• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Clube de Leitura 9º Livro - As Relações Perigosas, de Pierre Choderlos de Laclos

eu acho que no caso específico da tourvel é um tanto achar que pode mudar valmont. curá-lo de ser um filho da mãe, como se o amor bastasse. ou ainda, como se o amor dela bastasse.
 
eu tenho uma teoria nos relacionamentos amorosos q aplico com sucesso há décadas: toda mulher merece ter na sua vida 1 homem cafajeste, sem-vergonha, safado p trazer + emoção, cor e aventura. saliento q n se trata d uma teoria machista, nelson rodrigues a aplicou com sucesso aos homens tb. o visconde parece precisar da marquesa. a presidente d tourvel já dá indícios q começa a ceder ao visconde. é o velho ditado "quem n dá assistência abre a concorrência". mas aí peço auxílio às leitoras mulheres do livro e do fórum. oq as atrai tto nos homens q n prestam? é a pegada q é + excitante? é experimentar algo novo, proibido, indecente? ou é o simples desejo d ser enganada? sei q mtas vezes a mulher sabe q o homem engana, q mente, e mesmo assim continua com o safado. é d se pensar q o sofrimento tb traz a sua dose d prazer.

aguardando a opinião das mulheres do fórum qto a atração aos homens canalhas. Sempre fui um cara correto e via muito malandro pegando geral e eu só observando.. rsrsrs
 
na leitura da semana, li as duas melhores cartas d todo livro (até agora), as + longas da marquesa. aliás, as cartas delas são sempre as melhores. ô uma mulher dessas pisando em mim! ai ai ai. oq ela fez com o presan, hein? daria 1 livro à parte. e a surra d palavras no visconde? acho q estou apaixonado.

já as cartas diabéticas do visconde p a presidenta de tourvel são as piores. sério q ele tá querendo conquistar alguém com aquele mimimi todo? santo werther! eu já to querendo mandar uma carta p presidenta dar logo p ele ir logo embora e parar d xorumelas. acho q a tática dele é justamente essa: ganhar pelo cansaço, ela vai querer se livrar dele a qq custo e vai acabar topando qq coisa.
 
Última edição:
Cronograma:
29/08 - De: Advertência do editor Até: Parte I, Carta 26
05/09 - De: Parte I, Carta 27 Até: Parte I, Carta 50
12/09 - De: Parte II, Carta 51 Até: Parte II, Carta 76
19/09 - De: Parte II, Carta 77 Até: Parte II, Carta 87
26/09 - De: Parte III, Carta 88 Até: Parte III, Carta 105
03/10 - De: Parte III, Carta 106 Até: Parte III, Carta 124
10/10 - De: Parte IV, Carta 125 Até: Parte IV, Carta 145
17/10 - De: Parte IV, Carta 146 Até: Final

Uma dúvida. Essas datas são do início ou do fim? Assim, dia 17 a gente começa a ler a carta 146 ou já é pra ter terminado o livro? Se bem que estou adiantado, mas só pra entender.
 
Confesso que não sou muito fã de histórias assim, cheias de gente "naja" e que evidentemente não terminará bem.
Mas acho que esse livro meio que assanha nosso lado bisbilhoteiro, o mesmo que faz com que a gente pare pra ouvir fofocas no trabalho, leia colunas de mexericos e ao menos acompanhe os acontecimentos do mais recente "reality show" em cartaz.

Mas, como já disse, parei de ler logo no começo então estou em dúvida quanto ao caráter do cavalheiro Danceny e da presidenta de Tourvel, além de rir com as narrativas do Valmont (sim, eu acho graça nas "mentiras sinceras" dele e nas "safadezas honestas" que ele pratica. :oops: )
Pois é, eu também não, mas vejo tanta semelhança com o Decameron, por exemplo. Até no vocabulário (amante como "inimigo", a ideia de "vencer" o amante, a "crueldade" de alguém que não se rende...) e na centração sobre sexo e casos amorosos, maridos traídos etc, se torna mesmo engraçado. Acho que a gente pode incluir o Ligações perigosas na série da literatura libertina (notar as críticas à Igreja também).

Por falar nisso, será que o Valmont-galinhão já pegou a mãe da Cécile, a sra. de Volanges? :pipoca:
Não vi nenhum indício disso não, Clara. Ao que parece pegou foi algumas amigas dela. Ou todo mundo fala mal dele e ela "ouviu dizer". Ou seja, a reputação dele o precede, como também disse a marquesa na carta 81 a ele.

1. o visconde e a marquesa já foram amantes. ponto. quem chutou quem aí? n se revela nada diretamente, mas pelo tom das cartas acho q ela entrou com o pé e ele com a bunda.
Boa observação, na carta 81 ela falou que foi ela que deu início à relação... Tinha entendido que ninguém tinha dado pé na bunda de ninguém. Eles tinham uma "relação aberta" e simplesmente partiram para outras. O que tiveram parece ter sido mais um "caso" depois de a Marquesa ter sido enganada pelo conde de Gercourt quando ele "roubou" a amante do Visconde. Mas seria bom dar uma olhada em algumas cartas de novo.

na leitura da semana, li as duas melhores cartas d todo livro (até agora), as + longas da marquesa. aliás, as cartas delas são sempre as melhores.
Verdade. As cartas 81 e 85 foram as melhores até agora. Na 81 ela conta toda a "autoformação" dela e na 85 a vingança dela sobre Prévan. Nisso a gente a vê como uma mulher bem livre e a frente do seu tempo (preferiu não se casar de novo e não voltar a morar com a mãe (parece que ela tem só seus 25 anos né?)).
já as cartas diabéticas do visconde p a presidenta de tourvel são as piores. sério q ele tá querendo conquistar alguém com aquele mimimi todo? santo werther! eu já to querendo mandar uma carta p presidenta dar logo p ele ir logo embora e parar d xorumelas. acho q a tática dele é justamente essa: ganhar pelo cansaço, ela vai querer se livrar dele a qq custo e vai acabar topando qq coisa.
Realmente ele é muito chato! E quanta baboseira! Não sei como a Presidenta vai cair numa dessas. Mas acho que as cartas dele servem para a gente contrapor seu falso Romantismo com o romantismo autêntico de Danceny.

Algumas notas:
1. A importância da criadagem: Desde a primeira carta já tinha notado a importância dos criados no livro (e na época?) para encobrir as tramoias dos patrões, para se aproveitarem deles etc. Já na primeira carta a criada de quarto de Cécile a engana, depois temos o ajudante do visconde no caso da esmola na vila, na carta 81 temos a explicação da marquesa sobre sua confiança em Vitória etc. Na verdade a criadagem era bem presente na literatura da época também e sempre nesse papel como dá para ver em algumas peças de Molière. Dava um bom estudo isso.

2. O Choderlos parece conhecer toda a literatura de seu tempo. Sempre cita um livro libertino ou peça bastante desconhecida da época. Acho engraçado isso.

3. Não sei se é exagero, mas poderíamos contrapor os casais (Valmont e Merteuil x Cécile e Danceny) a espíritos de época. Os primeiros seriam representante da nobreza e de uma certa infidelidade desta no matrimônio, considerando a existência de casamentos por conveniência etc, enquanto os segundos representariam o espírito do Romantismo, de amor para toda a vida etc. Não sei se é exagero porque na verdade todos são nobres e o Romantismo é normalmente associado com a burguesia que ganhava poder na época, mas é claro que houve um Romantismo da nobreza também (lembrar de François Chateaubriand, por exemplo).

4. Parece haver uma relação entre os nomes (pelo menos de alguns personagens) e suas personalidade:
-Cécile Volanges = Cécile parece que seria "Cega" em latim, e Volanges = Voo dos anjos. Cega e inocente, então.
-Sophie = Sabedoria, nos conselhos, né? Sabedoria que a Cécile perdeu.
-Tourvel = Tour = torre, daí imaginei a inacessibilidade dela.
Outros não consegui associar a nada e talvez não existam.
 
Última edição:
4. Parece haver uma relação entre os nomes (pelo menos de alguns personagens) e suas personalidade:
-Cécile Volanges = Cécile parece que seria "Cega" em latim, e Volanges = Voo dos anjos. Cega e inocente, então.
-Sophie = Sabedoria, nos conselhos, né? Sabedoria que a Cécile perdeu.
-Tourvel = Tour = torre, daí imaginei a inacessibilidade dela.
Outros não consegui associar a nada e talvez não existam

Muito bacana essas referências.
Não tinha pensado nisso. (:
 
Terminei de ler também. Confesso que aquelas cartas cheias de melosidade eu passava os olhos meio por cima. Mas a história em si é muito boa! To tentando encontrar o filme pra assistir agora.
 
Não consigo ler assim tão pausadamente, terminei hoje. Mano, mil tretas. Não gostei do livro em si, mas aguardem pelo fim.
Terminei de ler também. Confesso que aquelas cartas cheias de melosidade eu passava os olhos meio por cima. Mas a história em si é muito boa! To tentando encontrar o filme pra assistir agora.
tudo bem, só n façam feio e comecem a spoilear ou caiam no lugar-comum d toda hora ficar falando "v6 vão ver oq vai acontecer" "nas próximas cartas isso se resolve" "se vc soubesse oq vai rolar na semana q vem n tava perguntando isso"... tem mta coisa p comentar/debater sobre oq já foi lido n precisando apelar p essas táticas batidas, ok?

enfim, finalizada a leitura da semana, podemos dizer q ela é praticamente toda sobre os louros do valmont.
  1. encaçapou a monga da cécile fazendo com q ela caísse direitinho na pegadinha do malandro. e o amado-chifrudo ainda deu aquela ajudinha! aliás, bem básica essa estratégia do visconde comparada com a da marquesa x prévan, né? quem tem refinamento tem, quem n tem apela p força. aliás, põe na tela o marginal, foi estupro oq o ele fez? foi ou n foi? trazendo p a nossa época/país, eu responderia sim. n por causa da idade, pois aqui a idade d consentimento é 14 anos, assim n há d se falar em estupro presumido aos 15. o crime d sedução então n existe na lei penal há anos. e corrupção d menores n é isso oq ele fez com ela. mas, por outro lado, a estratégia, a ameaça, a simulação e o abuso como pessoa d confiança, a má fama do réu, tudo são indícios q dava pra provar q o mané abusou da adolescente e mandar ele passar uns dias na cadeia aqui da minha cidade;

  2. fez com q a outra monga da sra. d volanges assumisse estar xonadinha xonadinha por ele e desse no pé p n ceder à tentação do demonho. para tudo. comassim? achei a mudança d atitude meio abrupta. OU ela tava disfarçando mto bem até agora mas tava apaixonada OU foi conquistada pelas cartas melosas do visconde (eca) OU é uma característica feminina ser bipolar, uma hora assim outra assado? aguardem a enquete em breve.
aliás, pq será q me deleito com as maquinações maquiavélicas da marquesa mas acho bocejantes as do visconde? é o costume centenário d sempre encarar os homens como culpados e absolver automaticamente as mulheres? reparem q a marquesa se valeu justamente dessa presunção p "incriminar" o prévan. se o processo fosse justo, ele teria direito a defesa ao invés d ser imediatamente detido e julgado pelos seus pares (apesar dq seria difícil provar inocência pois a marquesa se muniu d álibis com antecedência e esperteza). mas em um julgamento ele tem 50% d chances d ser absolvido. vai valer do seu advogado, das provas, das testemunhas, do juiz e do júri.

acho q tô mto jurídico hj. vou corrigir isso.
 
Última edição:
Não consegui acompanhar o ritmo do clube e terminei ontem a leitura.
Como não sou muito bom para falar sem spoilers aguardo os comentários dos demais participantes.
 
na leitura da semana, li as duas melhores cartas d todo livro (até agora), as + longas da marquesa. aliás, as cartas delas são sempre as melhores. ô uma mulher dessas pisando em mim! ai ai ai. oq ela fez com o presan, hein? daria 1 livro à parte. e a surra d palavras no visconde?

Verdade.
Que mulher inteligente e esperta, pena que só use a inteligência pro mal. =/
Mas também, o que ela podia fazer naquele meio?
Povo só pensava em fornicar e fazer fofoca, tivessem uma louça pra lavar e um quintal pra varrer não ficariam se metendo em tantas encrencas. :gotinha:
Sem falar no tempo que passavam uns na casa dos outros.
As pessoas viviam meses às custas de um parente ou conhecido!
Já pensou isso nos dias de hoje? o_O

1. A importância da criadagem: Desde a primeira carta já tinha notado a importância dos criados no livro (e na época?) para encobrir as tramoias dos patrões, para se aproveitarem deles etc. Já na primeira carta a criada de quarto de Cécile a engana, depois temos o ajudante do visconde no caso da esmola na vila, na carta 81 temos a explicação da marquesa sobre sua confiança em Vitória etc.

Uma nota interessante que li (edição da Penguin/Cia.) sobre como a marquesa conseguiu que Vitória fosse sua criada de confiança, nela presume-se que o que a menina fez de tão terrível:
"E provável que ela queira dizer que sua criada cometeu infanticídio, prática relativamente comum na época"

Acho uma maravilha essas informações sobre a vida social e cotidiana da época e que a gente nota ao longo do texto.
As mulheres levavam horas pra se vestir e arrumar, praticamente viviam pra isso.
E a carta da marquesa em que ela narra sua iniciação sexual, com o marido.
Sempre tive curiosidade em saber como as moças dessas épocas antigas eram instruídas sexualmente, principalmente as que foram educadas em conventos e/ou em sociedades assim, como essa do livro.
Eram os maridos quem davam as "instruções". :think:
E elas se casavam extremamente jovens, entre 13 e 15 anos.
 
qual
Verdade.
Que mulher inteligente e esperta, pena que só use a inteligência pro mal. =/
Mas também, o que ela podia fazer naquele meio?
Povo só pensava em fornicar e fazer fofoca, tivessem uma louça pra lavar e um quintal pra varrer não ficariam se metendo em tantas encrencas. :gotinha:
Sem falar no tempo que passavam uns na casa dos outros.
As pessoas viviam meses às custas de um parente ou conhecido!
Já pensou isso nos dias de hoje? o_O



Uma nota interessante que li (edição da Penguin/Cia.) sobre como a marquesa conseguiu que Vitória fosse sua criada de confiança, nela presume-se que o que a menina fez de tão terrível:
"E provável que ela queira dizer que sua criada cometeu infanticídio, prática relativamente comum na época"

Acho uma maravilha essas informações sobre a vida social e cotidiana da época e que a gente nota ao longo do texto.
As mulheres levavam horas pra se vestir e arrumar, praticamente viviam pra isso.
E a carta da marquesa em que ela narra sua iniciação sexual, com o marido.
Sempre tive curiosidade em saber como as moças dessas épocas antigas eram instruídas sexualmente, principalmente as que foram educadas em conventos e/ou em sociedades assim, como essa do livro.
Eram os maridos quem davam as "instruções". :think:
E elas se casavam extremamente jovens, entre 13 e 15 anos.
pensava na mesma coisa sobre o tempo que as pessoas passavam na casa dos outros. ....
essa carta da Marquesa sobre a iniciação sexual, qual é?
 
essa carta da Marquesa sobre a iniciação sexual, qual é?

Carta 81, no final da parte II.
A mesma carta em que ela dá uma lavada no visconde:
"O que você já fez, afinal, que eu não tenha feito mil vezes melhor?"
:lol:

E ela está certa, as dificuldades que ela enfrentou, por ser mulher e viúva e tentando (e conseguindo, o que é mais formidável) manter uma reputação de mulher casta e "do bem".

Reparem que a fama do Valmont o precede (assim como a do Prévan) todos sabem que os dois são boas biscas.
As mulheres que caem na lábia de ambos sabem exatamente pra onde estão indo, e o fazem por diversão mesmo, e talvez por um pouco de presunção também, já que eles as faz se sentir a última bolacha do pacote.

Mas no caso da marquesa, ela tem fama de mulher de princípios e confiável, principalmente entre as mulheres mais velhas e as matronas da sociedade.
O jogo que ela fez com o Prévan, antes e depois de seduzi-lo (sim, porque foi ela quem o seduziu, o tempo todo!) é digno de aplauso!
 
Última edição:
Gente, tô passada com essa história! o_O
Mas que bando de vagal filhosdap. que são esses condes e marquesas!
Por mim mandava todos pra guilhotina.

#terror #LaMarseillaise
 
O que eu não entendo é porque o marido da Sra. de Tourvel não aparece, pelo menos até agora, nessa história toda?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo