianista e compositor, Tovey é lembrado principalmente por suas análises no campo musical, em especial por seu Essays in Musical Analysis. Como compositor ele deixou algumas obras orquestrais e de câmara, além de peças vocais e para piano solo.
 
Dia 18 de julho: nascimento de Giovanni Battista Bononcini (1670, em Modena na Itália) e de Michèle Ferdinande Pauline Viardot-Garcia (1821, em Paris, França).

gbononcini.jpg
Giovanni Battista Bononcini.png

Compositor barroco, era de uma família de intérpretes de instrumentos de cordas de grande reputação; escreveu principalmente óperas, onde destaca-se Il Trionfo di Camilla, Regina de’ Volsci (1696), cantatas e música instrumental.

250px-Pauline_Viardot-Garcia_3.jpg
Pauline Viardot Garcia.jpg

Filha do tenor Manuel Garcia e irmã de Maria Malibran, a mezzo-soprano Pauline Viardot é lembrada como uma das grandes cantoras líricas da história da música; ela foi também pianista e compositora, tendo estudado piano com Liszt e composição com Anton Reicha.

No tocante às suas composições, podemos mencionar que dedicou-se à ela a partir de 1863, principalmente mélodies e opérettes, entre estas podemos mencionar Cendrillon sobre libretto de Turguéniev (1903).
 
O dia 20 de julho é a data de nascimento do compositor francês Joseph-Marie Déodat de Séverac (1872, em Saint-Félix-de-Caraman).

DeodatdeSeverac.jpg
Déodat de Séverac.jpg

Déodat de Séverac estudou na Schola Cantorum de París, onde foi aluno de Vincent d'Indy e de Albéric Magnard; posteriormente ele chegou a ser assistente de Isaac Albéniz.

Quanto à sua produção, podemos mencionar que escreveu poemas sinfônicos, várias mélodies, entre as quais algumas sobre textos de Baudelaire e Verlaine, além de óperas, música coral e para piano solo.
 
Dia 23 de julho: nascimento dos compositores Franz Adolf Berwald (1796, em Estocolmo, Suécia) e Francesco Cilea (1866, em Palmi, Italia).

berwald.jpg
Franz Adolf Berwald.jpg

Violinista e compositor, Berwald é considerado o maior músico sueco do século XIX; ele deixou-nos 4 sinfonias, sendo a terceira, chamada Sinfonie Singulière, a mais popular de suas obras orquestrais.

z054834lnlg.jpg
Francesco Cilea.jpg

Cilea é lembrado como compositor de apenas uma ópera, Adriana Lecouvreur (6.11.1902); no entanto ele compôs outras óperas que merecem ser lembradas, como Gina (9.2.1889) e L'arlesiana (27.11.1897), que são providas de belas passagens.
 
Dia 24 de julho: aniversário de três compositores de períodos distintos, Benedetto Marcello (1686, em Veneza, Itália), Adolphe-Charles Adam (1803, em Paris, França) e Ernest Bloch (1880, em Genebra, Suiça).

marcello-b.jpg
Benedetto Marcello.jpg

O escritor, poeta, advogado e professor Benedetto Marcello, irmão do também compositor Alessandro Marcello, pode ser considerado um dos mais importantes compositores do barroco italiano, tendo sido contemporâneo de Antonio Vivaldi em Veneza; sua produção é diversificada, incluindo um considerável número de oratórios, cantatas, sonatas, concertos e sinfonías.

8082945_118343682783.jpg
Adolphe-Charles Adam.jpg

Adolphe Adam, que foi um prolífico compositor de música para o teatro, é hoje em dia especialmente lembrado por seus balés Giselle (1844) e Le Corsaire (1856).

PageBloch.gif
Ernest Bloch.jpg

As obras iniciais de Ernest Bloch tiveram influência tanto do compositor Richard Strauss como do impressionismo musical de Claude Debussy; posteriormente, muitas de suas composições se inspiraram na liturgia e na música folclórica hebraicas, onde destacamos Schelomo para violoncelo e orquestra e a Sinfonía Israel (ambas de 1916).
 
Dia 25 de julho: nascimento do compositor italiano Alfredo Casella (1883, em Turim).

alfredo-casella-1.jpg
Alfredo Casella - 1938.jpg

Pianista e regente, pertencente à chamada generazione dell'80 (Alfano, Casella, Malipiero, Pizzetti e Respighi) é considerado um dos grandes nomes da música erudita italiana no início do século XX.

Casella-Alfredo-05%5Bw-Respighi%5D.jpg

Casella (à esquerda) ao lado de Respighi

Casella teve o mérito de devolver à Itália a noção da música instrumental, combatendo corajosamente "a mediocridade e o diletantismo" que caracterizavam grande parte da produção operística do período, então baseada em esteriótipos veristas.

Quanto à sua produção, ela contém óperas, balés, sinfonias, concertos e outras obras orquestrais, além de música de câmara e instrumental.
 
Dia 26 de julho: nascimento dos compositores John Field (1782, em Dublin, Irlanda) e Franz Xaver Wolfgang Mozart (1791, em Viena, Austria).

john-field-2-sized.jpg
John Field.jpg

O pianista e compositor John Field é principalmente lembrado por seus dezoito nocturnes para piano; os primeiros três datam de 1812. Estas peças são mais notáveis por sua influência em Chopin, que seguiu tais modelos para compor os seus vinte e um noturnos.

pics_1_big.jpg
Franz Xaver Wolfgang Mozart.png

Franz Xaver Mozart é conhecido por ser filho do grande Wolfgang Amadeus (nasceu pouco antes da morte de seu pai); ele compôs trinta obras com número de opus e cerca de vinte sem publicação. Como vemos, comparado ao imenso catálogo de seu pai, é quase nada; no entanto, há certamente alguns trabalhos que merecem ser resgatados.
 
Última edição:
Dia 27 de julho: nascimento dos compositores Mauro Giuseppe Sergio Pantaleo Giuliani (1781, em Bisceglie, Itália), Enrique Granados y Campina (1867, em Lleida, Espanha) e Ernö von Dohnányi (1877, em Pozsony, na então Hungria, atual Eslovênia).

giuliani.gif
Mauro Giuliani.jpg

Mauro Giuliani foi um dos maiores violonistas da história da música; além disso, ele é, talvez, o compositor com maior produção original para violão de todos os tempos, incluindo solos, duos, trios, quartetos e concertos para este instrumento (cerca de 150 obras).

Granados-Enrique-09.jpg
Enrique Granados.jpg

Enrique Granados, além de grande pianista, pode ser considerado, ao lado de Isaac Albéniz, um dos maiores representantes do nacionalismo romântico espanhol.

Ern%C5%91Dohn%C3%A1nyi1905.png
Ernő von Dohnányi.jpg

Dohnányi, também excelente pianista, foi um compositor de tradição romântica, em que se destacam suas composições para piano, incluindo Ruralia Hungarica e os Humoresques.
 
Última edição:
O dia 28 de julho é a data de nascimento do compositor Rud Immanuel Langgaard, que ficou conhecido como Rued Langgaard (1893, em Copenhagen)

langgaard_det_kongelige_bibliotek.jpg
Rued Langgaard (2).jpg

Rued Langgaard compôs em um estilo romântico tardio, com ênfase dramática e dotado de humor. Sem dúvida, ele foi influenciado por Richard Wagner e Richard Strauss e, como este último, ele era um mestre da orquestração. Ele era um compositor prolífico para a grande orquestra, escrevendo 16 sinfonias, bem como outras obras orquestrais.

Sfærernes Musik (Música das esferas) é uma de suas obras mais conhecidas. É uma peça sinfônica de grande complexidade, exigindo uma grande orquestra, órgão e coro, uma orquestra de apoio (distante), incluindo uma voz soprano, e mais um piano em que as cordas são tocadas diretamente, e não através das teclas. Ela foi composta durante a I Guerra Mundial, mas apenas realizado duas vezes (na Alemanha, em 1921-1922) durante a vida de Langgaard e permaneceu esquecida por quase 50 anos antes de ser redescoberta. Quando foi, na década de 1960, foi considerada extremamente moderna.

Sua produção total de mais de 400 obras incluiu, além da música orquestral, mais de 150 canções, obras para piano, órgão e uma ópera intitulada Antikrist (O Anticristo).
 
Última edição:
Dia 29 de julho é a data de nascimento do compositor alemão Rudi Stephan (1887 em Worms, Grão-Ducado de Hesse)

arton173161.jpg
Rudi Stephan.jpg

Rudi Stephan foi um compositor que pouco antes da Primeira Guerra Mundial foi considerado um dos principais talentos entre todos de sua geração. Infelizmente, ele morreu prematuramente durante essa guerra aos 28 anos, deixando apenas algumas obras.

Ele completou a sua única ópera, Die Menschen ersten, logo após a eclosão da guerra, e que acabou por ser estreada em Frankfurt cinco anos depois de sua morte, ocorrida por uma bala na cabeça disparada por um atirador de elite da Rússia, em Chodaczków Wielki perto Tarnopol.
 
O dia 1º de agosto é a data de nascimento do compositor austríaco Hans Carl Maria Rott (1858, em Viena).

21hans_rott_1883_24.jpg
Hans Rott.jpg

Como Mahler, foi também aluno de Bruckner, que o elogiou como um excelente improvisador ao órgão. Um verdadeiro talento promissor, vindo da mesma geração vienense de Mahler e Zemlinsky, mas que passou boa parte do século XX quase que totalmente desconhecido.

Sua principal obra, a sinfonia em mi maior, ficou esquecida e só foi feita uma première em 1989. Obra grandiosa, Hans Rott reúne todas as virtudes típicas da era pós-wagneriana: clima épico, grande orquestração, narrativa estendida, com direito a dupla fuga e um finale apoteótico.

Infelizmente sua carreira foi extremamente curta, pois em 1881 foi internado em um hospital psiquiátrico; apesar de experimentar uma breve recuperação, afundou em profunda depressão. Seu diagnóstico: “loucura alucinatória e perseguição obsessiva." Depois de várias tentativas de suicídio, morreu de tuberculose em 1883, com apenas 25 anos.
 
Última edição:
Dia 2 de agosto: nascimento do compositor Karl Amadeus Hartmann (1905, em Munique, Alemanha).

blog-KarlAmadeusHartmann-041612.jpg
Karl Amadeus Hartmann.jpg

Hartmann, que foi discípulo de Anton Webern, pode ser considerado um dos grandes sinfonistas do século XX (compôs oito sinfonias). Suas obras foram proibidas durante o período nazista; apesar disso, continuou a viver na Alemanha.

Também neste dia ocorreu o nascimento do compositor Sir Arthur Edward Drummond Bliss (1891, em Londres, Inglaterra).

Bliss.jpg
Arthur Bliss.jpg

Arthur Bliss, que durante a Segunda Guerra Mundial se converteu em Diretor Musical da BBC, foi um prolífico e versátil compositor, tendo escrito cerca de 140 composições para toda combinação de voz e instrumento, incluindo obras orquestrais e corais, música de câmara, canções, óperas, balés e música para cinema.

Um abraço a todos.
 
Dia 5 de agosto: nascimento dos compositores Guillaume Dufay (1397, em Bersele, na Bélgica), Leonardo Ortenzio Salvatore de Leo (1694, em San Vito Degli Schiavi, na Itália) e Charles Louis Ambroise Thomas (1811, em Metz, na França).

dufay_binchois.jpg
Guillaume Dufay.png
Dufay (à esquerda) ao lado do compositor Binchois

Dufay é um dos grandes nomes da música vocal do século XV, tendo chegado até nós cerca de 70 manuscritos de suas obras, entre elas 7 missas completas; também escreveu baladas e canções.

lleo1.jpg
Leonardo Leo.jpg

Leonardo Leo, que foi organista, dedicou-se ao campo operístico, tendo composto cerca de 50 óperas.

5329524.jpg
Ambroise Thomas.jpg

Thomas, que foi diretor do Conservatório de Paris, é autor de óperas que alcançaram, em sua época, imenso sucesso, a saber Mignon (1866) e Hamlet (1868).
 
Ainda no dia 5 de agosto devemos mencionar o nascimento de Óscar Esplá y Triay (1886, em Alicante, Espanha).

espla.jpg
Óscar Esplá.jpg

Compositor de formação autodidata, ele se doutorou em filosofia e mais tarde em engenharia industrial. Desde muito jovem aprendeu música, tendo aperfeiçoado os conhecimentos na França, Alemanha e Bélgica, países onde teve a oportunidade de trabalhar com celebridades tais como Camille Saint-Saëns e Max Reger.

Considerado junto a Manuel de Falla, como um dos representantes mais significativos da música espanhola, sua obra foi caracterizada pelo um uso sóbrio do folclore alicantino. Entre suas composições destacamos sua música de câmara e orquestral, balés e canções, além de livros sobre de estética musical.
 
Dia 7 de agosto: nascimento de dois compositores ingleses, nascidos em Londres, Henry Charles Litolff (em 1818) e Sir Granville Ransome Bantock (em 1868).

320px-Heinrich_Litolff.jpg
Henry Charles Litolff.jpg

Henry Litolff, que foi um grande pianista, compôs Concertos-Sinfônicos para piano e orquestra, um concerto para violino e orquestra (Eroica), numerosas peças para piano solo, música de câmara e óperas. Ficou conhecido como o Liszt inglês.

mw93009.jpg
Granville Bantock.jpg

A música de Granville Bantock é influenciada pelas canções folclóricas das Ilhas Hébridas, como podemos perceber na sua Hebridean Symphony (1915), e pela obra de Richard Wagner. Algumas de suas composições possuem um toque exótico, por exemplo o oratório Omar Khayyám (1906-09); entre os seus trabalhos mais conhecidos ainda destacamos a Comedy Overture Pierrot of the Minute (1908) e a Pagan Symphony (1928).
 
Dia 8 de agosto: nascimento dos compositores franceses Cécile Louise Stéphanie Chaminade (1857) e André Jolivet (1905), ambos em Paris.

compose_7.jpg
Cécile Chaminade.jpg

No decorrer de sua longa vida Cécile Chaminade compôs cerca de 350 obras, incluindo uma ópera, um balé, uma sinfonia coral (Les Amazones), bem como música de câmara, música orchestral e, aproximadamente, cem canções; no entanto, a área em que ela foi mais produtiva foi a música para piano solo.

andre-jolivet.jpg
André Jolivet.jpg

Contemporâneo do grupo Le Six, André Jolivet é um dos principais nomes da música francesa do século passado; conhecido por sua atenção à cultura e ao pensamento musical francês, sua obra se caracteriza por influências sonoras tanto do presente quanto do passado.
 
Dia 9 de agosto: nascimento dos compositores Reynaldo Hahn (1874, em Caracas na Venezuela) e Albert William Ketèlbey (1875, em Birmingham na Inglaterra).

hahn_nadar_1898.jpg
Reynaldo Hahn.jpg

Reynaldo Hahn, que viveu muito tempo na França, foi um grande pianista e regente; entre suas obras destacam-se peças para piano solo e inúmeras mélodies.

Albert+William+Ketelbey+Ketelbey.jpg
Albert Ketelbey.JPG

Ketèlbey, que também foi também pianista e regente, tonou-se um compositor popular devido as suas obras orquestrais, no estilo conhecido por música ligeira, como In a Monastery Garden (1915) e In a Persian Market (1920).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo