• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Bússola de Ouro (The Golden Compass, 2007)

Sua nota pro filme:


  • Total de votantes
    55
Discordo com o Ristow: não acho que as dúvidas de quem saia do cinema sejam tão grandes e indesejáveis assim. Quando terminei de ler A Bússola Dourada eu fiquei bem wtf?, e as questões sobre Pó e etc não tinham sido perfeitamente esclarecidas. É possível não ler o livro e gostar do filme. Talvez alguns fãs mais puristas sejam mais propensos a acharem ruim, mas quer saber? Parece que vão ver o filme já imaginando se decepcionaram, e fazem todo o esforço possível pra de fato se decepcionaem. Não foi aqui que alguém disse que atores falando com daemon davam impressão de "falando com o ar"? Sério, alguém realmente pensou isso? As pessoas forçam a barra.

Entrei na sala com o filme já começando, decerto esperei algo realmente ruim, e talvez pelas expectativas baixas acabei me surpreendendo um pouco. O filme é joinha/bom. E é acompanhável/entendível. A intenção do Conselho de Oblação em investigar daemons e efeito do Pó nas crianças ficou bem clara. Pó é Pecado Original (aliás, fica por coincidência a sigla certinho), é a partícula do questionamento e da curiosidade, e o filme diz isso bem claramente: o Magistério, como órgão de dominação arbitrária, não gosta de questionamento e curiosidade. Ele se interessaria em manter as pessoas imaturas e alienáveis, com daemons mutáveis ou sem daemons, pois seriam mais propensar a não repelir seus dogmas/tabus, como Adão e Eva fizeram ao serem tentados pela cobra. Com certeza teria sido melhor e mais esclarecedor ver o Lorde Asriel nas últimas cenas, vê-lo abrir a Bíblia e ler sobre Adão e Eva e seus daemons fixando a forma. O final era cabível sim, e o filme terminou sem nem duas horas de duração. Mas a condição de herético do Asriel e a analogia Magistério-Igreja Católica foram caracterizadas bem o suficiente pra leigos em HDM entenderem o receio do Vaticano. A Autoridade, que até onde eu lembro não é mencionada logo no primeiro volume, até faz um cameo: Lorde Asriel quando mostra os slides fala de mundos de pessoas sem daemon, sem Autoridade, etc. O diálogo cortado com a Lyra sobre probabilidades, cara e coroa e universos paralelos foi meio que adiantado nessa cena em Oxford.

Logo defeitos quanto ao conteúdo e à história do filme eu não encontrei tanto. O pior do filme é a falta de naturalidade e flueza nas situações por quais a Lyra passa: os personagens vão brotando bem perdidos, Serafina surge sem mais nem menos pra uma visita, logo Lee tá ali (:sacou:) e ele já puxa o Iorek. Ficou tudo meio espremido. Não sei se quem não leu conseguiu compreender tudo, mas imagino que sim. Minha sala tinha público bem adulto, a criança menor que eu vi saiu chorando com o pai na cena das lutinhas finais.

O potencial do elenco não foi aproveitado, até pq o roteiro simplista não dava muita margem pra atuações memoráveis. Mesmo assim gostei de todos eles, e da Dakota como Lyra inclusive. Ela podia ser interpretada mais pivete nesse volume, achei ela um pouco contida demais (já "uma dama"), mas gostei. Ficará bem nos próximos volumes, ainda mais se arranjarem um bom Will pra acompanhá-la. A Bússola de Ouro não é ótimo nem faz jus ao livro, mas não impede que as seqüências progridam, que era meu maior medo.
 
No caso de BDO é pior ainda, acho. Pelo menos SDA explicava todas as questões levantadas no próprio filme e terminava com eles seguindo a viagem. Mas aqui o cara sai do cinema sem saber o que é o Pó, Magisterium e por que separam os daemons das crianças - basicamente todas as perguntas feitas.

No primeiro livro nada disso é explicado também Ristow. É a partir da Faca Sutil que as coisas começam a ser esclarecidas.
 
Você sabe disso porque leu o livro, não? Se puder esclarecer minha memória (e é possível que eu tenha deixado escapar várias coisas, já que estava no cinema com um resfriado imperecível), agradeço, mas o filme (assim como o primeiro livro) não responde o que é o Pó. Aliás, é justamente essa falta de explicação que incomoda Lyra, como ela diz na última cena. Volta e meia personagens comentam sobre ele, mas de forma bem vaga. Coulter chega perto: menciona algo sobre "antepassados" que desobedeceram a Autoridade e, a partir daí, o Pó fez com que a humanidade fizesse coisas ruins (não lembro se é essa a palavra exata). Mas, no fim, nenhuma menção a "pecado original", muito menos "consciência". Para confundir mais, Lord Asriel dá a entender que o Pó é algo bom. Então...?
Mas isso no livro tb. Ele acha isso. Fato. :yep:
 
Err, gente, onde é que eu estou dizendo que as coisas são diferentes do livro?

Desculpa Ristow, pode ser que eu não tenha sido claro. No seu post vc disse que em SdA as questões eram levantadas e eles terminavam seguindo viagem, etc... Mas em BdO as coisas não podem ser explicadas nesse momento, porque senão atrapalharia a trama e surpresas que virão no próximo filme.

Grande parte das dúvidas será respondido no filme seguinte. O que é o pó e suas variações de mundo pra mundo, qual a relação com Lyra e qual a verdadeira motivação de Lorde Asriel, etc

Se fosse um roteiro próprio de cinema as coisas poderiam ter sido mais resumidas e apresentadas no primeiro filme, cortando situações, talvez até alguns personagens. Mas aí, á adaptação não seria tão fiel ao livro em que é baseado.
 
Eu não estou usando tags de spoiler, mas usem bom senso né.

Por fim, Chris Weitz é paradoxal. Há vislumbres que funcionam (os daemons se esvanecendo quando seu dono morre, por exemplo). Por outro lado, um dos momentos mais aguardados (luta dos ursos) não se saiu mais do que medíocre. Não havia planos expressivos e grandiosidade, apenas uma escaramuça. Era uma luta de URSOS DE ARMADURA, meu deus, e parecia briga de galinhas, com soquinhos e tapas. Ou seja: aquele final (Yes, that's all) não causou impacto nenhum (o cinema permaneceu em silêncio, enquanto todos vibraram e aplaudiram [e eu não estava numa sessão de fãs] quando Eowyn matou o Rei-Bruxo ou quando o king Kong abiu as mandíbulas do T-Rex).

É bem uma contradição mesmo, não tem um clima consistente: o filme é dócil querendo fazer o nosso queixo cair como que nem o queixo do urso voando aleatório. Ele realmente ararancou o queixo do outro né? Tipo, uh? Não vi gota de sangue, e no final Iorek partiu a ATM do outro? Tá.

E eram mesmo daemons desaparecendo aqueles SHOOOOO purpurinados? Ah sim era Pó aquele brilho então, faz sentido. Era bonito.
 
Eu fui com espectativas tão baixas ver o filme que no final saí até mais aliviada é certamente uma produção primorosa, nada tenho a falar das locações ou dos cuidados em passar visualmente o mundo de lyra e sua historia. O que faltou p/ mim na verdade e foi o maior problema c/ o filme, é que ele raramente empolga e tenho a sensação que se não tivesse lido o livro não teria me empolgado em nada! exceto talvez na luta do Iorec que está visualmente interessante, mas também tinha potencial p/ ser muito mais! Na verdade não consegui realmente sentir por nenhum dos personagens... tudo que senti foi reflexo pq me lembrava passagens do livro. Não sei se é a edição ou a maneira como o roteiro foi amarrado ou até mesmo algumas falas totalmente cliches... (pq na verdade até que a menina que faz a Lyra e a Nicole se saem bem com o material ralo que deram p/ elas trabalharem) o que ficou p/ mim foi superficialidade, de tudo, dos sentimentos dos personagens das suas motivações enfim tudo! Toda aquela lealdade do Iorec e do Lee pela Lyra, cade? totalmente injustificado, do nada eles estão dispostos a morrer por ela. No livro o sentimento do Iorec é muito mais do que só divida de gratidão, e ela todo aquele desespero por ele na luta? ta no filme eles até conseguiram passar uma admiração, mas carinho, amor isso requer muito mais do que foi passado no filme, Lee ama a Lyra como a uma filha e no filme não vemos nada nem perto disso! Os proprios gpicios supostamente acompanham a Lyra durante meses dias e do nada deixam ela dar as costas e sair andando pelo artico e se meter num balão c/ o Lee que supostamente mal trocou meia duzia de palavras c/ ela p/ ir sei lá p/ onde :shock: que especia de cuidado é esse?
Enfim... não foi pelos cortes nem pela mudança de nomes nem mesmo pela mudança dos acontecimentos, acho que foi pela falta de paixão do filme. E aqui faço a comparação pq é inevitavel p/ mim, mas mesmo c/ algumas mutilações (algumas justificaveis, outras não) vendo o SDA a gente via paixão, compaixão, angustia, acreditava realmente nas motivações dos personagens e não consegui nada disso vendo a Bussola, talvez a hora que tenha chegado mais perto de algo que eu esperava tenha sido a conversa da Lyra c/ Iofur, mas é tão pouco comparado ao que o livro tinha a oferecer...
 
Ristow disse:
mas o filme (assim como o primeiro livro) não responde o que é o Pó.
Não responde.

E o filme é bem mediano (não li o livro nem conhecia a história). Se os outros livros são tão fodas assim, podiam ter feito a BdO fazer eu me interessar em ver as continuações. Saí do cinema sem curiosidade nenhuma. O filme chegou a me dar sono e aquela terrível sensação de não estar me importando muito com os envolvidos na trama (isso é fatal pra mim). Toda vez que a Lyra era ameaçada (e isso acontecia com frequência) e ela era salva no último momento, eu não me preocupava, sinceramente.

Achei os diálogos meio pomposos pra pouca coisa (especialmente aquele na Eva Green com o texano maluco, sobre uma guerra que está por vir, tipo, oh meu deus, uma grande guerra), um elenco desperdiçado, incluindo uma Nicole Kidman botoxada e o Christopher Lee numa aparição que deve ter servido pra ele pagar as contas no final do mês e a terrível atuação das crianças, encabeçada pelo amiguinho (irmão? parente?) da Lyra, que parecia um monstrinho.

De interessante, os bichinhos daemons sendo as almas. E a bússola em si. Espero sinceramente que a coisa engrene nos dois próximos filmes e me façam querer ir ver no cinema, já que o visual do filme é bastante bom.
 
Não responde.

E o filme é bem mediano (não li o livro nem conhecia a história). Se os outros livros são tão fodas assim, podiam ter feito a BdO fazer eu me interessar em ver as continuações. Saí do cinema sem curiosidade nenhuma. O filme chegou a me dar sono e aquela terrível sensação de não estar me importando muito com os envolvidos na trama (isso é fatal pra mim). Toda vez que a Lyra era ameaçada (e isso acontecia com frequência) e ela era salva no último momento, eu não me preocupava, sinceramente.

Achei os diálogos meio pomposos pra pouca coisa (especialmente aquele na Eva Green com o texano maluco, sobre uma guerra que está por vir, tipo, oh meu deus, uma grande guerra), um elenco desperdiçado, incluindo uma Nicole Kidman botoxada e o Christopher Lee numa aparição que deve ter servido pra ele pagar as contas no final do mês e a terrível atuação das crianças, encabeçada pelo amiguinho (irmão? parente?) da Lyra, que parecia um monstrinho.

De interessante, os bichinhos daemons sendo as almas. E a bússola em si. Espero sinceramente que a coisa engrene nos dois próximos filmes e me façam querer ir ver no cinema, já que o visual do filme é bastante bom.

Concordo em tudo tisf, realmente o filme para mim deixou muuuuuuito a desejar no meu conceito nota 6, os daemons são muito bem feitos mesmo, e o visual é realmente épico, mas o resto.... .

E o Cristopher Lee afeee, meu deus para que o chamaram?, se ele for participar do segundo e terceiro filme de modo mais ativo ainda vai mas se apareceu só por aparecer e falar duas palavras... .

Fora a rezenha no cinema após o filme dessa história de pó pra lá pra cá heheheheh, deveriam ter explicado melhor.
 
Vai dizer que não sabia que era uma trilogia?
Trilo o que? :mrgreen:

No caso de BDO é pior ainda, acho. Pelo menos SDA explicava todas as questões levantadas no próprio filme e terminava com eles seguindo a viagem. Mas aqui o cara sai do cinema sem saber o que é o Pó, Magisterium e por que separam os daemons das crianças - basicamente todas as perguntas feitas. Não estou reclamando, nem aponto isso como defeito, só constatando que algumas pessoas devem estar saindo do cinema super revoltadas, com razão, mesmo sabendo que se trata de uma trilogia. :P
Ristow.... eu não li o livro e entendi bem essas partes ai do pó do daemons e tudo mais.
Mas o filme e zipado demais e tem muito efeito Chapolin...
Quando a menina vai apanhar, sempre surge alguém do nada e do lugar nenhum e a salva...
Quando ela se salva sozinha fica mais maneiro.
 
Sério? Se teve uma coisa boa nesse filme foram as atuações (mirins inclusive). Não gostou nem da menina que faz a Lyra?
Ah sim, dela eu gostei, por isso não comentei dela especificamente. Até porque o peso do filme recai quase que totalmente nela. Se ela desse uma de Jake Lloyd, aí ia ficar complicado.
 
Estava louco pra ver o filme, após ler esse tópico, desanimei :lol:

Pelo o que Tisf escreveu, lembra um Crônicas de Narnia certo? Meio infantil mesmo. Ou não?
 
q? O que é "efeito Chapolim"?

Minha nota é 6 se montarem a enquete.
E o efeito em que o personagem tá numa encurralada. Nem que fosse o Seper-homem ela conseguiria fugir...ai ela olha com aquela cara pra camera de:
- Owww, e agora? Quem poderá me defender?
E surge do nada algum personagem misterioso ou um personagem secundário que tirou forças de Deus lá sabe onde e salva o nosso heroi....


Estava louco pra ver o filme, após ler esse tópico, desanimei :lol:

Pelo o que Tisf escreveu, lembra um Crônicas de Narnia certo? Meio infantil mesmo. Ou não?
Vale a pena ver sim...porque a história em si é boa e os efeitos excelentes...e a menina do filme é bacana na atuação....
 
Bem, gostei do filme. Mas não li os livros e achei tudo muito confuso. Já foi falado isso aqui, mas ficou estranho, sei lá... alguma coisa me incomodou, mas gostei da produção, da atuação de todos, enfim, no conjunto estava legal.

Outra coisa que me incomodou era o fato de eu já ter lido que o autor da história pregava o ateísmo e coisa e tal, daí já vi o filme com aquele olhar de quem quer ver defeito e achar a ideologia do cara na história... daí não me ative muito em procurar qualidade e criatividade.
 
Acho que justamente essa crítica ao catolicismo poderia tornar o filme mais interessante. Porém já foi tudo tão corrido e resumido que talvez embolasse ainda mais as coisas.

Ah sim, nota 5 pro filme. Talvez se eu tivesse lido a obra a nota fosse mais alta, porque incomodou de verdade a superficialidade com que é tratada a trama, e isso me parece um infeliz mas necessário artifício para poder haver mais fidelidade aos livros, abranger o máximo possível do que está escrito.
 
Roteiro apressado e preguiçoso.
Direção confusa.
Direção de arte brega.

Mas a Lyra está perfeita. Iorek idem. A batalha e os daemons se dissolvendo em Pó ficaram excelentes.


E no fim acabei gostando do filme.


No entanto foi muito, mas muuuuuuuito longe do que poderia ser.


PS: As alterações no geral até que não foram problemáticas e eles souberam resolver relativamente bem. Achei que a referência ao Magistério se relacionar com religião tá até bem explícita.... toda hora falam em heresia, etc.
 
Sim, sem problema.


Aliás, foi engraçado sair do cinema e ouvir um moleque muito pirralho, tipo, com uns 10 anos, dizer "se não tiver continuação essa merda não vai ter sentido, porra!" prum amiguinho da mesma idade...
 
Na minha sala as pessoas se empolgavam demais, chegaram a BATER PALMAS E ASSOBIAR (aka eu quase tive uma síncope) quando o Iorek (SPOILER) arrancou o queixo do Ragnar (é esse o nome? esqueci). Anyways, ficou episódico pra caramba, mas as cenas de ação ficaram legais o suficiente pra que eu conseguisse me divertir, e a Dakota (MAIS UMA) é boa. O elenco é meio que artigo pra impressionar e chamar atenção, mas eu gostei da Nicole (que é quem ativamente aparece, na real). Os melhores momentos mesmo foram as cenas de batalha, surpreendentemente 'violentas' etc, gente morrendo o tempo todo, o recurso do pó ficou legal. Comparado ao livro é bem ruim, mas como filme é bem decente e legal. Ou talvez pareça melhor porque no mesmo dia eu vi O AMOR NOS TEMPOS DO COCÔ, então sei lá.

63
Por aí, etc.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo