Nóssa!
Muito obrigado Rodm, por toda essa explicação, de verdade, vlw mesmo, todas elas muito boas!
Então, realmente o Ranger Revisado, é bem melhor, e vi que fizeram 3 Arquétipos pra ele, ou existe mais suplementos oficiais?
A ideia inicial, era dele ser puro (Porem você me deixou, bem interessado na questão de Multiclasse kkk).
As classes que me chamaram atenção, para combar com Ranger foram Guerreiro, Ladino e Bruxo, as builds que você criou com essas combinações são simplesmente incríveis.
Voltando no Ranger, você acha que vale mais a pena a conclave da fera? Por que só 3 Níveis?
A do Caçador parece ficar bem op em níveis mais elevados, ainda mais se formos firmar uns Dragões kkk e a terceira também é bem interessante, você não considera seguir mais graduações em alguma das Conclaves?
Como nunca joguei a 5e, e já faz um bom tempo do 3.5 e Tormenta, tenho medo de acabar me perdendo na interação em combate, mas sinceramente, 5e ficou show de bola, ainda mais com essa do Ranger revisado, me apaixonei ainda mais pela classe!
Tem ideias de Builds mais focadas no Ranger Arqueiro, puro ou Multiclasse mais que favoreça mais o Ranger em si? (Ou você acha que não vale muito a pena?)
*Se puder me ajudar fazendo a progressão da Build 2 que você fez, do Ladino/Ranger eu ficaria muito grato, ainda mais se você coloca-la do nível 1, com meus valores de atributo, equips, pericias, raça e antecedente (Na real a ficha toda kkk), te peço desculpas já de ante mão, por te sugar tanto, mais quero que a experiência seja perfeita!
Os valores de atributo são 16, 15, 15, 14, 14 e 10, ainda não alocados.
Desde ja, muito obrigado mesmo Rodm e ao Forum Valinor!
Obs: Vamos jogar A Conquista dos Reis inicialmente.
Nóssa!
Muito obrigado Rodm, por toda essa explicação, de verdade, vlw mesmo, todas elas muito boas!
Então, realmente o Ranger Revisado, é bem melhor, e vi que fizeram 3 Arquétipos pra ele, ou existe mais suplementos oficiais?
A ideia inicial, era dele ser puro (Porem você me deixou, bem interessado na questão de Multiclasse kkk).
As classes que me chamaram atenção, para combar com Ranger foram Guerreiro, Ladino e Bruxo, as builds que você criou com essas combinações são simplesmente incríveis.
Voltando no Ranger, você acha que vale mais a pena a conclave da fera? Por que só 3 Níveis?
A do Caçador parece ficar bem op em níveis mais elevados, ainda mais se formos firmar uns Dragões kkk e a terceira também é bem interessante, você não considera seguir mais graduações em alguma das Conclaves?
Como nunca joguei a 5e, e já faz um bom tempo do 3.5 e Tormenta, tenho medo de acabar me perdendo na interação em combate, mas sinceramente, 5e ficou show de bola, ainda mais com essa do Ranger revisado, me apaixonei ainda mais pela classe!
Tem ideias de Builds mais focadas no Ranger Arqueiro, puro ou Multiclasse mais que favoreça mais o Ranger em si? (Ou você acha que não vale muito a pena?)
*Se puder me ajudar fazendo a progressão da Build 2 que você fez, do Ladino/Ranger eu ficaria muito grato, ainda mais se você coloca-la do nível 1, com meus valores de atributo, equips, pericias, raça e antecedente (Na real a ficha toda kkk), te peço desculpas já de ante mão, por te sugar tanto, mais quero que a experiência seja perfeita!
Os valores de atributo são 16, 15, 15, 14, 14 e 10, ainda não alocados.
Desde ja, muito obrigado mesmo Rodm e ao Forum Valinor!
Obs: Vamos jogar A Conquista dos Reis inicialmente.
kkk acho que fiz vc ter mais duvidas do que sanei as antigas... Mas bora lá...
Algumas considerações:
- O conclave do Caçador, só te dá defesas que vc ganha com ladino, e que vc ganha muito mais cedo fazendo a multiclasse, se vc fizer as contas, bater em área não vale a pena, as habilidades de lv.3, são boas, destaque para ROMPEDOR DE HORDAS.
- O Perseguidor das Profundezas é bom, tem habilidades decentes, destaque tbm para o lv.3 desse conclave, BATEDOR DO SUBTERRÂNEO faz uns combinhos OTK bem legais... lv.7 é muito bom, lv.11 é bem fraco e o lv.15 é bem mais ou menos.
- Sim, existem alguns outros conclaves, mas nenhum que eu destaque, acho bem fraquinho mesmo...
- Mas vamos aos pontos positivos do melhor conclave (ao menos na minha opinião); no lv.3 vc ganha um companheiro animal, ele evolui com vc, ganha vida, ganha melhoria de ataque e dano baseada no seu progresso... Esse bixinho, fica tão roubado que faz o Ranger ficar forte demais.
No lv.5 seu companheiro animal, ganha um ataque extra. No lv.7 ele ganha vantagem nos testes de resistência (muito forte). No lv.11, ele ganha ataque em área (mais efetivo que o Conclave do Caçador). No lv.15, uma vez por turno, ele pode reduzir pela metade um dano (é a segunda melhor habilidade defensiva do jogo).
Para outras builds, eu indicarira lv.6 ou até lv.11 desse conclave.
- Mas pq só lv.3 de Ranger?
Simples, pq lv.17 do Ladino Ladrão é o que faz essa multiclasse dar dano...
Mas vamos a progressão;
Temos os seguintes valores de atributo: 16, 15, 15, 14, 14, 10 (são valores muito bons pra 5e)
Nessa Build, algumas raças são boas, destaque pra MEIO ELFO e HUMANO VARIANTE, porém, o que vou usar aqui é o ELFO DA FLORESTA, de cara, ele não pode ser botado pra dormir e ainda tem vantagem contra ser enfeitiçado. Ganha visão no escuro e faz um descanso longo em 4 horas. Por ser um elfo da floresta, conseguimos nos esconder com maior facilidade e o deslocamento ao invés de 9m, passa a ser de 10,5m... Ganhamos +2 de DEX e +1 de SAB
- Lv.1 - Ranger: HP= 12
Status: For 14 / Dex 18 / Con 15 / Int 10 / Sab 16 / Car 14
Saves: Força e Sabedoria
Pericias: Percepção (Racial), Furtvidade (Antecedente Ladrão), Ferramentas de Ladrão (Ladrão), Enganação (Ladrão), Intuição (Ranger), Percepção (Ranger) e Sobrevivência (Ranger).
Equipamento inicial: Armadura de Couro, duas Espadas Curtas, Kit Explorador, Arco Longo e 20 flechas
- Inimigo favorito: Monstruosidades se seu mestre curte usar livro do mostro, ou Humanoides caso ele goste de fazer fichas...
- Explorador natural: Vc não sofre com terrenos difíceis, tem vantagem em jogadas de iniciativa e ainda tem vantagem contra inimigos que ainda não agiram... Depois de uma hora viajando, vc ainda ganha benefícios extremamente úteis (leia bem essa habilidade)
- Ataque: 1d20+4+2 | Dano: 1d8+4
lv.2 - Ranger: HP= 12+(6+2) = 20 (pegando vida media, pode rolar o dado se quiser)
- Estilo de Luta: Arquearia, ganha +2 nos ataques a distância
- Magias: vc possui dois slots de magia, escolha a magia marca do caçador, vc ainda pode escolher mais algumas magias, dique a vontade para pegar as outras (cura é sempre bom).
- Ataque: 1d20+4+2 | Dano: 1d8+4+1d6 (marca do caçador)
- lv.3 - Ranger: HP= 20+8 = 28
- Consciência Primitiva (habilidade legalzinha pra interpretar)
- Conclave da Besta: ganhamos nosso lobo (ou qualquer outra besta que vc queira), a grande vantagem do lobo sobre as outras bestas, é que ele ataca com DEX, então vc melhora dois pontos ao mesmo tempo CA e Dano.
obs.: Por ser o companheiro animal, esse lobo ganha algumas habilidades, vc pode escolher duas pericias adicionais, ele é proeficiente em todos os saves, adiciona a proeficiencia do personagem em ataque, dano, CA e pericias.
- Status base do lobo: For 12 / Dex 15 / Con 12 / Int 3 / Sab 12 / Car 6
- Pericias: Furtividade, Percepção e mais duas a sua escolha (sugiro Intuição, Acrobacia, Sobrevivência, ou qualquer pericia que tem base em sabedoria, ou destreza), o lobo pode te dar auxílio (vantagem) em pericias como Sobrevivência e Percepção
- HP lobo = 11 | CA do lobo = 15 (11 da armadura natural + 2 de Dex + 2 da sua proficiência)
- Pericias escolhidas: Furtividade = +4 | Percepção = +3 | Sobrevivências =+3 | Acrobacia = +3
- Ataque = 1d20+Dex+Proef= 1d20+4
- Dano = 2d4+Dex+Proef= 2d4+4 = 9 de dano medio
Seu dano aqui é: 1d8+4+1d6 (marca do caçador) + 2d4+4 (lobo) = 21 de dano médio (bom dano para esse lv)
- Lv.4 - Ladino: Hp personagem = 36 | Hp lobo = 16 (seu lobo ganha um DV 3d8+3)
- De cara, vc ganha uma nova pericia de ladino, escolha a que mais te agradar
- Vc tbm ganha especialização (adiciona seu bonus de proeficiencia duas vezes em pericias), escolha Furtividade e Percepção
- Giria de ladrão (coisa bobinha pra interpretar)
- Ataque furtivo (1d6), isso vai melhorar seu dano de agora em diante
Seu dano aqui é: 1d8+4+1d6 (marca do caçador) + 2d4+4 (lobo) + 1d6 (Ataque furtivo) = 24.5 de dano médio
- Lv.5 - Ladino: Hp personagem = 44 | Hp lobo = 22 (seu lobo ganha um DV 4d8+4)
CA lobo = 16
- Ação Esperta: Uma das melhores habilidades do jogo, use a ação bônus pra entrar em furtividade e ataque com vantagem todos os turnos.
Seu dano aqui é: 1d8+4+1d6 + 2d4+5 + 2d6 (Ataque furtivo) = 25.5 de dano médio
As pericias do lobo tbm melhoram 1 pt.
- Lv.6 - Ladino: Hp personagem = 52 | Hp lobo = 27 (seu lobo ganha um DV 5d8+5)
- Arquétipo de ladino: LADRÃO - Ganha velocidade de escalada igual ao seu deslocamento (nada de teste de atletismo pra subir paredes), e ainda passa a poder usar a ação bônus para poder usar itens
- Ataque furtivo (2d6)
Seu dano aqui é: 1d8+4+1d6 + 2d4+5 + 2d6 (Ataque furtivo) = 29 de dano médio
- Lv.7 - Ladino: Hp personagem = 52 | Hp lobo = 33 (seu lobo ganha um DV 6d8+6)
CA = 17
- Incremento no valor de habilidade: +2 em Dex para o arqueiro e +2 para o lobo
Seu dano aqui é: 1d8+5+1d6 + 2d4+5 + 2d6 (Ataque furtivo) = 30 de dano médio
- Lv.8 - Ladino: Esquiva Sobrenatural (ótima habilidade defensiva, mas vc quase não vai usar)
- Ataque Furtivo (3d6)... Seu dano melhora, vai pra 33.5 pts de dano
- Lv.9 - Ladino: Vc pode melhorar mais duas pericias, escolha as que seu mestre costuma usar com mais frequência
- Proficiência aqui é 4 ajuste a ficha do lobo (HP lobo aqui é 44 pts de vida)
- Lv.10 - Ladino: Evasão: Ótima habilidade defensiva e ganha mais um dado de Ataque Furtivo (4d6)
- Lv.11 - Ladino: Incremento do valor de habilidade - Pegue +2 de Dex para o Lobo e Talento ESPECIALISTA EM BESTAS
- Lv.12 - Ladino: Ataque Furtivo (5d6) e agora vc tem vantagem em testes de furtividade
- Lv.13 - Ladino: Valor de Proeficiencia passa para +5. Novo Incremento do valor de habilidade - +2 Dex para o Lobo e Talento FRANCO ATIRADOR para o personagem
- Lv.14 - Ladino: Ataque Furtivo (6d6) e ganha Talento Confiavel, essa habilidade te garante ser o cara das pericias, o minimo que vc tem pra se esconder agora é 20.
- Lv.15 - Ladino: Incremento de Valor de Habilidade - Melhore a Dex do lobo para 20 e com o ponto que sobrar, coloque em Int. Pegue o talento Resiliencia em Constituição, isso vai te dar +1 em Con e Save de Constituição (um dos três principais saves do jogo)
- Lv.16 - Ladino: Ataque Furtivo (7d6) e agora vc pode usar itens mágicos
- Lv.17 - Ladino: Proeficiencia vai para +6. Ganha Sentido Sego, agora vc pode combater sem ver, como especialista em bestas te permite atacar melee com o arco, ou besta, isso vai ajudar para combater humanoides e para combates em escuridão mágica
- Lv.18 - Ladino: Ataque Furtivo (8d6) e agora vc ganha proeficiencia em Saves de Sabedoria (outro dos três saves principais). Agora vc tem Saves de Força (não é tão bom), Destreza (muito forte), Constituição (muito forte) e Sabedoria (muito forte)
- Lv.19 - Ladino: Incremento do valor de habilidade - +2 de Constituição para o Lobo e pegue o Talento Alerta para o arqueiro
- Lv.20 - Ladino: Ataque Furtivo (9d6) e por fim, o arquetipo de ladrão permite vc ter dois turnos por rodada, isso quer dizer aplicar 2 ataques furtivos no seu turno...
Fazendo as contas: Hp do personagem = 167 pts de vida | CA = 17 (armadura leve + DEX) | Status finais: For 14/Dex 20/Con 16/Int 10/Sab 16/Car 14
Hp do lobo = 123 pts de vida | CA = 22 (11 de armadura natural + 5 Dex + 6 Proef) | Status dinais: For 12/Dex 20/Con 14/Int 4/Sab 12/Car 6
Talentos: Especialista em Bestas, Franco Atirador, Resiliente em Constituição e Alerta
Utilizando o talento de franco atirador, recebemos uma penalidade final de -3 para atacar, porem vc vai conseguir na maioria das vezes atacar com vantagem, isso vai compensar essa penalidade. Espero que ate o lv.20, vc já tenha trocado o arco longo por uma BESTA PESADA.
Ataque personagem: 1d20 +5(Dex) +2 (Ae=arquearia) -5 (talento) +6 (proef) = 1d20+8 (considerando que não tem uma arma magica)
Ataque do lobo: 1d20+ 5(Dex) +6(proef) (atacando com taticas de matilha, que garante vantagem nos ataques) = 1d20+11
Dano do primeiro turno do arqueiro: 1d10 (Besta) + 5 (Dex) + 1d6 (Marca do Caçador) + 9d6 (Ataque furtivo) + 10 (bônus de dano do talento) = 1d10+10d6+15 = 55.5 pts
Dano do segundo turno do arqueiro: 1d10+10d6+15 = 55.5 pts. de dano médio
Dano do Lobo: 2d4 + 5 (Dex) + 6 (Proef) = 2d4+11 = 16
DANO TOTAL = 127 de dano médio por turno
Obs.: Não se esqueça de atualizar a ficha do lobo, não esqueça de usar os talentos, leia todas as habilidades, esse personagem não é só um cara que da dano bruto.
Se tiver ficado duvidas, pode perguntar ai, to a disposição.