• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Compositores Aniversariantes

O compositor Franz von Suppé, cujo verdadeiro nome era Francesco Ezechiele Ermenegildo Cavaliere Suppé Demelli, nasceu em 18 de abril de 1819, em Spalato, na Dalmácia (atualmente Split, Croácia).

40320408.jpg
Franz von Suppé.jpg

Ele é mundialmente conhecido devido as suas operetas, cujas respectivas aberturas são até hoje bem familiares, como por exemplo Dichter und Bauer (Poeta e Camponês) e Die leichte Kavallerie (A Cavalaria Ligeira).

Ainda o dia 18 de abril é a data de nascimento de outros dois compositores que merecem ser citados, Jean Jules Amable Roger-Ducasse (1873, em Bordeaux, França) e Miklós Rózsa (1907, Budapest, Hungria).

Jean_Roger-Ducasse.jpg
Roger-Ducasse (1908).jpg

Roger-Ducasse foi aluno e amigo de Gabriel Fauré no Conservatório de Paris, onde o sucedeu como professor de composição. Entre as suas composições merecem destaque as suas peças para piano solo e a sua música de câmara; deve-se salientar que, assim como Dukas, ele era auto-crítico ao extremo, destruindo inúmeras obras que considerou fora dos padrões de sua exigência.

image27.gif
Miklos Rozsa.jpg

Miklós Rózsa, é considerado um dos gigantes musicais da Era de Ouro de Hollywood; quando jovem compôs obras neoclássicas, principalmente orquestrais e de câmara, antes de ser contratado pelo seu compatriota Alexander Korda, para o arranjo musical de seu primeiro filme, Knight Without Armour em 1937. Três anos depois, foi com Korda para Hollywood, onde desenvolveu um estilo próprio.
 
Última edição:
Hoje, dia 19 de abril, além de ser comemorado o dia do índio e ser aniversário da minha falecida avó, é a data de nascimento dos compositores Felix Mikhailovich Blumenfeld (1863, em Kovalhovka, na atual Ucrânia), Max von Schillings (1868, Düren na Alemanha) e Germaine Tailleferre (1892, Parc-St.-Maur na França).

250px-Feliks_Blumenfeld.jpg
Felix Mikhailovich Blumenfeld.jpg

Compositor, regente e pianista, Felix Blumenfeld estudou composição com Nikolai Rimsky-Korsakov e piano com Alexander Stein. Como pianista tocou muitas composições de seus contemporâneos russos; quanto a sua produção, ela mostra a influência de Chopin e de Tchaikovsky, incluindo uma sinfonia, peças para piano solo e lieder.

a_schillings_max.jpg
Max von Schillings.jpg

Max von Schillings, que foi regente de óperas na época da Alemanha nazista, seguiu uma linha mais tradicionalista, ou seja, a do pós-romantismo.

29587_Tailleferre-Germaine.jpg
Germaine-Tailleferre.jpg

Germaine Tailleferre, que foi uma das maiores compositoras do século XX e pertencente ao famoso grupo francês Le Six, adotou o neo-classicismo como característica principal de sua obra.
 
Dia 20 de abril é a data de aniversário de um compositor que eu considero um dos maiores da Rússia no século passado: Nikolay Yakovlevich Myaskovsky (1881, em Novogeorgiyevsk).

166886177244148639b320a.jpg
Nikolay Myaskovsky.jpg

Ele foi aluno de Liadov e Rimsky-Korsakov, tendo recebido lições particulares de Glière.

Sua produção é bem diversificada, pois foi autor de 27 sinfonias, 13 quartetos de cordas, 9 sonatas para piano, concertos para violino e violoncelo, além de outras obras orquestrais, de câmara, cantatas, obras para piano solo e canções.
 
No dia 21 de abril ocorreu o nascimento do compositor italiano Bruno Maderna (1920, em Veneza).

bruno-maderna-2.jpg
Bruno Maderna.jpg

Maderna nunca parou de usar novas técnicas compositivas; do neoclassicismo dos trabalhos juvenis, logo se aproximou do expressionismo atonal da Segunda Escola de Viena e do dodecafonismo, sem esquecer da experiência bartokiana. Ao mesmo tempo, foi precursor da utilização de meios musicais eletrônicos (a sua peça Musica su due dimensioni foi a primeira a prever a interação de um músico ao vivo com uma gravação).

Ele foi figura importantíssima no panorama musical após a Segunda Grande Guerra e pioneiro, ao lado de Boulez, Stockhausen e Nono, da vanguarda pós-weberniana; Bruno Maderna se distinguiu não somente por seu papel predominante e insubsituivel como diretor de orquestra no connhecimento e na difusão da música contemporânea, mas ainda pela originalidade, a fantasia e o rigor expresso nas suas obras como compositor.
 
Dia 22 de abril: data de aniversário dos compositores Giuseppe Torelli (1658, Verona na Itália) e José Vianna da Motta (1868, São Tomé e Príncipe, colônia portuguesa na África).

Bild.jpg
Giuseppe Torelli.jpg

Giuseppe Torelli, compositor e violinista, foi, com Corelli, um dos mais importantes músicos no início do período barroco, principalmente no diz que respeito forma à concerto.

Bild.jpg
Viana da Motta.png

Vianna da Motta, regente e professor de renome internacional, além de ter sido um dos maiores pianistas do século XX, é considerado um dos mais importantes compositores da música portuguesa.
 
No dia 23 de abril comemoramos o nascimento dos compositores Alessandro Rolla (1757, Pavia na Itália) e Dame Ethel Mary Smyth (1858, Londres na Inglaterra).

Alessandro-Rolla3.jpg
Alessandro_Rolla.jpg

Alessandro Rolla, foi um dos maiores violistas de todos os tempos. Deixou uma produção de mais de 600 obras catalogadas, entre elas cerca de 15 concertos para viola.

Além de ter sido professor do grande Paganini, o seu papel foi muito importante no desenvolvimento da técnica do violino e da viola. Algumas das inovações técnicas que Paganini usou mais tarde, como o pizzicato da mão esquerda, escalas cromáticas ascendentes e descendentes, o uso de posições muito elevadas no violino e na viola, entre outras, foram introduzidas primeiramente por Rolla.

arts-graphics-2008_1130269a.jpg
Ethel Mary Smyth (1929).jpg

A compositora Ethel Smyth estudou em Leipzig com Heinrich von Herzogenberg; as suas composições incluem peças de câmara, sinfonias, obras corais e seis operas.

Apesar de compositora de talento e autora de obras de sucesso, foi condenada a dois anos de cadeia por engajar-se no movimento sufragista. Ao morrer em 1944, entretanto, sua contribuição à emancipação feminina já fora reconhecida e lhe valera alta condecoração do coroa britânica.
 
Última edição:
Permitam-me acrescentar que, no tocante à informação anteriormente postada, ficou faltando dizer do nascimento do grande compositor russo Sergei Sergeyevich Prokofiev (1891, em Sontsovka), uma vez que ocorre divergência de informações, pois há fontes que indicam o dia 23 de abril de 1857 como sendo a data de nascimento deste ilustre músico e outras que mencionam 27 do mesmo mês.

250px-Sergei_Prokofiev_03.jpg
Sergei Prokofiev.jpg

Sem dúvida nenhuma, Prokofiev é um dos maiores nomes da música erudita. Dentro do seu extenso catálogo de obras, gostaria de mencionar alguns dos gêneros mais significativos:

No setor da música dramática, ele escreveu oito óperas incluindo Lyubov K tryom apelsinam (O Amor das Três Laranjas) e Ognennïy angel (O Anjo de Fogo); também foi autor de balés para a companhia de Sergei Pavlovich Diaghilev, onde podemos destacar Romeu e Julieta e Cinderela.

Para o cinema, Prokofiev compôs música de qualidade, como para os filmes Alexander Nevsky e Ivan, o terrível, ambos de Eisenstein.

No campo sinfônico, Prokofiev escreveu sete sinfonias; destas a chamada Sinfonia Clássica, um trabalho escrito em 1916-17, tendo Haydn como inspiração, é sabidamente a mais conhecida de todas.

Dos cinco Concertos para piano e orquestra, o terceiro é o mais conhecido, em que o compositor mistura lirismo e sagacidade. Poderíamos dizer que mais românticos são seus dois Concertos para violino. Há também o seu belo Concerto para violoncelo; este foi seguido em 1952 por um Concertino que ficou inacabado, ele foi completado por Rostropovich e pelo compositor Kabalevsky após a morte de Prokofiev.

Uma das mais famosas obras de todas as composições de Prokofiev é o seu Conto Sinfônico para crianças Pedro e o Lobo, para o narrador e orquestra, um trabalho pedagógico simples, a fim de ensinar para as crianças os instrumentos musicais.

Deve-se salientar que, além a uma grande variedade na música coral e vocal, Prokofiev escreveu um número variado de trabalhos, mais ou menos memoráveis, para várias ocasiões de importância política.

Quanto à música de câmara composta por Prokofiev, esta inclui duas sonatas para o violino e piano, o segundo originalmente para a flauta e o piano e revisado pelo próprio compositor, com a ajuda do violinista David Oistrakh. Terminou sua sonata para violoncelo em 1949, mas uma segunda sonata para o instrumento foi deixada inacabada devido à sua morte.

Por fim, Prokofiev, ele mesmo um extraordinário pianista, terminou nove sonatas para piano. A oitava sonata foi dedicada a Sviatoslav Richter.
 
Dia 24 de abril é a data de nascimento do compositor, organista e professor Giovanni Battista Martini (1706, Bolonha, Itália).

300px-Padre_Martini_1.jpg
Giovanni Battista Martini.jpg

Monge e mais tarde sacerdote, ele era muito respeitado como professor (sobretudo no que dizia respeito a contraponto), tendo ensinado a Mozart, Johann Christian Bach e Jommelli, entre outros. O Padre Martini foi um compositor prolífico, sendo que entre a sua produção incluem-se oratórios, missas, obras cênicas, outras obras vocais seculares, sinfonias, concertos, 96 sonatas para teclado e diversas peças para órgão. Destacam-se entre seus textos uma história da música antiga (1761-81) e um tratado de contraponto (1744-45).

Trata-se de uma das personalidades mais famosas e importantes da música do séc. XVIII.
 
No dia 25 de abril nasceu o compositor e violinista Bonifacio Domenico Pasquale Anfossi (1727, Taggia, Itália).

panfossi.jpg
Pasquale Anfossi.jpg

Anfossi obteve sucesso em todos os generos musicais de seu tempo; foi aclamado grande operista, sendo que sua produção, de 1774 a 1789, conta com cerca de 40 óperas, tanto sérias quanto cômicas, representadas nos maiores teatros da época.

Durante seus últimos anos, quando estava em Roma, concentrou-se na composição de música sacra, especialmente oratórios.
 
Dia 26 de abril: nascimento do compositor Friedrich Adolph Ferdinand von Flotow (1812, Teutendorf na Alemanha).

250px-Flotow.jpg
Friedrich von Flotow.jpg

Von Flotow teve como professores Auber, Rossini, Meyerbeer, Donizetti, Halévy e, mais tarde, Gounod e Offenbach. Estas influências são refletidas em suas várias óperas.

Ele, que compôs cerca de 40 óperas, fazendo muito sucesso durante a sua vida, hoje em dia só é lembrado graças á sua ópera Martha, que foi encenada pela primeira vez em Viena em 1847.

Curiosidade: Sua ária mais conhecida é Ach! so fromm, ach! so traut; esta só foi adicionada à ópera Martha dezoito anos depois da sua estréia; foi originalmente escrita para uma outra obra. Essa ária foi muito gravada na sua versão em língua italiana, M'apparì tutt'amor.

 
Última edição:
O dia 27 de abril é data de nascimento do compositor e pianista Hyacinthe Jadin (1776, Versailles).

r815489_7332897.jpg
Hyacinthe Jadin.jpg

Jadin, que era de uma família de músicos, viveu em um período de transição, entre o classicismo e o romantismo; ele compôs principalmente obras instrumentais, onde podemos destacar seus 3 concertos para piano, 12 quartetos para cordas, 7 trios, bem como 9 sonatas e diversas peças para pianoforte.

Faleceu prematuramente aos 24 anos de idade, vítima de tuberculose.
 
O dia 29 de abril é a data de nascimento do compositor, organista e regente Eyvind Alnæs (1872, Fredrikstad na Noruega) e, também, do compositor norte-americano Edward K. Duke Ellington (em Washington, D.C. - USA).

Eyvind-Alnaes-240x-A2F55EB4.jpg
Eyvind Alnæs.jpg

As primeiras composições de Eyvind Alnæs são em um estilo pós-romântico, sendo que, em obras posteriores, encontramos elementos impressionistas. Seus melhores trabalhos são na área vocal, tanto canções como música coral; também compôs, entre outras obras, duas sinfonias, um concerto do piano e orquestra, peças para o piano solo, bem como música para órgão.

duke-ellington.jpg
Duke-Ellington.jpg

Um dos artistas musicais mais completos do século XX, Duke Ellington foi um maestro invejável, um pianista fabuloso e um compositor muito criativo, com uma obra de mais de 3 mil músicas. O apelido de duque (Duke) se deve à pose nobre e ao fato de estar sempre bem vestido.

Embora mais conhecido por compor, dirigir e executar big band jazz pieces, Ellington também compôs obras no gênero erudito, tanto orquestral, como música de câmara e para piano solo. Como exemplo poderíamos citar as suítes Black, Brown & Beige e A Tone Parallell To Harlem; esta última peça foi realizada por Ellington com sua banda e uma orquestra sinfônica, que poderiamos chamar de algo como um Concerto Grosso para big band e orquestra.
 
Dia 30 de abril: aniversário de nascimento do compositor Franz Lehár (1870, em Komárom, atual Hungary) e do pintor e compositor italiano futurista Luigi Russolo (1885, em Portogruaro, Itália).

aut82.jpg
Franz Lehar.jpg

Apesar de ter composto sonatas, poemas sinfonicos e outras formas musicais, ele ficou mais conhecido como compositor de operetas (escreveu cerca de 35); entre elas a famosa Die lustige Witwe (A Viúva Alegre), estreada em 30.12.1905 em Viena.


dinamismo-de-um-automovel-luigi-russolo-museu-de-arte-moderna-paris.jpg
russolo-port.gif
Luigi Russolo.jpg
Dinamismo de Um Automóvel (1911)

Russolo foi autor autor da L'Arte dei Rumori (1913) e da Musica Futurista. Ele acreditava que a vida contemporânea era demasiado ruidosa e que os ruidos deveriam ser utilizados na música; para tanto inventou e construiu instrumentos que chamou intonarumori (intonadores de barulho).

Em 1914, Luigi Russolo reconstruiu paisagens sonoras inteiras – sons de guerra, sons de um ambiente urbano denso – para criar a obra Risveglio di una Città (Despertar de uma Cidade), uma tentativa de representar a paisagem urbana a partir dos sons que ela gerava.
 
Última edição:
No dia 1º de maio nasceu o compositor sueco Hugo Emil Alfvén (1872, em Estocolmo).

HugoAlfven.jpg
Hugo Alfven.jpg

Violinista, regente e compositor, Hugo Alfvén é um dos mais importantes músicos da Suécia, junto com Wilhelm Stenhammar. De temperamento romântico, e influenciado por Wagner e Richard Strauss, utilizou o folclore de seu país, colocando em suas rapsódias temas de danças típicamente suecas.

Alfvén escreveu uma quantidade considerável de música orquestral, sendo ele um hábil orquestrador, além de música coral, vocal e de câmara.
 
Dia 2 de maio: nascimento dos compositores Pietro Alessandro Gaspare Scarlatti (1660, em Palermo na Itália) e Atanasio Ignacio Vicente Tadeo Martín y Soler (1754, em Valencia na Espanha).

alessandro-scarlatti-1.jpg
Alessandro Scarlatti.jpg

Alessandro Scarlatti, do início do período barroco, compôs cerca de 600 obras (entre elas 115 óperas); foi pai do também famoso compositor Domenico Scarlatti.

martin%2By%2Bsoler.jpg
Martin y Soler.jpg

Martín y Soler, contemporâneo de Mozart, compôs principalmente óperas, muitas delas com libretto de Lorenzo Da Ponte, como a mais famosa Una cosa rara, em que uma de suas melodias foi utilizada no famosa "cena do jantar" da ópera Don Giovanni de Mozart.
 
Dia 3 de maio (no calendário juliano): nascimento do compositor russo Nikolai Nikolayevich Tcherepnin (1873, em São Petersburgo).

nikolai.jpg
Nikolai Tcherepnin.jpg

Aluno de Rimsky-Korsakov, ele distinguiu-se como pianista e regente. Foi pai do também compositor e pianista Alexander Tcherepnin.
 
No dia 4 de maio temos o nascimento do compositor Emil Nikolaus Joseph Freiherr von Rezniček (1860, em Viena, Áustria).

reznicek.jpg
Emil von Rezniček.jpg

Atualmente, Reznicek é lembrado somente pela overture da sua ópera Donna Diana, composta em 1894. Porém, sua produção não é pequena, tendo, entre seus trabalhos orquestrais cinco sinfonias, suítes, serenatas, um concerto para violino (1922), além de ter composto óperas, música de câmara, peças para piano solo e para órgão.
 
Dia 5 de maio: aniversário dos compositores Stanislaw Moniuszko (1819, em Ubil na Polônia) e Hans Erich Pfitzner (1869, em Moscow na Rússia).

1280.jpg
Stanislaw Moniuszko.jpg

Moniuszko é o mais representativo compositor no cenário operístico da Polônia; seu papel é comparável ao de Smetana e Glinka em seus respectivos países. Halka, estreada em 1.1.1848, foi um marco para a ópera polonesa.

img-1374.jpg
Hans Erich Pfitzner.jpg

Pfitzner passou a maior parte de sua vida na Alemanha, trabalhando como maestro, pianista, professor e compositor. Ele é contemporâneo de Richard Strauss, sendo um dos grandes compositores da Alemanha do pós-romantismo; hoje em dia, infelizmente, a sua obra não é muito valorizada, talvez devido a sua ligação com o partido nazista. No entanto, em minha opinião, a sua obra merece ser melhor conhecida e apreciada.
 
O dia 6 de maio é a data de nascimento do compositor e violinista Heinrich Wilhelm Ernst (1814, em Brünn, Morávia, atual Brno na República Tcheca).

ernst_signed_lithograph.jpg
Heinrich Wilhelm Ernst.jpg

Embora Ernst tenha sido um artista altamente estimado em seus dias, hoje ele é praticamente esquecido; Ernst era visto como um dos grandes violinistas de seus tempo e um dos principais sucessores do grande Paganini.

Destacaria entre os seus principais trabalhos o seu concerto para violino, op.23, as variações Carnival in Venice, op.18, e sua Elegie, op.10.
 
No dia 7 de maio comemora-se o nascimento de dois ícones da história da música e que foram contemporâneos, a saber:

Portraitbrahmsviolett.jpg
Johannes Brahms - (1853).jpg
Johannes Brahms (1833, em Hamburgo na Alemanha)

Devemos salientar que Brahms dedicou-se a todas as formas musicais, exceto o balé e a ópera, que não lhe interessavam - seu domínio era realmente a música pura, onde reinou absoluto em seu tempo.

75847~Portrait-of-Piotr-Ilyich-Tchaikovsky-1840-93-Russian-Composer-1893-Posters.jpg
Piotr Ilitch Tchaikovsky.jpg
Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840, em Votkinsk na Rússia).

A música de Tchaikovsky, embora este não tenha feito parte do chamado Grupo dos Cinco, formado por compositores nacionalistas, tornou-se conhecida e admirada por seu caráter distintamente russo, bem como por suas ricas harmonias e belas melodias.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo