• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

10 escritores mais admirados no Brasil.

É compreensível o Paulo na lista, lógico. Estranha a Clarice não estar.. essa pesquisa é de 2008 e de lá pra cá ela anda bem badalada.. uma nova pesquisa mostraria isso.

Acho que a lista é boa, mede os NOMES que o brasileiro conhece.

Em influência, Machadão ganha com quatro corpos de vantagem.
 
Vinnie disse:
É compreensível o Paulo na lista, lógico. Estranha a Clarice não estar.. essa pesquisa é de 2008 e de lá pra cá ela anda bem badalada.. uma nova pesquisa mostraria isso.

Acho que a lista é boa, mede os NOMES que o brasileiro conhece.

Em influência, Machadão ganha com quatro contos de vantagem.

Fixed.

Só contextualizando.
 
Só o fato do Paulo Coelho conseguir vender (e muito!) seus livros de qualidade duvidosa no mundo todo...Já é algo passivel de admiração.
 
O Paulo Coelho é sempre foco de discussões, né :timido:

Mas então, enfim entendi o sentido do seu nome na lista. Não sabia que ele era tão admirado assim no país. Agora eu é que estou impressionada.
 
Uma listinha feita por mim seria bem diferente dessa (o único aí que, com toda a certeza do mundo, teria lugar garantido é o Machadão), o que não quer dizer que eu tenha sido surpreendida pelos nomes que estão aí. Talvez o termo "admirado" não expresse, exatamente, o resultado. Quer dizer, muita gente diz admirar alguns desses escritores não exatamente por compararem o trabalho deles ao de outros, mas por falta de conhecer outros, mesmo. Se a maioria das pessoas só conhece Paulo Coelho, ela vai, imediatamente, citar o nome dele.
 
ou ainda, admiram o escritor, e não a obra. se uma pergunta não é bem formulada tb não dá para culpar quem responde. se me perguntam que é o escritor que mais admiro no brasil, eu responderia guimarães rosa, que por coincidência eu admiro tanto como indivíduo como quanto pela obra. mas o segundo lugar já seria vinicius, e eu gosto muito da poesia dele, mas o admiro muito mais como indivíduo do que pelo trabalho. enfim, critérios, critérios.
 
É bem por aí, mesmo, Anica. A pergunta é meio solta, o que amplia, consideravelmente, as possibilidades de resposta. E o melhor (ou pior): não invalida - nem identifica - (quase) nenhuma resposta, independente de ela ser (WTH?) pela obra ou pela pessoa.
 
É como eu já comentei... No fundo, quando se faz uma pesquisa nesses termos acaba valendo o NOME mais facilmente reconhecível. Não acho que reflita conhecimento da obra, apenas o nome celebrizado.

Se fizessem essa pesquisa hoje, daria Thalita Rebouças!!!!
 
Fala sério, Vinnie!

E se a gente do (e não da) Meia fizesse uma lista dos escritores brasileiros que mais admiramos? Pra não ficar algo 100% literário, podemos incluir outros valores, como "gente-boa", "gente-fina", "amigão", "cabra bão", etc.
 
Mav... quando você traz a pesquisa do Brasil para o Meia, está desfigurando a análise. Na proposta inicial - do IBOPE -, acredito que se leva em conta o NOME, a questão celebridade mesmo. O Meia não é parâmetro para o Brasil, muitos aqui leem dezenas de vezes mais que a média nacional (mundial?).
 
Mas aí seria uma "pesquisa" (entre aspas porque na verdade seria uma lista pessoal ou algo do tipo) justamente visando e restringindo ao povo do Meia, pra não ficar algo: "vou responder Machado de Assis e aparecer na TV"
 
Ó, então fica a minha listinha feita nas coxas, para o que servir.

1.º Guimarães Rosa;
2.º Olavo Bilac;
3.º Machado de Assis;
4.º Érico Veríssimo;
5.º Rui Barbosa;
6.º Cláudio Manuel da Costa;
7.º José de Alencar;
8.º José J. Veiga;
9.º Murilo Rubião;
10.ºEu. =)*




*Mentira; eu não sabia quem pôr.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo