• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ARTES MARCIAIS!!!

Eu, particularmente, também acho. Se eu quisesse ficar bom de soco, treinaria boxe. Mas tem outras variáveis nessa equação. Existem estilos que desenvolveram técnicas, por exemplo, para que seus socos não dependessem tanto da massa corporal do praticante, como os socos do boxe. De repente o cara é pequeno ou magro e não se sairia tão bem contra um cara maior ou mais forte que ele com os socos do boxe, enquanto para os socos do wing chun, por exemplo, a massa corporal do cara não faz tanta diferença assim.

E que fique bem claro, não estou dizendo que o soco de um é melhor que o do outro. Só estou dizendo que numa situação real, sem categorias de peso, o cara tem que usar o que melhor se adapta a ele.

No boxe os caras não treinam para matar usando apenas socos simples. Lembrem-se que Boxe é um esporte. Socos de Artes Marciais podem ser muito mais efetivos e mortais numa situação real. Tudo o que o Boxe treina o Kung Fu treina também além de treinar outras técnicas inclusive mais mortais, só q o boxe só treina isso, então é normal que seu soco seja bom. Agora pegue um lutador de Kung Fu e um de Boxe que treinam a mesma quantidade de anos e coloquem eles para se matar. Eu apostaria no lutador de Kung Fu.
Usei Kung Fu como exemplo mas podem ser outras Artes Marciais mesmo, artes de guerra. Lembrem-se que nas Artes Marciais se treina para matar e matar o mais rápido possível pois numa guerra você pode ser atacado por vários adversários então tem que derrotar rapidamente cada um deles.
 
Última edição:
Não acredito nessa de "golpes mortais" das artes marciais. Em uma luta puramente de boxe, podendo se matar, de pesos semelhantes, eu apostaria tudo que eu tinha em um bom boxer.


Eles treinam pra derrubar o outros, e se voce acha que um soco de um peso pesado não mataria (ou deixaria em coma) uma pessoa normal, está enganado. A força dos socos dos caras e sua resistencia à porrada é sobre humana. Pra derrubar um Ali da vida (queixo duro), tem que dar muita porrada.

E outros, como o Floyd Mawywather, simplesmente quase não levam soco nenhum.
 
Não acredito nessa de "golpes mortais" das artes marciais. Em uma luta puramente de boxe, podendo se matar, de pesos semelhantes, eu apostaria tudo que eu tinha em um bom boxer.


Eles treinam pra derrubar o outros, e se voce acha que um soco de um peso pesado não mataria (ou deixaria em coma) uma pessoa normal, está enganado. A força dos socos dos caras e sua resistencia à porrada é sobre humana. Pra derrubar um Ali da vida (queixo duro), tem que dar muita porrada.

E outros, como o Floyd Mawywather, simplesmente quase não levam soco nenhum.
Bem colocado. Um soco de boxe, um soco de karatê, um soco de Kung-fu, ou um saco dado por um leigo pode matar. Um soco é um soco, já dizia Bruce Lee.

E o pessoal menospreza MUITO o boxe. Eu não apostaria tudo no boxer, mas que os caras treinam muito e têm uma resistência absurda à golpes, isso não se pode negar.
 
Não acredito nessa de "golpes mortais" das artes marciais. Em uma luta puramente de boxe, podendo se matar, de pesos semelhantes, eu apostaria tudo que eu tinha em um bom boxer.


Como não?
O próprio professor do Bruce Lee matou uma pessoa com um soco e era uma pessoa que treinava. Segundo a hitória era uma pessoa que chegou na cidade e desfiou as pessoas a derrubarem ele com um soco. Quando foi a vez do professor do Bruce Lee (que eu não lembro o nome), ele matou a pessoa.
Não estou falando de "5 pontos que explodem o coração" mas sim que há meios de se matar com um soco só com técnica, sem muita força, e não só isso, há muito mais o que se fazer com as mãos do que puramente socar.

Um lutador de boxe numa luta dessas que estamos imaginando tentaria dar ganchos, jabs, diretos, cruzados enquanto o lutador de arte marcial faria isso e iria além.

O que quero dizer é: O que o boxe faz todo mundo pode fazer.
Os socos do boxe são socos normais, se quiser ficar bom em soco é só treinar eles exaustivamente.

Eles treinam pra derrubar o outros, e se voce acha que um soco de um peso pesado não mataria (ou deixaria em coma) uma pessoa normal, está enganado. A força dos socos dos caras e sua resistencia à porrada é sobre humana. Pra derrubar um Ali da vida (queixo duro), tem que dar muita porrada.

E outros, como o Floyd Mawywather, simplesmente quase não levam soco nenhum.

Ah certeza que mata...Mas é um soco normal, a força do lutador que mata e não tanto a técnica. E certeza que resistência deles é gigante. Disso não tenho dúvidas.
 
Como não?
O próprio professor do Bruce Lee matou uma pessoa com um soco e era uma pessoa que treinava. Segundo a hitória era uma pessoa que chegou na cidade e desfiou as pessoas a derrubarem ele com um soco. Quando foi a vez do professor do Bruce Lee (que eu não lembro o nome), ele matou a pessoa.
Não estou falando de "5 pontos que explodem o coração" mas sim que há meios de se matar com um soco só com técnica, sem muita força, e não só isso, há muito mais o que se fazer com as mãos do que puramente socar.

Um lutador de boxe numa luta dessas que estamos imaginando tentaria dar ganchos, jabs, diretos, cruzados enquanto o lutador de arte marcial faria isso e iria além.

O que quero dizer é: O que o boxe faz todo mundo pode fazer.
Os socos do boxe são socos normais, se quiser ficar bom em soco é só treinar eles exaustivamente.



Ah certeza que mata...Mas é um soco normal, a força do lutador que mata e não tanto a técnica. E certeza que resistência deles é gigante. Disso não tenho dúvidas.
Rique, eu não acreditaria em tudo que dizem sobre o Bruce Lee, principalmente nessas histórias de desafios e tudo o mais.

E você novamente está menosprezando o boxe. Eu recomendaria que você fosse numa academia de boxe ver como é o treino dos caras, e talvez até treinar um pouco com eles pra ver as coisas melhor.
 
Rique, eu não acreditaria em tudo que dizem sobre o Bruce Lee, principalmente nessas histórias de desafios e tudo o mais.

E você novamente está menosprezando o boxe. Eu recomendaria que você fosse numa academia de boxe ver como é o treino dos caras, e talvez até treinar um pouco com eles pra ver as coisas melhor.

Não era o Bruce Lee, era o mestre dele...rs
E eu só acredito porque essa história foi o Grão Mestre da minha academia que contou, mas tenho minhas dúvidas. De qualquer modo também ouvi uma história de um mágico que morreu quando tomou um soco de boxeador.

Mas vocês não tão lendo o que eu estou escrevendo! Sim boxe é bom! Mas em outras artes marciais você treina muitas outras coisas que o "esporte" limita. Eu só acho que seja a técnica "mais desenvolvida em termos de socos" ou algo assim, como falaram aí. Como você disse, um soco é um soco. E os socos que o Boxe treina, todo mundo treina, só que ele só terina isso, e treina apanhar, natural que o soco dele seja um absurdo e que a resistencia dele seja ignorante.

E eu não posso ir numa academia de boxe, certeza que sem querer eu ia chutar por costume...:lol:

Mas outro dia eu estava ensinando na academia um cara que treinou boxe a dar soco sabia? Sabe por quê? Ele só aproveitava a força do braço no soco, ensinei ele a usar a força do corpo todo em um único soco.
 
Não era o Bruce Lee, era o mestre dele...rs
E eu só acredito porque essa história foi o Grão Mestre da minha academia que contou, mas tenho minhas dúvidas. De qualquer modo também ouvi uma história de um mágico que morreu quando tomou um soco de boxeador.

Mas vocês não tão lendo o que eu estou escrevendo! Sim boxe é bom! Mas em outras artes marciais você treina muitas outras coisas que o "esporte" limita. Eu só acho que seja a técnica "mais desenvolvida em termos de socos" ou algo assim, como falaram aí. Como você disse, um soco é um soco. E os socos que o Boxe treina, todo mundo treina, só que ele só terina isso, e treina apanhar, natural que o soco dele seja um absurdo e que a resistencia dele seja ignorante.

E eu não posso ir numa academia de boxe, certeza que sem querer eu ia chutar por costume...:lol:

Mas outro dia eu estava ensinando na academia um cara que treinou boxe a dar soco sabia? Sabe por quê? Ele só aproveitava a força do braço no soco, ensinei ele a usar a força do corpo todo em um único soco.
Mestre do Bruce Lee, o Sifu Yip Man. Só pra te refrescar a memória. Eu te aconselharia a ser mais cético em relação às lendas relacionadas a qualquer arte marcial.

Voltando ao boxe, eles não treinam qualquer outra coisa porque eles não precisam disso, justamente porque o soco deles é suficiente pra derrotar alguém. E dizer que eles não treinam nada além de socos é errado. Bons boxeadores têm uma esquiva, uma movimentação e um jogo de pés muito bons.

E eu não sei se por ser "esporte", a arte marcial fica tão limitada assim.
 
E as esquivas, e as defesas? Já ouviu falar em "shoulder roll"? É uma técnica que só existe no boxe, você nunca vai treinar ela em outras artes

Explicando em termos rudes, é levantar o ombro pra proteger o queixo quando você ve um cruzado da vida vindo em sua direção. alguns boxeadores, se estão com a guarda meio baixa, nem tentam defender, só usam isso, mas pra isso te que treinar MUITO, poucos boxeadores usam - um exemplo é o Floyd Mayweather Jr.


Não to dizendo que boxe é a melhor arte marcial - o que não é - mas em termos de socos, esquiva e defesa de socos, é a melhor sim.
 
E as esquivas, e as defesas? Já ouviu falar em "shoulder roll"? É uma técnica que só existe no boxe, você nunca vai treinar ela em outras artes

Explicando em termos rudes, é levantar o ombro pra proteger o queixo quando você ve um cruzado da vida vindo em sua direção. alguns boxeadores, se estão com a guarda meio baixa, nem tentam defender, só usam isso, mas pra isso te que treinar MUITO, poucos boxeadores usam - um exemplo é o Floyd Mayweather Jr.


Não to dizendo que boxe é a melhor arte marcial - o que não é - mas em termos de socos, esquiva e defesa de socos, é a melhor sim.
Não sei se é a melhor nesse quesito. Eu não acho que dê pra quantificar uma coisa assim, porque o desempenho do lutador depende muito mais de como ele aplica essas técnicas, do que da técnica em si.

E essa técnica de encostar o ombro no queixo o Bruce Lee (já o citei 3 vezes só hoje, melhor parar por aqui) incluiu no Tao do Jeet Kune Do. Aliás, tem muita coisa de boxe ocidental ali. Eu recomendo a leitura. :mrgreen:
 
Última edição:
Bom, estou entrando no meio da discussão. Não sei se é nesse ponto que querem chegar. Mas a coisa é bem simples, se vc enfrentar um boxeador, nas regras do boxe, vc vai a lona rapidinho. Se enfrentar um cara de tae kwon do, nas regras do tae kwon do, vai levar um monde de chute na cara, e vai cair rapidinho.

Agora se for lutar sem regras, aí leva quem tiver mais opções de combate, e souber usar melhor.


E sim Minduim. Tem tecnicas de boxe no Jet Kune do, pq Bruce Lee estudou um monte de artes marciais, e tambem o boxe, para desenvolver essa arte.
 
O Bruce Lee foi pioneiro em treinar várias artes. Quando todo mundo pregava se manter em uma só, ele viu que era melhor pegar as melhores coisas de cada arte e unir, mais ou menos como os lutadores de MMA fazem hoje em dia.
 
O Bruce Lee foi pioneiro em treinar várias artes. Quando todo mundo pregava se manter em uma só, ele viu que era melhor pegar as melhores coisas de cada arte e unir, mais ou menos como os lutadores de MMA fazem hoje em dia.

Com certeza. Muito, mas muito antes de toda essa moda de vale-tudo, mma... o cara já imaginava uma unica arte marcial, com o melhor de cada arte. Esse sim foi o cara.
 
Com certeza. Muito, mas muito antes de toda essa moda de vale-tudo, mma... o cara já imaginava uma unica arte marcial, com o melhor de cada arte. Esse sim foi o cara.
Pois é. Mas eu tenho minhas dúvidas se o Bruce Lee conseguiria fechar o Jeet Kune Do como uma arte marcial. Penso isso porque seria contraditório com o próprio princípio do Jeet Kune Do, que é o de cada um expressar-se de uma maneira na hora de lutar.

Acho que ficaria muito mais como uma filosofia marcial, por assim dizer.
 
Pois é. Mas eu tenho minhas dúvidas se o Bruce Lee conseguiria fechar o Jeet Kune Do como uma arte marcial. Penso isso porque seria contraditório com o próprio princípio do Jeet Kune Do, que é o de cada um expressar-se de uma maneira na hora de lutar.

Acho que ficaria muito mais como uma filosofia marcial, por assim dizer.

Que legal, fazia tempo que o pessoal não pegava alguma coisa pra discutir realmente.

Algumas opiniões minhas. Não acho que os socos do boxe sejam baseados puramente em força, mas que a força faz uma grande diferença, isso faz. Numa luta entre um boxer ocidental e um oriental, de peso e estrutura física semelhante, numa luta em que só valessem socos, eu apostaria no ocidental. Opinião minha... Mas num vale tudo, apostaria no oriental, por um motivo muito simples: o cara ia ganhar só no chute ou no chão... Lembram quando o Rickson desafiou o Mike Tyson no auge da carreira dele? Todo o mundo falava pro cara "Mas se o Tyson te acertar um soco ele te mata!". E ele respondia "E quem disse que ele vai me acertar um soco?". Arrogâncias a parte, o raciocínio é esse. O boxe ocidental tem uma deficiência fundamental que é não trabalhar outras possibilidades de combate que não os socos.

As histórias sobre o wing chun variam muito de família para família. Essa história do cara que Yip Man matou com um golpe é uma dessas. Uns dizem que foi um soco, outros dizem que foi uma palma, outros um chute, outros uma joelhada. Mas o fato é que o Yip Man era um frango (é só olhar as fotos depe pra ver como o mestre era magrinho), e independente do golpe que ele usou, matar, ou mesmo nocautear um cara com um único golpe, com um físico daqueles, prova que é possível desenvolver potência sem tanta massa muscular.

Quanto ao Bruce Lee, ele tem muitos grandes méritos. O primeiro é ter sido um excelente atleta. Preparo físico invejável. Outro foi ter aberto as portas das Artes Marciais Chinesas a não chineses. Outro foi quebrar alguns paradigmas do tradicionalismo. Sem conta o carisma que o levou tão longe.

Agora, verdade seja dita. Bruce Lee não inventou nada. Um observador mais atento que leia o Tao Of JKD percebe que nada mais é do que wing chun. Mesmo quando parece não ser, ele aplica conceitos de winc chun. Segundo os mais experientes, um wing chun de quem não completou o sistema e tentou compensar com experiências pessoais. Dos 5 (ou 6, para alguns) níveis do wing chun, ele completou o primeiro e iniciou o segundo. Depois, por uma série de motivos Yip Man não o ensinou mais.
 
Donovan disse:
Algumas opiniões minhas. Não acho que os socos do boxe sejam baseados puramente em força, mas que a força faz uma grande diferença, isso faz. Numa luta entre um boxer ocidental e um oriental, de peso e estrutura física semelhante, numa luta em que só valessem socos, eu apostaria no ocidental. Opinião minha... Mas num vale tudo, apostaria no oriental, por um motivo muito simples: o cara ia ganhar só no chute ou no chão... Lembram quando o Rickson desafiou o Mike Tyson no auge da carreira dele? Todo o mundo falava pro cara "Mas se o Tyson te acertar um soco ele te mata!". E ele respondia "E quem disse que ele vai me acertar um soco?". Arrogâncias a parte, o raciocínio é esse. O boxe ocidental tem uma deficiência fundamental que é não trabalhar outras possibilidades de combate que não os socos.
É por isso que as pessoas acham os lutadores de Jiu-Jitsu tão invencíveis. Os caras simplesmente fazem o máximo pra não entrar no jogo e no ritmo do adversário. Isso tem muito mais importância num combate do que as pessoas imaginam, e são poucos os lutadores que desenvolvem essa idéia.

Donovan disse:
As histórias sobre o wing chun variam muito de família para família. Essa história do cara que Yip Man matou com um golpe é uma dessas. Uns dizem que foi um soco, outros dizem que foi uma palma, outros um chute, outros uma joelhada. Mas o fato é que o Yip Man era um frango (é só olhar as fotos depe pra ver como o mestre era magrinho), e independente do golpe que ele usou, matar, ou mesmo nocautear um cara com um único golpe, com um físico daqueles, prova que é possível desenvolver potência sem tanta massa muscular.
Até porque um dos fundamentos de qualquer arte marcial é o fraco ser capaz de derrotar o forte, muito mais com técnica que com força. Eu particularmente acho que o acúmulo de peso e massa por alguns lutadores, com o intuito de desferir socos e chutes mais potentes, uma desculpa pra não desenvolver uma técnica consistente e eficiente.

Donovan disse:
Quanto ao Bruce Lee, ele tem muitos grandes méritos. O primeiro é ter sido um excelente atleta. Preparo físico invejável. Outro foi ter aberto as portas das Artes Marciais Chinesas a não chineses. Outro foi quebrar alguns paradigmas do tradicionalismo. Sem conta o carisma que o levou tão longe. Agora, verdade seja dita. Bruce Lee não inventou nada. Um observador mais atento que leia o Tao Of JKD percebe que nada mais é do que wing chun. Mesmo quando parece não ser, ele aplica conceitos de winc chun. Segundo os mais experientes, um wing chun de quem não completou o sistema e tentou compensar com experiências pessoais. Dos 5 (ou 6, para alguns) níveis do wing chun, ele completou o primeiro e iniciou o segundo. Depois, por uma série de motivos Yip Man não o ensinou mais.
A base do Jeet Kune Do era Wing Chun, porque a base do Bruce Lee era o Wing Chun. O Jeet Kune Do é nada mais que um método de auto-expressão verdadeira, no sentido marcial da coisa. O que está escrito no Tao do JKD nada mais é que parte do método do Lee se expressar. Provavelmente não funcionaria 100% pra mais ninguém, dada a subjetividade da expressão humana. Porém, essa filosofia que ele tinha de encarar as artes marciais como parte da expressão do ser humano é fantástica, e pode ser aplicada à qualquer arte marcial. Considero o livro dele uma obra prima. Mas apesar da grande admiração que eu nutro por ele, não concordo com todas as coisas que ele disse.

No final do livro ele mesmo diz que depois de ler o livro você poderia usá-lo como peso de papel, pois seria mais útil lá do que como um guia, que é como as pessoas geralmente o encaram.
 
Algumas opiniões minhas. Não acho que os socos do boxe sejam baseados puramente em força, mas que a força faz uma grande diferença, isso faz. Numa luta entre um boxer ocidental e um oriental, de peso e estrutura física semelhante, numa luta em que só valessem socos, eu apostaria no ocidental. Opinião minha... Mas num vale tudo, apostaria no oriental, por um motivo muito simples: o cara ia ganhar só no chute ou no chão... Lembram quando o Rickson desafiou o Mike Tyson no auge da carreira dele? Todo o mundo falava pro cara "Mas se o Tyson te acertar um soco ele te mata!". E ele respondia "E quem disse que ele vai me acertar um soco?". Arrogâncias a parte, o raciocínio é esse. O boxe ocidental tem uma deficiência fundamental que é não trabalhar outras possibilidades de combate que não os socos.


Bom, é o que eu falei no meu post anterior. Se vc desafiar outro estilo nas regras dele, vai ser muito mais dificil pra vc. Se os dois puderem usar o melhor do seu estilo, ganha quem tem mais opções de luta, e quem usar suas tecnicas melhor. Uma luta contra um boxeador pode terminar com um soco. Assim como contra um cara de tae kwon do, pode terminar em um chute. O que vale é saber usar o que tem. Mas, se vc não tem muito, tipo, só sabe dar soco, fica complicado.


Uma vez, meu mestre de karate lutou contra um boxeador. Ele tentou acertar chutes na cabeça do boxeador, mas não conseguiu de jeito nenhum. O cara era muito bom na esquiva. Mas aí ele partiu pro chute nas pernas. O cara não aguentou o tranco. A moral da historia é essa, vc tem q ter variações. Se sabe apenas dar soco, tem q decidir logo com um direto pra não tomar chute. Se tem mais variações de golpes, vai mudando até achar o ponto fraco do cara. Por isso, quem tem mais tecnicas e sabe usar, leva vantagem.
 
Uma vez, meu mestre de karate lutou contra um boxeador. Ele tentou acertar chutes na cabeça do boxeador, mas não conseguiu de jeito nenhum. O cara era muito bom na esquiva. Mas aí ele partiu pro chute nas pernas. O cara não aguentou o tranco.


Chute nas pernas é cruel, tem muita luta de kickboxing, muay thai, e em menor número, MMA, que é decidida nos chutes na perna.

Boxe pra mim não é a melhor arte marcial, por ser muito limitada, mas eu acho que em termos de soco é melhor sim.


E o Rickson ganharia do Mike Tyson :D
 
Boxe pra mim não é a melhor arte marcial, por ser muito limitada, mas eu acho que em termos de soco é melhor sim.


E o Rickson ganharia do Mike Tyson :D

Só pra lembrar, boxe não é arte marcial. É uma luta. Ou ainda, um esporte de luta.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo