• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Clube de Leitura 27º Livro: Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis)

Béla van Tesma

Nhom nhom nhom
Colaborador

Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis)​


Bem, vamos à nossa mais recente leiturinha conjunta.
O Clube está de volta.

Vou usar minha edição da Penguin como referência.
O livro tem, tirando paratextos, por volta de 330 páginas, e é dividido em 160 capítulos, muitos do quais são beeeem curtos.
A ideia é ficarmos ali por volta das 10 páginas de leitura diárias, o que deve permitir a qualquer um acompanhar a leitura em no máximo 33 dias. Acho que o pessoal vai se adiantar ao cronograma, mas, seja como for, vamos a ele.

O cronograma será o seguinte (a menos que vocês sugiram mudanças rs):

1ª semana: 19/01 a 25/01 — Dedicatória até Capítulo XVIII (Visão do corredor) ±64 págs.
2ª semana: 26/01 a 01/02 — Capítulo XIX (A bordo) até Capítulo L (Virgília casada) ±71 págs.
3ª semana: 02/02 a 08/02 — Capítulo LI (É minha!) até Capítulo LXXXVIII (O enfermo) ± 70 págs.
4ª semana: 09/02 a 15/02 — Capítulo LXXXIX (In extremis) até Capítulo CXXV (Epitáfio) ± 67 págs.
5ª semana: 16/02 a 22/02 — Capítulo CXXVI (Desconsolação) até Capítulo CLX (Das negativas) ± 56 págs.

Significa que já pode começar?
Já pode começar a postar aqui sobre o livro curiosidades, impressões anteriores, e comentários da leitura atual, pra quem já for se adiantando. :yep:
 
Última edição:
Devo aparecer aqui comentando uma coisa ou outra, porque já li, mas não muito porque a principio não to lembrando de quase nada rs
Mas acho que, conforme forem comentando, eu vou lembrando.
 
Machado de Assis.jpg
Em 21 de junho de 1839 nascia, no Rio de Janeiro, o escritor Joaquim Maria Machado de Assis, amplamente considerado como o maior nome da literatura nacional.

Ele escreveu em praticamente todos os gêneros literários, pois foi poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, jornalista e crítico literário.

Sua extensa obra constitui-se de romances, onde destacamos "Memórias Póstumas de Brás Cubas", "Quincas Borba" e "Dom Casmurro", além inúmeras peças teatrais, cerca de duzentos contos, cinco coletâneas de poemas e sonetos, e mais de seiscentas crônicas.

O romance Memórias Póstumas de Brás Cubas foi publicado desenvolvido em princípio como folhetim, de março a dezembro de 1880, na Revista Brasileira, para, no ano seguinte, ser publicado como livro.

Esse romance, entre outras coisas, retrata a escravidão, as classes sociais, o cientificismo e o positivismo da época. Por outro lado, a obra influencia e influenciou gerações de escritores e é considerada como uma das obras mais revolucionárias e inovadoras da literatura brasileira.
 
Bom, eu não curti muito a experiência dos clubes anteriores, de ir lendo de acordo com o cronograma e tirando impressões parciais, então vou indo no meu ritmo, mesmo. Como é releitura, não me preocupo com spoilers, então vou interagindo conforme vocês postam.

Li Quincas Borba bem recentemente, então vai ser interessante essa conexão.
 
tendo cumprido o pré-requisito para acompanhar o tópico (eu sei que o brás cubas está morto), confirmo que não lerei o livro acompanhando o cronograma, mas darei meus pitacos :byebye:
 
Foto linda, livro lindo. Nem sei se vou conseguir reler, mas que livro, né, minha gente? Melhor livro do mundo! (Pronto, já participei desta edição do Clube de Leitura. :dente: ).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo