1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Capitu: Traidora ou Injustiçada?

Tópico em 'Literatura Brasileira' iniciado por Dérião, 25 Nov 2007.

?

Capitu traiu?

  1. Sim, ela traiu. Bentinho estava certo.

    0 voto(s)
    0,0%
  2. Não, ela não traiu. Bentinho pirava errado.

    0 voto(s)
    0,0%
  3. Não tenho opinião formada

    0 voto(s)
    0,0%
  1. Dérião

    Dérião Visitante

    Sem mais delongas e sem me ampliar agora, ficam as "Asas de Balrog" da Literatura Brasileira. Capitu era uma vadia ou Bentinho um paranóico?
     
  2. Anica

    Anica Usuário

    Eu ainda acho que o charme da obra é nunca ter certeza. Mas enfim, enquanto leitora a sensação que eu tinha é que Bentinho era um paranóico. Ou que conta a história justamente para nos convencer do que ele acreditava.
     
  3. imported_Arien

    imported_Arien Usuário

    Eu sempre achei que a traição da Capitu sempre foi mais fruto do ciúme doentio do Bentinho que fato concreto.

    Embora no livro a narração dê a impressão de que Capitu é uma dissimulada ou como disse o Deriel, uma vadia, a narração é feita pelo Bentinho. Logo, a gente está vendo o ponto de vista dele. Provavelmente, se a estória fosse narrada pela Capitu ou mesmo por outro personagem, nossa percepção da personalidade de cada um dos personagens seria diferente.
     
  4. Marco

    Marco may the force be with... wait

    Acho que o Bentinho era paranóico.
    A história toda é baseada na interpretação do Bentinho, e carregada de subjetivismos. Como a Arien e a Anica bem disseram se a história fosse contada do ponto de vista da vadia, digo... da Capitu, acho que a história seria bem diferente, mesmo que ela realmente tivesse traído o marido. :dente:
     
  5. Bagrong

    Bagrong RaG

    Bentinho era paranóico! Ele escreveu o livro todo tentando provar seus pontos de vista, mas acabou se perdendo no própio raciocínio. A história passou toda pela sua lembrança e interpretação dos fatos.

    Eu não acho que ela tenha traído.
     
  6. Pips

    Pips Old School.

    Só para fugir do mesmo. Na primeira vez que li achei que ela tinha traído, na segunda que ele era paranóico. E como não li a terceira (para o tira-teima) não sei o que achar.
     
  7. Anica

    Anica Usuário

    Ah, né, eu estava esquecendo deste detalhe aqui:

    Trecho de carta de Graça Aranha (então na Suíça) descrevendo uma hóspede do mesmo hotel no qual ele estava para o amigo Machado de Assis:

    Retirado de: “Fraturas do Texto: Machado e seus Leitores” de Rubens Alves Pereira
     
  8. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Capitu? Era uma putinha relaxada, isso sim!
     
  9. Marcileia

    Marcileia Usuário

    Não acho que ela traído, mas para provar suas teorias Bentinho tenta de todas as formas "mudar" os fatos para que dê a entender que ela o traiu.
    Mas que é gostoso ler esse livro e em determinadas partes achar que sim ela traiu e em outros não é paranóia de Bentinho é!
     
  10. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

    Eu sempre gostei de achar que ela traiu ele. Claro, não dá para provar através dos fatos descritos, justamente pelo fato do narrador ser o Bentinho. Mas é como a Ana disse, a incerteza é o charme da coisa.

    Aliás, reli o livro semana passada. Fazia muito tempo que eu tinha lido.
     
  11. Quickbeam

    Quickbeam Rock & Roll

    Lembro que certa vez a Folha de SP fez uma matéria intitulada O Julgamento de Capitu. Vários intelectuais foram chamados para fazer os papéis de promotor, advogado de defesa e "testemunhas". Não me lembro dos detalhes, mas foi engraçado. Acho que o Marcelo Rubens Paiva declarou que achava o Bentinho um gay enrustido. :lol:

    Eu acho que ele era paranóico, sim, e que Capitu, embora nunca saibamos a verdade, não traiu o marido (Bentinho pedia para ser traído, no entanto).
     
  12. Pips

    Pips Old School.

    Vocês acham ela santa demais! Se Machado tivesse escrito uns apêndices com certeza ela seria uma traidora, e não de um homem só! Porém o Machado quis fazer misteriozinho, mimimi.
     
  13. Ronzi

    Ronzi Oh, Crap!

    Concordo com vc quanto ao charme da obra, mas também acho que por Machado de Assis ser um batuta-mor que gostava de sacanear Bentinho era corno.
     
  14. *Delirium*

    *Delirium* Usuário

    É muito engraçado como a opinião masculina sobre a Capitu é a mesma...quero dizer 'Bentinho era corno" e isso é tudo.
    Até porque se Bentinho era corno logo Capitu era vagaba!!!
    Quer dizer que o estilo do Machado era sacanear com todo mundo...
    Um fanfarrão **inevitável!!
    Francamente tomara fosse que todos os escritores soubessem "sacanear" dessa forma com seus personagens...elas são tão vivas que definitivamente fazem parte do nosso imaginário e como nosso 'imaginário' é povoado por ícones latinos americanos influenciadérrimo pela cultura norte americana enfim um bacanal ocidental.Presumo que seja por isso essa leitura tão determinista isso claro pra não usar um termo que sem dúvidas desviaria o tema do tópico o MACHISMO bléemmmm!!!Nem pensar!!!
    Não sei porque mas só consigo ler essa obra com olhos históricos...putzz Machado manipulou seus personagens com tanta intimidade, impossível ele não ter carregado seus persongens com o imaginário daquela época ele trabalhou muito bem os arquétipos e com tudo isso pode mostrar em algumas passagens o que históricamente era fato o homem deveria ser a vitima o "corno" nesse caso...imagina se ele tivesse invertido e dissesse que o Bentinho tinha olhos de ressaca e toda a dissimulação que mostra na Capitu e dae como ele iria sair e beber com os amigos daquela sociedade.Sei não.Por outro lado ele era sensível e sabia dos caminhos femininos ele usou a fraqueza do Bentinho pra conferir a Capitu a força dramática que só mulheres "capitulares" conseguem ter rsrs!!
    Ouvi falar não sei se foi a Anica que o Machado é um dos caras mais estudados no Japão...queria tanto saber a opinião do povo oriental mas o homem contemporâneo!!
    Viva o Machadão!!!
     
  15. Ronzi

    Ronzi Oh, Crap!

    Moça ou moço, sei lá, se a sua opinião é que alguém aqui está sendo machista ou qualquer coisa do tipo, peço que releia os posts. Ainda mais, se eu acho que ele foi corno é a minha interpretação sobre um fato que o livro não expõe claramente, mas apenas deixa no ar. Não creio que isso seja machismo e nem tão pouco disse que a Capitu era vagaba, pois trair não tem nada a ver com ser vagabunda ou não, só se a moral-cristã que vc carrega te faz julgar assim, mas por favor, não generalize.

    Quanto a sacanear, sim eu acho que ele sacaneava, e isso que atrai em sua obra, ele era mais do que seu tempo e tinha um humor muito contemporâneo ao nosso, sarcástico e intimista. Sacanear não é de fazer sacanagens (apesar que fazer isso é bom também), é de expor a sociedade através deles.

    "Por outro lado ele era sensível e sabia dos caminhos femininos". Uau, ein? Se ele ainda fosse vivo, eu dava o cu pra ele (Posso falar dar o cu aqui?). Moça, só para resumir e deixar isso por aqui, se soou machista, me desculpe não foi minha intenção, mas acho que também que vc foi deselegante e tentou levar a discussão a um mérito ideológico-feminista que não cabe.
     
  16. *Delirium*

    *Delirium* Usuário

    Palavras, palavras, palavras!!!!
    Oie garoto, mil desculpas, na real eu não estava tentando te ofender e tal...tanto é que se vc perceber eu não citei a sua frase apenas depois de ter lido o tópico todo veja bem "otópicotodo" eu quis fazer um comentário generalizando sim até porque eu não estou aqui pra fazer um recorte literário...não precisa fazer estudo de caso aqui né??O caso é que não houve intenção não tentei ofender vc diretamente é claro que eu não sou otária e sei que meu post iria deixar algumas pessoas de cara!!Pq quando expressamos opiniões adversas e saimos um pouco da masturbação literária e bla bla bla acontece isso..as pessoas e seus égos gigantescos1!
    Então garoto quando em outro post eu for comentar de uma opinião sua e tão somente e exclusivamente sua rsrs eu citarei e me reportarei a vc ok??
    hauahauahau chega ser engraçado vc dizendo que acha que o Bentinho é corno(opinião essa q eu respeito) mas que não acha a Capitu vagaba!!Meuuuuu isso foi legal pq vc é uma cara que transcede vc é pós moderno ultra moderno talvez seja um caso de estudo...essa histórinha de "moral cristã" caramba vc foi longe!!!
    Preciso de um outro post pra falar o quanto eu sou "amoral" veja bem não é imoral rsrs!!
    E como diria Sir Hamlet...palavras, palavras, palavras!!!
    E isso não é tudo."Uau, ein?' mpressionante como não se pode expressar seus sentimentos sobre uma obra num veículo de comuinicação teóricamente democrático sem que alguém use isso contra vc!!!
    Não gostei do sei tipo de ironia, pelos seus outros posts achei que vc poderia ser mais sutil!!
    É isso que faz o resto valer!!!
    Olá sou a Delirium!!!
     
  17. lipecosta

    lipecosta Usuário

    Eu acho que esse é um dos maiores misterios do Mundo.auhauhauhaha

    Tem uma parte que a Capitu não quis ir ao teatro com o Bentinho pois estava passando mal, e quando ele voltou quem ele encontra na porta da casa??? Escobar. Os dois entram e de repente Capitu já estava boa.

    Todavia desde o começo o Bentinho demonstra ser muito ciumento até nas coisas mais fúteis, e há vários exemplos disso no texto.

    No final eu cheguei a conclusão de que não há conclusão nenhuma.uhauaha

    Acho que nem o Machadão sabia a verdade!!!
     
  18. Artanis Léralondë

    Artanis Léralondë Ano de vestibular dA

    Hummm....
    Acho que não, o Bentinho era meio “dãr” xD
    Tinha até uns indícios de homosexualismo dele com o Escobar no convento o_O'

    Fizeram um filme inspirado nesta obra, chamado Dom, a Maria Fernanda Cândido fez a Capitu, nesse filme também fica meio incerto, só que dava mais indícios que ela tinha traído.Bem, filme...

    O Dom, explicitava que Capitu era muito "moderninha" para a época, mas isso eu não acho que seja argumentos válidos para afirmar que Capitu traiu.Muitas mulheres desta época estavam querendo ganhar seu espaço \o/
    Vide o filme Monalisa, passado esses dias na globo.
    :joy:
     
  19. imported_Cleo

    imported_Cleo Usuário

    Traidora.

    Mas eu admito que Bentinho é paranóico :rolleyes:

    Acho que Capitu traiu mais pelo fato de que Bentinho deveria ser padre por causa da promessa feita pelos pais para que ele nascesse. Ora, ele e Capitu também tiveram dificuldades em ter um filho, não? Então acredito que Bentinho simplesmente não poderia engravidar Capitu e, claro, o filho não é dele.

    Se bem que poso estar julgando tudo assim simplesmente porque, desde o começo, desconfiei de Escobar.
     
  20. Artanis Léralondë

    Artanis Léralondë Ano de vestibular dA

    Sim,principalmente na parte do seminário, às vezes parece que ele é gay (?)
    o_O
     

Compartilhar