• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Alexandre Dumas

Qual seu mosqueteiro favorito?

  • Athos

    Votos: 10 50,0%
  • Porthos

    Votos: 2 10,0%
  • Aramis

    Votos: 5 25,0%
  • D'Artagnan

    Votos: 3 15,0%

  • Total de votantes
    20
O Filme dos 3 Mosqueteiros... (o da Disney... com Charlie Sheen e Kiefer Sutherland) se comparado com o livro é um crime.

Eu não sou purista... mas ali avacalharam TUDO.

Acho q tirando o fato dos nomes dos personagens... e de D'artagnan encontrar com Athos, Pothos e Aramis para duelar no mesmo local não há mais nenhuma semelhança entre filme e livro.

CONTEM SPOILLERS DO LIVRO E DO FILME

Bispo Richelieu

No Livro

Nacionalista, quer derrotar o Duque de Buckinham e a Inglaterra para manter a hegemonia francesa. Amigo do Rei é vaidoso e gosta de poder. Dizem q foi apaixonado pela Rainha. Não é inimigo dos mosqueteiros... mas apenas tem interesses diferente dos mesmos.

No filme

Mal e impuro, quer matar o Rei e assumir o trono numa aliança com a Inglaterra.

Lady de Winter

No livro

Grande vilã. De passado negro, ela é a arma do Bispo para matar o Duque de Buckinham. Tenta a todo momento matar D'artangan e os mosqueteiros por motivos pessoais. Matou seu marido e consegue enganar qq um... havia sido esposa de Athos... mas foi condenada a morte por ele mesmo por ser uma criminosa.

No Filme

Vitima das circunstancias... teve q virar criminosa para salvar a vida depois q Athos a condenou injustamente. Antes de morrer no entato se redime e conta para Athos os interesses do Bispo.



Bom... essas 2 são pra mim as principais mudanças pois mechem com o personagem. Sobre a história não posso nem dizer... a história do filme é uma, a do livro é outra... sequer contam a mesma coisa...
 
Uma pergunta para quem tem o livro ''O Conde de Monte Cristo'' (versão completa): em qual capítulo termina o livro?

Eu estava lendo uma versão de um biblioteca, que eram três pequenos volumes, e quando terminei o terceiro vi que a história ainda não tinha acabado. A biblioteca não tem os outros volumes.
 
Ih... olha eu li Conde de Monte Cristo há muito tempo, mas deixa eu ver se lembra.

SPOILER DO FINAL DO LIVRO












O livro termina com ele fazendo sua vingança. Se não me engano, Fernando morre e ele se separa da noiva dele. Acho que ela vai pra um convento ou coisa do tipo. Eles se separam e termina aí.

Ajudou algo?
 
Pretendo ler mais alguma coisa dele quando puder, mas infelizmente, meu primeiro contato com o Alexandre Dumas foi decepcionante.

Nos recomendaram a leitura de A Rainha Margot ano passado no colégio, indicando a Editora e tudo o mais. Só quando eu tava no meio do livro a achando aquilo tudo muito ruim e mal escrito é que fui ver que era uma adaptação do original. :tsc:
 
Eu não li A Rainha Margot, só vi o filme. Mas se eles foram fiéis ao livro na hora de adaptar, então posso dizer com certeza que A Rainha Margot não tem nada a ver com o que se vê em Os Três Mosqueteiros. Esse livro é uma jóia, merece a leitura. É pura e simplesmente uma aventura, mas tão gostosa que não tem como não se apaixonar =]
 
O filme ficou bem parecido com a adaptação que eu li, então deve ser mais ou menos fiel ao original.
Eu não gostei muito do filme não, tinha vontade de sair correndo no meio pra não ter que ver até o final. Mas ainda assim o desastre da adaptação que eu li conseguiu ser pior que o filme. :eek:

Quando puder, lerei Os Três Mosqueteiros. O pessoal falou bastante bem dele aqui no tópico. :)

EDITADO: Ah, quem adaptou a versão que eu li foi o Fernando Nuno. Assim, quem mais tiver lido essa versão pode colocar aqui o que achou do trabalho dele.
 
O Alexandre Dumas parece que não é muito bem visto pela crítica. Recentimente eu li dois comentários sobre ele, um em uma revista (na Veja) e o outro na internet, não muito lisonjeiros. O primeiro diz assim: ''O caráter romântico e aventureiro associado hoje ao adjetivo 'folhetinesco', porém, seria consolidado por escritores menos talentosos, como Alexandre Dumas, Eugène Sue e Ponson du Terrail''. E o outro diz que a narrativa de ''Os Três Mosqueteiros'' é mal conduzida.
 
Em homenagem ao meu novo conjunto de avatar e banner, vou reviver esse tópico :mrgreen:

Dizer que Alexandre Dumas é pouco talentoso chega a soar estranho. Apenas porque ele não foi revolucionário na literatura não pode ser motivo suficiente para ignorar o grande alcance das obras.

De fato, os personagens que ele cria são tão apaixonantes, e só isso poderia ser suficiente para que lhe fossem dados os louros da vitória. Mas, mais do que isso, ele consegue escapar de uma grande característica do folhetim, que é o maniqueísmo. Tanto na trilogia de dos mosqueteiros como em O Conde de Montecristo, os personagens não são nunca totalmente bons, nem totalmente maus. O grande adversário dos queridos Athos, Porthos, Aramis e D'Artagnan é um homem por eles muito admirado; no caminhar da trilogia, os próprios personagens "heróicos" vão ficando cada vez mais ambíguos; e em Montecristo o "mocinho" tem sentimentos nada nobres, como o de vingança...
 
Eu to lendo Os Três Mosqueteiros (nem é meu, peguei na biblioteca da escola) e to adorando!

Os quatro personagens centrais são hilários! As insinuações, as ironias, os deboches entre eles... tudo isso é muito divertido!

Como a Anna disse, os personagens são ambíguos, nem maus, nem bons, ou seja, são excencialmente humanos. O que torna a obra ainda mais interessante, sem aquela melação do mocinho como exemplo de homem perfeito e o vilão totalmente ao oposto.

Agora preciso de uma explicaçãozinha, Anna. Não entendi muito bem como funciona essa trilogia de 6 livros. :ahn?:
 
Eu também gosto muito de Alexandre Dumas. A literatura que ele criou é agradável de ser lida e, como disse a Ana, seus personagens são maravilhosos. Passei ótimos momentos lendo seus livros. O meu preferido é 'O Conde de Monte Cristo', pelas qualidades já expostas no tópico. Outro que gosto muito, menos famoso, é 'O Cavaleiro da Casa Vermelha'.
 
Snaga disse:
Eu to lendo Os Três Mosqueteiros (nem é meu, peguei na biblioteca da escola) e to adorando!

Os quatro personagens centrais são hilários! As insinuações, as ironias, os deboches entre eles... tudo isso é muito divertido!

Como a Anna disse, os personagens são ambíguos, nem maus, nem bons, ou seja, são excencialmente humanos. O que torna a obra ainda mais interessante, sem aquela melação do mocinho como exemplo de homem perfeito e o vilão totalmente ao oposto.

Agora preciso de uma explicaçãozinha, Anna. Não entendi muito bem como funciona essa trilogia de 6 livros. :ahn?:

:lol: na verdade, seria uma trilogia de 11 livros :lol:

Mas calma, não é tão difícil assim de explicar. Da mesma forma como o Tolkien publicou 3 livros, mas que ele dividiu em 6 tomos (cada livro tem duas partes, lembra??), os livros do Dumas eram muitos grande para serem publicados em apenas um volume (na época, eles teriam sido difíceis de manusear) então ele foi dividindo no numero de volumes que precisava.

Os 3 Mosqueteiros : 2 volumes
Vinte Anos Depois : 3 Volumes
O Visconde de Bragelonne : 6 volumes

Sacou? :wink:

Aliás, a gente podia fazer uma enquete : qual o seu mosqueteiro favorito???
 
Ué, Joy, vc cria a enquete e não vota? :ahn?:

no começo eu tinha uma queda pelo Aramis, mas no meio do caminho o Athos ganhou meu coração :grinlove: então meu voto é dele :wink:
 
O problema é que eu gosto de todos eles, Anna :lol:

Mas devo dizer que tenho uma queda pelo Athos. Pior, a queda aumentou assim que vi aquele filme com o Kiefer como Athos :oops:
 
Ah, mas aquele filme é horroroso, Ana! Sou muito mais o John Malkovic no "Homem da Máscara de Ferro" - sem contar que dá uma peninha dele nessa parte da estória...

Vc chegou a ler as continuações?
 
Anna Cwen disse:
Ah, mas aquele filme é horroroso, Ana! Sou muito mais o John Malkovic no "Homem da Máscara de Ferro" - sem contar que dá uma peninha dele nessa parte da estória...

eu gostei do filme :oops:
kiefer! :babar:

Anna Cwen disse:
Vc chegou a ler as continuações?

Não. Na época que estava mais animada não consegui encontrar o 20 anos depois, aí desencanei
 
:think: isso explica porque vc gosta dos 4 :think:

Com o andar da estória eu comecei a odiar um dos personagens, aquele tipo de ódio que se eu encontrasse na rua eu pulava no pescoço dele... Mas não digo quem é nem sob tortura :silenced:


Será que agora deixei vc curiosa o suficiente para ir atrás deles? :dente:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo