• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Akira Kurosawa

Finalmente vi meu primeiro filme do Kurosawa: Rashomon.

Gostei da técnica de fazer flashbacks, cada um contando sua versão da história. Isso também foi usado no filme recente Hero, o que fez este último perder um pouco do mérito que tinha em mim, pois é inevitável pensar que algo ali foi copiado, apesar de ter funcionado muito bem.

Eu estava super ancioso para chegar ao final e descobrir o que de fato aconteceu no assassinato, mas quem viu o filme sabe que as coisas acabam sendo não do jeito que se espera. Mas percebi que isso não importava. O que Kurosawa quis mesmo não foi fazer um thriller de "quem terá matado?", e sim algo muito mais profundo: a capacidade inigualável do ser humano de mentir e fazer desta elativa, e mesmo assim ser bom quando quer. Muita coisa o tema deve abrangir, mas eu não sei se já sou capaz de absorver tudo. Enquanto isso, fica aqui uma interpretação de uma das muitas características da natureza humana.

As cenas de lutas são muuuuito bem coreografadas. Teve umas partes que as espadas passavam tão perto dos atores que eu ficava imaginando como alguém poderia aceitar fazer uma cena dessas. Tem uma boa fotografia e os ângulos da câmera não podiam ser melhores, mas não cheguei a ficar impressionado.

NOTA:
35.jpg


O próximo filme a ser visto deve ser Ran. :D

E se alguém estiver disposto a me mandar Dersu Uzala por correio, é só falar comigo. :mrgreen:
 
É mesmo. Eu pude assistir ontem ao começo de "Sonhos" em que ele dirige Martin Scorcese. O começo é muito enigmático, as cenas são fabulosas.
 
RAN é o melhor de todos e está acabado. Apesar de que vi apenas 5 filmes.

Tipo, será que fui o único que não gostou de Os Sete Samurais?
 
Os Sete Samurais é uma obra-prima total. Se um dia eu fizer um Top 10, esse filme vai estar nele com certeza.
 
Eu vi Os Sete Samurais sábado agora, e concordo que é uma obra-prima.
3 horas e meia, e daí? O filme não fica chato em nenhum momento...

Até hoje não sei porque demorei tanto tempo pra ve esse filme.

Edit: tanto que meu desafio de conhecimento é sobre o filme, quem já viu o filme da uma olhada lá e ve se responde, ta a uma cara lá e ninguem ao menos chuto :(
 
Humm...alguém ae poderia me falar porque Os Setes Samurias é uma obra prima? Eu vi o filme numa boa, nem vi o tempo passar, mas não vi nada demais nele :tsc:
 
Devo dizer só vi um filme dele mas espero ver outros assim que tiver oportunidade.

Sonhos (Yume, 1990)

Achei muito bacana visualmente, mas um tanto quanto confuso, pelo menos pra mim que não entendo absolutamente nada da cultura japonesa e fiquei perdido durante várias partes. É claro que eu saquei alguns temas universais como o posição contrária a guerra e as armas nucleares. Os diálogos e as atuações são o de menos do filme, que busca sensibilizar o espectador através das belas imagens, até nos contos mais fúnebres. Como eu não tinha lido nada do filme antes, fiquei meio perdido no começo e tive que dar um revisada. O conto que eu mais gostei foi o do homem que entra no quadro e o último, naquela tranquila aldeia. Enfim, é um filme tocante e sensível.

Cotação:
4.jpg
 
Jedan disse:
Humm...alguém ae poderia me falar porque Os Setes Samurias é uma obra prima? Eu vi o filme numa boa, nem vi o tempo passar, mas não vi nada demais nele :tsc:

Ok. Personagens desenvolvidos, história envolvente, momentos emocionantes e dramáticos, heróismo, Toshiro Mifune, batalhas fudidas, etc.
 
É um filme que definiu tuda a fórmula dos filmes de acão e aventura, mas os elementos são colocados com sinceridade e de forma honesta. Hoje em dia se faz filmes com os mesmos elementos, só que é tudo forçado.

Em Os Sete Samurais tem humor não-forçado, tem drama mas não-forçado, tem romance-não forçado... até as cenas de ação não são forçadas. Esse filme é um exemplo do que todos os filmes fracos de ação tentam ser mas não conseguem.
 
Acabei de ver Sonhos e esse filme está entre meus favoritos agora. Nota 10
Cada vez mais eu estou gostando de filmes desse tipo: com temas meio que universais e aparentemente sem sentido. Esses talvez sejam os com mais sentido pq não são superficiais.

As partes que eu mais gostei foram a Os Corvos, A Tempestade de Neve e O Túnel.

Tipo, naquela pate do A Tempestade de Neve, quando a mulher que aparece e cobre o homem que está quase dormindo, ela fala que o gelo é quente. Me pareceu que ela estava tentando faze-los desistir de chegar até o acampamento. É isso mesmo?

Na capa tá escrito Stiven Spielberg apresenta uma produção de Kurosawa. Pq colocaram o Steven no meio disso?
 
Sapiens disse:
Cada vez mais eu estou gostando de filmes desse tipo: com temas meio que universais e aparentemente sem sentido. Esses talvez sejam os com mais sentido pq não são superficiais.

Isso não faz sentido.

Sapiens disse:
Na capa tá escrito Stiven Spielberg apresenta uma produção de Kurosawa. Pq colocaram o Steven no meio disso?

Pq ele é o produtor do filme.
 
Sapiens disse:
Isso não faz sentido.
:roll: Eu disse "aparentemente sem sentido" pq para uma pessoa que não é viciada em filmes entender é mais difícil, fica parecendo sem sentido.

Eu não estava falando sobre o que vc disse, mas a forma em que vc disse. Ficou confuso e "aparentemente sem sentido".
 
A Continental finalmente lançou os novos DVDs do Kurosawa. Infelizmente apenas está sendo vendida a caixa com cinco DVDs, ou seja, os filmes não serão vendidos individualmente.
A caixa compõe: Rashomon, A Fortaleza Escondida, Céu e Inferno, O Barba Ruiva e Madadayo.
Trono Manchado de Sangue foi adiado para o segundo semestre.
Como foi um grande fã de Kurosawa, mesmo já tendo os DVDs importados do Rashomon e Fortaleza Escondida, comprei a caixa com os cinco filmes para ter os três restantes que faltavam em minha coleção.
Por isso, estou vendendo os DVDs nacionais do Rashomon e Fortaleza Escondida, ainda lacrados, por R$30,00 cada.
Caso alguém se interesse, favor escrever para lfvale@terra.com.br

Abraços,
Luiz Felipe
 
Assisti Os Sete Samurais ontem.

Concordo com o V que não existe nada forçado no filme. Aliás, essa ausência de exageros compensada com a presença de elementos fortes foi o que mais gostei. Também percebi isso na trilha sonora, que além de se encaixar perfeitamente com o clima do filme só aparece quando é realmente necessário.

Como não entendo nada de cinema, vou parar por aqui pra não falar mais besteira!
 
Acabei de ver Depois da Chuva! O filme é mto bom!!! pena q foi apenas escrito pelo Kurosawa. Mas de qqr forma o filme é mto legal. O personagem central é extremamente carismatico!
 
Alguem já assistiu Rapsódia em Agosto?

Muito bom... fala sobre as consequencias da bomba de Hiroshima, de uma maneira tocante e emocionante. Não chega a ser uma obra-prima, mas é melhor q a maioria dos filmes de hj em dia.

E como é de praxe nos filmes do Akira, a última cena é de se fazer chorar...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo