1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Ardalambion - EM PORTUGUÊS

Tópico em 'Idiomas Tolkienianos' iniciado por Tilion, 15 Set 2002.

Situação do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. Tilion

Tilion Administrador

[Editado por mim mesmo: como já devem estar sabendo, o site oficial agora é
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , parte do grupo Valinor. ;) ]

Aiya, Ardalië.

Bom, tenho uma novidade para vocês, e espero que gostem:

Com a autorização de Helge Fauskanger, estou colocando no ar hoje a versão em língua portuguesa do site de lingüística tolkieniana
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , o mais completo e abrangente que existe na net.

A url é
    . Há pouca coisa disponível até o momento, mas lembrem-se de que eu sou apenas um. ;)

Mas irei traduzir todo o site, leve o tempo que levar. As atualizações serão frequentes, já que estou traduzindo sem parar. :D

Para vocês sentirem o gostinho, eis o que já está online:

O vício não-tão-secreto de Tolkien - Fauskanger dá uma visão geral da paixão de Tolkien sobre a criação de idiomas, desde a sua infância até o período pós-SdA, e alguns comentários sobre como andam os idiomas do Professor hoje em dia.

Quantos idiomas Tolkien criou? - Uma análise (bem-sucedida) para responder esta questão.

Quenya - o artigo original sobre a língua antiga.

Animálico, Nevbosh e Naffarin - os primeiros idiomas com os quais Tolkien entrou em contato, ajudando a criá-los em parte ou completamente.

Uma botânica de Qenya - nomes de plantas em geral em "quenya primitivo" (sim, é "qenya" mesmo que se escreve, sem o "u"), compilada por David Salo.

O Corpus Quenya - os textos centrais de onde tiramos o material atestado de quenya.

Um gosto de élfico - vocabulário selecionado de quenya e sindarin.

Ríanna - um poema em quenya por Vicente Velasco, em homenagem à Princesa Diana, com análise e comentários.

Hriveressë - outro poema em quenya por Vicente Velasco, com análise e comentários.

E para aqueles que já não aguentavam mais esperar:

CURSO DE QUENYA - em arquivos PDF separados, das lições 1 a 13 (sim, atualização finalmente!!!). :wink:

E logo, logo, o artigo sobre o sindarin. :)

Bem, como vocês irão ver (caso entrem no site...), alguns artigos possuem links para outros, e estão propositalmente "quebrados", uma vez que esses outros ainda não foram traduzidos; portanto, não precisam reclamar disso, certo? Com o tempo, todos os links funcionarão.

Por enquanto é isso. Espero que vocês se divirtam aprendendo mais sobre os idiomas de Tolkien tanto quanto eu me divirto traduzindo essa imensidão de conteúdo. :wink:

Namárië, nildor.

2. Alassë

Alassë Pasteleira

AAHHHH!!!!!!!
    VC É DOIDO!!!

Mas ainda bem q os doidos sempre fazem coisas boas!!!!

Muito legal essa sua idéia, vou ser uma freqüentadora assídua!!!!

Valeus Tilion!! :D

3. Boca de Sauron

Boca de Sauron Usuário

4. Tilion

Tilion Administrador

Não, não é o mesmo site.

Falei com o dono desse, e ele largou de mão as traduções (olhe o que tem lá traduzido para vc ter uma idéia). Sem falar que a qualidade das mesmas é altamente questionável, e existem erros que... bom, pra vc ver só, o cara disse que ISBN é uma editora(!!!), quando na verdade é o código de referência que todo livro possui.

Mostrei pro Helge essa situação, e ele liberou a minha tradução numa boa.

E podem ter certeza que eu não vou abandonar o barco. ;)

5. Tilion

Tilion Administrador

Atualização no Ardalambion:

- "Canção à Éowyn" - poema em quenya por Ales Bican, com análise e comentários.

6. Tilion

Tilion Administrador

- o(s) idioma(s) dos elfos-escuros... ou melhor, as únicas seis (!!!) palavras de que temos conhecimento.

7. Tilion

Tilion Administrador

- a Língua Nobre.

Se vc quer aprender sindarin, eis o artigo que contém tudo que é conhecido sobre o idioma até o momento.

Aliás, se encontrarem algum erro (principalmente de digitação...o que deve ser bem comum... :roll:), não hesitem em me avisar, para que eu possa corrigir.

8. Tilion

Tilion Administrador

Bem, caso interesse a alguém saber, eu não tenho atualizado o site por dois motivos básicos:

1) minha faculdade, que anda tomando todo meu tempo
    2) problemas com o telefone, de modo que não está fácil para conectar tão seguido

Mas não abandonei nada, e continuo traduzindo sempre que posso, e logo colocarei mais artigos no ar. :wink:

9. Fëaruin Alcarintur ¥

Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

Oba!!, pow valeu pela iniciativa Tilion! :beer:

10. Goba

Goba luszt

UHUUUUU!!! Gostei bastante de sua idéia da tradução!!! E se quiseres posso dar uma ajuda em alguma parte! Principalmente no curso de Quenya, pois deixá-lo em português é uma das coisas que mais quero, e posso ajudar a da traduzi-lo!!!! KKer coisa so fale comigo!!! Elen síla lúmenn' omentielvo! :beer:

11. Tilion

Tilion Administrador

- Lição 14 disponível para download.

- não diga nada que não valha a pena ser dito

- como o brilho de espadas

12. Pandatur

Pandatur Usuário

Excelente iniciativa a sua Tilion!Continue assim!

13. O Tilion era (se ainda nao é) parte da Equipe... Ele era tradutor, e decidiu traduzir a Ardalambion. Continua assim, Tilion! Não vou me propor para ajudar que já tô enrolado tentando traduzir um texto que parece nunca acabar aqui.. :?

14. Goba

Goba luszt

OBA OBA OBA!!!! Tilion, seu trabalho está ficando muuuuuito legal, você já superou bastante o pessoal da própria Valinor em matéria de tradução do curso, ele está ficando ótimo! :D :D :D

E votlo a dizer que, se quiser apoio em algo, estou aki, principalmente pelo curso, MP-me kker coisa!!!! :wink:

Dado o recado, que venha o resultado! :twisted:

Elen síla lúmenn' omentielvo! :beer:

Eu faço parte! E vocÊ? Clube do Escritor! :aham:

15. Tilion

Tilion Administrador

Mas o curso que está na Valinor é a mesma tradução, feita por mim.

Só não sei pq eles não colocaram as lições mais novas...

16. Pandatur

Pandatur Usuário

Você saiu da Valinor porquê?Ou não tem acesso para colocar o curso no site?

17. Tilion

Tilion Administrador

Eu saí da Valinor em junho, se não me engano, por motivos pessoais.
    Mas mesmo depois da minha saída, o curso continuou a ser publicado lá numa boa.

Agora tenho meu próprio site pra disponibilizar o curso e outros artigos do Fauskanger, mas nada os impede de continuar colocando o curso lá, já que eu ainda concordo com isso.

Só não sei pq não o fazem.

18. Pandatur

Pandatur Usuário

Entendi....mas você não brigou com ninguém lá não né?Saiu por que quis...ou melhor..precisou...

19. Tilion

Tilion Administrador

- prefixos, sufixos e infixos na formação das palavras alto-élficas.

Obs: fiz umas correções na lição 14 do Curso de Quenya, mas apenas esteticamente. Se alguém se preocupa com isso, seria bom baixar de novo a lição. ;)

20. PHN_theOld

PHN_theOld Usuário

aeeeee!! Deus abençoe o Tilion!!!!
    hauuhauhauhauh agora eu posso aprender Quenya!! ehehehhe
    :-)

Situação do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Compartilhar