• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Círculo da Lei XI] Julgamento de Gandalf

Pérolas da vida real:

Em que pese o zelo e a longa dedicação do juízo a quo na condução do feito, muitíssimo bem conduzido e presidido por um magistrado de inegável escol, a quem o recorrente rende suas melhores homenagens, a r. sentença prolatada, em alguns pontos, merece reforma, concessa venia , consoante se demonstrará adiante.

Desculpem o (semi) off topic, mas eu queria deixar registrado que não conhecia essa palavra escol:

escol
substantivo masculino
  1. o que é considerado melhor, de maior qualidade, numa sociedade ou num grupo; elite.
 
Esses promotores estão passando um dia fazendo as peças e três procurando essas palavras pra botar.
Improcedente. Todos sabemos que questões semânticas são irrelevantes para o processo jurídico em curso.


P.S.: a demora para responder a essa acusação leviana de que a promotoria retarda o processo para procurar palavras difíceis é pq estava procurando palavras difíceis para fazê-lo...
 
Cansei de esperar os jurados que faltam.

Senhora Galadriel, a senhora está dizendo que Thráin mentiu em seu depoimento?

Creio que Thráin pode ter sido vítima da própria mente, envenenada, manipulada e fragmentada por artes malignas e severo trauma. Não é impossível que os acontecimentos em sua família e os eventos que se desenrolaram em seu destino tenham lhe causado tanto sofrimento e devastação que seu espírito e mente tenham ficado permanentemente danificados: a perda de seu lar, lidar com a morte trágica de Thrór, seu pai, e uma vida miserável, para os padrões dos anões, além de perder a herança de sua Casa e, provavelmente, a sanidade para as torturas e feitiçarias feitas em Dol Guldur.
 
A Acusação convoca o réu GANDALF para responder às perguntas feitas por esta, no presente julgamento.

*****
Senhor Gandalf, é sabido que o senhor se encontrou com Thórin em Bri, onde traçaram o vosso plano. Porém, foi só mais tarde, na casa de Bilbo, que o senhor revelou o mapa e a chave. Uma atitude um tanto suspeita, pois o senhor só o fez após perceber que realmente (e para os seus planos, infelizmente) precisaria de Thórin e dos outros anões. Diga-nos por que tu não revelaste o mapa e a chave desde o início, visto que tu tiveste contato anterior com o herdeiro destes objetos?
 
Nós magos possuímos nossas razões, assim como razões para escondê-las, e nenhuma delas é mesquinha como essa tola suposição trazida aqui por motivos que prefiro não imaginar!

Muito curioso que a acusação se lembre que eu já estava elaborando planos com Thórin antes de buscar Bilbo, e me acuse de só depois perceber que precisaria dos anões para meu suposto plano conspiratório. O que você quer dizer com isso? Me arrependo de ter achado confuso o "Bom dia!" do meu caro Bilbo naquela manhã...

Vou ignorar as afirmações e responderei à pergunta. Não revelei o mapa e a chave porque... ...não quis.

Como eu mesmo disse a Thórin, escolhi o momento certo e a maneira que achei adequada. Existem certas coisas que não podem ser reveladas sem cautela, sob o risco de causar transtorno na ordem do mundo. Eu não falaria abertamente sobre algo tão decisivo como estes artefatos em lugares vulgares como uma cidade.

Fiz o mesmo quando insisti a Frodo que saíssemos em segredo do Condado, e que estupidez sem tamanho fez ele quando decidiu sair sozinho por causa do meu atraso. É verdade que foi uma estupidez muito feliz, pois foi somente esse impulso herdado de seu sangue Tûk que salvou sua vida, já que naquele momento os nove já o procuravam. E o procuravam justamente porque o segredo sobre a localização das coisas importantes desse mundo não foi mantido.

Quando mostrei o mapa, a primeira reação de Thórin foi desdém. Ele não parecia interessado ou sequer acreditar que o mapa fosse útil - achava que suas próprias memórias eram suficientes. Foi somente por um sentimento de orgulho que aquele anão teimoso quis saber da origem. Os anões estão acostumados a acumular e a possuir, e nesse sentido entendo por que um dragão buscaria por eles. Lembro-me que tive que insistir e explicar o que o mapa dizia para que se convencessem que era algo importante, e Thórin só realmente se convenceu com a chave da porta. Se eu tivesse interesse no mapa em si, poderia ter ficado com ele com a total ciência de Thórin, bastaria que eu aceitasse sua inicial resistência.

Mantive o mapa e a chave sob meu poder até aquele momento porque achei que era o certo a fazer. Thráin resolveu usar o mapa por conta própria e só trouxe desventura a sua própria vida. Se tivesse dito antes aos anões, cegos em sua ira, provavelmente teriam partido antes - sem Bilbo - em direção a uma morte estúpida e sem serventia. Era necessário primeiro convencê-los de que precisavam de um ladrão, e em Bolsão entenderam o motivo. Decidi o momento mais conveniente para o plano.
 
É notável a pouca humildade do velho garoto ao dizer coisas como
Não revelei o mapa e a chave porque... ...não quis.
!!! Ora! Essa decisão não cabia ao réu, pois os objetos em questão pertenciam à Thórin, não importando se este tenha ou não posteriormente considerado tais objetos de pouca utilidade. Mas passemos para outra questão. Após notar a absurda arrogância do réu, que em sua mente senil se considera um exemplo de humildade e uma espécie de paladino da justiça, pedirei aos jurados para que relembrem a negligência do réu em suas ações tolas e atentem para as suas videocassetadas verbais enquanto fazemos a seguinte pergunta:

Gandalf, é sabido que Denethor, enquanto as forças de Mordor e de Sauron ganhavam forma, permanecera encastelado, com nítidos sinais de insanidade, em Minas Tirith. Ora, o senhor se instalando na cidade por algum tempo, para investigar o paradeiro do Um, qual a razão de não ter feito algo já nessa ocasião para impedir o avanço da amência do governante e, por conseguinte, melhor organizar as tropas do levante contra o Senhor do Escuro?
 
Mas na versão em português não tinha acento? Parece que tinha! Ou então eu tô alucinando aqui, sei lá. Desculpa aí, seu Thrain (sem acento).

Editado: era o Thráin que tinha acento, por isso eu confundi. Sorry, Sr. Thráin.
 
Última edição:
Olhem esse mago troçando de nós! Olhando com esse sorriso enviesado como quem debocha de nós, e desse julgamento. Não vai falar nada? Esse sorriso vai morrer quando você conhecer as correntes que te merecem, Tharkûn! Eu me ofereço para forjá-las pessoalmente, será imune a todas as suas feitiçarias! Você vai pagar!
 
Cuidado que a reação do velho garoto pode ser assim:
you-motherfucker.jpg
 
  • Haha
Reactions: Bel

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo