• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Artaqueti Valinórëo 02 - A Segunda Profecia de Mandos

Tilion disse:
Mas leu o texto II do Mitos Transformados? É justamente o da nova origem do Sol e da Lua, e ele não foi traduzido ainda.

Creio que não ainda não leu, pois do contrário tu estaria analisando a coisa de um modo diferente.

Perdão, fui lá nas HoME, peguei Dicionary Traduzator Tabajara :lol: , e dou meu braço a torcer, vc tava certo, desculpe :oops: !!!
Mas mesmo com esse texto, acho que sempre vai nos restar a dúvida em qual dos dois ele se basearia para publicação do Silma revisada por ele. Pq convenhamos que com a versão do Mitos ele perde um pouco da "magia" da mitologia.
 
Tilion disse:
Não tão "ultrapassada" assim, uma vez que Tolkien retoma e aprofunda a concepção das estrelas como "pontinhos luminosos na abóbada celeste" (tal como vista em Arda) no próprio Mitos Transformados, onde é dito que Varda criara apenas um "simulacro" das estrelas originais, que não eram visíveis de Arda.

Isso é o Myths III, né? O problema é que não tem nenhuma versão do Ainulindalë ou do começo do Quenta que incorpore essa idéia. O Tolkien não trabalhou nada nessa idéia se for comparar com a idéia de Arda "no meio das estrelas".

Aliás, aquele negócio do Tolkien ter retomado no Myths as idéias do Ainulindalë C* é super estranho, já que ele tinha rejeitado essas idéias anos antes. Ele teria esquecido? :o?:
 
eu tou atrasado!!
+ pra mim:

turin nao virou valar!
só foi permitido "voltar" para la, ou permaneceu em mandos em vez d deixar a terra

gurthang é a msm, q foi reforjada, + penso q ela tinha espirito e nao foi reforjada pelos pedacinhos e sim pelo espirito q "acompanhou" Turin em sua "jornada d morte"


eu axo q a o sentido d a lua perseguir e o sol queimar é + do sentido d q a silmarill nunca tava sozinha no ceu e nunca conseguiu "revelar" td seu poder e luz.

eu considero q existem otros planetas tambem, + sem orbita ao redor d nada! e o sol e a lua sao os frutos das arvores!


pra mim Melkor no seu "exilio" se recuperou e novamente cresceu em poder, + o suficiente pra ser o msm antes d entrar em arda pela primeira vez. e com isso voltou a terra, uma criatura "angelical" com certeza pode se "regenerar!"!!

bom essas sao MINHAS IDEIAS!!!
 
eu também ceguei atrasado...
Acabei de ler a profecia e o mais imcompatível, além de Túrin Vala, é Fëanor "bonzinho" abrindo mão da Silmarills...

Achei o texto muito bom, de certa forma, um epílogo até interessantíssimo... mas essa ascensão de Melkor pela enésima vez soa um opuco cíclica. da mesma forma, esse confronto Melkor x Earendil soa meio estranho.
Melkor necessitaria voltar muito forte pra suportar Arien e derrubar Tilion...
 
Melkor necessitaria voltar muito forte pra suportar Arien e derrubar Tilion...
eu penso q o sol e a lua eram "poderosos" + nao axo q tanto a ponto d vc falar isso, pq as arvores deviam ser bem + fortes e ele conseguiu chegar perto e desferir os golpes
 
Segundo o Tilion postou na página anterior, na época da concepção do texto, Melkor fora enviado encarnado ao Vazio, e seu poder não havia diminuído. Logo, pelo que entendi, ele retorna tão forte quanto sempre esteve.
 
Vëon HIPPO disse:
Melkor necessitaria voltar muito forte pra suportar Arien e derrubar Tilion...
eu penso q o sol e a lua eram "poderosos" + nao axo q tanto a ponto d vc falar isso, pq as arvores deviam ser bem + fortes e ele conseguiu chegar perto e desferir os golpes

Sim, mas Melkor, quando do "nascimento" do Sol, não o suportava, a luz e o calor. Da mesma forma que Tilion era um arqueiro (arqueiro, né) muito eficiente.
 
Olha, eu acho que quanto a Morgoth voltar, eu tenho a teoria que quanto mais os Valar ficavam cansados com o pasar do tempo, mais Morgoth ficava forte, com é dito nos Contos Inacabados, Morgoth lançava sua sombra por sobre o céu, escurecendo o sol e a lua.
Quanto ao Fëanor, ele poderia se arrepeder com o passar do tempo.
E Turin pode ter ficado nas MAnsões de MAndos simplismente porque era um designeo de Eru, como aconteceu com Beren.
 
Achei o maximo essa ideia do Túrin vingar a morte de todos que se envolveram em sua triste sina. Mas, desde o inicio, sabíamos que nenhum mortal ou imortal, elfo ou homem, poderia matar Melkor. Afinal, ele é um Vala como os Senhores do Oeste, o mais poderoso no Ainülindalë.

A idéia é muito legal mesmo, pq eu acho Túrin um dos personagens mais bem bolados e profundos de Tolkien. Agora, a segunda profecia de Mandos seria inconcebível desse ponto de vista.
 
Não, se conciderarmos que Turin é o Eru encarnado, como é predito nos dialogos de Finrod e Andreth, onde ambos dizem que Eru vira a terra.
Nesse caso, seria melhor aindam pois Eru (como Jesus), teria vindo como um Martir, para sofrer pela humanidade, e como um amaldiçoado, para apenas na plenitude do tempo, encerrar as coisas.
 
turin nao virou vala e pode ter se demorado em mandos assim como beren

a perseguicao a earendil ainda eh cheia d suposicoes

se melkor guentou as 2 arvores, pq nao guentaria so um fruto e uma folha dessas?
 
Ah, aih sim Dyeison. Aih tudo faz mais sentido. Se considerarmos que Túrin é Eru reencarnado, a visão fica mto mais interessante mesmo.
Eh, como eu tinha dito, achei essa idéia genial. :P
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo