• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Capitu: Traidora ou Injustiçada?

  • Criador do tópico Dérião
  • Data de Criação

Capitu traiu?

  • Sim, ela traiu. Bentinho estava certo.

    Votos: 1 14,3%
  • Não, ela não traiu. Bentinho pirava errado.

    Votos: 3 42,9%
  • Não tenho opinião formada

    Votos: 3 42,9%

  • Total de votantes
    7
**Maniaca do Miojo** disse:
O Dom, explicitava que Capitu era muito "moderninha" para a época, mas isso eu não acho que seja argumentos válidos para afirmar que Capitu traiu.Muitas mulheres desta época estavam querendo ganhar seu espaço \o/
Vide o filme Monalisa, passado esses dias na globo.
:joy:
A minha opinião, de que ela não havia o traído e que isso era paranóia dele, se baseia nisso que você citou. Naquela época as convenções sociais eram muito mais rígidas, principalmente para com as mulheres. Se uma mulher era vista conversando sozinha com um homem já era motivo pra que fossem levantados rumores e dúvidas sobre sua moral e caráter. E o Bentinho obviamente a analisava e o seu comportamento baseado nessas convenções da época.
 
Olá Meia palavra!!!!!!
Essa é minha primeira postagem, então "salve" a todos.
Então, essa discussão é um pouco equivocada pois não há provas concretas de que tudo aquilo aconteceu, já que ele afirma não ter uma boa memória(Capitulo LIX-Convivas de boa memória), ainda você só vê um lado da história, contada por um velho , querendo provar pra ele mesmo que não fez nada de errado na separação com Capitu, usando o leitor para meio que desabafar. Machado fez uma analise do ciume profunda do livro, sendo que ele deve estar dando risada com essa enorme polêmica que causa.
Mas mesmo assim acho que Bentinho é que tava atacado com um ciúme sobrenatural. Pra mim Capitu não traiu o corno, não, digo, o Bento
 
pvberti disse:
Olá Meia palavra!!!!!!
Então, essa discussão é um pouco equivocada pois não há provas concretas de que tudo aquilo aconteceu, já que ele afirma não ter uma boa memória(Capitulo LIX-Convivas de boa memória), ainda você só vê um lado da história, contada por um velho , querendo provar pra ele mesmo que não fez nada de errado na separação com Capitu, usando o leitor para meio que desabafar.

Por não ter nenhuma prova concreta é que discutimos se se ele traiu ou não. Se existisse prova não seria necessário :uhum:
 
Desculpe, quem foi equivocado nessa afirmação foi eu. Mil desculpas mesmo
Só queria dizer que o problema é que não tendo prova concreta e não tendo como obter mais provas é impossível saber o que realmente aconteceu.
Em um tribunal, Capitu seria absolvida por falta de provas e testemunhas.
Bentinho teria que ir a um psicólogo para dar seu testemunho e etc...
Mas mais importante do que se Capitu traiu ou não, é o quanto você confia no Bentinho e na memória dele...
Machado é demais, né não...
Abraço
 
pvberti disse:
Olá Meia palavra!!!!!!
Essa é minha primeira postagem, então "salve" a todos.
Então, essa discussão é um pouco equivocada pois não há provas concretas de que tudo aquilo aconteceu, já que ele afirma não ter uma boa memória(Capitulo LIX-Convivas de boa memória), ainda você só vê um lado da história, contada por um velho , querendo provar pra ele mesmo que não fez nada de errado na separação com Capitu, usando o leitor para meio que desabafar. Machado fez uma analise do ciume profunda do livro, sendo que ele deve estar dando risada com essa enorme polêmica que causa.
Mas mesmo assim acho que Bentinho é que tava atacado com um ciúme sobrenatural. Pra mim Capitu não traiu o corno, não, digo, o Bento

hehehehehe...
é ele cheio de mistérios ...
o que acho engraçado que no meio da história ele fica: Para de ler esta história, é perca de tempo..etc...
:lol:
ele estava mais assim quando escreveu Dom Casmurro :nana:
 
Meu papel era somente julgar qual dos lados tinha levantado mais fatos e argumentos para provar sua opinião. As discussões foram acaloradas. Quase perdi amigos. Houve gente me acusando nos corredores de "anti-Capitu (ou pró-Capitu) desde criancinha". Mas resta o fato de que muitos adolescentes cultos e interessados tiveram leituras tão divergentes do mesmo livro.

hehehehehehe...o pessoal se empolga :lol:
"anti-Capitu""pró-Capitu" huahuahuahuahuahua...
:lol:

E então, pergunto eu, Bentinho silencia porque nunca houve adultério e não havia o que dizer, ou porque Machado é um "autor extremamente decente" e não havia porque dizer com todas as letras o que já era tão óbvio que tinha acontecido?

Nossa, Machado só quis confundir nossa cabecinha xD
:hihihi:
Quando morrer, vou chegar no Machado e perguntar:
E aí? Capitu traiu ou não?
E ele capaz de responder: O que tu achas?
:nana:

Augusto Meyer, Ensaios Escolhidos, c.1940:

"Capitu mente como transpira, por necessidade orgânica. (...) fêmea feita de desejo e de volúpia, de energia livre, sem desfalecimentos morais (que) não sabe o que seja o senso de culpa e do pecado." [gente, que livro que esse homem leu?! Juro que só pode ter sido uma cópia diferente da minha!]


Ah...esse aqui deu uma exagerada o_O'
uma pena que só escritorES escreveram suas opiniões, as escritoRAS também poderiam se manifestar neh...

Mas, gostei muito do texto dele Anica :)[/i]
 
Legal mesmo o texto, Anica, com autores de varias épocas comentando o mesmo assunto...
Quanto a Maníaca do Miojo ( também como Miojo quando minha mãe não tá em casa e não tem almoço...) Machado foi genial com essas idéias de "pode parar de ler", deve estar a gargalhadas...
Só sei que no fundo a história e triste, o Bento sempre foi o "príncipe" da Capitu, nascido um para o outro e etc... Mas com é Machado, o fim é sempre cruel.
Alias, não devia ter um espaço para seus contos...
 
pvberti disse:
Por que parou????????????????????????
Sendo assim, vou esculachar:
Machado era de uma seita secreta que prega o homossexualismo. Na verdade, o Machadão era moça também...Com o sentimento preso por suas entranhas, e não tento nenhum laxante poderoso o suficiente, Machado coloca esse sentimento no seu personagem...
Porém, como era enrustido, com as pressões da época, seu personagem tinha que ser também!!!...por isso essa confusão, pois Bento quis omitir certas partes(essa de ser gay) inventando a Capitu, que na vida do Machado, era uma freira que abusou sexualmente dele...

Já escrevi merda demais... se alguem quiser continuar...
( Perdão Mestre Machado )
Abraço

:uhum:
 
Não entendi, Ronzi!!!!!!!!!!!!!!!
Será que alguém pode me explicar?????
Fiz cocô escrevendo aquilo????????? Vou ser queimado?????? Exorcizado ?????? Chutado, espancado e ir preso???????????
Agora tô com medo do Ronzi!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Acho que vou chorar!!!!!!!!
 
Julgue lendo Othelo de Shakespeare, não é a toa que em determinado capítulo o narrador diz..."estimei a coincidência" ao assistir a tragédia no teatro. É bom se pensar no nome do narrador: Bento Santiago...Bento(abençoado, pois tinha sido salvo quando criança por uma promessa de sua mãe)+ Sant( prefixo de santo) + Iago (antagonista de Othelo, é ele que coloca na mente do general as idéias sobre a triação de Desdemôna). Então segundo Hellen Caldwell que escreveu sobre Dom Casmurro, é Bento Santiago mesmo que envenena seu relacionamento com Capitu.
Estimamos a coincidência assim como o narrador!
 
Depois do Ronzi ficar nervoso comigo, tô até com medo de escrever...(brincadeira)
Mas vamos lá...
Então srtaParker, ouvi esse "tradução" do nome de meu professor (que pegou da Hellen), e também me influenciou, sendo o Bentinho o iago dele mesmo, pois é ele que coloca as idéias doidas(pelo menos preu) na cabeça...
Mas o mais legal é quando ele vê a peça e diz:
" E era inocente, que faria o público, se ela deveras fosse culpada, tão culpada como Capitu? E que morte lhe daria o mouro? Um travesseiro não bastaria; era preciso sangue e fogo, um fogo intenso e vasto, que a consumisse de todo, e a reduzisse a pó..."
Quando você pensa que a peça vai tirar a venda dos olhos dele, ele vai, dá uma de FDP, e tira essas conclusões...
Abraço
 
1º Não fiquei nervoso contigo

2º Creio que você sabe que me referi ao:

Sendo assim, vou esculachar:
Machado era de uma seita secreta que prega o homossexualismo. Na verdade, o Machadão era moça também...Com o sentimento preso por suas entranhas, e não tento nenhum laxante poderoso o suficiente, Machado coloca esse sentimento no seu personagem...
Porém, como era enrustido, com as pressões da época, seu personagem tinha que ser também!!!...por isso essa confusão, pois Bento quis omitir certas partes(essa de ser gay) inventando a Capitu, que na vida do Machado, era uma freira que abusou sexualmente dele...

Já escrevi merda demais... se alguem quiser continuar...

Ainda bem que você sabe o que é "merda demais".

Mas enfim, só acho que tem o Generalidades e Meia Palavra S/A para zoar o barraco. Sempre vi o Palavras, Palavras, Palavras como um espaço para discussões, se não sérias, ao menos bacanas. Claro, ninguém é santo, muito menos eu, sempre tem um floodizinho aqui e ali, ms não acho que esse seja lugar para isso. But, tudo isso é IMO.
 
Mas eu só quis que alguem desse ao menos um riso...
eu sei que esculachei forte(e avisei), e aceito as criticas...
Não foi minha intenção Ronzi, bagunçar tudo. Foi só uma apelação pra ver se continuava as discussões aqui...
Juro que minhas intenções foram as melhores
Brigado pelo toque, e acho que não vai repetir...
Até exclui pra não dar mais confusão
Abraço
 
Particularmente, eu sempre achei o Bentinho um pouco louco, paranóico, "viajante"... enfim, quando eu li o livro, fiquei com essa sensação.
 
Acho que o Machado de Assis foi espetacular por deixar essa dúvida a todos... A trama é maravilhosa, tem horas que você acha que é tudo neura do Bentinho, tem horas que vc tem certeza que ela o traiu.Esse será sempre um grande mistério!!Na minha opinião o Bentinho ficou neurótico e muitas vezes eu também fiquei junto com ele, mas não acho que ela tenha traído.
 
Eu acredito mais na neurose do Bentinho, do que na traição de Capitu..... mas o Machadão devia pelo menos nos deixado uma pista pra gente ter a certeza....essa dúvida vai ser eterna ....
 
Eu também sou mais tentado a crer na paranóia ciumenta do Bentinho do que na traição da Capitu. Lendo o livro, é perceptível o modo parcial - e às vezes beirando à distorção - com que ele narra algumas coisas, baseando-se em meras coincidências, olhares, suspeitas... Mas também havia momentos em que eu desconfiava da Capitu, e logo depois raciocinava: é o Bentinho me influenciando hehe! Aliás, o próprio Bentinho se dispersava entre divagações e raciocínios. É tudo muito confuso. Acho que a provável traição de Capitu continuará sendo eternamente a maior dúvida da ABL.

Entretanto, a mescla de nomes citada pela srtaParker faz todo o sentido, e ainda mais levando em conta que o Machadinho era vidrado no Shakespeare. Mas esta alusão ao Iago, o anatagonista do Otelo - provavelmente a melhor obra shakesperiana/shakespeariana depois do Hamlet, já li as duas e estão entre os meus livros favoritos - também pode ser uma pista falsa do Machado, fazendo-nos crer numa incerteza exibindo-a como certa. É perceptível pelas digressões presentes nos seus romances que ele adorava instigar, questionar e até mesmo desafiar o leitor.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo