• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ARTES MARCIAIS!!!

Claro que é útil. Mas nem todas. Você mesmo citou uma Alabarda. Aonde encontraríamos algo com características parecidas com ela?

Aí eu até concordo, mas em partes. E por uma questão pessoal minha, relativa à praticidade e objetividade. Realmente fica difícil imaginar formas de adaptar certas armas medievais para aplicações mais atuais. Eu, particularmente, prefiro não treinar, já que não tenho tanto tempo assim para me dedicar. Prefiro treinar coisas que tenham uma aplicação prática mais concreta, mais objetiva.

Mas não condeno quem o faz. O treinamento, mesmo que seja com armas desse tipo, sempre traz algo de positivo. Mesmo que o cara não consiga utilizar tais técnicas de maneira prática num combate nos dias de hoje, no mínimo ele ganhou agilidade, aprimorou seus reflexos, sua coordenação motora, força, e outras coisas que podem ser úteis em qualquer situação.
 
se a alabarda for o que eu to pensando, tem varias coisas que acabam podendo ser usadas nos mesmos movimentos de uma alabarda. mas coisas como bastao, espada e lança com certeza serão mais fáceis de improvisar

aí entra a questão de vc estar treinando por prazer, com intenção de usar na prática ou os dois. Eu normalmente treino pelas duas razões, então procuro armas que eu possa improvisar com um pedaço de pau ou similares.

E sempre ando com a minha cordinha na cintura, a jurema (homenagem ao leif). Esqueci como se chama aquela arma que é um feixe de cordas cada uma com um peso na ponta, que vc gira e bate esse peso na pessoa. Então, eu ando diariamente com ela enrolada na cintura e ninguem percebe.
 
Claro que é útil. Mas nem todas. Você mesmo citou uma Alabarda. Aonde encontraríamos algo com características parecidas com ela?

E até onde eu sei (me corrijam se eu estiver errado), uma alabarda é muito parecida com uma lança. É tipo uma lança com uma lâmina na ponta. Uma naginata, por exemplo, poderia ser considerada uma alabarda...
 
Chegando agora, tem muita coisa nem li tudo hauhauahua

Sim... Pode ser considera uma versão mais leve da alabarda.

Pratico Kung-fu Shaolin do Norte a um ano quase completo hehe
 
E até onde eu sei (me corrijam se eu estiver errado), uma alabarda é muito parecida com uma lança. É tipo uma lança com uma lâmina na ponta. Uma naginata, por exemplo, poderia ser considerada uma alabarda...


É mais para uma lança com um machado na ponta. O manuseio até é parecido com um de uma lança, mas achar algo nas ruas que se pareça com ela é bem difícil, treinar lança normal seria bem mais efetivo.
 
Questão de ser mais efetivo para se treinar... voto no bom e velho bastão.

Concordo. Além de serem fáceis de encontrar, muitas técnicas de bastões podem ser adaptadas a outras armas. Vide as relações entre bastões e armas de lâmina (facas, facões e etc) nas artes marciais filipinas, ou a relação Jo X Katana.
 
Sem dúvida, Donovan.

Eskrima é realmente muito interessante... mas é difícil achar algo aqui no Brasil.. eu pelo menos não encontrei =/
 
Sem dúvida, Donovan.

Eskrima é realmente muito interessante... mas é difícil achar algo aqui no Brasil.. eu pelo menos não encontrei =/

Que eu saiba tem o pessoal da ISMA, com sede em Maceió, se não me engano, e instrutores em alguns outros estados (também ensinan o wing chun do Leung Ting), o pessoal do Kombato, com sede no Rio e instrutores também em outros estados, e um cara em Brasília, que eu não me lembro o nome mas que tem um aluno ligado à SOTAI.

www.isma.com.br
www.kombato.org
www.sotai.com.br

Desses, na minha opinião, o mais acessível é o do Kombato. O pessoal parece que encara como um tipo de missão a divulgação e expansão do Kali no Brasil. Depois de chamarem de Arnis de Mano, Kali é o nome que escolheram, dos tantos outros existentes. Se você juntar um grupo de treinamento eles vão até onde estiverem, a um preço acessível (segundo eles).
 
mas será que o lutador que realmente se dedicou a uma arte (mesmo sem ser do nivel de um mestre) nao ter capacidade de vencer outro lutador de um estilo que "nao se case" com o dele, usando somente as tecnicas que ele já conhece????

por exemplo... será que um lutador de boxe, usando as técnicas que conhece, nao consegue se defender de um de JJ?? Claro, em um cenário exclusivamente esportivo eu acho dificil.... mas estamos falando de situaçao real..... ou seja vale: "improvisar", golpe baixo, aremessar objetos que desenvolvam boa velocidade/peso...

Eu acho que o verdadeiro artista marcial é capaz (ou deveria) de usar o que sabe de forma a enfrentar um oponente de qualquer outra arte, já que ele não ficaria preso a arte que praticou. Ou seja, é capaz de transcender o que aprendeu e não ficaria vulneravel aos "defeitos" dela. (as técnicas, vicio de posturas, treinamento que teve, ao mestre, a situaçao e tals...) o que vocês acham????

Não sei se esses caras são tão fodas assim não. Eles estão acostumados com o ambiente do MMA que tem suas regras próprias. Na vida real não tem regra. É tudo muito mais no improviso, não tem estratégia, não tem estudar o adversário, etc.
tambem tenho minhas duvidas... so se sairiam bem os que conseguirem transcender a sua arte.:mrgreen:
Você transcende a sua?
- Keep Walking, Johnnie walker - se beber nao dirija:lol:
 
mas será que o lutador que realmente se dedicou a uma arte (mesmo sem ser do nivel de um mestre) nao ter capacidade de vencer outro lutador de um estilo que "nao se case" com o dele, usando somente as tecnicas que ele já conhece????

por exemplo... será que um lutador de boxe, usando as técnicas que conhece, nao consegue se defender de um de JJ?? Claro, em um cenário exclusivamente esportivo eu acho dificil.... mas estamos falando de situaçao real..... ou seja vale: "improvisar", golpe baixo, aremessar objetos que desenvolvam boa velocidade/peso...

Eu acho que o verdadeiro artista marcial é capaz (ou deveria) de usar o que sabe de forma a enfrentar um oponente de qualquer outra arte, já que ele não ficaria preso a arte que praticou. Ou seja, é capaz de transcender o que aprendeu e não ficaria vulneravel aos "defeitos" dela. (as técnicas, vicio de posturas, treinamento que teve, ao mestre, a situaçao e tals...) o que vocês acham????


tambem tenho minhas duvidas... so se sairiam bem os que conseguirem transcender a sua arte.:mrgreen:
Você transcende a sua?


É mais ou menos como eu falei, exceto variáveis, como garrafas, facas, pedaços de ferro, paus, bolas de bilhar e outros objetos que desenvolvam boa velocidade/peso, vai ser bem difícil pro cara do boxe mesmo.


Mas eu acho também que eu já falei por aqui que eu acho, em termos de combate real, que o JJ não é a melhor arte, até porque para uma situação 2x1 é horrível (vai levar um pra baixo, e ficar levando chutes do outro?), e lutar sempre em contato com o oponente não é uma boa idéia (facilita levar garrafas, e afins). No caso de se eu arranjasse uma luta num lugar fechado, algum tipo de luta em pé seria beem melhor, em especial boxe, por ser a luta com a parte de socos mais desenvolvida (ou alguém imagina o cara dando chutes nesse tipo de briga?).
 
É mais ou menos como eu falei, exceto variáveis, como garrafas, facas, pedaços de ferro, paus, bolas de bilhar e outros objetos que desenvolvam boa velocidade/peso, vai ser bem difícil pro cara do boxe mesmo.


Mas eu acho também que eu já falei por aqui que eu acho, em termos de combate real, que o JJ não é a melhor arte, até porque para uma situação 2x1 é horrível (vai levar um pra baixo, e ficar levando chutes do outro?), e lutar sempre em contato com o oponente não é uma boa idéia (facilita levar garrafas, e afins). No caso de se eu arranjasse uma luta num lugar fechado, algum tipo de luta em pé seria beem melhor, em especial boxe, por ser a luta com a parte de socos mais desenvolvida (ou alguém imagina o cara dando chutes nesse tipo de briga?).

Discordo que o boxe tem a parte de socos mais desenvolvida...
Não é porque vc só treina soco que ela vai ser melhor que as outras artes, mas com certeza seu soco será muito bom e perigoso, e mesmo assim haverá lutadores de Muay Thai e outras artes que darão socos tão bons ou melhores o que influencia mesmo é o lutador, o quanto ele treina e o peso dele.
Enfim em uma briga de bar não e bom dar chutes altos mesmo por milhões de motivos mesmo, chute alto normalmente é lento dando possibilidade de te derrubarem, o chão de bar pode ser escorregadio etc...Mas lembrando que se trata de um "Street Fighter" sem regras de competições, você pode dar um chute extremamente rápido e dolorido nas genitais do adversário, ou um chute rápido com a sola do pé na articulação do joelho, então mesmo assim chutes não são descartados de vez. E já que vale tudo por quê raios estaríamos limitados somente a socos? Você não tem cabeça? Joelho? Cotovelo? Use-os! Garanto que dói :mrgreen:
 
Discordo que o boxe tem a parte de socos mais desenvolvida...
Não é porque vc só treina soco que ela vai ser melhor que as outras artes, mas com certeza seu soco será muito bom e perigoso, e mesmo assim haverá lutadores de Muay Thai e outras artes que darão socos tão bons ou melhores o que influencia mesmo é o lutador, o quanto ele treina e o peso dele.
Enfim em uma briga de bar não e bom dar chutes altos mesmo por milhões de motivos mesmo, chute alto normalmente é lento dando possibilidade de te derrubarem, o chão de bar pode ser escorregadio etc...Mas lembrando que se trata de um "Street Fighter" sem regras de competições, você pode dar um chute extremamente rápido e dolorido nas genitais do adversário, ou um chute rápido com a sola do pé na articulação do joelho, então mesmo assim chutes não são descartados de vez. E já que vale tudo por quê raios estaríamos limitados somente a socos? Você não tem cabeça? Joelho? Cotovelo? Use-os! Garanto que dói :mrgreen:

Cotovelo é bom, cabeçada não curto muito, dependendo onde pegar é capaz de o cara só cortar a cabeça por nada.


Sobre o Boxe, pra mim não há duvidas que é o estilo com a parte de socos mais desenvolvidas. Tanto é que quando lutadores de Muay Thai tailandês puro vão lutar em alguma competição de kickboxing, acabam tendo que treinar boxe, porque senão pegam alguem que saiba defender clinch e chutes, e boxeie bem melhor, bau bau. É só olhar uma luta de boxe, as esquivas, a guarda e tecinicamente os socos dos caras são beeem superiores aos das outras artes. Acho muito foda aquelas lutas que os caras começam a a abrir a guarda e ficam com as mãos lá na cintura só esquivando e defendendo com o ombro os socos.
 
Olá galera,

Quais são as diferenças e histórias entre o Krav Maga, Kombato, Sotai e Isma?

Um descende do outro? São parecidos? Qual a relação entre eles? etc...

Qual é a impressão que cada um de vocês possuem a respeito sobres estes estilos?
 
Olá galera,

Quais são as diferenças e histórias entre o Krav Maga, Kombato, Sotai e Isma?

Um descende do outro? São parecidos? Qual a relação entre eles? etc...

Qual é a impressão que cada um de vocês possuem a respeito sobres estes estilos?

Não descendem um do outro. A questão de ser parecido depende do ponto de vista, com exeção da ISMA, que não é um estilo, nem uma modalidade, e sim uma "associação" que ensina wing chun (da família do Leung Ting) e artes marciais filipinas (que eles chamam de eskrima). Algum tempo atrás, os mestres da ISMA romperam com seu mestre, com aquela velha história de que eles descobriram que o mestre não estava lhes ensinando o "verdadeiro" wing chun (que eles chamavam de wing tsun, e agora passaram a chamar de wyng tjun), que sonegava técnicas, etc, e fundaram a ISMA.

O Kombato foi fundado principalmente por Paulo Albuquerque e Ricardo Nakayama. Nakayama, num dado momento, rompeu com o Kombato e fundou a SOTAI, com o mesmo objetivo, que é oferecer defesa pessoal completa, eficiente em situações reais e ao alcance de todos. Ambos gostam muito e enfatizam o combate com facas.

O krav magá é de origem israelense. Foi criado por um judeu baseado em suas experiencias pessoais de combate na guerra e sua experiência em artes marciais e desde então é usado para treinar as forças de segurança e defesa de Israel (desde a fundação do país). Tem os mesmos objetivos do Kombato e dos métodos SOTAI, mas conta com o marketing israelense em nível mundial.

O que é melhor ou pior, só vendo pra crer. Como eu sempre digo, é experimentar pra ver se gosta.
 
Discordo que o boxe tem a parte de socos mais desenvolvida...
Não é porque vc só treina soco que ela vai ser melhor que as outras artes, mas com certeza seu soco será muito bom e perigoso, e mesmo assim haverá lutadores de Muay Thai e outras artes que darão socos tão bons ou melhores o que influencia mesmo é o lutador, o quanto ele treina e o peso dele.
Enfim em uma briga de bar não e bom dar chutes altos mesmo por milhões de motivos mesmo, chute alto normalmente é lento dando possibilidade de te derrubarem, o chão de bar pode ser escorregadio etc...Mas lembrando que se trata de um "Street Fighter" sem regras de competições, você pode dar um chute extremamente rápido e dolorido nas genitais do adversário, ou um chute rápido com a sola do pé na articulação do joelho, então mesmo assim chutes não são descartados de vez. E já que vale tudo por quê raios estaríamos limitados somente a socos? Você não tem cabeça? Joelho? Cotovelo? Use-os! Garanto que dói :mrgreen:

Eu acho que é uma questão de probabilidade. Um cara que só treina socos tem mais chances de ter um soco melhor do que um cara que só treina chutes. Por isso os boxeadores têm socos tão bons (em geral). Mas nada impede que um cara que não treine boxe tenha um soco melhor do que um que treina. Mas vamos falar a verdade. Suponhamos que te apresentem dois caras que você não conhece, de porte físico semelhante. Um é boxeador e o outro é capoeirista. Se eles fossem fazer uma luta em que só valessem socos, em quem você apostaria? E numa em que só valessem chutes?

Eu acho que o raciocínio é por aí.
 
Eu acho que é uma questão de probabilidade. Um cara que só treina socos tem mais chances de ter um soco melhor do que um cara que só treina chutes. Por isso os boxeadores têm socos tão bons (em geral). Mas nada impede que um cara que não treine boxe tenha um soco melhor do que um que treina. Mas vamos falar a verdade. Suponhamos que te apresentem dois caras que você não conhece, de porte físico semelhante. Um é boxeador e o outro é capoeirista. Se eles fossem fazer uma luta em que só valessem socos, em quem você apostaria? E numa em que só valessem chutes?

Eu acho que o raciocínio é por aí.

Concordo com isso. Se você treina só socos seu soco será muito bom, se treina só chutes seu chute será muito bom. Questão de lógica. hehe
 
Eu até concordo com as coisas que falaram acima,quando uma pessoa treina só socos,ela tende a ser melhor nisso...

Mas tem que levar em conta que a técnica dos socos de Boxe é melhor do que qualquer outra arte(pelo menos minha opnião), a um exemplo grande de varios lutadores de Muay Thai que treinam boxe para aperfeiçoar a parte dos socos(assim como quem Luta no K1 etc..):mrgreen:
 
Eu até concordo com as coisas que falaram acima,quando uma pessoa treina só socos,ela tende a ser melhor nisso...

Mas tem que levar em conta que a técnica dos socos de Boxe é melhor do que qualquer outra arte(pelo menos minha opnião), a um exemplo grande de varios lutadores de Muay Thai que treinam boxe para aperfeiçoar a parte dos socos(assim como quem Luta no K1 etc..):mrgreen:

Eu, particularmente, também acho. Se eu quisesse ficar bom de soco, treinaria boxe. Mas tem outras variáveis nessa equação. Existem estilos que desenvolveram técnicas, por exemplo, para que seus socos não dependessem tanto da massa corporal do praticante, como os socos do boxe. De repente o cara é pequeno ou magro e não se sairia tão bem contra um cara maior ou mais forte que ele com os socos do boxe, enquanto para os socos do wing chun, por exemplo, a massa corporal do cara não faz tanta diferença assim.

E que fique bem claro, não estou dizendo que o soco de um é melhor que o do outro. Só estou dizendo que numa situação real, sem categorias de peso, o cara tem que usar o que melhor se adapta a ele.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo