• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Como você se vê como leitor?

eU ... naum era uma boa leitora, só lia, aquilo q me enteressava...no sentido, era á toa... Depoiis que iniciei a faculdade, começei a me enteressar por alguns, começando, pelo PEQUENO PRÍNCIPE, MAQUIAVEL.... Enfim, hj leio mais...de cara comprei 13 livros, li a saga crepusculo 1 semana, e depois começei a ler de 3 em tres... Mas naum foi taum bom, ler mtos, pq li todos e agora naum tenhu nenhum ao meu enteresse á vista.... quer dizer...rs comprei um no site sobrenatural..e estou esperando chegar, é sobre magia negra, mas é + por meu noivo que gosta de de ler estes...
 
Nao sei se sou um otimo leitor, mas tbm naum me torturo por isso. Primeiro porque leio , nao como obrigacao, mas pq eu gosto , da mesma forma que vejo um filme ou escuto uma musica, ou seja, por prazer. Segundo pq nao eh nem sera a minha area de atuacao - no que diz respeito a literatura em si -. Por isso nao me vejo com a obrigacao ou objetivo de ser um Antonio Candido ou um Otto Maria Carpeux na leitura. Entretanto - olha o paradoxo - sempre acho que posso melhorar...:sacou:
 
No meu caso, eu me vejo como alguém que sabe do que gosta, lê o que gosta e não tem nada para provar para ninguém. Durante a faculdade eu era até chata, com olhos viciados que não se permitiam se divertir nem com best-sellers. Aí terminei a faculdade, sou bacharel em estudos literários e yadda yadda yadda, grandes bostas.

Gosto de desafios literários e ainda busco obras que me surpreendam, mas larguei mão de ficar nessa de que só o que já tem o carimbinho da crítica literária (ou é "desafiador o bastante") presta. Os que me divertem também prestam, porque literatura também é entretenimento, não apenas arte. Também acredito que livros são de momento, e algumas vezes eu (leitora) não estou pronta para eles e que em determinados casos nunca estarei.

Não fico me punindo por não ter curtido um cara para quem todo mundo baba ovo, porque sei a razão pela qual não gostei. Da mesma forma que não me puno por curtir um cara para quem todo mundo baba ovo, até porque acho que essa coisa de querer ser "underground"/"diferente" é balela de adolescente (e bem, já estou meio longe disso).
 
Anica,

Concordo em gênero, número e "degrau". Eu leio livros também para me divertir... para aprender, e só porque eu tenho um gênero predileto (paixão das paixões) não quer dizer que eu não leia outros estilos e me divirta quase tanto quanto... como disse em meu perfil, eu sou bem fácil de agradar...
 
Posso me definir com uma leitora ex compulsiva que mudou para exigente.Leio bem menos:lendo:.
.Antes lia qualquer coisa,não tinha os critérios que tenho hoje,como:o escritor escreve bem,o vocabulário dele é razoável,a história não é boba de mais,senão a chance de me decepcionar é grande :oops:.
O bom de ter lido de tudo um pouco é isso,umas regrinhas para diminuir as chances de pegar um livro chato:(.,mas não faço disso uma camisa de força,às vezes a ignoro.Meus tipos preferidos de livros é de longe romances históricos:mrpurple: depois vem os de aventura,suspense e biografias:biblio:.
 
Não me considero uma leitora compulsiva, as vezes nem quero ler... quero ver tv, ou cuidar do jardim.
Minha preferencia são os romances, as estórias de leitura fácil, não gosto muito daqueles livros q vc lê e tem q parar o tempo todo p analisar o q leu. Leio por puro prazer de ler.
fiquei muito tempo sem ler e me sinto desatualizada, olho p minha biblioteca e vejo um mundo de livros q não li ainda e q gostaria de ler rápido, mas não tenho muito tempo, por isso não posso me desesperar.
Tbm sou devagar p ler, leio 10 paginas por dia durante a semana e 20 no fim de semana.
Gosto de coleções sequenciais, como As Crônicas de Narnia, A Saga Crepúsculo, Harry Potter, etc.
 
Vejo-me como alguém que gosta muito de ler, porém as vezes sente preguiça de ler...algo assim. Gosto mais dos gêneros classicos, tanto brasileiros quanto estrangeiros. Com o meia estou tentando abrir meu leque de gêneros, acho que hj conheço um pouco mais desse universo literário mais preciso melhorar muito ainda.
 
[align=justify]É difícil falar de si próprio, mas lá vai:

me vejo como um leitor disposto a ler quase tudo o que há por aí, com poucas exceções. Acho que o Meia teve e tem um papel fundamental quando se trata de me familiarizar com os autores, as obras e a Literatura como um todo, é tão legal poder ler algumas opiniões ou entrar num debate com alguém sobre alguma obra, já que contextualizar autor e obra no pré-leitura e discutí-la no pós são dois procedimentos que gosto muito de fazer, o Meia potencializou-os tremendamente. O que gostaria de conseguir fazer é ser um leitor de madrugadas. Simplesmente não consigo ficar acordado por muito tempo quando se trata de ler, que droga, hehehe.

Costumava ficar muito angustiado quando via a quantidade de livros e clássicos que ainda não li, mas ultimamente essa angústia, embora exista, tenha diminuído bastante. Acho que, conforme já foi apontado aqui, que todos somos leitores em formação, que, a cada livro devorado, tornamos melhor o ato de ler, aumentamos nosso arsenal de saberes e conhecimentos para servir de parâmetro e referência. Acho que isso é o que faz com que sempre queiramos ler mais, embora tendamos a ficar mais seletivos conforme o número de leituras aumenta (não via de regra).[/align]
 
Me vejo bem acima da média brasileira, mas ainda abaixo do que acho aceitável. Apenas 9 livros em 2010.
 
Eu me vejo com gosto variado demais e sem foco, o que meio que me prejudica, porque quero ler coisa demais, de estilos diversos demais, e acabo me perdendo na indecisão.

Vamos ver se em 2011 eu mudo isso aí e consigo ter metas, não só desejos.
 
[align=justify]Sou uma leitora comum. Não entendo muito de literatura. Leio por prazer. Há momentos em que leio compulsivamente, em outros leio moderadamente ou bem pouco mesmo. Hoje em dia, me forço a ler um livro até o fim, mesmo que não esteja gostando. Mas se estiver mt difícil, dou-lhe uma chance mais tarde. Quando gosto muito de um livro, procuro ler outras obras do mesmo escritor. Se um livro está fazendo "sucesso", sendo bastante comentado e o vejo sendo lido por pessoas que não têm o hábito da leitura, leio sem a menor vergonha: foi assim com Crepúsculo, Código da Vinci e O doce veneno do escorpião, por exemplo.:hihihi:
Gosto de ler romances e contos. Muito raramente leio poesia, hábito que pretendo adquirir. Enfim, sou alguém que gosta de ler.[/align]
 
Preconceituoso ao ponto de perder uma namorada por ora ou outra taxá-la de "inferior" por ela ler Marley & eu, Harry Potter, essas coisas...ela fez Letras e na minha opinião gostar desse tipo de leitura, coisas da Disney e tal e ignorar nomes como Augusto dos Anjos, Manoel de Barros era "burrice", no fundo acho q ainda penso assim sobre as literaturas juvenis citadas.
 
Gooxe,

Às vezes ler Marley & eu ou Harry Potter não é ruim, ainda para quem quem não tem o costume de ler, pois é com leituras fáceis que se começa. Além de literatura de massa, eu recomendo também contos, por ser mais rápido, foi assim que tomei o gosto.
 
aces4r disse:
Gooxe,

Às vezes ler Marley & eu ou Harry Potter não é ruim, ainda para quem quem não tem o costume de ler, pois é com leituras fáceis que se começa. Além de literatura de massa, eu recomendo também contos, por ser mais rápido, foi assim que tomei o gosto.

É verdade, já quebrei muito a cara com esses pré-conceitos literários e musicais :puke:
 
Me identifiquei com o que a Anica postou. A leitura para mim é paixão e daquelas doentias da qual é impossível ficar longe. Leio para me divertir, para aprender sobre algo, para conhecer mais sobre um determinado autor, para resenhar...

Sei do que gosto. Mas também me permito conhecer obras novas, assim como também me permito não gostar de determinado autor (e sei o motivo) e não ficar insistindo na mesmas páginas. Além disso meu gosto é bastante diversificado e é como a Simone disse, se quem gosta de tudo não tem gosto, eu também não o tenho! Tenho algumas predileções por romances históricos e ficção científica, mas qualquer um que vá olhar minha estante no skoob verá que leio de bestsellers a clássicos e me orgulho disso!
 
Legal ver a influência do Meia! Tenho que dizer que o fórum e o blog me influenciaram também, ampliando o acervo de autores (por assim dizer).

Depois da questão dos plágios e da Denise Bottmann (agora nem lembro quando ou como conheci o blog dela :think:) me tornei um leitor mais seletivo: passei a fazer questão de conhecer editoras, nacionais e estrangeiras, edições e tradutores. Talvez esse seja o único ponto bom daquilo tudo...

De uns tempos para cá passei a ser um comprador menos compulsivo também. Antes queria ter todos os livros que queria ler, mas hoje, por questões financeiras (claro), de espaço, transporte e conservação, não sou mais assim. Agora deixo às bibliotecas a função de serem os depósitos (haha) dos meus livros. De uns tempos para cá também passei a dar muito menos valor ao livro fisicamente. Antes tinha aquela coisa do livro "sagrado", agora tenho menos e já risco e escrevo em algumas edições e já empresto e dou sem problemas (dependendo da edição, claro). Se bem que uma coisa que continua a me incomodar são livros "machucados"/rasgados/com orelhas/danificados fisicamente. O resto não me incomoda mais tanto.

Quanto a escolha dos livros, me vejo como a Pim mais acima. Tenho uns interesses muito amplos e dispersos daí quero ler coisa demais. Se antes era compulsivo nas compras, agora sou impulsivo. Quando sei de um livro que me interessa (e nesse sentido o Meio não ajuda muito, né?) fico maluco para ler e preciso resistir de todas as formas para não comprar ou pegar o livro emprestado na biblioteca, principalmente porque sei que não vou ter tempo para ler (aliás, pensando agora, faço muito isso já, pego o livro emprestado e acabo devolvendo sem ler... e é bem frustrante...). Acho que por causa disso, qualquer dia desses vou começar a ler 10 livros ao mesmo tempo (a questão é acabar os 10...) Das leituras literárias, sempre procuro livros que me surpreendam, me façam pensar, me alimentem, por assim dizer...

Admito que sou um preconceituoso: ainda não suporto a arte contemporânea, literatura inclusa... mas tenho me esforçado para aceitá-la e até gostar dela e o Meia e a lista do Nobel têm ajudado também. E nem digo best-sellers e produtos de consumo, digo a arte/literatura que se pretende séria... Aparentemente, comigo, o autor tem que estar morto a 50 ou 100+ para me dizer alguma coisa...

Pergunta para quem respondeu ao tópico uns tempos atrás: mudou alguma coisa?
 
Não entendo nada de literatura. Às vezes leio compulsivamente, às vezes fico longe de livros por muito tempo e tem vezes, ainda, que nem música eu tenho paciência de ouvir. Não li nem 50 livros nessa minha vidinha longa, segundo meu Skoob (que atualizo frequentimente). Mas, dentre esses poucos, alguns me agradam muito como Primeiras Estórias e Rumo ao Farol, por exemplo. Trocando em miudos: leio pois me considero uma pessoa sozinha e procuro nos livros alguma companhia. Sim, eu poderia adotar um cão, mas eu não gosto de cães. Então, vamos lá, Quincas Borba.
 
Modéstia a parte, eu me considero um leitor eclético, pois gosto de ler vários gêneros de livros, como biografias, história, ficção (romances, contos, crônicas e poesia). Além disso, também procuro ler obras de épocas diferentes, antigas e modernas, dos mais diversos escritores.

A única restrição que tenho é a falta de qualidade; assim, livro desse jeito eu não leio mesmo.
 
Ando muito indisciplinado na leitura. Tenho o hábito de ler dois livros de uma vez, se é correto isso? Não sei, mas faço sem dor na consciência. Meu problema nos últimos tempos tem sido o abandono da leitura de um livro “pela metade”, se não estou gostando, largo de mão ( acho que deveria ir até o fim). O meia palavra é uma boa referência sobre livros, é o parâmetro que tenho, por aqui vejo o que está rolando de “bom” e “mal” na literatura do país e mundo afora, além do mais, o pessoal ainda indica uns livros interessantes. Sou um leitor mediano e eclético.
 
Eu oscilava demais. Ou lia muito, ou não lia nada. Depois do Meia, mantenho uma média razoável, com um livro após o outro, sem os hiatos de outrora.

Não sou do tipo que lê mais de um livro por vez.

Leio de tudo. De Zíbia Gasparetto a Paulo Coelho.

:rofl:

Em off: Tenho uma queda pelos livros da Zíbia. É verdade, não tem cura.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo