1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A Respeito de Bilbo e Frodo nas Terras Imortais

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por The Dark Elf, 4 Fev 2003.

1. The Dark Elf

The Dark Elf Usuário

Sim... eles foram para la para poderem descansar...
    mas eles morreram por la?
    ou ficaram imortais?
    pq valinor conseguia suprir a falta do Um?

2. Tilion

Tilion Administrador

Em Eressëa ou Valinor, eles acabaram por fim morrendo.
    Eles eram mortais, e ir até o Reino Abençoado não mudou isso. Aman era uma terra imortal pq os Valar lá moravam e a consagraram... e não o contrário.

Provavelmente eles viveram pouco tempo mais, pela aquela questão da luz etc e tal, que está em outro tópico também e não vou repetir tudo aqui. :wink:

3. Galahan

Galahan Lazy elven artist

Olha só o que o próprio Tolkien diz à respeito nessa tradução meia-boca que fiz:

4. The Dark Elf

The Dark Elf Usuário

Post Duplo
    mas de mta serventia
    grato Galahan

eu jah imaginava q eles morreriam, afinal, nem Os Vala pode tirar do presente de ERU...

5. Fox

Fox Visitante

Re: A respeito de bilbo e frodo em valinor...

Como a pergunta já foi respondida, eu ia trancar aqui. Mas sinceramente boiei nessa pergunta e fiquei curioso...

:o?:

6. The Dark Elf

The Dark Elf Usuário

Re: A respeito de bilbo e frodo em valinor...

Bom, eles foram "descansar" em Valinor, pq naum conseguiriam descanso na TM certo, pq na TM eles sentiriam falta do Um, e em valinor, eles talvez naum sentissem essa falta...

pq naum sentiam a falta :o?: , entende fox :o?:

7. Tilion

Tilion Administrador

Com o Um destruído, ninguém sentiria falta dele (sua presença não era mais uma constante no mundo)... nem Frodo, que ficou um bom tempo e no final sucumbiu ao poder dele e foi salvo por Gollum.

Eles foram pra Valinor como recompensa por tudo que fizeram (e graças à intervenção de Galadriel). Frodo foi se curar principalmente do ferimento causado pela lâmina do nazgûl.

Aproveitaram o que restava de suas vidas e morreram na bem-aventurança de Aman.

8. Swanhild

Swanhild Usuário

Achoo que Frodo sentia falta do Anel sim. Num dos períodos de doença dele, ele diz, se referindo ao Anel: "It is gone forever, and now all is dark and empty." (Tou escrevendo de memória, pode não estar exato.)

Bem, essa é uma das sequelas que o Anel deixou nele, e foi para se livrar dessa sequela, entre outras (se fosse possível), que ele foi para Valinor.

Não acredito que Valinor "supria a deficiência do Anel". Levá-lo para Valinor significou apenas dar-lhe uma experiência de vida que talvez pudesse aliviar o sofrimento dele. Mesmo que não se soubesse se era possível curá-lo, a tentativa era válida. Era óbvio que ele não ia se livrar nunca das sequelas da viagem dele (Anel, facada dos Nazgûl, ferroada da Laracna) se ficasse na TM.

9. Prime Nazgûl

Prime Nazgûl Usuário

Tem uma coisa q eu acho estranho. Dizem q aos mortais q vivem em Aman, a morte chega mais rápido, por causa da "luz dos imortais". Tá, até ai tudo bem, mas como? Os valar são radioativos por acaso? :roll:

Realmente, pelo menos dos dois primeiros, q são mais q físicos: o Anel ataca a mente, e a faca fere o espírito.

10. Fox

Fox Visitante

Que desdém estranho pra um fã de Tolkien. :P

Cara, pense bem. Caso essa teoria seja mesma um fato na história, então a Luz originada nas árvores (e tambem na consagração dos Valar, se não estou redondamente errado) é o que faria a vida dos homens se consumir mais depresa, pois sua pureza seria demais pra um mortal conceber.

Mas digo que não tenho estado tão propenso a seguir essa teoria...

11. Ecthelion

Ecthelion Mad

Pelo que sei, a claridade (neste caso, pureza) da luz dos imortais seria o motivo dos homens definharem mais rapidamente no reino abençoado. :beer:

12. Prime Nazgûl

Prime Nazgûl Usuário

Eh, ficou meio estranho. Mas eu não estou desdenhando não... :P é q o post era maior, explicando a minha opinião sobre a luz. Mas como encaixava melhor no tópico sobre homens em Aman, e eu ja tinha postado, eu edite e deixei nesse post só a primeira e a última parte, levando a central para outro tópico (dando esse ar d desdem sem querer).

13. Ka Bral o Negro

Ka Bral o Negro Tchokwe Pós-Moderno

Uma pena
    Eu considerava que Frodo e Bilbo viveriam para sempre... ou que seu destino fosse "ignorado"... bom, de certa forma foi ignorado, pelo menos pelos que permaneceram na Terra-Média. Então Sam e Gimli também vieram a morrer?

O que o Prime Nazgûl disse é correto, pelo menos em alguma parte do Silmarillion foi dito que a luz de Aman traria mais rápido a morte dos mortais pois seria como "vespas expostas a uma luz muito forte", mas isso também é estranho, pois a Luz Divina deveria ser agradável a todas as formas de vida e estendê-la, exceto por aqueles que se deixaram corromper pelo Poder Escuro.
    E de fato, essa comparação a "vespas expostas a uma luz muito forte" é dito aos Númenorianos, nos tempos obscuros onde começaram a se permitir dominar pela Sombra.

14. Eönwë

Eönwë Usuário

Exatamente. Acho mto estranho que somente os elfos consigam suportar a "luz" dos Ainur.

Os Valar deveriam ser iguais para todos os Filhos de Ilúvatar. Mas para os elfos eles transmitem sua luz, e os deixam felizes e etc, mas para os homens apenas o que eles fazem é apressar sua morte. Isso transmite para mim uma idéia de desigualdade, que os elfos são melhores que os homens, já que apenas eles suportam a luz dos Ainur. Mas os filhos de Ilúvatar deviam ser iguais perante os Ainur e o próprio Eru. Ou não deviam?
    :o?:

15. Fëaruin Alcarintur ¥

Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

Eu vou repetir um trecho do que eu mesmo postei no tópico Homens em Aman, e acho que serve pra esse também.

Os elfos não gostam da mudança, já os homens não conseguem viver sem ela. Em Aman nada definha, as coisas não mudam, de certa forma, isso é insuportável para um mortal. Pois eles envelhecem e se angustiam com isso, e querem, necessitam ver que outras coisas também estão envelhecendo. Como em Aman as coisas não definham tão rapidamente, a angústia da morte dos mortais parece ser, e até é, pior, pois lhe aparenta que apenas ele está morrendo e deixando os Círculos do Mundo. Essa angústia pode acelerar o processo de envelhecimento, ou ao menos aparentar isso.

16. Eönwë

Eönwë Usuário

Pelo que eu entendo, o que fazia os homens perecerem em Aman era a "luz" dos imortais, e não a falta de mudança. E qual seria o objetivo de ir "descansar" em Aman, se lá vc vai acabar ficando angustiado?

17. Fox

Fox Visitante

Pela própria teoria que o Fearuin formulou, Aman é para os Imortais.

Tais que preferem a estabilidade à mudança constante.

A angústia seria por parte dos mortais...

Mas de qualquer forma, acho que isso pode ser muito simplificado.

Caso a Luz de Aman realmente consuma mais rápido a vida dos homens, é simplesmente pelo seu esplendor supremo.

Um bom exemplo desse tipo de efeito é na mitologia grega, onde Zeus foi convencido a revelar seu esplendor à uma amante sua, matando-a no processo.

18. The Dark Elf

The Dark Elf Usuário

Então bilbo, frodo, sam e gimli morreram rapido em Amam
    eh isso :o?:

19. Tilion

Tilion Administrador

Creio que Bilbo mais rápido que os outros, já que estava bem velho.

Mas todos devem ter morrido relativamente rápido, em comparação com o tempo de vida que ainda teriam se tivessem permanecido na TM.

20. The Dark Elf

The Dark Elf Usuário

acho q ter a oportinudade de ver face de Manwë compenssa essa morte rapida

Compartilhar