• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Compositores Aniversariantes

Dia 30 de maio: data de nascimento do compositor e regente italiano Riccardo Zandonai (1883, em Sacco di Rovereto).

Riccardo Zandonai (2).jpg Riccardo Zandonai.png

Zandonai é mais lembrado como compositor de óperas; entre os anos de 1908 e 1933 escreveu cerca de uma dezena delas, sendo que somente permanecem no repertório suas duas obras de maior sucesso, Giulietta e Romeo e Francesca da Rimini.

No entanto, deve-se acrescentar que ele escreveu música sinfônica, onde deve-se mencionar o seu concerto para violino e orquestra, bem como música vocal e de câmara.
 
Última edição:
Dia 31 de maio: nascimento dos compositores Marin Marais (1656, em Paris na França) e Italo Montemezzi (1875, em Vigasio na Itália).

300px-Viol7_ABouys_MMarais1704Fr.jpg
Marin Marais.jpg

Marin Marais, pupilo de Lully, foi violista e músico da corte de Versailles em 1676, tendo composto principalmente obras dedicadas ao seu instrumento.

Italo_Montemezzi.jpg Italo Montemezzi.jpg

Italo Montemezzi, que se dedicou mais ao campo operístico, é apenas lembrado hoje em dia devido a ópera L'amore dei tre re (1913).
 
Última edição:
Dia 1º de junho: data de nascimento dos compositores Mikhail Ivanovich Glinka (1804, em Novospasskoye, Rússia) e Scott Joplin (1868, em Linden, no Texas, USA).

Mikhail Ivanovich Glinka 1850s.jpg Mikhail Ivanovich Glinka (2).jpg

Glinka foi o criador da escola russa, pois sua influência sobre Balakirev, lider do Grupo dos Cinco (com Cui, Moussorgsky, Borodin e Rimsky-Korsakov), foi considerável. Suas óperas Uma Vida pelo Czar (1836) e Russlan and Ludmilla (1842) podem ser consideradas um marco na ópera nacional russa.

3b-scott-joplin.jpg
Scott Joplin.jpg

Joplin, chamado King of Ragtime, nunca foi reconhecido em vida como compositor "sério"; sua obra é muitas vezes comparada a de outro compositor norte-americano, Gershwin, pois ela se situa entre a chamada música erudita e a música popular.
 
Última edição:
Dia 2 de junho: aniversário de nascimento de um dos maiores compositores ingleses de todos os tempos, Sir Edward William Elgar (1857, em Broadheath).

EEEX.jpg
Edward Elgar.jpg

Elgar foi, sem dúvida alguma, um dos mais influentes compositores de sua geração em seu país e uma das figuras mais significativas do pós-romantismo na Europa.
 
No dia 3 de junho houve o nascimento de dois compositores de épocas distintas, a saber:

Portrait-Of-Johann-Schenck-1660-1712.jpg
Johannes Schenck.jpg

Johann Schenck (1660, em Amsterdam); ele foi o primeiro compositor holandês a ter uma ópera representada, trata-se de Ceres, Venus and Bacchus (1686). Schenck também compôs sonatas e suites para o seu instrumento, do qual era exímio intérprete, a viola da gamba, além de outras obras de câmara; e

Lecocq_charles_lecocq_1832_1918_from.jpg
Charles Lecocq.jpg

Alexandre Charles Lecocq (1832, em Paris); amigo de Saint-Saëns, ele foi um dos principais compositores franceses de operetas e óperas cômicas, onde destacam-se La fille de Madame Angot (1872), Giroflé-Girofla (1874) e Le petit duc (1878).
 
Hoje, dia 5 de junho, é a data de nascimento de dois compositores suecos, Ivar Christian Hallström (1826, em Estocolmo) e Adolf Wiklund (1879, em Långserud).

Ivar_Christian_Hallstrom.jpg
Ivar Christian Hallström.png

Ivar Hallström pode ser considerado como o Verdi sueco, pois ele tinha um dom notável para a melodia, tendo escrito principalmente música vocal; o seu estilo é também influenciado pela música folclórica sueca.

A sua ópera Den Bergtagna (1874) foi provavelmente o maior sucesso de Hallström na Ópera de Estocolmo.

MediaBinaryLoader.axd
Adolf_Wiklund.jpg

Adolf Wiklund (5 de Junho 1879 em Långserud, Värmland - 2 de abril de 1950 em Estocolmo) foi compositor, pianista e maestro.

Ele não era um compositor prolífico, mas suas obras foram importantes para a música sueca. Sua produção inclui dois concertos para piano, o poema sinfônico Sommarnatt och soluppgång ("Noite de verão e o nascer do sol"), uma sinfonia e uma sonata para violino.
 
O dia 6 de junho é a data de nascimento dos compositores:

siegfried-wagner-son-of-richard-wagner-a-composer-in-his-own-right-and-director-of-bayreuth.jpg
Siegfried_Wagner_1896.jpg

Siegfried Helferich Richard Wagner (1869, em Tribschen bei Luzern, Alemanha). Ele era filho do grande compositor Richard Wagner e de Cosima Liszt e, por conseguinte, neto de Franz Liszt. Foi um compositor muito produtivo, principalmente no campo operístico, tendo composto mais óperas do que seu pai; apesar disso, nenhum de seus trabalhos se incorporou no repertório habitual. Siegfried Wagner foi o diretor artístico do festival de Bayreuth de 1908 a 1930.


aram-hhachaturian.jpeg
Aram Ilyich Khachaturian.jpg

Aram Ilyich Khachaturian (1903, em Tiflis). Ele foi, sem dúvida alguma, o maior compositor da Armênia de todos os tempos e um dos maiores da extinta União Soviética.

Entre a extensa produção de Khachaturian, considero os seus concertos para piano (de 1936), para violino (de 1940) e para violoncelo (de 1946), além de seus balés Gayaneh (1941-1942) e Spartacus (1950-1954), como das grandes obras orquestrais do século XX.
 
Última edição:
Dia 8 de junho: aniversário dos compositores Robert Alexander Schumann (1810, em Zwickau na Alemanha) e Erwin Schulhoff (1894, em Praga na República Tcheca).

Schumann+1850.jpg
Robert Schumann.jpg Robert e Clara Schumann.jpg

Schumann dispensa comentários, pois trata-se de um ícone do romantismo, sendo um dos maiores compositores da história da música; apesar disso, apenas a sua obra pianística e seus lieder gozam da mais alta popularidade.

tumblr_ll7duaL2g31qzwopb.png
Erwin Schulhoff.jpg

Schulhoff, que pereceu no holocausto (morreu de tuberculose num campo de concentração nazista em 1942), foi um compositor que, devido a sua origem, teve a sua obra classificada como música degenerada; hoje em dia, porém, as suas composições estão sendo mais conhecidas e divulgadas, através de muitas gravações.
 
Última edição:
Dia 9 de junho: nascimento dos compositores Carl Otto Ehrenfried Nicolai (1810, em Konigsberg na Alemanha), Carl August Nielsen (1865, em Norre Lyndelse na Dinamarca) e Lucien Denis Gabriel Albéric Magnard (1865, em Paris na França).

nicolai.jpg
Otto_Nicolai.jpg

A celebridade de Nicolai deve-se sobretudo a sua ópera Die lustigen Weiber von Windsor, que foi baseada na comédia de Shakespeare As alegres comadres de Windsor, estreada dois meses antes de sua morte prematura (9.3.1849). Esta obra ocupou um lugar importante no repertório da ópera romântica alemã.

carl_nielsen.jpg
Carl_Nielsen_1892.jpg

Nielsen foi o principal compositor dinamarquês do pós-romantismo. Suas seis sinfonias estão entre as melhores escritas no início do século XX.

6745_6.jpg
Albéric Magnard.jpg

O estilo musical de Magnard é típico dos compositores franceses do mesmo período, mas ocasionalmente, como em suas sinfonias, há passagens que lembram a música de Gustav Mahler. Seu uso ocasional do chorale proporcionou-lhe o apelido de "o Bruckner francês".
 
Dia 10 de junho: data de nascimento do compositor e pianista soviético Tikhon Nikolayevich Khrennikov (1913, em Yelets, Rússia).

6236_4.jpg
Tikhon Nikolayevich Khrennikov.jpg
Ao lado de Shostakovich

Líder desde 1948 da União dos Compositores da União Soviética, Tikhon Khrennikov ficou mais conhecido no ocidente pela sua oposição à compositores como Prokofiev e Shostakovitch, do que pela sua própria música.

Como compositor, ele escreveu três sinfonias, quatro concertos para piano, dois concertos para violino e dois concertos para violoncelo, além de óperas, operettas, balés, música de câmara e música incidental para o cinema.
 
O dia 11 de junho é a data de nascimento do compositor português José António Carlos de Seixas (1704, em Coimbra) e, também, do compositor polonês Aleksander Tansman (1897, em Łódź).

CarlosSeixas.jpg
Carlos Seixas.jpg

Carlos Seixas foi imensamente popular durante a sua vida, mas, infelizmente, fora de seu país nativo, nunca teve a atenção devida. Ele foi um compositor extremamente prolífico; escreveu cerca de 700 obras, antes de sua morte de febre reumática, na idade de 38 anos. Suas composições incluem 114 sonatas para instrumento de teclado (cravo, órgão e fortepiano); infelizmente, muitas delas foram perdidas no grande terremoto de Lisboa de 1755.


TansmanSigned2a.jpg
Aleksander Tansman 2.jpg
Tansman foi um prolífico compositor e um pianista virtuose. Ele passou seus primeiros anos de vida na Polônia, mas viveu a maior parte na França. Sua música é essencialmente neoclássica, com base em sua herança judaica e polonesa, além de sofrer influência da música francesa.
 
Última edição:
Dia 12 de junho: data de nascimento dos compositores Rikard Nordraak (1842, em Oslo, Noruega) e Maurice Ohana (1913, em Casablanca, Marrocos).

standard_nordraakrikard.jpg
Richard Nordraak.jpg

Nordraak é mais lembrado hoje por haver composto o hino nacional da Noruega Ja, vi elsker dette landet, em 1864. Ele foi um compositor nacionalista e transmitiu esse seu grande entusiasmo pela pátria ao ilustre musicista, seu contemporâneo e amigo, Edvard Grieg.

Em maio de 1865, Noordraak retornou à Berlim para continuar seus estudos musicais, mas em outubro desse ano contraiu tuberculose, que o conduziu rapidamente à morte prematura em março do ano seguinte.

KMeK4wqaI3_ohana_maurice_portrait_concert.jpg
Maurice Ohana.jpg

Compositor e pianista francês de origem espanhola, Ohana estudou primeiramente arquitetura, porém, a abandonou em favor de sua carreira musical.

Sua obra inclui música sinfônica, de câmara, coral e instrumental, e seu o estilo musical mostra principalmente a influência da música popular mediterrânea. Entre sua produção cabe citar o oratorio Llanto por Ignacio Sánchez Mejías (1950), a ópera de câmara Syllabaire pour Phèdre (1967), a peça Anneau du Tamarit, para violoncelo e orquestra (1977) e o concerto para piano e orquestra (1981).
 
Dia 13 de junho: data de nascimento dos compositores Anton Franz Josef Eberl (1765, em Viena, Áustria) e do compositor Carlos António de Padua Chávez y Ramírez (1899, em Ciudad de México).

Bild.jpg
Anton Franz Josef Eberl.jpg

O pianista e professor Anton Eberl foi amigo de Mozart e, provavelmente, seu aluno também; como pianista ele viajou pela Alemanha, acompanhando a viúva de Mozart. De 1796 até 1800, Eberl foi Kapellmeister em São Petersburgo, na Rússia.

Entre seus trabalhos podemos mencionar as óperas La Marchande des Modes (1787) e Die Königen de Schwarzen Inseln (1801), o melodrama Pyramus und Thisbe (1794), lieder, sinfonias, além de sonatas e concertos para piano.

itn.jpg
Carlos Chavez.jpg

Carlos Chávez foi também regente, professor e jornalista, sendo ainda fundador da Orquesta Sinfônica Nacional do México. Sua música é influenciada pelas culturas nativas de seu país; de suas seis sinfonias, a segunda, chamada Sinfonia India, que utiliza instrumentos de percussão indígena, é a mais popular.
 
Prosseguindo, hoje, dia 14 de junho, é a data de nascimento de um dos mestres do barroco italiano, Tomaso Giovanni Albinoni (1671, em Veneza na Itália).

Albinoni.jpg
Tomaso Albinoni.jpg

Albinoni concentrou-se principalmente na música instrumental e vocal. Ele foi o primeiro italiano a publicar concertos e foram inúmeras as suas contribuições a esse novo estilo de composição; foi um grande inovador, colocando o oboé em um papel de destaque junto aos demais instrumentos da orquestra. Quanto a sua obra vocal, suas 57 óperas foram perdidas, existindo apenas alguns fragmentos.

No entanto, não podemos deixar de mencionar que também no dia 14 de junho comemoramos o nascimento de outros compositores:

amgsacchini.jpg
Antonio_Sacchini.jpg

Antonio Maria Gaspare Sacchini (1730, em Pozzuole, Itália); foi, em seu tempo, um dos principais compositores de opera seria;

Johann_Simon_Mayr.jpg
Giovanni Simone Mayr.jpg

Johann Simon Mayr, conhecido como Giovanni Simone Mayr (1763, em Mendorf bei Altmannstein, Alemanha); importante compositor de óperas na Itália antes da ascensão de Rossini e professor de Gaetano Donizetti;
Nikolai Rubinstein (1872).jpg Nikolai Grigoryevich Rubinstein.jpg

Nikolai Grigoryevich Rubinstein (1835, em Moscou, Rússia); pianista e fundador do Conservatório de Moscou; ele era o irmão mais jovem do compositor Anton Rubinstein, sendo professor e amigo de Pyotr Ilyich Tchaikovsky.
 
Última edição:
Dia 15 de junho: nascimento dos compositores Franz Ignaz Danzi (1763, em Mannheim, Alemanha), Edvard Hagerup Grieg (1843, em Bergen, Noruega) e Joseph-Guy Ropartz (1864, em Guingamp, França).

Bild.jpg
Franz Ignaz Danzi.jpg

Franz Danzi, violoncelista e regente, foi um dos principais nomes da chamada Escola de Mannheim.

grieg-1890.jpg
Edvard Grieg.jpg

Edvard Grieg, que foi um grande pianista, dispensa comentários, pois é, indubitavelmente, um dos nomes mais conhecidos do romantismo escandinavo e europeu.

ropartz.jpg
Guy Ropartz.jpg

Guy Ropartz, ao contrário do anterior, é um nome quase desconhecido, até mesmo para os aficcionados da música erudita. Entre suas composições incluem-se cinco sinfonias, música de câmara, óperas, além de obras corais e para voz e piano.
 
Dia 17 de junho: nascimento de um dos mais importantes compositores de todos os tempos, Igor Fiodorvitch Stravinsky (1882, em Oranienbaum, Rússia) e, também, de Galina Ivanovna Ustvolskaya (1919, Petrogrado, atual São Petersburgo, na então União Soviética).

stravinsky.jpg
Igor Stravinsky.gif

Igor Stravinsky é uma das colunas mestras da música erudita do século passado, pois, sem a sua existência, o século XX teria, talvez, uma outra sonoridade.

Como sabemos, foi muito importante a sua colaboração com os Balés Russos, para os quais compôs O pássaro de fogo, cuja apresentação em Paris (1910) lhe abriu o caminho da celebridade; esta associação com Dyaguilev continuou com Petrushka (1911) e A Sagração da Primavera(1913). Daí em diante, caminhou por vários estilos e correntes, sempre demonstrando a sua grande versatilidade.

Galina_Ustvolskaya.jpg
Galina Ustvolskaya (2).jpg

Galina Ustvolskaya, por sua vez, é uma das mais importantes compositores(as) da extinta União Soviética; estudou com Shostakovich, que tinha grande admiração por ela.

Ustvolskaya desenvolveu seu próprio estilo de composição; suas características incluem o uso repetido de blocos homofônicos de som; combinações não usuais de instrumentos; uso considerável de dinâmicas extremas; emprego de grupos de instrumentos para a realização de clusters e o uso do piano ou percussão para fixar ritmos constantes e imutáveis.
 
Dia 18 de junho: nascimento do compositor francês Charles-François Gounod (1818, em Paris).

2733.jpg
Charles Gounod.jpg

Gounod foi um compositor que se dedicou mais à música vocal, especialmente a ópera e a música sacra.

Entre as suas inúmeras óperas devemos destacar Faust (19.3.1859), Mireille (19.3.1864) e Roméo et Juliette (27.4.1867). Quanto à música sacra, as obras mais conhecidas são a Messe solennelle de Sainte-Cécile (1855) e o oratório Mors et Vita (1884).
 
O dia 18 de junho é também a data de nascimento dos compositores:

ijpleyel.jpg
Ignaz Pleyel.gif

Ignaz Josef Pleyel (1757, em Ruppertsthal, Áustria); foi também editor musical e famoso fabricante de pianos. Uma de suas principais contribuições foi ter concebido um sistema simples, em que as cordas do piano são percutidas por um martelinho e não pinçadas, como no caso do cravo (registra a patente em 1807).


30_mvg_cult_paul.jpg
Paul McCartney.jpg

Sir James Paul McCartney (1942, em Liverpool, Inglaterra); tendo sido um dos integrantes de um dos maiores conjuntos musicais de todos os tempos, The Beatles, ele é considerado um dos grandes músicos da história do rock. No entanto, ele também pode ser considerado um compositor clássico, já tendo ganho, inclusive, o prêmio de melhor album no Classical Brits em 2007 com o seu oratório Ecce Cor Meum.
 
Dia 19 de junho é a data de nascimento do compositor Jan Waczlaw Antonin Stamic, mais conhecido pelo nome alemão de Johann Wenzel Anton Stamitz (1717, em Německý Brod, atual República Tcheca) e do nascimento do compositor italiano Alfredo Catalani (1854, em Lucca).

stamitz.JPG
Johann Stamitz.jpg

Violinista e regente em Mannheim, Stamitz foi o primeiro a utilizar o clarinete em uma sinfonia, tendo estabelecido antes de Mozart, que o admirava, o modelo da orquestra usada no classicismo. A sua obra reflete a transição do período barroco para o clássico. Seus filhos Carl e Anton Stamitz também foram importantes compositores da chamada Escola de Mannheim.

Catalani_portrait-5,6KB.jpg
Alfredo Catalani.jpg

Catalani foi um compositor que em sua breve vida deu maior ênfase ao campo operístico, onde destacam-se as óperas La Falce (1875), Dejanice (1883), Loreley (1890) e, talvez a mais famosa, La Wally (1893); no entanto, ele também compôs obras orquestrais como o belo poema sinfônico Ero e Leandro, canções e música de câmara.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo