• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Clube de Leitura 9º Livro - As Relações Perigosas, de Pierre Choderlos de Laclos

Acabei hoje só...

Fiquei com pena da Marquesa (como a @Clara) apesar de ela ser manipuladora e falsa. Achei interessante como ela levou a culpa por tudo. Terá sido porque a ideia/desejo da vingança foi dela? Na verdade ela falou que o Visconde perdeu a Presidenta por orgulho, mas os dois se perderam pelo orgulho de terem sido trocados por Gercourt lá no começo.

Fiquei pensando como a Marquesa se sentiu ao saber do acontecido com Valmont, o que não ficamos sabendo no livro: lamentou? gostou? Uma pena a inimizade dos dois e a seriedade que a vingança tomou também (com estupros, abortos etc). Não entendi o que a @Ana Lovejoy quis dizer também com crítica aos falsos moralistas. Para mim o livro se tornou bem moralista no final. Os maus foram punidos e os bons "se safaram" (mais ou menos, né?).

Achei a Cecília no geral muito tola. Não é possível existir alguém tão inocente assim. A personagem do filme Segundas Intenções representa bem ela. [edit] Apenas no final vemos ela tomar alguma atitude... a de voltar ao convento... De qualquer forma, para ela e para o Danceny o livro é um romance de formação e os dois decidem se isolar da sociedade "corrupta" o que reforça o argumento de que eles representam uma sensibilidade romântica ali no meio.[/edit]

No mais, gostei do livro sim, agora é assistir aos filmes.
 
Última edição:
Não entendi o que a @Ana Lovejoy quis dizer também com crítica aos falsos moralistas. Para mim o livro se tornou bem moralista no final. Os maus foram punidos e os bons "se safaram" (mais ou menos, né?).

a chave para ver o final moralizante como uma piada é o prefácio (ou ainda, os prefácios). não tem em todas edições (não sei pq diabos algumas editoras resolveram que estava ok deixar de fora), mas se eu não me engano a da companhia das letras tem. enfim, estou sem meus livros aqui então vou falar de memória, mas funciona assim: as notas do editor ao longo do livro, não são do editor, mas do próprio laclos. e você percebe que ele faz comentários moralistas meio que concordando inclusive com o destino trágico de algumas personagens. o negócio é pensar: se a história em si já é moralizante, qual a razão de ser das notas? oras, para mostrar que é tudo uma grande piada. meio como swift não quis sugerir de verdade que as pessoas comessem criancinhas pobres ao escrever a modesta proposta. =]

(é uma leitura pessoal, vale ressaltar. mas realmente não compreendo o motivo pelo qual ele criaria a personagem "editor" se ele diz o que a história já está dizendo, no final das contas.)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo