• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Magia Tolkieniana

Dinaen

Bebendo com um
afinal de contas, como é que serve a magia em Arda?
quem é que está autorizado a usa-la ou será que aenas alguns poderiam usa-las?
bem, essa duvida surgiu apos eu ter lido um texto que está rodando na internet, que apenas me confundiu.
por favor, me tirem essa questao.
:loser:
 
Re: a magia Tolkineana

Será mais fácil vc procurar os textos no site. Faça uma busca! ;-) Tem MUUUUUITA coisa lá! Ai vc vem e tira as dúvidas que ainda existirem; pq esse assunto é complicadinho mesmo!

Qualquer coisa avise. :cerva:
 
Re: a magia Tolkineana

elddrini disse:
afinal de contas, como é que serve a magia em Arda?
quem é que está autorizado a usa-la ou será que aenas alguns poderiam usa-las?
bem, essa duvida surgiu apos eu ter lido um texto que está rodando na internet, que apenas me confundiu.
por favor, me tirem essa questao.
:loser:

Basicamente em arda, a magia é mais uma arte sutil, que algo paranormal. Para os homens comuns ainda era um grande mistério, mas provavelmente os númenorianos tinham conhecimento do real significado da palavra "magia". Coloque o link do texto aqui, pra gente dar uma olhada e discutir. :)
 
Última edição:
Re: a magia Tolkineana

Taí um assunto pouco abordado por Tolkien! No Silma a magia que existia na T-m era muito mais poderosa por causa da interação dos valar com os Eldar. Creio que após a destruição de Beleriand, Eru tenha limitado a atuação dos Valar no mundo físico e retirado lentamente os Quendi de Arda por causa dos Atani, já que eles seriam mais fracos e desprovidos de qualquer poder. Lembrado que todos os grandes heróis humanos utilizavam artefatos criados pelos elfos.
 
Re: a magia Tolkineana

Acho que para falar de magia na Terra-média é preciso primeiro definir o que é magia em sua concepção. O conceito de magia era totalmente distinto entre homens e elfos, por exemplo. Me lembro de Sam em Lothlórien:

"Essas coisas são mágicas?"
"São élficas, se é isso o que quer saber" - respondeu Galadriel.
 
Re: a magia Tolkineana

pra falar a verdade, meu ponto de vista sobre magia esta muito além de encantos e poções, mas também a conjurações, etc. se me entendem.
 
Re: a magia Tolkineana

Quer dizer, igual ao Gandalf pondo fogo nas árvores?
Creio que coisa desse tipo seja restrita aos Ainur, quanto aos elfos, eles tem um tipo deiferente de poder, como o dos três anéis, embora eu tenha que admitir que o controle de Elrond sobre o rio Bruinen seja algo bastante prodigioso. Procure nos sites que passei pra ver se há alguma informação adicional.
 
Fala a verdade, Eriadorion, você está com preguiça de ler o artigo que eu indiquei, não? :-P
 
Erulasto disse:
Fala a verdade, Eriadorion, você está com preguiça de ler o artigo que eu indiquei, não? :-P
É verdade. :lol: Nunca tenho muito saco pra ler os artigos quando alguém os indica - principalmente agora que a letra do texto é pequena demais. Chato de ler. :tsc:

edit. De fato, fui ver o artigo agora e ele fala as mesmas coisas. :dente:
 
Última edição:
Quanto ao rio, acho que é mais um tipo de poder do Anel de Elrond, vou procurar um tópico que fala isso, até rescentemente discutido por nós.
_________________________

E quanto as letras pequenas Eriadorion... aperte Control e role os scrolls do seu mouse pra cima para diminuir e pra baixo para crescer.
 
Aí meu Deus... eu esqueci de falar, só servem em alguns tipos de textos... como os de assinaturas, links e talz.

Foi mal Eria, use a lente de aumento do Windows :dente:
 
Em Arda a magia é uma espécie de sub-criação, ou seja, criar dentro da criação (de Eru). Apenas os ainur, elfos e alguns homens (os descendentes de Elros) tinham a capacidade de sub-criação.

Mas boa parte do que era considerado "magia", nada mais era do que conhecimento e tecnologia. É um conceito que se aplicava no nosso mundo também, no passado, quando se achava que espelhos "capturavam a alma", a pólvora era "fogo mágico" e assim por diante. Acho que isso se aplica aos barcos élficos e à bomba de Saruman.
 
Li o artigo! É muito bom mesmo. Só acrescentaria que grande parte do poder dos elfos aumentou após sua ida para Valinor, onde aprenderam com eles e até o superaram em algumas técnicas. Sendo Fëanor o maior de todos os artífices. É interessante ver que os maiar possuiam poderes diferentes dos noldor. Enquanto estes criavam artefatos poderosos, os maiar utilizavam palavras de poder, como os Istari, Melian e sua filha Lúthien.
 
Sim, também tem a parte das criaturas malignas que paralisam seus oponentes com emdo ou confundem seus sentidos com seu incomparável fedor, como o sangue dos Balrogs ou aquilo que estava na toca de Laracna.
 
bem, mas deveriamos também levar em conta sobre as conseqüencias de quem utilizava a magia. será que existia alguma?
 
Algumas magias são passivas, ou seja, você é encantado e não controla tal magia, isso não deve causar-te nada, agora magias como a que bloqueou a porta em moria devem esgotar a pessoa, tipo, gastar mana.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo