A Respeito de Bilbo e Frodo nas Terras Imortais

  • Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

manwe-sulimo disse:
... morrer todos vão mesmo... até os elfos, que possúiam uma falsa imortalidade heheheheheeh... puts... e eu, Manwë, tb... :eek:

"Você" e os outros Ainur não morrerão, mesmo com o fim de Arda, pois seus destinos não estão ligados à existência dela como estão os dos elfos (que "vivem a vida de Arda").

Os Ainur foram criados antes de tudo por Ilúvatar, e são imortais na mais completa acepção da palavra. :wink:
 
Quanto ao "trânsito" entre Eressëa e Valinor, ele era permitido sim:

Tolkien disse:
And when they came into the West the Elves of Beleriand dwelt upon Tol Eressëa, the Lonely Isle, that looks both west and east; whence they might come even to Valinor. They were admitted again to the love of Manwë and the pardon of the Valar; and the Teleri forgave their ancient grief, and the curse was laid to rest.
 
Mas Bilbo usava direto, comparando o anel a uma droga, eh como Frodo soh tivesse dado uma ou duas fumadas em um baseado na vida e Bilbo fosse completamente viciado. O dano a Frodo foi mais eh psicologico, exprimenta colocar um dependente pra fazer uma viagem com um pacote cheio de cocaina mas não pode usar, ele fica louco sacas.
 
Podemos sim. A vida de Bilbo foi prolongada e muito. Se não me engano ele ultrapassou o mais velho dos hobbits quando estava indo a Valinor.
logo colcluimos que Frodo tambem teve sua vida prolongada
 
A vida dos valar estava ligadas à Arda, assim como os maiar e os elfos. Segundo o Silmarillion:

"No entanto, essa condição Ilúvtar impôs, ou talvez fosse uma conseqüência necessária de seu amor, que o poder deles a partir daí FOSSE CONTIDO NO MUNDO E A ELE RESTRITO, e nele permaneceria para sempre, até que se completasse, para que ELES FOSSEM A VIDA DO MUNDO; E O MUNDO, A DELES."

Outros exemplos estão no Silmarillion...

Na Segunda Profecia de Mandos, é dito que até mesmo os Poderes estarão cansados, e invejarão o dom que Eru deu aos homens. E o fim para eles será mais uma gratificação, um descanso, do que um castigo...
 
eles foram descansar em paz lonje da terra média em um lugar onde não ha entrigas, podendo assim Bilbo terminr seu livro
 
Essa versão onde diz que os Poderes irão se "cansar" é aquela mesma onde diz que Túrin será incluído entre os Valar... e que foi rejeitada pelo próprio Tolkien. :wink:
 
manwe-sulimo disse:
A vida dos valar estava ligadas à Arda, assim como os maiar e os elfos. Segundo o Silmarillion:

"No entanto, essa condição Ilúvtar impôs, ou talvez fosse uma conseqüência necessária de seu amor, que o poder deles a partir daí FOSSE CONTIDO NO MUNDO E A ELE RESTRITO, e nele permaneceria para sempre, até que se completasse, para que ELES FOSSEM A VIDA DO MUNDO; E O MUNDO, A DELES."

Uma vez tendo entrado em Arda, eles não mais poderiam sair dela até o fim desta.
Mas a vida deles não acabaria junto com o próprio mundo, uma vez que foram criados antes e fora deste; o destino dos Valar ficou ligado ao de Arda no momento em que entraram nela, mas o mesmo se "desligará" do mundo quando este acabar, de daí em diante os Ainur voltarão a sua existência tal como era nos Salões de Ilúvatar.

Resumindo: 1) os Ainur surgiram fora do mundo e tinham uma existência independente deste.

2) ao entrarem em Arda, a existência deles ficou ligada à existência do mundo enquanto este último durasse.

3) ao término do mundo, os Ainur estarão "livres" de novo, voltando à existência que possuiam antes da Música (mas que provavelmente irão se enredar de novo no destino de outro mundo, a Arda Curada... mas essa é outra história).

Pode parecer pura especulação (e em boa parte é mesmo), mas uma parte do trecho que você colocou sustenta de certo modo o que eu disse, e é essa:

"(...)e nele permaneceria para sempre, até que se completasse (...)"

Até que se completasse... depois disso, voltaríamos à "programação normal". Visualize Arda como um GRANDE "intervalo", e as coisas passam a fazer um pouco mais de sentido.

:wink:
 
Mas Tilion, no próprio Silmarillion diz que o poder dos Valar está contido no Mundo, e viverá até que este viva. Sendo assim, os valar deixarão de existir no fim dos tempos. Não é mesmo?

E além disso, não há nenhum texto que crie uma nova alternativa para tal fato. E como ela não traz contradições (pois a Batalha das Batalhas e citada até mesmo no SdA) podemos considerá-la como verdade, não acha?
 
Na verdade, não.

Dê uma olhada no meu post antes desse, onde explico isso. :wink:

[EDITANDO:] A Dagor Dagorath levará ao Fim de Arda... mas a Arda Desfigurada: depois dessa, surgirá Arda Curada.

Os Ainur não deixarão de existir com a Dagor Dagorath... eles sobreviverão a ela, com exceção de Melkor, que encontrará seu fim absoluto aí.
 
Resumindo: 1) os Ainur surgiram fora do mundo e tinham uma existência independente deste.

2) ao entrarem em Arda, a existência deles ficou ligada à existência do mundo enquanto este último durasse.

3) ao término do mundo, os Ainur estarão "livres" de novo, voltando à existência que possuiam antes da Música (mas que provavelmente irão se enredar de novo no destino de outro mundo, a Arda Curada... mas essa é outra história).
Sim, mas como vc disse, são especulações. Nâo é dito que os valar tinham um destino independente do mundo, mas sim que o poder deles foi contido nele, "PARA QUE ELES FOSSEM A VIDA DO MUNDO; E O MUNDO, A DELES".
Agora tenho que ir... volto amanhã com a discussão... :mrgreen:
 
Cite também minha última parte do post, onde explico essa afirmação:

Pode parecer pura especulação (e em boa parte é mesmo), mas uma parte do trecho que você colocou sustenta de certo modo o que eu disse, e é essa:

"(...)e nele permaneceria para sempre, até que se completasse (...)"

Até que se completasse... depois disso, voltaríamos à "programação normal". Visualize Arda como um GRANDE "intervalo", e as coisas passam a fazer um pouco mais de sentido.

Trechinho relevante para a discussão, não? E foi você mesmo que o citou em primeiro lugar. Não o deixe de lado. 8-)
 
Mas veja bem, está bem claro que, embora os valar tivessem nascido antes do mundo, é dito que "a partir daí fosse contido no mundo e à ele restrito". Ou seja, se é restrito ao mundo, quando este passa a não existir, o poder tb não. Se o mundo é a vida deles, quando ele não existirá mais (o mundo que conhecemos), estes também fenecerão...

"até que se completasse" poderia ter outro sentido. Seria que o poder se completasse? o mundo? suas vidas? Porque veja bem, Tolkien criou a Segunda Profecia de Mandos com base no que ele já havia escrito. E ela não é contraditória com o resto da obra! Então se falarmos de fim dos tempos, podemos levá-la em conta...

Assim penso eu hehehe... E meu pensamento não é contraditório com o que Tolkien escreveu...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.494,79
Termina em: