• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ardalambion - EM PORTUGUÊS

Status
Fechado para novas mensagens.

Tilion

Administrador
[Editado por mim mesmo: como já devem estar sabendo, o site oficial agora é este, parte do grupo Valinor. ;) ]

Aiya, Ardalië.

Bom, tenho uma novidade para vocês, e espero que gostem:

Com a autorização de Helge Fauskanger, estou colocando no ar hoje a versão em língua portuguesa do site de lingüística tolkieniana Ardalambion, o mais completo e abrangente que existe na net.

A url é http://www.ardalambion.com.br. Há pouca coisa disponível até o momento, mas lembrem-se de que eu sou apenas um. ;)

Mas irei traduzir todo o site, leve o tempo que levar. As atualizações serão frequentes, já que estou traduzindo sem parar. :D

Para vocês sentirem o gostinho, eis o que já está online:

O vício não-tão-secreto de Tolkien - Fauskanger dá uma visão geral da paixão de Tolkien sobre a criação de idiomas, desde a sua infância até o período pós-SdA, e alguns comentários sobre como andam os idiomas do Professor hoje em dia.

Quantos idiomas Tolkien criou? - Uma análise (bem-sucedida) para responder esta questão.

Quenya - o artigo original sobre a língua antiga.

Animálico, Nevbosh e Naffarin - os primeiros idiomas com os quais Tolkien entrou em contato, ajudando a criá-los em parte ou completamente.

Uma botânica de Qenya - nomes de plantas em geral em "quenya primitivo" (sim, é "qenya" mesmo que se escreve, sem o "u"), compilada por David Salo.

O Corpus Quenya - os textos centrais de onde tiramos o material atestado de quenya.

Um gosto de élfico - vocabulário selecionado de quenya e sindarin.

Ríanna - um poema em quenya por Vicente Velasco, em homenagem à Princesa Diana, com análise e comentários.

Hriveressë - outro poema em quenya por Vicente Velasco, com análise e comentários.

E para aqueles que já não aguentavam mais esperar:

CURSO DE QUENYA - em arquivos PDF separados, das lições 1 a 13 (sim, atualização finalmente!!!). :wink:

E logo, logo, o artigo sobre o sindarin. :)

Bem, como vocês irão ver (caso entrem no site...), alguns artigos possuem links para outros, e estão propositalmente "quebrados", uma vez que esses outros ainda não foram traduzidos; portanto, não precisam reclamar disso, certo? Com o tempo, todos os links funcionarão.


Por enquanto é isso. Espero que vocês se divirtam aprendendo mais sobre os idiomas de Tolkien tanto quanto eu me divirto traduzindo essa imensidão de conteúdo. :wink:


Namárië, nildor.
 
AAHHHH!!!!!!!
VC É DOIDO!!!

Mas ainda bem q os doidos sempre fazem coisas boas!!!!

Muito legal essa sua idéia, vou ser uma freqüentadora assídua!!!!

Valeus Tilion!! :D
 
Boca de Sauron disse:
Vc já visitou o www.ardalambion.hpg.com.br?

(Se for o mesmo seu site com um end diferente, desculpa)

Não, não é o mesmo site.

Falei com o dono desse, e ele largou de mão as traduções (olhe o que tem lá traduzido para vc ter uma idéia). Sem falar que a qualidade das mesmas é altamente questionável, e existem erros que... bom, pra vc ver só, o cara disse que ISBN é uma editora(!!!), quando na verdade é o código de referência que todo livro possui.

Mostrei pro Helge essa situação, e ele liberou a minha tradução numa boa.

E podem ter certeza que eu não vou abandonar o barco. ;)
 
Atualização no Ardalambion:

Avarin - o(s) idioma(s) dos elfos-escuros... ou melhor, as únicas seis (!!!) palavras de que temos conhecimento.
 
Atualização no Ardalambion:

Sindarin - a Língua Nobre.

Se vc quer aprender sindarin, eis o artigo que contém tudo que é conhecido sobre o idioma até o momento.

Aliás, se encontrarem algum erro (principalmente de digitação...o que deve ser bem comum... :roll:), não hesitem em me avisar, para que eu possa corrigir.
 
Bem, caso interesse a alguém saber, eu não tenho atualizado o site por dois motivos básicos:

1) minha faculdade, que anda tomando todo meu tempo
2) problemas com o telefone, de modo que não está fácil para conectar tão seguido

Mas não abandonei nada, e continuo traduzindo sempre que posso, e logo colocarei mais artigos no ar. :wink:
 
UHUUUUU!!! Gostei bastante de sua idéia da tradução!!! E se quiseres posso dar uma ajuda em alguma parte! Principalmente no curso de Quenya, pois deixá-lo em português é uma das coisas que mais quero, e posso ajudar a da traduzi-lo!!!! KKer coisa so fale comigo!!! Elen síla lúmenn' omentielvo! :beer:
 
O Tilion era (se ainda nao é) parte da Equipe... Ele era tradutor, e decidiu traduzir a Ardalambion. Continua assim, Tilion! Não vou me propor para ajudar que já tô enrolado tentando traduzir um texto que parece nunca acabar aqui.. :?
 
OBA OBA OBA!!!! Tilion, seu trabalho está ficando muuuuuito legal, você já superou bastante o pessoal da própria Valinor em matéria de tradução do curso, ele está ficando ótimo! :D :D :D

E votlo a dizer que, se quiser apoio em algo, estou aki, principalmente pelo curso, MP-me kker coisa!!!! :wink:

Dado o recado, que venha o resultado! :twisted:

Elen síla lúmenn' omentielvo! :beer:

Eu faço parte! E vocÊ? Clube do Escritor! :aham:
 
Mas o curso que está na Valinor é a mesma tradução, feita por mim.

Só não sei pq eles não colocaram as lições mais novas...
 
Eu saí da Valinor em junho, se não me engano, por motivos pessoais.
Mas mesmo depois da minha saída, o curso continuou a ser publicado lá numa boa.

Agora tenho meu próprio site pra disponibilizar o curso e outros artigos do Fauskanger, mas nada os impede de continuar colocando o curso lá, já que eu ainda concordo com isso.

Só não sei pq não o fazem.
 
Entendi....mas você não brigou com ninguém lá não né?Saiu por que quis...ou melhor..precisou...
 
Atualização no Ardalambion:

Afixos Quenya - prefixos, sufixos e infixos na formação das palavras alto-élficas.

Obs: fiz umas correções na lição 14 do Curso de Quenya, mas apenas esteticamente. Se alguém se preocupa com isso, seria bom baixar de novo a lição. ;)
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo