• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Círculo da Lei XI] A justiça tem que continuar

Quem deve ser o Réu do XI Círculo da Lei?


  • Total de votantes
    14
  • Votação encerrada .
Status
Fechado para novas mensagens.
Ôpa, Bel fez virar tópico. :mrgreen: Mais organizado agora.

Como eu preciso de um tempo para propor as novas regras e depois vamos precisar de um tempo para as discussões e ajustes, e depois ainda escolheremos quem vai ser o personagem julgado, e daí quem vai ser o quê (juiz, promotor, advogado...) e tudo mais, teremos tempo antes de começar "à vera". Podemos estipular 01/12 como data limite, e se tudo correr bem antecipamos, que tal?
 
  • Curtir
Reactions: Bel
Aí fica difícil.
** Posts duplicados combinados **
Eu mencionei o Boromir porque dá pra fazer vários argumentos pró e contra. Mas com certeza tem várias outras opções, só não estou lembrando agora.
 
Eu pessoalmente achei divertidíssimo o julgamento de Sauron justamente porque a defesa precisou fazer mil manobras. Para um novo julgamento poderia ser Manwë, por exemplo, para a acusação ter que se virar. :lol:
 
Pessoal, já estou trabalhando na reformulação. Pretendo desenhar o fluxo do julgamento para ficar bem fácil de se guiar. São 7 mudanças principais:

- Simplificação dos prazos;
- Fracionamento das acusações. Jurados votarão uma a uma;
- Extinção da "banca organizadora". O próprio Juiz conduzirá o processo;
- Interrogatório das Testemunhas com nova dinâmica;
- Interrogatório do Réu;
- Considerações finais;
- Soberania da decisão dos Jurados. Juiz só decide a pena.
 
Última edição:
Dando uma lida no julgamento de Sauron eu pensei "quantas palavras difíceis! Somos apenas humildes piratas!"
Acho que eu vou tentar usar um vocabulário um pouquinho mais simples (formal, mas compreensível) para que os populares como eu possam entender com mais clareza e facilidade.
 
Eu li umas várias páginas do julgamento do Sauron e queria que vocês confirmassem se eu entendi o esqueleto da coisa, pode ser?

- A acusação apresenta o réu, acusando o pobre coitado conforme os relatos da história do Tolkien (ou seja, sem inventar fatos), mas sem necessariamente citar o texto.
- A defesa tem liberdade criativa para argumentar os motivos do réu etc.
- O júri decide se está convencido ou não, e daí tanto faz eles seguirem (ou conhecerem) a história do Tolkien ou não, valem os argumentos apresentados
- O(a) juiz(a) põe ordem na baderna e pronuncia a sentença

É mais ou menos assim?
 
Eu acredito que seja isso mesmo @Haleth. É claro que tem alguns detalhes como o interrogatório das testemunhas, mas a estrutura parece ser essa mesmo.

Enfim eu não tenho muito de forúm então quem poderia te responder melhor seria o Eriadan ou algum outro usuário :-D
 
Boa pergunta :lol:, sei lá eu prefiro só observar por enquanto o próximo julgamento, até porque eu vou ter algumas provas em breve.Sabe, não quero me compreter em algo para depois deixar vocês na mão.

Mas depois dessas provas eu estou dentro!
 
Bom, pelo que o Eriadan disse a coisa vai acontecer em Dezembro (se é que eu entendi certo). Mas em relação a um próximo julgamento eu não faço ideia de quando seria, pois o último foi há dois anos!
 
Boa pergunta :lol:, sei lá eu prefiro só observar por enquanto o próximo julgamento, até porque eu vou ter algumas provas em breve.Sabe, não quero me compreter em algo para depois deixar vocês na mão.

Mas depois dessas provas eu estou dentro!
Pelo que entendi, não vai ser tão já, @Thresh
 
Dando uma lida no julgamento de Sauron eu pensei "quantas palavras difíceis! Somos apenas humildes piratas!"
Acho que eu vou tentar usar um vocabulário um pouquinho mais simples (formal, mas compreensível) para que os populares como eu possam entender com mais clareza e facilidade.
Isso fica sempre a critério de cada usuário! Independente de que linguagem você preferir utilizar, o mais importante é entrar na brincadeira, sabe? Atuar como se estivéssemos em pleno Círculo da Lei mesmo, dentro da história. Eu, por exemplo, usei uma linguagem bem formal como Juiz, imaginando que era um maia do Mahanáxar treinado na "Tradição Jurídica" de Valinor. Aí criei ficções, como usar os "precedentes oficiais", que seriam aqueles contados no próprio Silmarillion (julgamento de Fëanor, julgamento de Melkor...), e os secundários (usei outra expressão que nem lembro mais), que seriam aqueles dos Círculos da Lei editados no fórum. Mas se representasse a acusação ou a defesa poderia ter feito um personagem mais popular, ou qualquer coisa que soasse mais verossímil na história. O legal é viajar nisso, usar a criatividade à vontade, desde que numa lógica endógena a Arda, como a Indily pontuou nas regras.

Eu li umas várias páginas do julgamento do Sauron e queria que vocês confirmassem se eu entendi o esqueleto da coisa, pode ser?

- A acusação apresenta o réu, acusando o pobre coitado conforme os relatos da história do Tolkien (ou seja, sem inventar fatos), mas sem necessariamente citar o texto.
Isso. É importante não fazer citações diretas, justamente pelo que eu escrevi acima: a ideia é se comportar como se estivéssemos dentro da história, julgando um personagem do nosso próprio universo.

- A defesa tem liberdade criativa para argumentar os motivos do réu etc.
- O júri decide se está convencido ou não, e daí tanto faz eles seguirem (ou conhecerem) a história do Tolkien ou não, valem os argumentos apresentados
Sim. Esse é um ponto que eu levantei no último julgamento e até gerou uma controvérsia, porque, teoricamente, as partes podem inventar livremente, inclusive em contradição com o que está escrito nas obras, já que a outra parte não vai poder dizer "Ei, mas na página X diz que...". Mas esta é que é a beleza de um julgamento: é preciso ser CONVINCENTE. Um argumento aventureiro, como uma ideia que não está nas obras, tem que ser MUITO bem fundamentado para não ser facilmente refutado pela outra parte ou desconsiderado pelos jurados. E ainda tem o seguinte: se os jurados também pertencem ao universo, é de se presumir que eles têm um senso comum sobre os fatos ocorridos, e até mesmo uma opinião pré-formada, como é da natureza até de júris reais. O trabalho da acusação e da defesa é convencê-los. Portanto, se um membro do julgamento resolve se desapegar deliberadamente dos "fatos", sem ao menos uma teoria muito bem fundamentada, a tendência é ele se desmoralizar completamente.

Além disso,

- O(a) juiz(a) põe ordem na baderna e pronuncia a sentença
Sempre tem o juiz para pôr ordem na casa se, provocado pela outra parte, concluir que está havendo excessos.

Boa pergunta :lol:, sei lá eu prefiro só observar por enquanto o próximo julgamento, até porque eu vou ter algumas provas em breve.Sabe, não quero me compreter em algo para depois deixar vocês na mão.

Mas depois dessas provas eu estou dentro!
Para quem quer só acompanhar sem se envolver muito, eu sugiro que seja um dos jurados. Dessa forma, dá para só acompanhar o julgamento do início ao fim sem ter necessariamente que participar, até chegar ao momento de dar os votos. Jurados mais participativos poderão fazer perguntas às testemunhas e ao réu, mas é facultativo.
 
Então tá, acho que vou preferir mesmo usar uma linguagem um pouquinho menos formal para que os humildes como eu possam entender sem precisar toda hora ir ao dicio.com.br para ver o significado.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo