• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Magia Tolkieniana

grond o ferreiro disse:
creio q não , a magia era um dom natural de cada raça q a usava

bem, apenas em certas partes, pois em diversas outras histórias, sempre aquele que invoca a magia sente-se fraco, e precisa carregar as "baterias", não é mesmo?
por isso que desconfio desta parte.
 
Elring disse:
Uma dúvida! Quando Sauron foi preso por Ar-Pharazôn, ele estava de posse do Um ou deixou-o em algum lugar escondido? Tentei procurar no Silma e no SdA alguma referência de que Sauron utilizou apenas seu poder ou se valeu de seu novo instrumento.

Olha a parte final do Akallabêth, pg 357 (se não me engano só existe uma edição do Silma mesmo!): "Ali ele (referindo-se a Sauron) mais uma vez apanhou seu magnifíco Anel em Barad-dûr; ..."

elddrini disse:
bem, apenas em certas partes, pois em diversas outras histórias, sempre aquele que invoca a magia sente-se fraco, e precisa carregar as "baterias", não é mesmo?
por isso que desconfio desta parte.

Não em Tolkien. Aconselho a dar uma lida nos tópicos indicados para ter uma idéia melhor da "magia" em Tolkien. Uma busca nos Textos aqui an Valinor também vai ajudar muito! :-D
 
[/quote]Não em Tolkien. Aconselho a dar uma lida nos tópicos indicados para ter uma idéia melhor da "magia" em Tolkien. Uma busca nos Textos aqui an Valinor também vai ajudar muito! :-D[/quote]

tá certo, cara. agradeço a dca. apenas resolvi fazer uma comparação, tá legal? mas, para falar a verdade, acho que estou entendendo a "magia de Tolkien". acabei ontem de reler o "Retorno do Rei", e vi ue Gndalfnão tem problemas em invcar magias.
 
Uma coisa parece ser fato no universo de Tolkien, os Atani não manipulam qualquer tipo de encantamento, apenas o poder que Melkor deixou impregnado em toda Arda confere ao feiticeiro algum poder de destruição. Que conseqüências teria a Guerra do Anel se homens como Aragorn ou Ecthelion possuissem poderes como o dos magos?
 
Última edição:
Os reinos dos homens poderiam se dividir em guerras contra eles mesmos.
Seria mais fácil e ao mesmo tempo mais difícil pra Sauropn controlar a terra-média pois os homens tendo certo encantamento não seriam tão facilmente aterrorizados ou iludidos por ele.
 
Calimbadil o fiel disse:
Os reinos dos homens poderiam se dividir em guerras contra eles mesmos.
Seria mais fácil e ao mesmo tempo mais difícil pra Sauropn controlar a terra-média pois os homens tendo certo encantamento não seriam tão facilmente aterrorizados ou iludidos por ele.
pra falar a verdade, não entendi
:eek:
 
Eu acredito que a magia na visão de Tolkien era algo natural de cada raça...assim como variavam caracteristicas físicas variavam a habilidade mágica, outra característica que definia os poderes mágicos seria o sangue, de forma que nos humanos o sangue real proporcionava certa magia como vemos em Aragorn que tem o poder da "cura" com a folha do rei.
É claro também que artefatos e objetos poderiam conter magia e proporcionar forças mágicas para aqueles que os utilizassem, como é o caso dos anéis, mas mesmo nesses casos é importante lembrar que a magia só está no objeto pois quem o fez possuia alguma forma de magia.
Concluindo a magia para Tolkien poderia ser vista de diferentes formas assim como existia em muitas coisas com motivos diferentes.
 
Se não me falha a memória, há uma passagem em que Galadriel explica à Frodo o porquê d'ele não conseguir onde estão os outros anéis. Frodo teria de treinar sua mente para impôr sua vontade sobre quem estivesse com os anéis. E teria de ter muito poder pra isso. Parece ser mais um indício de que não basta apenas ser mago ou manusear objetos de poder.
 
Elring disse:
Parece ser mais um indício de que não basta apenas ser mago ou manusear objetos de poder.

No Legendarium d Tolkien tem muito aquele negocio da força d vontade (da força interna de cada um), e esa força varia d raça pra raça (eh klaru q há alguns, dentro d cada raça, com mais força d vontade q otros)...por exemplo, era preciso grand força d vontade para olhar Sauron nos olhos e naum "quebrar", c eh q vcs me entendem...(pokos na terra-media podiam realizar tal feito)...o q eu quero dizer eh q (no meu entender) a obra d Tolkien eh sobre essa busca de força interna, onde naum há nenhuma (aparentemente)...e, qdo encontrada, essa força indestrutivel pod realizar grandes feitos (q, aos olhos dos mais desavisados, pod parecer magia)...
 
Eu ja li que Tolkien nao gostava de admitir que a magia em Arda era nescessaria.Mas que ha muita magia isso ha.
 
Magia, do dicionário, arte que permite realizar coisas das quais os humanos normais não são capazes, Então é normal que Elfos,anões istari,balrogs etc, consigam realizar coisas normalmente e que para nós é, magia!
Mas esta só constitui um supérfluo em Arda, uma habilidade pouco usada ostensivamente.
 
Calimbadil disse:
...Mas esta só constitui um supérfluo em Arda...

Até podemos tirar exemplo dos fogos de artíficio que Gandalf fazia.
Era apenas para diversão e distração dos outros e dele mesmo.
 
Nesse caso era somente pra mostrar(ostentar), mas no sentido de produzir efeitos especiais visuais, o exemplo mais forte de magia sendo explicitamente mostrada foram a inundação do rio Bruinen e as árvores sendo incendiadas por Gandalf, o resto como por exemplo Carcharoth sendo "inchado" era velado.
 
É bem relativo. Nem mesmo Tolkien gostava de usar o termo "magia". Eu achei num livro sobre ele aqui que, como está em uma de suas cartas, classificar magia é "m[uito] difícil" (The Letters of J.R.R. Tolkien, pág. 199 - pra quem quiser conferir). Ele diz ainda que usa a palavra "mago" para designar algo "totalmente distinto de feiticeiro ou mágico" (The Letters of J.R.R. Tolkien, pág. 159 - eu tenho mania de fazer isso). É claro que há magia, mas ela não seria propriamente magia, e... ah, se nem Tolkien explicou isso não sou eu que vou tentar...

(Apesar do livro do qual eu tirei ser bem mais-ou-menos, ele deixa clara a opinião do próprio autor. O livro é "O Mundo Mágico do Senhor dos Anéis" - págs. 117-118 - eu tenho MESMO mania de fazer essas citações ¬¬).
 
Tolkien era católico e muitíssimo conservador,e a palavra magia nunca foi bem vista, especialmente quando em vez de magic você escreve charm
e pior ainda Witchcraft, não é de se admirar que não quisesse associar sua obra com feitiçaria, ele se restringia à fantasia apenas, não gostava que falassem magia.
 
Última edição:
na realida, eu gostaria de criar uma definiçao de magia para usar em Aurun, já q é algo meio comturbado (quando meu pai leu e viu q tinha espiritos e magos, e magia, ele quase teve um ataque).
 
Ressucitando o tópico à pedido de Calimbadil.

Estamos discutindo em outro tópico qual é o poder que os ents têm sobre as árvores (http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=49778). Alguns acreditam que seja magia.
Segundo uma definição do dicionário postada aí pra trás pelo Calimbadil, magia é tudo aquilo que não é humano. Então, os ents possuem magia.
Mas, e sempre há um MAS, o dicionário usado não leva em conta a existencia da Terra Média. E lá não havia uma única raça de povos racionais (como é nosso caso, no planeta Terra). Na TM temos anões, elfos, homens, ents, Tom Bombadil (?), orcs, istari... Isso quer dizer que nem tudo o que pareça magia para nós, seja magia de fato na TM. Acredito que cada uma dessas raças tenha poderes e capacidades diferentes, que aos olhos de outros pareça magia.
Já os istari têm magia porque não foram criados para viver na TM. Assim como os Maiar e Valar. O próprio Eru tem magia. Adaptando a definição do dicionário, é magico na TM tudo aquilo que não vem dos povos criados para viver em Arda.
Acho que compliquei ainda mais meu pensamento.:think:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo