• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ARTES MARCIAIS!!!

E só pra manifestar minha indignação...

Tava sapeando um forum frequentado por praticantes de jiu jitsu, onde alguns metiam o pau no Kombato, dizendo que nada mais era que um jiu jitsu simplificado, e um instutor de Kombato rebatia as críticas. Teve até aquela "clássica": "Mas todos os combates, invariavelmente, terminam no chão..."...

Pelamordedeus, gente... Tem cara que ainda tá nessa... Só faltou começar aquela história de novo de que o jiu jitsu surgiu na Índia, criado pelos monges que não podiam usar armas por causa da sua filosofia de vida, que todas as outras artes marciais são ramificações simplificadas do jiu jitsu, que é a arte mais completa, que tem os chutes do kung fu, os socos do karate, a ginga da capoeira, o dedo no olho do krav magá...

Pára, né... Acho que o jiu jitsu não precisa disso...
 
Jiujitsu é, pra mim, a melhor arte marcial (em termos de combate), mas pra defesa pessoal talvez não seja tão boa, visto que contra 2 pessoas não funciona, requer muita proximidade caso o cara tenha um canivete que seja, e tals.

Então, o negócio é porcurar uma que tenha mais enfoque na parte em pé. Daí vai da sua escolha, tem muitas.
O "pra mim" ali é no sentido de que ela é a melhor somente pra você? Porque se você tá dizendo que ela é a melhor de todas, aí eu acho que é impossível de julgar.
 
Esse negócio de a melhor é essa, a melhor é aquela... isso não existe! Um lutador, para ser completo, deveria buscar ter conhecimento de quantos estilos e técnicas fosse possível. Quanto maior o "arsenal" que o lutador tem, mais completo ele é, mais eficiente.

Eu já fiz Judô, Jiu Jitsu, Karate, Capoeira e hoje treino Kung Fu. Não porque quero ser um lutador completo, nem de lutar eu gosto tanto, eu gosto é de esporte... mas eu acho realmente que não consigo apontar o dedo pra nenhuma das que fiz e diser: essa é a melhor. Melhor e ter todas essas técnicas a meu dispor, para poder usá-las conforme for conveniente, de acordo com a situação. Enfim, é isso que eu acho...
 
Esse negócio de a melhor é essa, a melhor é aquela... isso não existe! Um lutador, para ser completo, deveria buscar ter conhecimento de quantos estilos e técnicas fosse possível. Quanto maior o "arsenal" que o lutador tem, mais completo ele é, mais eficiente.

Eu já fiz Judô, Jiu Jitsu, Karate, Capoeira e hoje treino Kung Fu. Não porque quero ser um lutador completo, nem de lutar eu gosto tanto, eu gosto é de esporte... mas eu acho realmente que não consigo apontar o dedo pra nenhuma das que fiz e diser: essa é a melhor. Melhor e ter todas essas técnicas a meu dispor, para poder usá-las conforme for conveniente, de acordo com a situação. Enfim, é isso que eu acho...

Concordo.

E como disse Bruce Lee, não é a arte que faz o lutador o lutador que faz a arte. Não importa a Arte Marcial se o cara é bom. Mas o ideal é a mistura.
 
Mistura? Sei lá...

Por um lado faz muito sentido. Quanto maior o arsenal, melhor a chance de resposta. Mas por outro lado a gente pode cair naquela história do pato, que anda, nada e voa, mas não faz nada direito. Dependendo da situação isso pode ser bom (cair na água sem saber nadar?), mas por outro pode ser ruim (precisar nadar muito, ou muito rápido, sem saber nadar direito?). O que é mais perigoso, um bêbado sem nenhum treinamento militar, armado até os dentes e querendo te matar, ou um atirador de elite, com um único fuzil de precisão, querendo te matar?

Eu ainda acho que tudo depende do lutador. Se o cara consegue te socar rápido o suficiente pra você não conseguir defender, bom pra ele. Ou se ele consegue te derrubar e te dar um nó antes de você conseguir socá-lo, bom pra ele também. Precisa mais?

Como disse o tal do Aquíloco, lá na Grécia, a trocentos anos atrás, "A raposa tem muitos truques. O porco espinho, um único e eficaz"
 
Mas não é da mistura pela mistura que eu falo. É bom que se tenha uma especialidade, um ponto em que se atingiu o nível mais alto (se é que isso é possível). Mas se além disso você tiver outros conhecimentos, outras técnicas, isso certamente será útil não? Não me refiro a um conhecimento apenas superficial de tudo, isso sim concordo que seria pior que um conhecimento único, mas aprofundado.
 
Mas não é da mistura pela mistura que eu falo. É bom que se tenha uma especialidade, um ponto em que se atingiu o nível mais alto (se é que isso é possível). Mas se além disso você tiver outros conhecimentos, outras técnicas, isso certamente será útil não? Não me refiro a um conhecimento apenas superficial de tudo, isso sim concordo que seria pior que um conhecimento único, mas aprofundado.

Ah, sim... Com certeza. O que abunda não prejudica (hoje eu estou cheio das citações... rs).

É sempre bom ter alternativas. O problema é quando o cara quer misturar água com óleo, artes marciais com conceitos muito diferentes... Aí, além de não aprender direito o que ele estava tentando, acaba prejudicando o que já sabia.
 
Eu acho Jiujitsu a melhor arte, porque, geralmente, duas pessoas, uma treinada em Jiujitsu e a outra em outra arte, as duas com o mesmo tempo de treino, a mesma aplicação, com professores semelhantes, altura peso força etc. parecidos, a de JJ vai ganhar. E olha que dependendo, o cara pode ter uns 30kg a mais, se não souber nada de chão, vai perder igual para o de JJ.



Sobre a mistura, depende. Se fosse pretende lutar MMA (vulgo vale tudo) profissionalmente, você é obrigado a treinar de tudo. Se você treina com fins recreativos, ou pretende lutar um campeonato de determinada arte marcial, não precisa sair praticando tudo, apesar de ser interessante. Se você quer defesa pessoal também não necessariamente, só não arranje briga com alguém de um estilo que não case com o seu :lol:
 
Se você quer defesa pessoal também não necessariamente, só não arranje briga com alguém de um estilo que não case com o seu :lol:

Bom, em tese, defesa pessoal é pra se defender de qualquer coisa... Envolve até conceitos subjetivos sobre como evitar entrar em situações de risco... Então essa história de casar o estilo não deveria ser verdadeira...

Uma das coisas que fizeram uma determinada arte marcial perder o encanto pra mim foi o fato de um belo dia eu ter perguntado pra um professor como eu faria pra me defender de determinado ataque e ele ter me dito que eu não precisava me preocupar, pois aquilo "não valia"...

Coisas do budo moderno (Jigoro Kano, Gishin Funakoshi e companhia devem estar se revirando no túmulo...).

:think:
 
Bom, em tese, defesa pessoal é pra se defender de qualquer coisa... Envolve até conceitos subjetivos sobre como evitar entrar em situações de risco... Então essa história de casar o estilo não deveria ser verdadeira...

Uma das coisas que fizeram uma determinada arte marcial perder o encanto pra mim foi o fato de um belo dia eu ter perguntado pra um professor como eu faria pra me defender de determinado ataque e ele ter me dito que eu não precisava me preocupar, pois aquilo "não valia"...

Coisas do budo moderno (Jigoro Kano, Gishin Funakoshi e companhia devem estar se revirando no túmulo...).

:think:



Até pode ser se defender de qualquer coisa, mas é difícil.


Como eu disse, um lutador de MMA treina tudo, e pra mim esses são os caras mais imbatíveis numa luta real, pois podem se adaptar, caso peguem um cara melhor em pé, derrubam, caso peguem alguem que luta no chão, conseguem não ser derrubados, etc. Ainda há alguns lutadores de MMA que não teinam tudo, mas esses são os que estão ficando para trás, perdendo mais lutas, e que em breve vão sumir.
 
Até pode ser se defender de qualquer coisa, mas é difícil.


Como eu disse, um lutador de MMA treina tudo, e pra mim esses são os caras mais imbatíveis numa luta real, pois podem se adaptar, caso peguem um cara melhor em pé, derrubam, caso peguem alguem que luta no chão, conseguem não ser derrubados, etc. Ainda há alguns lutadores de MMA que não teinam tudo, mas esses são os que estão ficando para trás, perdendo mais lutas, e que em breve vão sumir.
Não sei se esses caras são tão fodas assim não. Eles estão acostumados com o ambiente do MMA que tem suas regras próprias. Na vida real não tem regra. É tudo muito mais no improviso, não tem estratégia, não tem estudar o adversário, etc.

E sei lá, eu acho que essa coisa de treinar 10 estilos diferentes acaba te fazendo não ser bom em nenhum. O cara acaba ficando mediano em todos.
 
Não sei se esses caras são tão fodas assim não. Eles estão acostumados com o ambiente do MMA que tem suas regras próprias. Na vida real não tem regra. É tudo muito mais no improviso, não tem estratégia, não tem estudar o adversário, etc.

E sei lá, eu acho que essa coisa de treinar 10 estilos diferentes acaba te fazendo não ser bom em nenhum. O cara acaba ficando mediano em todos.


Geralmente, os caras treinam Muay Thai/Boxe, Wrestling e JJ. Praticamente todos os lutadores tem um ponto forte, que geralmente é o que mais usam.
Mas o tempo do UFC 1 passou, hoje em dia nenhuma arte sozinha ganha, geralmente nem 2. Um cara que lute bem em pé, e tenha o chão fraco, vai se especializar em defesa de quedas, mas alguma hora vai acabar sendo derrubado (Crocop). Um cara que seja especializado em chão, uma hora não vai conseguir derrubar, e vai apanhar em pé (Gracies em geral). E assim vai.


Os lutadores de VT em geral, tem um bom queixo, bastante punch, sabem lutar em pé, podem evitar quedas ou mesmo derrubar, e se viram no chão. Um cara desses apanhar para alguem numa briga real, é difícil. Claro que sem contar garrafadas, tacos de beiseboll, tacos de sinuca, pedaços de ferro e objetos que arremessados desenvolvam boa velocidade/peso :lol:
 
Claro que sem contar garrafadas, tacos de beiseboll, tacos de sinuca, pedaços de ferro e objetos que arremessados desenvolvam boa velocidade/peso :lol:


Descobriu a função das armas no kung fu...hehehe

Sempre escutei de professores bons? "se o cara esta se saindo melhor q vc no mano a mano, pegue um lança e atravese a barriga dele de uma boa distancia"...

Isso, é arte marcial de verdade.
 
Descobriu a função das armas no kung fu...hehehe

Sempre escutei de professores bons? "se o cara esta se saindo melhor q vc no mano a mano, pegue um lança e atravese a barriga dele de uma boa distancia"...

Isso, é arte marcial de verdade.

Falou e disse. Pra que derrubar uma árvore na canelada se você pode usar um machado?
 
Falou e disse. Pra que derrubar uma árvore na canelada se você pode usar um machado?

Sim, o objetivo principal da arte marcial, enfim, é achar o caminho mais rapido e simples de derrotar um adversário.

Ninguem fazia malabarismo né? O treino é bem diferente da finalidade prática... Os monges Shaolin faziam isso, era um soco só pra derrubar um adversário.. se não, o lance era bastão, facão e etc ( essas de lamina depois q eles conehceram as armas do exercito claro. )
 
Falou e disse. Pra que derrubar uma árvore na canelada se você pode usar um machado?


Não seja por isso, pra que derrubar com um machado, se pode usar a serra elétrica?


Mas aí entra em outra: você sai na rua com um machado? Seu objetivo ao se defender vai ser sempre torar o agressor ao meio? (não que quebrar palmeiras com caneladas seja inteligente. Vai foder com seus tendões)


O meio mas rápido e simples de matar alguem é dar um tiro. É de longe, é rápido. Deveria estar treinando tiro ao alvo?
 
Não seja por isso, pra que derrubar com um machado, se pode usar a serra elétrica?


Mas aí entra em outra: você sai na rua com um machado? Seu objetivo ao se defender vai ser sempre torar o agressor ao meio? (não que quebrar palmeiras com caneladas seja inteligente. Vai foder com seus tendões)


O meio mas rápido e simples de matar alguem é dar um tiro. É de longe, é rápido. Deveria estar treinando tiro ao alvo?

Então vamos lá...

1. Realmente, com uma serra elétrica é melhor. E isso significa que existem ferramentas melhores e piores para cada função. Mas de qualquer forma, na falta da serra elétrica, um machado é melhor que nada;

2. O fato de usar armas em um combate não significa, necessariamente, "torar o agressor ao meio". Só significa aumentar suas capacidades de ferí-lo;

3. Nem sempre um tiro é o meio mais simples e rápido de matar alguém. Eu mesmo já levei tiro e não morri... Toda arma tem sua utilidade, dependendo da ocasião, e com as armas de fogo não é diferente. Para que uma arma de fogo seja eficiente num combate é preciso considerar uma série de coisas. Pontaria, controle emocional (tiro de combate, tiro de precisão e tiro esportivo são coisas bem diferentes), reflexo para o saque (ninguém normal passeia com a arma na mão), distância... Uma arma de fogo só é útil a uma distância considerável. Em curtas distâncias, provavelmente, uma faca ou similar funcionaria melhor. Em distâncias muito longas, perde-se a precisão. Ou seja, treinar tiro ao alvo é bom, mas não suficiente pra usar uma arma de fogo com eficiência...

4. Arma pode ser qualquer coisa que se use para aumentar sua capacidade de combate. Você não sai na rua com um machado, mas e se quando aquele bando de punks for atacá-lo porque queriam um desconto de 30 centavos na mini pizza que voce vende, tivesse um machado perto, saberia usá-lo pra se defender? E se não fosse um machado, e sim um pedaço de pau ou cano? Saberia usar com eficiência? Ou ficaria dando pauladas ao Deus dará?

Quando falamos em armas, muitas vezes imaginamos espadas, alabardas, nunchakus, tonfas, sais, sem muitas vezes considerar como é fácil pra qualquer um encontrar uma faca, um pedaço de pau, ou qualquer coisa que possa ser usada para aumentar nossas capacidades de defesa.

Por isso continuo achando muito útil o treino com armas.
 
Quando falamos em armas, muitas vezes imaginamos espadas, alabardas, nunchakus, tonfas, sais, sem muitas vezes considerar como é fácil pra qualquer um encontrar uma faca, um pedaço de pau, ou qualquer coisa que possa ser usada para aumentar nossas capacidades de defesa.

Por isso continuo achando muito útil o treino com armas.


Claro que é útil. Mas nem todas. Você mesmo citou uma Alabarda. Aonde encontraríamos algo com características parecidas com ela?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo