• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Como você se vê como leitor?

Eu sou uma leitora em constante formação. Busco as novidades, mas também me sinto "presa" aos meus autores preferidos.
E sempre tenho a sensação que eu poderia ter lido melhor.
 
Eu me vejo como uma leitora chata, mas deve ser só consequência do fato de eu ser uma pessoa chata.
Valentina: fazendo comentários inúteis no Meia Palavra desde 05/12/2010.
 
Acho meio difícil me definir quanto ao que gosto. Porque não leio apenas os livros que acho que vou gostar. Parto do pressuposto que você só pode dizer que gosta ou não de tal autor ou de tal livro se você já o leu. Não lembro de ter tido preconceito quanto a livros. Contudo, hoje há autores que eu não leio mais porque não me satisfazem, mas isso porque já tive a experiência de ler algumas de suas obras.

Não gosto de ler poemas. Admiro e tal a capacidade dos escritores de fazer poemas, mas não é uma forma que me satisfaz.

Prefiro contos, romances e teatros. Ultimamente tenho diminuído o ritmo da leitura porque tenho uma carga de leitura pesada no mestrado, mas já li quase a mesma quantidade de livros do ano passado. Se pudesse voltar no tempo, substituiria O símbolo perdido, os dois primeiros volumes de Percy Jackson, Meu pé de laranja lima, Carne em delírio e Elza, a garota por obras mais consistentes. De qualquer forma, foram experiências. Não posso dizer que foram de todo inúteis.
 
Sou uma leitora que aprecia de tudo um pouco. Sabe, tento valorizar aquilo que um livro tem de bom mesmo que seja algo mínimo, e assim vou aprendendo a cada nova leitura. Já li alguns livros de auto ajuda e não achei abominável.
Meus pais tiveram muita influência para eu adquirir o gosto pelos livros. Sempre lia aqueles clássicos infantis (mesmo que rasgasse logo depois =D) e assim fui me acostumando a presença das letras a minha volta a todo momento. Graças a Deus pude descobrir o Meia com tão pouca idade, porque meus olhos se abriram para um universo bem mais amplo.
Me orgulho mesmo quando as pessoas da minha idade (16) me dizem que leio demais da conta e acham isso estranho. Mesmo quando me chamam de boba, porque ler é um hábito que já está arraigado em mim. Acho que ninguém nunca vai mudar isso.
E mesmo que eu curta livros de leitura simples como os best sellers (acho que a adolescência pede isso, no mínimo hehe) não deixo de lado os clássicos até porque sei que eles são essenciais na bagagem de um leitor. E eu amo a linguagem culta e rebuscada presente neles.
Aprecio a literatura brasileira e estrangeira sendo que meus estilos preferidos são: o romance policial com suspense e investigações intensas e romances históricos em geral. Poesia também, é claro *-* (Alphonsus de Guimaraens é meu divo).
Não vou me prolongar mais, só quero dizer que me orgulho muito de minhas leituras (apesar de ainda serem poucas) e que pretendo ler melhor a cada dia, tenho muito o que aprender ^-^ e saborear cada livro em sua grandeza particular.
 
Sou uma leitora que aprecia de tudo um pouco. Sabe, tento valorizar aquilo que um livro tem de bom mesmo que seja algo mínimo, e assim vou aprendendo a cada nova leitura. Já li alguns livros de auto ajuda e não achei abominável.
Meus pais tiveram muita influência para eu adquirir o gosto pelos livros. Sempre lia aqueles clássicos infantis (mesmo que rasgasse logo depois =D) e assim fui me acostumando a presença das letras a minha volta a todo momento. Graças a Deus pude descobrir o Meia com tão pouca idade, porque meus olhos se abriram para um universo bem mais amplo.
Me orgulho mesmo quando as pessoas da minha idade (16) me dizem que leio demais da conta e acham isso estranho. Mesmo quando me chamam de boba, porque ler é um hábito que já está arraigado em mim. Acho que ninguém nunca vai mudar isso.
E mesmo que eu curta livros de leitura simples como os best sellers (acho que a adolescência pede isso, no mínimo hehe) não deixo de lado os clássicos até porque sei que eles são essenciais na bagagem de um leitor. E eu amo a linguagem culta e rebuscada presente neles.
Aprecio a literatura brasileira e estrangeira sendo que meus estilos preferidos são: o romance policial com suspense e investigações intensas e romances históricos em geral. Poesia também, é claro *-* (Alphonsus de Guimaraens é meu divo).
Não vou me prolongar mais, só quero dizer que me orgulho muito de minhas leituras (apesar de ainda serem poucas) e que pretendo ler melhor a cada dia, tenho muito o que aprender ^-^ e saborear cada livro em sua grandeza particular.

Ashe, é bom ver gente jovem, como você, que tem o gosto pela leitura. Isso é realmente muito animador.

Parabéns.
 
Own *-*, thanks, sir Spartaco. Sinto-me muito feliz por ter adquirido esse gosto cedo, mas ao mesmo tempo fico triste por ver que é raro encontrar pessoas que também o tem, ainda mais da minha idade. Digo isso porque conheci pouquíssimos jovens que gostam de ler =/
Espero que esse fato mude com o tempo.
 
Eu sempre divido uma leitura de literatura e um livro de humanas (história, sociologia, filosofia...), e vario bastante o ritmo de leitura deles, escolhendo o que eu literalmente estou com vontade de ler no momento.

Poderia citar também os livros específicos da faculdade, mas com eles eu mais os estudo do que "leio" como faço com literatura por exemplo.
 
Eu sou um leitor eclético, gosto de todos os gêneros literários, com algumas exceções como auto ajuda e esses livros de menininha (crepusculo e cia.). Mas meus gêneros preferidos são os de fantasia, romances históricos e de ficção científica.
Meus pais sempre me incentivaram a ler desde pequeno, eles compraram meus primeiros livros quando eu tinha tres anos e acho que isso acabou exercendo uma certa "compulsão" minha por livros. Porém quem me abriu as portas do vício da literatura foi o senhor Harry Potter. Foi depois de terminar ele que eu comecei a ler aqueles livros de adolescente com uns 12 anos e nunca mais parei. Lentamente eu fui descobrindo outros autores mais adultos como p. ex. Stephen King e Bernard Cornwell (são os meus preferidos) até que descobri o meia e comecei a pesquisar outros autores (isso há uns 4 anos atras) e acho que minha fase de transição começou. Com a ajuda de duas grandes professoras de literatura que eu tive no cursinho pré-vestibular eu fiquei muito mais interessado nos clássicos e desde então tenho procurado ter uma meta de grandes autores que eu tenho que ler por ano. Posso dizer que estou perto de um nível avançado no campo dos clássicos, apesar que faltam muitos ainda para eu ler! Mesmo assim eu nunca parei de ler os autores que eu sempre gostei como J.K. Rowling e Rick Riordan, mesmo assim eu já vejo algumas novas histórias infanto-juvenis com um certo desinteresse, acho que faz parte da evolução da mentalidade literária né?

Outra coisa que sempre me influenciou como leitor foi a compulsão de ter minha própria biblioteca. Sempre gostei de ter os meus próprios livros e de ter a sensação que os livros estariam sempre ali quando eu quisesse voltar a le-los. Outra coisa que pode ser até meio retardada é que eu dou muito valor às capas dos livros e à edição. Algumas vezes eu deixei de ler um livro por ele ter uma capa feia ou por uma edição ruim. Acho que é um defeito meu, mas também acho que a edição e a capa de um livro faz parte de toda a arte da obra, ela reflete em uma imagem toda a obra ali contida e por isso deve ser levada em conta ao se comprar um livro.
 
Me considero um modesto bibliófilo (modesto porque não tenho recursos suficientes para adquirir livros raros, o que é comum em um bibliófilo menos modesto).

Sempre fui obsecado por comprar livros. Tem gente que compra tênis, algumas mulheres têm 'tara' por sapatos, minha 'tara' é de adquirir livros e até, às vezes, fico com sentimento de culpa por ter investido tanto em alguma compra.

Gosto de ler quase tudo: literatura (aquela já consagrada, pois sempre achei que é mais seguro ler algo que já tenha passado pelo crivo de muita gente e já tenha sido aprovado que correr o risco de perder tempo lendo alguma coisa que não sei se tem grande valor), livros mediúnicos, sobre automóveis, mas não sou chegado a livros de auto-ajuda e nem poesias.

Leio feito um maluco durante um certo tempo e depois dou um tempo sem ler nada para descansar o tico e o teco!
 
Para mim literatura não tem genero,não acredito nem na divisão prosa poesia.No máximo que existe é escola literárias,mas nem nisso acredito muito.Então não tem como dizer que sou eclético.
Literatura é arte ,e na minha visão arte é algo quase metafísIco que quando voce entra em contato com ela sente-se algo diferente ,o autor consegue gerar sentimentos em você.Qualidade de literatura para mim é isso.Não ligo se o livro é bem escrito se é rebuscado nem nada.Mas na maioria daz vezes autores mais rebuscados são de maior qualidade,mas não por serem hermeticos e sim pois conseguem passar sentimentos.Como no caso do bukowski,um dos meus autores preferidos mas tem a sua escrita é muito coloquial mas o seu livro é muito sentimental.
Odeio Neil Gaiman,Stephe King,Jk Rowling e similares.PARA MIM é só um monte de palavra escrita que forman uma historia mas tem sentimento zero.
Quando quero entreterimento vou assitir BBB,para mim muitos autores consagrados atualmente tem a mesma profundidade do que Faustão;
Não quis ofender ninguem mas já li o livro deles e são sem sentimnto algum, são só palavras escritas, não vejo arte nenhuma neles.
 
Existe um tópico " declare seu amor ao meia palavra" ??


Ter encontrado esse forum foi ótimo, nao tenho palavras (ainda) para descrever.

me sinto um leitor iniciante e esse forum tem me feito evoluir de diversas maneiras.

Obrigado
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo