• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Magia Tolkieniana

Re: a magia Tolkineana

Shantideva disse:
Basicamente em arda, a magia é mais uma arte sutil, que algo paranormal. Para os homens comuns ainda era um grande mistério, mas provavelmente os númenorianos tinham conhecimento do real significado da palavra "magia". Coloque o link do texto aqui, pra gente dar uma olhada e discutir. :)


E um bom exemplo disso é notarmos que os três anéis élficos (os que estiveram com Galadriel, Gandalf e Elron - ou será Círdan?... Não lembro agora) não eram apenas armas de poder combativo; era muito mais MODOS DE PRODUZIR BELEZA, EQUILÍBRIO, VIRTUDE, ENCANTO.
 
Re: a magia Tolkineana

N'liärien disse:
E um bom exemplo disso é notarmos que os três anéis élficos (os que estiveram com Galadriel, Gandalf e Elron - ou será Círdan?... Não lembro agora) não eram apenas armas de poder combativo; era muito mais MODOS DE PRODUZIR BELEZA, EQUILÍBRIO, VIRTUDE, ENCANTO.

Círdan deu seu anel a Gandalf.
 
Re: a magia Tolkineana

N'liärien disse:
E um bom exemplo disso é notarmos que os três anéis élficos (os que estiveram com Galadriel, Gandalf e Elron - ou será Círdan?... Não lembro agora) não eram apenas armas de poder combativo; era muito mais MODOS DE PRODUZIR BELEZA, EQUILÍBRIO, VIRTUDE, ENCANTO.

Hummmm.... os 3 não possuíam poderes "combativos" nenhum. Foram criados para manter as coisas, fazê-las permanecer sempre belas...
 
Mas uma coisa me deixou intrigado, se os três não foram tocados por Sauron como podiam estar sujeitos ao Um? A não ser que dentro das técnicas que ele ensinou à Celebrimbor tenha inserido algum comando oculto que revelaria seus portadores e os controlaria quando usasse o Anel. Um tipo de "virus encantado" da T-m?
 
Todos os anéis foram criados usando técnicas que Sauron havia ensinado. Sua malícia estava no meio de todo o processo, apesar de não ter tocado nos 3 Anéis. Além disso, na forja do Um, ele depositou muito do seu poder para que ele controlasse todos os Anéis.
 
Erulasto disse:
Todos os anéis foram criados usando técnicas que Sauron havia ensinado. Sua malícia estava no meio de todo o processo, apesar de não ter tocado nos 3 Anéis.


Para dizer o minimo, concordo em tudo.
E quanto a eu ter dito que os anéis não tinham "apenas" a função de poder combativo, entenda-se (e me expressei mal) que quis dizer que eles não tinham poder combativo.

 
" Magia? Não sabemos o que isso é. Apenas pomos o pensamento de tudo aquilo que amamos em tudo aquilo que fazemos." (Não sei se a citação está exacta, estou a tirar de memória.)

Estas são as palavras de um elfo a Samwise quando a Irmandade do Anel se vai embora de Lothlorien.

Sobre magia acho dificil encontrar melhor que esta definição.
 
"Os Anéis de Poder foram feitos em Eregion,uma terra fundada pelos noldor, cujo líder era Celebrimbor, neto de Fëanor. Apesar das advertências de Gil-galad e Elrond, os Gwaith-i-Mídain (artesãos de Eregion) aceitaram a ajuda de um estrangeiro chamado Annatar, o Senhor dos Presentes. Instruídos por ele, por volta de 1500 da Segunda Era, surgiram os primeiros Anéis do Poder. Ainda com a ajuda do estrangeiro, nas décadas seguintes a fabricação dos anéis continuaram, mas em 1590 SE, os Três Anéis foram completados, feitos por Celebrimbor sozinho. Eram eles: Narya, o Anel do Fogo; Nenya, o Anel da água e Vilya, o Anel do Ar. O intuito dos elfos era retardar a ação do tempo, tentando preservar os locais onde moravam, pois devido a imortalidade, sofriam muito ao ver o definhamento do que amavam. Já Annatar, que não era ninguém menos que Sauron disfarçado, queria a dominação e escravização. Então, em Mordor, no fogo da Montanha da Perdição (Orodruin), forjou o Um Anel, onde colocou parte de sua própria essência. O Um controlava todos os outros anéis e ainda permitia a escravização mental destes portadores. Logo, quando Sauron o pôs pela primeira vez, os Elfos se deram conta e tiraram e esconderam seus próprios Anéis."

- retirado da Enciclopédia Valinor.
 
creio eu, que todos os aneis foram criados no poder de Sauron, por ou sem intenção de quem o criou, pois, como já disseram, tudo que Sauron planeja ele está no meio quando é criado.
 
elddrini disse:
creio eu, que todos os aneis foram criados no poder de Sauron, por ou sem intenção de quem o criou.


Vc me parece ter estendido demais o alcance da expressão acima.
Como podemos ver do post anterior nem todos os anéis foram feitos com a INTERFERÊNCIA DIRETA de Sauron.
 
N'liärien disse:
Vc me parece ter estendido demais o alcance da expressão acima.
Como podemos ver do post anterior nem todos os anéis foram feitos com a INTERFERÊNCIA DIRETA de Sauron.

perdão, mas é que eu li apressadamente. está bem :oops: .
 
elddrini disse:
perdão, mas é que eu li apressadamente. está bem :oops: .

Por que pedir-me pderdão, meu caro colega de fórum?
Não há problema nenhum; fiz apenas uma observação acerca do tem em debate; não foi nehuma crítica pessoal, ok?
Abraço.
 
N'liärien disse:
Por que pedir-me pderdão, meu caro colega de fórum?
Não há problema nenhum; fiz apenas uma observação acerca do tem em debate; não foi nehuma crítica pessoal, ok?
Abraço.
na realidade, fora um perdão meio que "começo de conversa", sabe?:mrgreen:
não te preocupe casa queiras me criticar (mesmo nao sendo isso), não foi isso que quiz dizer.
ok?
um abraço igualmente pra ti :abraco:
 
elddrini disse:
... (mesmo nao sendo isso), não foi isso que quiz dizer.
ok?...

Taí uma frase de cunho enigmático! hehehe...

"Início de conversa aceito", amigo.

Voltando ao tema do tópico (especificamente quanto à feitura dos anéis), lembro o nome que O Inimigo usava, na época em que se imiscuiu na fabricação dos anéis élficos: ele era o "Amigo dos Presentes", lembram?...
Abraços a todos.
 
Sim, sim. Foi desatenção minha.

Vejamos:

Anéis de Poder
Origem: Enciclopédia de Valinor, a enciclopédia livre.
Os Anéis de Poder foram feitos em Eregion,uma terra fundada pelos noldor, cujo líder era Celebrimbor, neto de Fëanor. Apesar das advertências de Gil-galad e Elrond, os Gwaith-i-Mídain (artesãos de Eregion) aceitaram a ajuda de um estrangeiro chamado Annatar, o Senhor dos Presentes. Instruídos por ele, por volta de 1500 da Segunda Era, surgiram os primeiros Anéis do Poder.

Retirado de "http://enciclopedia.valinor.com.br/index.php/An%C3%A9is_de_Poder"
 
Uma dúvida! Quando Sauron foi preso por Ar-Pharazôn, ele estava de posse do Um ou deixou-o em algum lugar escondido? Tentei procurar no Silma e no SdA alguma referência de que Sauron utilizou apenas seu poder ou se valeu de seu novo instrumento.
 
Não o levou com ele. O mais provável é que o tenha deixado em algum lugar de Mordor, encondido. Pois não se esqueça de que Sauron perdeu a sua forma física aquando da destruição de Númenor, sobrando apenas o seu "espírito", pelo que se tivesse o Anel com ele nesse momento, este se teria perdido nas águas do oceano.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo