• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quase seis mil pessoas vivem na mesma rua nesta vila no sul da Polônia

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
No Brasil, municípios com 6 mil habitantes costumam abrigar diversas ruas espalhadas ao redor de pracinhas e de espaços como campos de futebol e igrejas.

Já na Polônia, um lugar com um número parecido de moradores tem chamado a atenção do mundo por causa de características únicas.

Trata-se de Suloszowa, uma vila no sul do território polonês que, recentemente, viralizou nas redes.


A razão disso? Quase todos os 6 mil habitantes da vila vivem na mesma rua, que se estende por aproximadamente 9 quilômetros no meio de uma enorme área rural.

Vista do alto, a imagem é extremamente curiosa: as casinhas de Suloszowa se amontoam ao longo desta comprida via, que se encontra cercada por campos férteis ondulantes de cores diversas, como se tivessem sido pintados por um pincel.

A rua principal de Suloszowa se estende por cerca de 9 quilômetros - Reprodução Instagram @tmlplanet - Reprodução Instagram @tmlplanet


A rua principal de Suloszowa se estende por cerca de 9 quilômetros
Imagem: Reprodução Instagram @tmlplanet

Muitos desses terrenos cultiváveis pertencem aos próprios donos das casas, o que facilita a vida: ao atravessar sua porta da frente, eles entram no ambiente urbano de Suloszowa, onde há mercados, banco, posto de combustíveis e lojas.

Nos fundos de cada propriedade, os campos de plantação dos moradores - Getty Images - Getty Images


Nos fundos de cada propriedade, os campos de plantação dos moradores
Imagem: Getty Images

Já ao sair pela porta de trás, eles se veem no meio de seus cultivos, em uma atmosfera pacata e rural.
Morangos e batatas fazem parte das plantações — e, com frequência, são trocados entre os moradores.

Em uma vila onde quase todos compartilham a mesma rua, é fundamental praticar a política da boa vizinhança.

O aspecto inusitado de Suloszowa chamou a atenção nas redes sociais - Getty Images - Getty Images

O aspecto inusitado de Suloszowa chamou a atenção nas redes sociais
Imagem: Getty Images

Vila viralizou


Em 2023, fotos e vídeos aéreos de Suloszowa têm viralizado em diferentes redes sociais, com postagens somando dezenas de milhares de views, curtidas e compartilhamentos.

Nada que surpreenda: fotografada e gravada do alto, a paisagem colorida e de formato chamativo da vila polonesa é perfeita para o Instagram, onde imagens impactantes valem mais do que um milhão de palavras.

Suloszowa, Polônia - Getty Images - Getty Images


Se de longe é linda, de perto também, com casinhas com telhados coloridos
Imagem: Getty Images

Mas a vila é também bonita quando vista do chão.

Com telhados pintados de azul ou vermelho, muitas de suas casas são extremamente fotogênicas.
Além disso, na área de Suloszowa há um antigo castelo, cuja construção remonta ao século 14. Do alto desse monumento histórico, é possível curtir vistas panorâmicas incríveis da região.

Suloszowa, Polônia - iStockphotos - iStockphotos


Os campos ondulantes e em diferentes tons geraram o apelido de 'Pequena Toscana' à vila
Imagem: iStockphotos

E, por causa dos campos ondulantes localizados atrás das casas (que podem ser admirados do castelo), a vila polonesa já tem até um apelido com potencial para ajudá-la a ganhar ainda mais fama ao redor do mundo: Pequena Toscana.

Suloszowa fica a aproximadamente 30 quilômetros da cidade de Cracóvia, um dos principais destinos turísticos da Polônia e parada obrigatória em qualquer viagem por essa região do território europeu.

Suloszowa fica a apenas 30 quilômetros da capital, Cracóvia - Getty Images - Getty Images


Suloszowa fica a apenas 30 quilômetros de Cracóvia
Imagem: Getty Images

O centro histórico de Cracóvia, afinal, reúne uma coleção incrível de fortificações, praças medievais e igrejas lindíssimas.
E, após visitar esse charmoso centro urbano polonês, vale a pena conseguir um carro para ir até Suloszowa.

Uma coisa é certa: você não vai precisar de GPS para percorrer a vila onde quase tudo acontece ao longo de uma única rua.

 
No Brasil já passei por um lugar muito parecido com isso no interior do MS, mas sinceramente acho uma enorme merda tudo numa única rua. Mesmo que seja só um vilarejo de uns 1.000 habitantes, sempre haverá uma faixa de horário que o trânsito ficará igual a de qualquer cidade grande e aí tudo fica lerdo ou parado quando um caminhão de entregas resolve estacionar ou manobrar em algum trecho da rua, travando tudo.

Prefiro mais as cidadezinhas que seguem o modelo tradicional "anéis de cebola" começando a partir de uma praça com uma igreja padrão e a partir daquele miolo vão expandindo radialmente. Esse negócio de cidade linear não tá com nada :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo