1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Aprendendo com a Vida - Willian Shakespeare

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Web.Lord, 26 Jun 2003.

1. Web.Lord

Web.Lord Usuário

Alguém alem de mim acha que esse texto merece comentários?

2. Web.Lord

Web.Lord Usuário

O presente só É agora. Construir acreditar e viver no presente é esquecer-se de fazer seu próprio futuro e ignorar que suas escolhas hoje é que definem seu amanhã. O futuro é terreno incerto, mas este ainda será o presente. Se você nada planeja para o futuro, como espera que seu presente seja à seu gosto?

Viver no presente é aceitar o futuro, seja ele qual for.

3. Hal

Hal Usuário

Viver no presente não é aceitar o futuro, é construir o futuro.
    O mais importante é o presente, se você se esquece dele o seu passado vai ser perdido e o seu futuro nunca vai chegar, você vai ficar sempre tentando chegar em algum lugar e lembrando de como não fez nada no passado.

4. Nossaaa.... q coisa mais linda...
    Já havia lido em algum lugar.... mas acho q traduz bem muita coisa... como pq exemplo, as vezes q criamos expectativas e ficamos frustados com os resultados errados e as decepções!!!
    Muuuito bom... muito bom mesmo

5. Logan Mcloud

Logan Mcloud Usuário

carpe dien

Dwarf

6. Isso ai... concordo
    Carpie Diem

7. Web.Lord

Web.Lord Usuário

Se você não leu, o poema dizia para viver no presente e não fazer planos para o futuro. Esse é o erro.

Carpe Diem significa exatamente isso. Viver intensamente no presente e esquecer-se do futuro. Mas o presente passa e o que você leva dele? Não muito se sua vida é regada a noitadas e vinho tinto...

Construir algo que o tempo ou eventualidades não podem levar é importante. Algo como amizade verdadeira, fé concreta, elevação espiritual e amor puro.

Poucas são as coisas realmente importantes da vida...

8. Ivan

Ivan Vai passar do joelho

O presente é tudo que existe, viver na expectativa é nunca viver.

9. Hal

Hal Usuário

Exatamente, e isso se constrói no presente. Carpie Diem pra mim não é esquecer-se do futuro.

10. Web.Lord

Web.Lord Usuário

O significado da filosofia Carpe Diem é viver no presente E esquecer-se do futuro.

E construir aquilo que eu citei não pode ser medido em dias ou anos. Quanto tempo se leva para se ter uma amizade verdadeira? Não há uma resposta porque esta é uma pergunta ridícula. Dizer que se constroí algo eterno no presente não tem sentido. Algo realmente eterno é construido ao longo de todo o tempo em que tal sentimento existe - a eternidade.

PS: Eu sou espirita.

11. Ivan

Tudo se constroi no presente, ao longo do presente, no futuro não há nada até que se torne presente. Viver no presente não significa esquecer do futuro, mas deixar o futuro para o futuro. Não significa viver somente no imediato.

12. Web.Lord

Web.Lord Usuário

Estamos falando sobre filosofias diferentes. Concordo que tudo se constrói ao longo do presente e o futuro só É queando se torna presente mas o verso de Shakspeare e o "Carpe Diem" dizem para esquecer o futuro sim!

Quase ninguém posta neste tópico, o que é uma pena... Podiamos falar sobre outro trecho do pema também.

13. Hal

Hal Usuário

Acho que isso depende da interpretação.
    Qual?

14. Web.Lord

Web.Lord Usuário

Acho que fazer julgamentos não é algo ruim, é uma ação inconsciênte e natural. Dizer que com a mesma severidade que eu julgo, serei condenado é um efeito poético e não uma lição de vida. Quem condenaria você com severidade baseado nos julgamentos que você fez anteriormente? Será que Shakespeare com isso quis fazer referência a um julgamento além vida?

15. Ivan

Não acho, acho que é simples, quem julga é julgado. Pelo próprio julgado ou por outros.

Acho que o que ele quis dizer é que não devemos julgar mas compreender.

16. Infelizmente os mais "playboys" e "machões" da maioria das sociedades do mundo realmente acreditam nisso, seria uma falta de inteligência ou somente uma cultura cotidiana?
    Acho que isso não se aplica muito hoje em dia no Brasil, pois com toda a criminalidade, aos 6 anos uma criança já sabe que tudo é irreal, que quase tudo tem um lado ruim... Hoje em dia, em que crianças estão se achando cada vez mais maduras, descobrindo coisas que não estão preparadas física e emocionalmente para descobrir (exemplo: sexo, morte, *novelas mexicanas* :mrgreen:)...
    Claro que importa aonde você já chegou, pois assim você descobre se o que você planeja e deseja está se concretizando ou não!!
    Isso nos leva a questão de vida curta, vida após a morte e reencarnação, o que eu sinceramente acredito até certo ponto... Nada que possa comprovar científicamente, mas com certeza essa frase está muito correta.

17. Web.Lord

Web.Lord Usuário

Claro que importa até onde você já chegou, pois algum caminho andado já é melhor do que nenhum. Que diferença faz você querer um ideal perfeito se você não chegou nem perto dele? Ideais não fazem o mundo (não ESTE mundo).

O tempo é infinito. Uma vida humana é pouco tempo, mas você não tem apenas uma vida...

Quem julga é julgado? Por quem? Sim, nos devemos julgar e até podemos punir. Como você dirá que o julgamento esta errado sem fazer o seu? Se não devemos fazer julgamento algum, devemos viver nos iludindo de que todas as coisas são boas?

18. Ei galera, esse texto não é um manual de como viver sua vida, não são regras irrefutaveis, são apenas pensamentos e sugestões para q vc tenha uma vida um pouco melhor, qdo ele disse para aproveitar o presente acho q não quis dizer para se esquecer completamente do futuro, apenas para não se preocupar tanto com ele a ponto de nunca o ver chegar. essa é a minha opinião sobre isso, é o q consegui entender desse texto q traz verdades q todos vamos descobrir algum dia.
    =>

19. Web.Lord

Web.Lord Usuário

Dê sua opinião ao invéz de atraoalhar a discussão!

20. Ivan

Ué, ele deu a opinião dele. Qual o problema?

Compartilhar