• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Arda é ou não a Terra?

Tolkien comparou Gondor com os egípicios entre outros pela sua obsessão pela morte e gosto por obras majestosas. Mas também comparou com Bizâncio, ou seja: Só comparações mesmo.
 
Súlimo disse:
Acreditar q tudo isso eh verdade mexe com mta coisa... Religião , História e td mais... Eu pessoalmente tenho certeza q naum eh verdade , mas sei la, naum eh nenhum mal achar q eh verdade...

Opa, vamos com calma! Ninguém aqui disse que isso aconteceu, nem que é verdade! São histórias mesmo, contos de fadas, lendas, só isso! Histórias e livros muitos legais, mas só livros.

É o seguinte. Provavelmente você percebeu o apego a detalhes que Tolkien tinha. Detalhes de geografia, descrição de lugares, preocupação em construir algo mítico e lendário, mas que pareça real. Que seja fantasia, mas coerente internamente, sabe?

A intenção de toda essa mitologia do SdA e do Silmarillion é a de construir um passado lendário para a Terra. Todas as lendas européias teriam sua origem do legendário de Tolkien, e teriam sido, através do tempo, ganhando versões e versões.

Por exemplo, Númenor e Atlântida, não têm histórias parecidas? Isso não é coincidência. A lenda de Atlântida teria se "originado" de Númenor, nessa realidade mitológica fictícia.
 
Não retiro uma vírgula do que você disse, Maglor. É que a gente, ou pelo menos eu, gosta de imaginar como se fosse verdade, mas não que eu ache verdade.

Mas mudando de foco, pra mim é meio estranho imaginar que a Terra-Média seria a Europa, pois teria que haver pelo menos um início de separação por parte do mar entre a Terra-Média (a suposta Europa) e Harad (que, seguindo o raciocínio, seria a África), e segundo os mapas de Tolkien, não é o que ocorre. Nem há indícios disso nos primeiros quinhentos anos da Quarta Era.

E então, o que me dizem?
 
Olha, juntando duas mitologias (a tolkieniana e a cristã) nós chegaríamos a conclusão q a Quarta Era acabou com o dilúvio universal em 2000a.C, no ano 2000 Q.E e assim as formas da terra média mudaram drasticamente e talz
Não, eu não acho q seja verdade
 
Não necessariamente, a Q.E. podia ter acabado a muito tempo. O dilúvio poderia ter acontecido somente na Quinta Era.
 
Mas levando em conta q a Quarta Era começou em 4000a.C, 2000 anos é o tempo perfeito, e o Dilúvio é uma excelente forma de passar de Era e colocar a Tm definitivamente no passado, e começar uma nova Era, a quinta, q foi a antiguidade :)
Especulações ok :mrgreen:
 
Mas onde você viu que começou em 4000 a.c.? Mas concordo que o dilúvio é um bom divisor. :mrgreen:
 
Falando sério é claro que não, mas segundo Tolkien não havia aquele papo de q a quarta era é agora, a era comamdada pelos homens?
 
Tolkien afirmou isso? Se afirmou é estranho, porque é próximo demais, não dá pra encaixar quase nada da antiguidade mais longínqüa.
 
De acordo com os Criacionistas da Terra Jovem ( fundamentalistas que levam a Bíblia ao pé da letra ), o Dilúvio Universal ocorreu há cerca de ~4400 anos.

( Para quem tem curiosidade de ler baboseira da parte deles, este é um link divertido )

Portanto, a estimativa do Riff foi bastante coerente com o Velho Testamento. Também gostaria de saber se o dado dos 6000 anos veio do Professor.

Tolkien como católico fervoroso pode ter ouvido sobre um trabalho publicado em 1925 do Bispo Ussher, que foi o primeiro a se importar a estabelecer uma cronologia bíblica, para se basear na hipotética afirmativa.

E sobre o tema inicial, tendo em vista que Tolkien sempre lamentou pela limitada mitologia anglo-saxã, por meio de suas obras procurou criar uma mitologia interessante de maneira que compensasse o que o tempo já havia destruído ( bem, também tem a falta de escrita dos celtas, mas aí é outra história ), ocupando esse espaço em aberto.

Tópico bastante informativo e especulações muito interessantes :mrgreen:
 
Maglor disse:
A intenção de toda essa mitologia do SdA e do Silmarillion é a de construir um passado lendário para a Terra. Todas as lendas européias teriam sua origem do legendário de Tolkien, e teriam sido, através do tempo, ganhado versões e versões.

Concordo plenamente e acho q é por isso q podemos dizer q Arda é a Terra. :wink:

Agora, fica uma pergunta: vcs não acham q Tolkien foi um pouco "prepotente" (no bom sentido) ao achar (se é q ele achava...) q sua obra seria tomada como uma gde mitologia da origem dos povos e da Terra?
 
Acho que ele não pensava nisso, Erunno. No prefácio d'O Senhor dos Anéis ele deixa bem claro que o intuito dele foi criar uma história que fosse divertida e interessante.

Ah, uma coisinha: eu deixei uma pergunta lá em cima e até agora ninguém me respondeu.
 
Ele nunca tencionou isso, até porque ele não acreditava nela. Ele simplesmente escreveu o que poderia ser o mito original. Ele tinha uma idéia que todos os mitos refletiam a verdade, esta de natureza divina, mas de forma deturpada, fragmentada. Dessa forma os mitos pagãos deveriam se derivar de alguma forma da verdade cristã. E criou um mito que poderia conciliar esses mitos com o cristão. Mas nunca acreditou nesse mito, ele cria na Bíblia. Mas claro que também achava a sua mitologia um raio estraçalhado da verdadeira luz.

Olórin, se é sobre as formas da TM, cataclismos enormes já tinham acontecido nas Eras anteriores, e poderiam se repetir. Nem é preciso muito tempo. Beleriand afundou em 42 anos apenas, e Númenor e o Mundo inteiro em, ao que parece, horas.
 
Ringil disse:
Ele nunca tencionou isso, até porque ele não acreditava nela. Ele simplesmente escreveu o que poderia ser o mito original. Ele tinha uma idéia que todos os mitos refletiam a verdade, esta de natureza divina, mas de forma deturpada, fragmentada. Dessa forma os mitos pagãos deveriam se derivar de alguma forma da verdade cristã. E criou um mito que poderia conciliar esses mitos com o cristão. Mas nunca acreditou nesse mito, ele cria na Bíblia. Mas claro que também achava a sua mitologia um raio estraçalhado da verdadeira luz.

Nossa, fiquei até com vergonha depois dessa... :oops:
Não sei se tinha deixado claro no outro post, mas não tive a intenção de duvidar dos intuitos de Tolkien ao criar sua história, apenas achei q ele teria uma motivação parecida com essa p/ criar sua mitologia...
Enfim, acho q não me expressei direito...
 
Eu num gosto nem um pouco dessa discussão.... me faz lembrar que meus pais acham q eu acho que a história SDA realmente existiu.... bom qria q fosse verdade... mas são soh comparações.... Tolkien criou um Mito, como o do Rei Arthur e muitos outros...
Mas falando em "realidade"... mesmo assim acredito em elfos, duendes e seres da natureza... nó só não podemos vê-los
 
Não estamos aqui para discutir crenças pessoais, mas no âmbito exclusivo da obra de Tolkien, fica suficientemente claro que é tudo ficção, mito, por mais que isso representasse para Tolkien como o Ringil disse muito bem, um reflexo de verdade.

LHRagone disse:
Beleza... se a Terra era Arda, o que eram os elfos e os anões ???

Dentro da lógica interna dos livros, eles eram elfos e anões exatamente como são descritos, que "existiram" no passado, e sobreviveram nas lendas dos Homens, mas tiveram sua História e feições alteradas pelo tempo.
No caso dos elfos, ainda "exitiriam", mas no Continente Sagrado, que foi removido do Mundo.
 
E os anões ??? De repente sumiram ???
Eu já vi em muitos lugares que Tolkien não foi influênciado e/ou se inspirou na 2º Guerra Mundial... mas alguem ai ja reparou a semelhança da Guerra da Ira com a 2º Guerra ???
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo