• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Campeonato Brasileiro 2012

O FlaxFlu foi meia boca!

Eu só vi 10 minutos de bom futebol. Depois que o Flu fez o gol, se acovardou diante de um time bagunçado, ineficiente, nervoso, medíocre e totalmente mal dirigido.
O time do Fluminense tem capacidade pra humilhar o time do Flamengo, mas preferiu fazer 1 x 0 e se encolher.
Ainda bem que eu desisti de ir ao Engenhão porque o ingresso só teria valido a pena pela pelada dos coroas na preliminar...
 
Ai... só uma coisa q mais um campeonato e mais uma vez os cariocas dominando as tabelas. Foi assim em 2009 com o Fla campeão, em 2010 com o Flu e até em 2011 era Corinthians contra 4 cariocas (e 3 ficaram na zona da libertadores.
 
O time do Fluminense é muito forte. Se jogar com Deco, Fred, Thiago Neves e Wagner, é difícil outro time aguentar. O problema é justamente a condição física desses jogadores. Tem que ver quantos jogos no campeonato Deco, Fred e Thiago Neves vão jogar.

Eu acho que nesse ano vai ser muito interessante acompanhar Fluminense, Internacional e Atlético-MG. Os três times estão com elencos fortíssimos. No Inter pode estar chegando o Ganso, e o Forlán já tá confirmado. Imagina, fazer um trio ofensivo com Forlán, Damião e Ganso seria bizarro.

No Galo, Guilherme e André ainda estão pegando ritmo de jogo. Ambos voltam de lesão agora... No caso do Guilherme, foi uma lesão mais persistente, e por isso é bom ter calma. Tem que entrar com ele aos poucos. O André estava recuperando o ritmo de bola, mas agora tá tendo um probleminha com o Dynamo de Kiev. Com esses dois jogadores totalmente recuperados e aptos a jogo, o Galo vai ganhar muita opção de jogo.

Tá interessante. Ainda tem o São Paulo correndo por fora, mas o problema é que tô achando que vão vender o Lucas depois das Olimpíadas...
 
O time do Fluminense é muito forte. Se jogar com Deco, Fred, Thiago Neves e Wagner, é difícil outro time aguentar. O problema é justamente a condição física desses jogadores. Tem que ver quantos jogos no campeonato Deco, Fred e Thiago Neves vão jogar.

Wagner que na verdade é banco, mas que finalmente está começando a jogar melhor e fazer sua parte quando entra. A importância dele está justamente em suprir as ausências do Deco quando este precisar ser poupado.


Eu acredito muito no título do Flu esse ano. Dos principais times, é um dos que tem melhor elenco e que já tem bagagem de ir bem no Brasileirão. Claro que ainda tem uns detalhes importantes, como conseguir segurar o Sóbis (ele é experiente e decisivo, um jogador importante pra ter no elenco), mas esse começo de campeonato com o time todo desfalcado tem se mostrado promissor. E ainda tem o Conca, que me deixa dividido. Se ele vier, por um lado é um craque e ídolo vindo reforçar o time. Por outro, não faço idéia de como o Abel vai escalar esse pessoal todo, e pode acabar dando merda no elenco. Mas vamos ver.

Sobre Inter e Atlético, acho que o Inter é o principal adversário do Flu nesse ano, mas sinto ainda que falta uma certa personalidade pra esse time, e nos últimos anos ele sempre vacilou em jogos chave do Brasileiro. Tem que ver se com Forlan isso muda. E tem que ver se, ao mesmo tempo que chegaram reforços, também não vão sair jogadores importantes como Damião e Oscar (o segundo acho que seguram ainda, até por terem gasto uma grana com o SPFC há pouco tempo, mas o primeiro acho que vaza).

Já o Atlético tem um bom elenco, mas com vários jogadores inconstantes. É uma incógnita saber até quando Jô vai funcionar, até quando o Gaúcho vai estar motivado.... ainda tem o Bernard, que parece ser muito bom, mas é um garoto, e não dá pra saber se aguenta o tranco. Sem contar no fator Cuca. É o melhor montador de times do Brasil, mas na hora da decisão é azaraaado.

De resto, o Santos é meia boca e ainda vai ficar sem Neymar por um mês e sem Ganso provavelmente pra sempre. Aposto que ele sai. E falta um centroavante pro time. O Corinthians vai ter desmanche e de qualquer jeito vai passar o semestre pensando no Chelsea. O São Paulo promete pro ano que vem, mas nesse ano não aposto muito nele, principalmente se perder o Lucas. Acho que é time pra brigar por vaga na Libertadores. E o Palmeiras já é meia-boca. Com a vaga garantida via Copa BR, vai cagar pro Brasileiro e ficar na zona do marasmo.

Cruzeiro é time do Roth: vai começar bem e despencar no fim. Típico time com cara de 7º lugar.

Entre os do Rio, Vasco vai brigar ali em cima porque o time é bom, mas acho que esse ano não vai ter elenco pra repetir a campanha de 2011. E se perder o Diego Souza o time cai mais um bocado. Com o time atual, acho que pega G4. O Bota, além do azar de sempre, precisa de um centroavante, mas o time é razoável. Dá pra brigar por vaga na Libertadores. Mas tem uma cara de que vai perder a vaga na última rodada, né? Já o Flamengo esse ano não briga por nada. Não tem time pra pensar em título ou Libertadores, e deu sorte desse ano ter muita baba na série A, então não devem levar sustos lá embaixo.

Grêmio tá na mesma, é time pra brigar ali por uma vaguinha, mas com cara de Sul-Americana. E o restoé o resto, brigam pra não cair (tirando o Coritiba).
 
Daqui a pouco vai chegar um momento do campeonato que será posível fazer uma previsão mais embasada.
Por enquanto, eu aposto numa briga entre Fluminense e Internacional.
Os dois têm indubitavelmente os melhores elencos.

De extraordinário, nesse início de campeonato, temos o Atlético-MG como suposto candidato ao título.
Sinceramente, ainda acho cedo pra sustentar essa argumentação.
Diferentemente do Inter e do Flu, o Galo não fez excelentes campeonatos nos últimos anos.
Seu elenco e seus resultados nas primeiras rodadas parecem o credenciar, mas eu ainda desconfio deles.

Assim como falou o Knolex, eu acho que o grande problema do Atlético é o Cuca.
Ele teria tudo pra ser um excelente técnico e ganhar muitos títulos, mas inexplicavelmente ele sempre fica pra trás nos últimos momentos.
Parece que ele tem uma sina de perdedor e isso o persegue há muito tempo.
Por isso, sou cético quanto ao Galo e acho que o seu bom começo pode lhe garantir uma vaga pra Libertadores, mas não apostaria neles pro título.

Na parte de baixo da tabela, parece que tá pintano um rebaixado confirmado: o Atlético-GO.
Corinthians e Santos não devem ter problemas em subir de produção daqui pra frente. Isso também é unânime.
Eu temo mais pelo Palmeiras e pelo Coritiba que, em tese, não teriam times tão ruins a ponto de brigar pra não cair.
Só que a Copa do Brasil vai deixar uma herança pra ambos.
O campeão vai ter sua vaga na Libertadores 2013 assegurada e consequentemente vai ter problemas de motivação pro restante do campeonato.
O vice vai ter um considerável decréscimo em sua auto-estima e ficará bem mais pressionado por sua torcida a se recuperar.
Essa pressão toda pode ter um efeito muito negativo no time.

Fora isso, o de sempre: Bahia, Sport, Figueirense e Portuguesa vão brigar pra não cair. Náutico e Ponte Preta, apesar do início relativamente promissor, também não escapam do risco.
 
Sinceramente, eu não vejo essa superioridade do Inter e do Flu sobre o Galo não.

No Inter tem o problema de que Damião, Forlán e Oscar (ou Ganso) irão desfalcar muito o time para jogarem pelas suas seleções. Como o Campeonato Brasileiro não abre recesso em Datas Fifa, aí o desfalque é relevante.

No caso do Flu, Fred e Deco, que são os dois melhores do time, se machucam demais. Ninguém sabe quantos jogos farão por suas equipes ao longo de toda a competição. Sem contar que, no período que tiver tendo jogos Domingo e Quarta, o rendimento deles pode cair consideravelmente.

Outro ponto relevante, é que nem o Flu, nem o Inter, possuem um banco tão forte quanto o do Galo. André, Guilherme, Richarlyson, Leonardo Silva e Serginho no banco é para poucos. Nem menciono aqui o Felipe Soutto, pois acho que vocês não saberão quem é, e o Berola, que voltará em algumas semanas.
 
De extraordinário, nesse início de campeonato, temos o Atlético-MG como suposto candidato ao título.

Assim como falou o Knolex, eu acho que o grande problema do Atlético é o Cuca.

Se o Atlético não ganhar esse ano não ganha nunca mais porque o time que está montando é para ser campeão.

Teoricamente Atlético, Fluminense, Inter e São Paulo (correndo logo atrás o Santos) são os candidatos ao título.
 
Se o Atlético não ganhar esse ano não ganha nunca mais porque o time que está montando é para ser campeão.

Teoricamente Atlético, Fluminense, Inter e São Paulo (correndo logo atrás o Santos) são os candidatos ao título.

Vou te dizer o porque eu não acredito no titulo para o Atlético mg. Tem o fato do treinador ter um histórico de derrotas e também não vejo um grande time. Talvez até seja melhor do que o time do Flamengo campeão de 2009 no papel, mas não sei acho difícil conseguir manter o ritmo.
Mas a principal razão pelo que eu acho que o Atletico não ganha é que campeões não nascem da noite para o dia. Existem exceções que justificam a regra, claro. Mas normalmente um campeão se forma com um trabalho de 2,3,4 anos. Boas campanhas, times competitivos nesse periodo de tempo. Essa regularidade que é difícil. Montar um bom time e disputar título/libertadores é normal, ano passado o Figueirense brigou até o final. Mas conseguir isto por 3,4 anos seguidos ai não é para qualquer um. Claro que o Atlético deve mirar o título, mas como vc falou, se não ganhar agora não ganha nunca mais. Pelo contrário. Tem que disputar, se conseguir uma vaga na libertadoes (coisa que não consegue desde 2000), se conseguir manter a base para o ano que vem te garanto que conseguirá disputar o título ano que vem novamente. Não da para achar que se não ganhar este ano não leva nunca mais.

Sobre quem vai ser campeão, quem vai disputar, hoje é dificil dizer algo. Tem que esperar fechar a janela. MAs eu já descarto o Corinthians e o Santos. Palmeiras se escapar do rebaixamento tá bom. São Paulo tem que ver como vai reagir com o Nei Franco.

No Rio tem o Fluminense, Vasco e Botafogo que acho que vão fazer boas campanhas(e tem a vantagem de ver os adversários com jogadores convocados o ano todo). O Flamengo é meio que milagre que , com o time que tem, está ali brigando por libertadores.

Mas como sempre digo, tem que esperar fechar a janela e ver quem perde quem e quem ganha quem.
 
O Inter quer o Ganso. E o Nilmar.

Estão com complexo de Real Madrid, é?
 
Quem tá repatriando jogador de fora como o caso do Inter com o Fórlan deve levar ainda algumas rodadas pra ele entrar no ritmo do futebol daqui. O Seedorf não sei se farão um esquema dele entrar progressivamente aos poucos, mas é um cara que fisicamente sabe se cuidar e pode render tão bem quanto vem sendo o Juninho Pernambucano desde que voltou ao Vasco.

O bom é que o mercado tá se aquecendo e aí com as novas contratações agora que o campeonato começa a ficar interessante.
 
Fluminense: o grande favorito

Fluminense.jpg


http://carlospizzatto.blogspot.com.br/2012/07/fluminense-o-grande-favorito.html
 
Sinceramente, não vejo nenhum grande favorito, tá mais que provado que elenco recheado de estrelas não ganha campeonato por aqui, vejo uns seis times com chance real de título.
 
Outro ponto relevante, é que nem o Flu, nem o Inter, possuem um banco tão forte quanto o do Galo. André, Guilherme, Richarlyson, Leonardo Silva e Serginho no banco é para poucos. Nem menciono aqui o Felipe Soutto, pois acho que vocês não saberão quem é, e o Berola, que voltará em algumas semanas.

Eu nem devia responder, já que você citou o Richarlyson, mas vamos lá...

André, Guilherme, Richarlyson, Leonardo Silva e Serginho? Sério? É esse o banco que você diz que é melhor que o do Flu?

Pra começar, de bom aí só o André, e particularmente prefiro Rafael Sóbis, He-Man e Marcos Jr, principais atacantes reservas do Flu. E pro meio ainda tem o Wagner, o Valencia e o Jean (teoricamente o Diguinho, atualmente machucado, é o titular). E eu até citaria o pereba do Leandro Euzébio, que é limitado mas experiente, tanto que foi zagueiro titular durante o título de 2010.
 
Eu nem devia responder, já que você citou o Richarlyson, mas vamos lá...

André, Guilherme, Richarlyson, Leonardo Silva e Serginho? Sério? É esse o banco que você diz que é melhor que o do Flu?

Pra começar, de bom aí só o André, e particularmente prefiro Rafael Sóbis, He-Man e Marcos Jr, principais atacantes reservas do Flu. E pro meio ainda tem o Wagner, o Valencia e o Jean (teoricamente o Diguinho, atualmente machucado, é o titular). E eu até citaria o pereba do Leandro Euzébio, que é limitado mas experiente, tanto que foi zagueiro titular durante o título de 2010.

O Leonardo Silva é bom também. Guilherme seria bom se não se machucasse até sem jogar. Richarlyson e Serginho é foda mesmo.
 
Richarlyson pra banco tá bom, ué. Ele é do nível do Diguinho, que é titular do Flu. Diguinho num é lá essas coisas também não.

Serginho é um jogador que eu acho muito bom. É meio estabanado, mas tem muito vigor físico e muita velocidade. Marca bem, e ataca bem também. Mas é complicado discutir com carioca sobre elenco de time mineiro, né?

Mas vamo lá. Vou dar a minha opinião de quem é melhor do que quem só no banco:

André > Sóbis
Guilherme > He-Man
Leonardo Silva > Leandro Eusébio
Serginho < Jean
Richarlyson = Diguinho
Berola < Wagner
 
Guilherme no Galo: 30 jogos. 7 gols. Média = 0,23 gols/jogo.
Rafael Moura no Flu: 68 jogos. 27 gols. Média = 0,39

Diferença abissal.

Pra ser justo, na comparação Sóbis no Flu e André no Galo, o de vcs tem uma ligeira vantagem.

André: 46 jogos. 21 gols. Média: 0,45
Sóbis: 47 jogos. 18 gols. Média: 0,38

Mas ainda entra também a experiência do Sóbis, jogador que já decidiu no passado 2 Libertadores e tem uma bagagem bem maior. O André só ajudou a decidir (e ainda assim como coadjuvante de Neymar e Ganso) um Campeonato Paulista.

Não tem nem comparação.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo