• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Capitu: Traidora ou Injustiçada?

  • Criador do tópico Dérião
  • Data de Criação

Capitu traiu?

  • Sim, ela traiu. Bentinho estava certo.

    Votos: 1 14,3%
  • Não, ela não traiu. Bentinho pirava errado.

    Votos: 3 42,9%
  • Não tenho opinião formada

    Votos: 3 42,9%

  • Total de votantes
    7
Também há as recorrentes descrições de Capitu feitas por Bentinho, desvelando-a como uma mulher sinuosa, de caráter misterioso. Ele atribui a ela "olhar de cigana obíqua e dissimulada", assim como "olhos de ressaca", em alusão aos olhos duvidosos e inescrutáveis de alguém que está de ressaca (já repararam nisso?). Isso tanto conta pontos contra Capitu, como também pontos a favor, visto que são descrições carregadas de subjetividade e construídas pelo próprio Bentinho, o ciumento obsessivo.
 
Realmente acho que ela não traiu, mesmo tendo lido o livro super rápido (não por pressa para uma prova, mas por que gamei no livrim mesmo).

Sempre achei aquele papo do Bentinho muito "corno manso", ainda acredito que Machado de Assis deixou algo embutido na história que conta o verdadeiro final mas que ninguém descobriu... Ainda.

Enquanto ninguém descobre: Não, ela não traiu. Bentinho pirava errado.
 
Eu sempre acreditei na paranóia de Bentinho. Eu já pensei nisso que o alrob disse: que o Machado deixou a resposta em alguma entrelinha, mas não achamos ainda. Acho q vou ler novamente....
 
Saiu um livro novo da Nova Fronteira, o "Quem é Capitu?", com vários ensaios e contos sobre a Capitolina. Tem até texto da Fernanda Montenegro. E ó, tem promoção no site: http://www.novafronteira.com.br/capitu/promocao.asp
 
Simceramente.Eu tenho somente 11 anos.MAIS ADOREI A MINISSERIE Capitu.
eu votei que ela TRAIU sim o Bentinho.
O muleque,era super igual ao Ezequiel(amigo e suspeito da traição).
Mais a mulher do Ezequiel quese deu usn pega no Bentinho e ele era SUPER siumento.
Eu e Minha Mãe vamos comprar o livro pq eu estou fissurada em Capitu.
adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii essa minisserie.



ADOREI A MINISSERIE.queri ver o filme.tem o filme?
 
Gostaria de responder a essa pergunta com outra pergunta. Porque a mãe de Bentinho perdeu toda a admiração por Capitu, logo apos ela ser mãe? Durante toda a narrativa, ha indícios de que aquela do :sim:olhar oblíquo e dissimulado seria capaz de uma perfídia.
 
Não há resposta para essa pergunta porque tudo que sabemos sobre ela veio de Bentinho. Como não podemos confiar nele, não há base para sequer pensar nisso...
 
[align=justify]:vergonha: A primeira vez que li "Dom Casmurro" eu tinha 13 anos. Foi o primeiro livro "difícil" que eu li na minha vida e lembro ter adorado, pois eu achei que, apesar de ser MACHADO, eu consegui compreender a história. Fiquei, como a maioria das pessoas, naquela dúvida: "Capitu traiu ou não traiu Bentinho?". Nos meus pueris 13 anos de idade eu fiquei encantada com o fato de ficar na dúvida eterna... "oh", eu pensava, "levarei esta dúvida para todo o sempre. Nunca saberei a resposta de tal fato". :oops:

Reli o livro no final do ano passado e com uma certa experiência de vida acumulada, afinal estou quase perto dos 30, ¬¬ fiz um julgamento: "Bentinho é um paranóico ciumento, pode até ser Capitu tenha traído, mas Bentinho pfffff, ô homenzinho possessivo..." Mas, não é que, a dúvida permanece???!!!!:timido: Eu posso estar reduzindo muito as coisas e fazendo uma interpretação bastante "terra-a-terra", pouco literária, mas fiquei... sabe com qual sensação? A mesma de quando um amigo ou amiga pensa estar sendo "chifrado" e desabafa com a gente e a gente pensa assim: "Será?". A gente nunca vai saber e ponto.

A história de Bentinho? A mesma coisa... Ou seja, fiquei na mesma:hahano:[/align]
 
Eu também acho que o Bentinho é o grande "vilão" da história, confesso que também cheguei a acreditar na traição da (minha querida) Capitu, mas como o Jorge já citou, eu estava sendo influenciada pelo Bentinho. Eu acho que o cara era um doente exagerado. Ela foi injustiçada, eu acho. Mas a verdade só o Machadão sabe.
 
Tem uma passagem singular no livro que dá uma idéia de quem traiu quem. Bentinho é um sacana quando se propõe a escrever o livro e, quase tudo o que ele fala, deve ser entendido às avessas. O primeiro capítulo, quando ele explica o título do livro e fala que Dom Casmurro nada tem a ver com ele, é bem certo que Casmurro é tudo o que o Bentinho é.

Quase ninguém lembra da passagem, se não me engano do segundo capítulo, quando ele descreve a casa que ele morava. Lá, tinham quatro figuras postadas na parede, quatro personagens históricos: Nero, Augusto, o terceiro não lembro, mas acredito que era Júlio César e o quarto é Massimissa.

Olhando para os quatro, Bentinho diz lembrar de sua tragédia, aí, você vai ver a referência e descobre que os três primeiros foram mortos por traição, logo, por consequência, você deduz que Massimissa também foi morto por traição.

Entretanto, aí o engano se estabelece: Massimissa foi quem traiu a esposa, assassinando-a, dando veneno para ela só porque ela recepcionou os romanos para tentar salvar o império de seu marido da destruição (Massimissa odiava os romanos e).

Se Bentinho lembra de sua tragédia olhando para os quatro, como Capitu traiu Bentinho? Existe também a traição de Bentinho à Capitu e, essa, não acredito que seja a de Escobar (como muitos afirmam, imbecilmente), mas sim a da traição à memória dela. Talvez o último lampejo de lucidez de Bentinho que faz justiça à memória de sua amada dando a entender que ele também a trai.
 
Puta ou não Puta..Traidora ou injustiçada...??? Bem acho que essas são questões mínimas dessa obra, diria até...mesquinhas e tipicas do banalismo e bisbilhotismo sexual Brasileiro! Farpas à parte, temos que concordar que Capitu é um dos personagens femininos mais fortes de nossa literatura, tinha convicção do seu poder de sedução desde muito jovem... Ah! aqueles olhos de cigana oblíqua e dissimulada. No fundo todo mundo é meio Capitu quando quer defender seus própios intereses e libidos!
Pra mim o logus desse livro está na psicologia da traição, ou seja aquela velha dúvida que nos aporrinha perante o nosso "não-ter-o-que-fazer" para empedir as aventuras extra conjugais de nossos parceiros...

Aliás a própria noção de traição é uma negação de nossa mais sublime condição: a LIBERDADE! Traímos aos outros ou a nós mesmos? Eu fico com a segunda opção. Se você teve uma experiência extra conjugal você traiu apenas você memso, suas juras de amor ao luar de inverno,as caixas de bombons, as cartas, as flores e os perfumes em dia de aniversário, o seu sim perante ao sacrossanto matrimônio e o pior: sua própria liberdade de dizer - Desculpe, Não dá mais!
De concreto Bentinho (e nós) nunca soube de nada e o que lhe restou foi apenas a Casmurrice, a solidão e as rugas diante do espelho.

Como diria José Dias (o personagem prolixo): essa questão, assim como a vida é complicadíssima!!!!
 
Puta ou não Puta..Traidora ou injustiçada...??? Bem acho que essas são questões mínimas dessa obra, diria até...mesquinhas e tipicas do banalismo e bisbilhotismo sexual Brasileiro! Farpas à parte, temos que concordar que Capitu é um dos personagens femininos mais fortes de nossa literatura, tinha convicção do seu poder de sedução desde muito jovem... Ah! aqueles olhos de cigana oblíqua e dissimulada. No fundo todo mundo é meio Capitu quando quer defender seus própios intereses e libidos!
Pra mim o logus desse livro está na psicologia da traição, ou seja aquela velha dúvida que nos aporrinha perante o nosso "não-ter-o-que-fazer" para empedir as aventuras extra conjugais de nossos parceiros...

Aliás a própria noção de traição é uma negação de nossa mais sublime condição: a LIBERDADE! Traímos aos outros ou a nós mesmos? Eu fico com a segunda opção. Se você teve uma experiência extra conjugal você traiu apenas você memso, suas juras de amor ao luar de inverno,as caixas de bombons, as cartas, as flores e os perfumes em dia de aniversário, o seu sim perante ao sacrossanto matrimônio e o pior: sua própria liberdade de dizer - Desculpe, Não dá mais!
De concreto Bentinho (e nós) nunca soube de nada e o que lhe restou foi apenas a Casmurrice, a solidão e as rugas diante do espelho.

Como diria José Dias (o personagem prolixo): essa questão, assim como a vida é complicadíssima!!!!
 
Sim... Bentinho foi traído.

É lendária a capacidade feminina de trair e levar o segredo para o túmulo. Nós homens somos mais relaxadões e sempre damos brecha, e somos descobertos ( e elas nunca levam na esportiva).
Mas mesmo sem as provas físicas, uma cara antenado pode somar algumas pistas para chegar na solução inglória pelas ferramentas do raciocinio cientifico. Mas é claro... não tenha esperanças, ainda assim ela nunca vai admitir.
Gente!!! O moleque nascer com a cara do amigo não ajudou e fica meio difícil explicar mesmo no Sec XIX já que a carga genética não se dá por osmose.
Eu fiquei com a impressão exata na época em que li o livro de que a Capitu pulou a cerca e que o Bentinho ficou esquisitão daquele jeito depois desse trauma.
Mas o pior erro foi o dele. Abdicou da vida e até de uma possivel felicidade com a volúvel Capitu devido a esse mero deslize. Se tornou um masoquista alimentando sua raiva por ela apenas para poder sentir pena de si mesmo.
Talvez ajudasse para ter uma opinião baseada na minha atual experiência de vida(Quê? a gente vê essas coisas por aí, não precisa se traído...) reler o livro hoje como nossa amiga sugeriu...
 
Vail disse:
Sim... Bentinho foi traído.

É lendária a capacidade feminina de trair e levar o segredo para o túmulo. Nós homens somos mais relaxadões e sempre damos brecha, e somos descobertos ( e elas nunca levam na esportiva).

E isso, essa "capacidade feminina" e esse "relaxadão" masculino seria por quê exatamente?
Hummm... teria algo a ver com o fato de que (ainda hoje, que dirá na época em que o livro foi escrito) a traição feminina é vista pela sociedade de maneira beeem diferente da traição masculina?
Até cerca de quarenta anos atrás, no Brasil, um homem acusado de assassinar a esposa ou namorada, suposta ou realmente traidora, podia alegar na justiça "defesa da honra" e escapar da prisão na boa.
Acho que isso diz bastante sobre a questão "capacidade feminina" X "relaxadão masculino", né Vail?

Só quero acrescentar que não sou nenhuma "feminista odiadora profissional de homens" (pelo contrário :timido: ) e sei que essa observação que fiz acima não tem nada a ver com "Dom Casmurro, mas não dá pra ler um negócio desses e deixar passar em brancas nuvens. Desculpem.


Vail disse:
Gente!!! O moleque nascer com a cara do amigo não ajudou e fica meio difícil explicar mesmo no Sec XIX já que a carga genética não se dá por osmose.

Bem, a gente sabe que o moleque é a cara do amigo porque o Bentinho diz que era.
Como foi escrito aqui em vários outros posts, a gente só sabe a versão do Bentinho, e pra ele a Capitu traiu; portanto, se você acredita na versão do Bentinho, é claro que a Capitu traiu, então a história não tem segredo nem dúvida de espécie alguma pra você, é pura e simplemente a narrativa de um marido traido... :rolleyes:
 
Clara V. disse:
...E isso, essa "capacidade feminina" e esse "relaxadão" masculino seria por quê exatamente?
Talvez mesmo por tudo isso que você explicou. Para o homem, não era tão vital assim pular a cerca e não ser descoberto, no máximo podia dar uma baita dor de cabeça. Mas para a mulher, como você também disse, a situação era bemmm outra.

Clara V. disse:
...e pra ele a Capitu traiu; portanto, se você acredita na versão do Bentinho, é claro que a Capitu traiu, então a história não tem segredo nem dúvida de espécie alguma pra você, é pura e simplemente a narrativa de um marido traido...
quê exatamente?

Sim... eu sei... e talvez ate ele soubesse. Mas ele era o tipo de pessoa que precisava perguntar: "Por que?", e a Capitu respondeu: "Por quê o quê?" , e como todos sabemos sua cuca fundiu pondo a prova sua sanidade (por quê no fundo para ele também era mais conveniente não acreditar).
Esse sempre foi o X da questão para mim... Se ele acreditava ou não, ou fingia que não acreditava.
 
Um grande dilema que talvéz nunca será desvendado, acho por vezes que Capitu não traiu Bentinho, e que ele sente ciumes não só de capitu, mas também de seu amigo Escobar e acaba vendo coisas com medo de perder os dois. Outras vezes acho que. Capitu sim o traiu mas não porque não o gostava mais e sim por um impulso maior, como se Escobar tivesse as qualidades que gostaria de ver em Bentinho.
 
Capitu sim o traiu mas não porque não o gostava mais e sim por um impulso maior, como se Escobar tivesse as qualidades que gostaria de ver em Bentinho.

Exato! É o que eu chamo de atração inevitável, Bentinho era menos homem do que Capitu mulher, quando Escobar já começa as relações com Bentinho por puro interesse. O amor verdadeiro está, segundo Machado em seus contos e ensaios, nas almas que se combinam.
 
Machado de Assis conseguiu o que queria com essa obra: perturbar a todos com essa dúvida XD Confesso que não tenho uma opinião formada, apesar de "pender" para o lado de que Capitu não traiu. Mas, concordo que ele seja um tanto paranóico.

Afinal, desde suas impressões sobre Capitu, já se sentia um pouco "inseguro" em relação a ela: "Olhos de cigana oblíqua e dissimulada" - Para ele, tratava-se de uma mulher cujo olhos não paravam, estavam sempre a espreita, ou como ao pé da letra da palavra oblíquo, de través.

Os mesmos olhos que, assim, teriam olhado para outros homens, e assim o traído.
 
Ler esse tópico até me deu vontade de reler Dom Casmurro, pena que tenho muito livro "em aberto" aqui.

Lembro até hoje dos "olhos de cigana oblíqua e dissimulada", meu professor de interpretação botou isso numa prova.

Eu ainda acho que a Capitu não traiu o Bentinho. O personagem escreve para expulsar seus demônios, pra tentar obter um motivo pra merda que ele fez não só com a sua vida, mas como das pessoas próximas; assim acaba criando motivos pra odiar a Capitu e seu filho, ao descrevê-lo como parecido com Escobar e mostrando a Capitu como uma piranha desde o começo. É, o maluco era noiadão, com claras tendências masoquistas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo