• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Algumas dúvidas

Realmente, a Galadriel na Terceira Era provavelmente se tornou mais poderosa do que os mais poderosos da Primeira Era. É claro que o Anel deu uma ajudinha, mas mesmo assim...
 
E tem Elrond tbm... pô ó a linhagem do kra... ele naum era qq um... axu q Elrond estava no patamar d Galadriel... e tem o Círdan tbm... o kra era o elfo mais velho da TM, se naum fosse mto poderoso, no mínimo era o mais sábio... pelo menos axu...
 
Tik disse:
E tem Elrond tbm... pô ó a linhagem do kra... ele naum era qq um... axu q Elrond estava no patamar d Galadriel... e tem o Círdan tbm... o kra era o elfo mais velho da TM, se naum fosse mto poderoso, no mínimo era o mais sábio... pelo menos axu...
Elrond era mais novo que Galadriel, viveu menos... Creio que seu conhecimento sobre guerras era maior, mas a sabedoria sobre Arda era maior em Galadriel! :mrgreen:
 
Acho que Cirdan e Galandriel estavam no mesmo nivel. Viveram angustias muito parecidas, embora de maneiras diferentes. Mas galandriel tem algo a mais. Ela viu a luz das arvores, viveu em valinor mais tempo que Cirdan (alias, cirdan nunca foi para valinor). Ela tem, como posso dizer, um conhecimento mais duro de ser aprendido do que Cirdan. Ela sempre teve mais à perder do que Cirdan.
 
A Galadriel na Terceira Era pode ter se tornado mais sábia, agora mais poderosa, mais fisicamente capaz e resistente ela não devia ser do que ela foi na Primeira Era. Ela era notável, sim; e com o Anel Nenya, ela podia rivalizar com os príncipes dos Noldor, mas acima deles ela não está, nem nunca esteve. E ela já não aguentava mais ficar na Terra-média. Mesmo assim, generalizando, é claro que os elfos da Primeira Era são mais fortes. Quando me referi aos elfos x balrogs, me referi dos elfos que lutaram contra balrogs e morreram, matando o balrog ou não. Aliás, eu me esqueci de Fingon, isso sim.

Se formos comparar, a Galadriel provavelmente é mais poderosa que Círdan, mas o Círdan é muito mais legal que ela, hehehehe. :mrgreen:
Elrond foi descendente de grandiosos; ele não era como seus antepassados, mas era grande entre os grandes na Segunda e Terceira Era.
 
Elrond foi descendente de grandiosos; ele não era como seus antepassados, mas era grande entre os grandes na Segunda e Terceira Era.

Não maior que Gil-galad, mas mesmo assim o mais importante fora Galadriel e Gil-galad, mesmo sendo o que mais fez contra o mal de Sauron, enquanto Galadriel ficou cansada de Lórien ele ajudou um monte de gente, e a Comitiva principalmente.

Qto aos elfos da primeira era serem mais fortes, é óbvio. O Silmarillion deiza bem claro que os Primogênitos de Eru vão desaparecer gradualmente, e vão tb decair. Isto é lógico.
 
Eu acho que o Elrond tinha um conhecimento prático e uma noção do mundo maior do que a Galadriel. Ela com certeza era mais sábia, poderosa e "mágica". Mas o Elrond parece que carregava na Terceira Era aquelas qualidades humanas que somente poucos elfos dentre os mais poderosos já tiveram. Claramente o sangue humano deu a ele uma qualidade extra e uma sabedoria incomum dentre os elfos. A casa dele era a única que era aberta a qualquer viajante de qualquer raça, seja elfo, seja homem, seja anão e era tida como a Última Casa Amiga.
 
Elrond parecia ter um pouco de cada raça, era severo, mas ao mesmo tempo tolerante e camarada. A frase do hobbit que o Elrond Meio-Elfo usa na assinatura é perfeita para o senhor de Valfenda.
 
A Galadriel na Terceira Era pode ter se tornado mais sábia, agora mais poderosa, mais fisicamente capaz e resistente ela não devia ser do que ela foi na Primeira Era. Ela era notável, sim; e com o Anel Nenya, ela podia rivalizar com os príncipes dos Noldor, mas acima deles ela não está, nem nunca esteve.

Não é o que o contos diz, lá diz que Galadriel só não é mais poderosa que Feanor:

"Esses dois parentes [Galadriel e Feanor], os maiores dentre os eldar de valinor, ficaram sendo inimigos para sempre".

E também:

"Galadriel era a maior dos noldor, a não ser talvez por Feanor, se bem que fosse mais sábia que ele, e sua sabedoria aumentava com os longos anos".

Isso diz simplesmente que Galadriel era mais poderosa que Fingolfin, Finrod, Fingon, Finwe, Ingwe... Ou seja, com Feanor morto, na PE ela reinava suprema (a não ser que Thingol, com todo poder que Melian passou a ele, ou Lúthien fossem maiores que ela), sem precisar de anel nem nada.
 
Ok, tenho uma dúvida que me ocorreram quando eu lia o Silmarillion pela segunda vez:

Quando os homens estão para aparecer no mundo, Yavanna se preocupa com o que vai acontecer com suas árvores, já que os humanos serão mais insensíveis que os elfos e destruirão sua criação. Aí Manwë fala que aparecerão os Pastores de árvores para cuidar das plantas. Só que quando o Barbárvore tá explicando pros hobbits a sua origem, fala que foram os elfos que os despertaram e ensinaram a falar. A questão é a seguinte:

- os Valar tinham algum poder sobre os atos dos elfos, uma vez que eles eram criação exclusiva de Ilúvatar, sem participação dos Valar? Tipo, Manwë quis que os ents fossem criados e ordenou aos elfos, ou ele simplesmente previu que isso ia acontecer?

Pode parecer besteira, mas Tico e Teco não quiseram funcionar nessa questão.
 
eu acho que quando barbarvore disse que os elfos despertaram os ents, ele nao quis dizer que eles os criaram. Eles deviam ser apenas arvores, mas os elfos lhes deram vida e os ensinaram a falar. Acho que eh isso. Me corrijam se estiver falando besteira. :mrgreen:
 
Sim, mas os elfos despertaram os ents por vontade deles mesmos ou por ordem de Manwë? Os valar podem "mandar" nos elfos, essa é a minha dúvida.
 
Ringil, de fato, Galadriel só estava abaixo de Fëanor em poder. Mas poder é uma palavra relativa. Poder em quê??
No caso, eu me referia mais mesmo à força e capacidade física, na guerra e no campo de batalha.

Ilyriä, o SdA aí, nessa parte do Barbárvore, sofre de equívoco de tradução. Se formos olhar bem, a tradução mais aproximada seria: "Os elfos nos curaram da estupidez..."
Os elfos ensinaram os Ents a falar com palavras, pois nunca, ninguém, antes dos elfos, havia tentado conversar com eles; Manwë era o mais esclarecido dos Valar, era ele que conhecia mais os intuitos de Ilúvatar; provavelmente o próprio Ilúvatar revelou a Manwë que os Pastores das Árvores existiriam, pelo desejo e temor de Yavanna pelas plantas que crescem; Manwë, então, disse isso a Yavanna, e isso a tranquilizou. Os elfos ensinaram os Pastores das Árvores a falar, e talvez até a andar, mas eles não os despertaram pelos elfos.
 
alguem pode me informar se os ents foram uma vez arvores ou se eles sao criaturas que despertaram da terra ou algo parecido?
 
Eles nao sao arvores apesar da aparencia. Repare que o SdA chama a atencao para Ents que se tornam arvorescos; quer dizer, ser arvoresco nao e o estado natural deles. Pelo que a gente sabe, os Ents devem ter "despertado" como os elfos e os humanos e todos os demais seres conscientes.

Ilyria, os Valar nao podem mandar nos elfos, pois isso iria contra o livre-arbitrio deles. Era da natureza dos elfos tentar se comunicar com os seres conscientes; essa caracteristica dos elfos e bem visivel no Legolas, por exemplo (ele tem vontade de se comunicar com as arvores de Fangorn). No comeco alguns elfos devem ter tentado isso com os Ents por acaso, e voila, eles aprenderam...
 
Mas o próprio Barbárvore menciona o fato de que árvores simples estão ficando entescas e que essa troca acontece o tempo todo. Talvez toda árvore tenha o potencial para virar um Ent, e vice-versa.
Eu acho que originalmente todos os Ents eram árvores de verdade sem espírito nem consciência. Daí, após o nascimento dos elfos, eles foram criados pelos Valar.
 
Elrond Meio-Elfo disse:
Mas o próprio Barbárvore menciona o fato de que árvores simples estão ficando entescas e que essa troca acontece o tempo todo. Talvez toda árvore tenha o potencial para virar um Ent, e vice-versa.
Eu acho que originalmente todos os Ents eram árvores de verdade sem espírito nem consciência. Daí, após o nascimento dos elfos, eles foram criados pelos Valar.
Bah, não creio que todas eram árvores sem consciência ou espírito. Na minha opinião eles estavam em estado de huorn. Elfos com sua mania de conversar com tudo e com todos começaram a contas historinhas para as árvores, e de repente um deles se assustou quando uma das árvores respondeu. Então vieram os Ents! :mrgreen:
 
Elrond, se uma arvore fica entesca isso nao quer dizer que ela se transforme num Ent. Ela adquire uma consciencia, mas nao e o mesmo que ela se transformar num Ent. A origem das arvores entescas e dos Ents e diferente. Eu nao acredito que toda arvore entesca tenha o potencial de se transformar num Ent. O que impediria entao que todas elas se transformassem? (E porque isso seria inconveniente? Oras, porque ai ia ser uma festa... :mrgreen:) Acho que podemos conseguir resposta para essa pergunta, mas e mais simples supor que havia uma diferenca entre eles. Nao e uma suposicao que vai contra o que esta dito nos livros.

Alias acho que o Duas Torres nao diz que ocorre uma "troca" entre arvores e Ents o tempo todo. Barbarvore diz que "isso" acontece o tempo todo, mas o "isso se refere as arvores ficando entescas; nao ha mencao de uma "troca" entre "ser arvore" e "ser Ent".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo