• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

10,000 de Isengard (É...não sei não viu!!!)

Olha...então estamos tentanto. :lol:


Não?,


Coisa que ele quase conseguiu.
Gandalf o impediu.
E uma rima surgiu.


Mas o ataque dele foi brilhante por causa disso. Espalhando medo e destruição com poucos homens depois de tomar as duas fortalezas e matar o Rei.


Mas em uma guerra as coisas funcionam assim minha cara.
Primeiro você vai lá e tenta entrar no território inimigo.
Mina seus pontos de ataque.
Depois seus pontos de defesa.
Toma as cidades mais importantes e [presta atenção aqui que você vai entender o porque 10 mil homens estava de bom tamanho para a ocasião (concordo que em condições normais não daria para conquistar nada em Rohan com 10 mil) pouco a pouco vai povoando de guerreiros e populares as regiões conquistada a ponto de deixar seus inimigo, ou os que sobraram, limitados a poucas terras dentro do seu território ou ao extermínio total. )

Lembre-se que sem ninguém para atacar Saruman ele teria tempo de construir um exercito maior e muito mais área territorial (rohan) para fazer o que quiser...

Isso foi exatamente o que ocorreu com os reinos do norte: Rhudaur, cardolan e Arthedain. O reino de Angmar foi derrotando-os aos poucos, tomando suas principais fortalezas, e ao mesmo tempo incitando outros povos menores a ocupar as regiões conquistadas. Os Dunedain do norte ficaram cada vez mais acuados em territórios menores, até sua quase completa extinção.
 
Nossa da até medo de postar nessa "saudavel" discução acalorada. :lol: Bom, eu acho que a derrota em Helm serviu como uma espécie de punhalada em Saruman ( mesmo que tenha sido a culpa do próprio ) porque o deixou sem defesas, de modo que eu não sei se seria possível uma recuperação. Sem falar no ataque dos Ents. Esse foi a punhalada final. Mas supondo que os Ents não entrassem na guerra, mesmo que com vontade, seria quase impossível Saruman reorganizar um exécito descente. E provavelmente um cerco seria feito a Isengard. Quem sabe ? :mrgreen:
 
Na minha opiniao Saruman traçou um plano quase perfeito enviando seus exercitos para Helm, porém ele nao esperava que Rohan iria resistir tanto e que eles aguentariam sua ofensiva até que gandalf chegasse com os cavaleiros ... Pois se os guerreiros que lutaram no abismo de helm nao tivessem resistido tanto tempo, de nada iria adiantar que gandalf retornasse com os outros caveleiros... pois eles teriam chegado e todos já estariam mortos...
 
Na minha opiniao Saruman traçou um plano quase perfeito enviando seus exercitos para Helm, porém ele nao esperava que Rohan iria resistir tanto e que eles aguentariam sua ofensiva até que gandalf chegasse com os cavaleiros ... Pois se os guerreiros que lutaram no abismo de helm nao tivessem resistido tanto tempo, de nada iria adiantar que gandalf retornasse com os outros caveleiros... pois eles teriam chegado e todos já estariam mortos...

Aproveitando sua opinião é o seguinte:

Eram mais de 2.000 guerreiros que estavam defendendo o Abismo de Helms.

Quando Theoden deixa Edoras ele foi com um exército de mais de mil rohirrim e quando ele entrou no Forte da Trombeta, lá haviam mais de mil homens também.

Assim, não foi fácil para os 10.000 dominarem por completo toda a fortaleza assim como não foi fácil para os homens de Theoden suportarem toda aquela pressão. Foi uma luta fantástica mesmo.
 
Eram mais de 2.000 guerreiros que estavam defendendo o Abismo de Helms.

Quando Theoden deixa Edoras ele foi com um exército de mais de mil rohirrim e quando ele entrou no Forte da Trombeta, lá haviam mais de mil homens também.

Assim, não foi fácil para os 10.000 dominarem por completo toda a fortaleza assim como não foi fácil para os homens de Theoden suportarem toda aquela pressão. Foi uma luta fantástica mesmo.

EU nem me lembrava disso, legal. Isso mostra que o Abismo de Helm era um local totalmente... esqueci a palavra certa... estratégico, não era isso o que eu queria dizer... a fortaleza tinham um ponto de ótima defesa.
 
De fato o erro de Saruman foi esperar, caso ele atacasse rapidamente Rohan desprotegida sairia vitorioso, mas seguindo o rumo da história supondo que ele mandasse apenas 3/4 de suas tropas para Helms Deep o 1/4 que ficaria em Isengard não daria conta dos Ents... Outro ponto importante é a fortificação do abismo, após conseguir romper o muro o que aconteceu? um afunilamento... mesmo com 4000 orcs do lado de fora, acredito que poucos entrariam por vez, o que daria a vantagem a Theoden e compania. Outra coisa que vale citar e que possa ter feito Saruman falhar é um velho provérbio zen "Quando um olho está fixo aonde se quer chegar só resta outro para ver o caminho". Saruman pode ter sido tomado por tamanha ansiedade pelO Um que isso tenha feito ele se preciptar ou se atrasar.
 
De fato o erro de Saruman foi esperar, caso ele atacasse rapidamente Rohan desprotegida sairia vitorioso, mas seguindo o rumo da história supondo que ele mandasse apenas 3/4 de suas tropas para Helms Deep o 1/4 que ficaria em Isengard não daria conta dos Ents... Outro ponto importante é a fortificação do abismo, após conseguir romper o muro o que aconteceu? um afunilamento... mesmo com 4000 orcs do lado de fora, acredito que poucos entrariam por vez, o que daria a vantagem a Theoden e compania. Outra coisa que vale citar e que possa ter feito Saruman falhar é um velho provérbio zen "Quando um olho está fixo aonde se quer chegar só resta outro para ver o caminho". Saruman pode ter sido tomado por tamanha ansiedade pelO Um que isso tenha feito ele se preciptar ou se atrasar.

Esse é um ponto importantíssimo, meu caro. Pessoalmente, eu acho que Saruman se atrasou. Por quê? Bem, eu vejo que a única possibilidade que restava para Saruman ser o Senhor da Terra-média seria capturando o Um. Para isso, ele teria que capturar o Anel de quem estivesse o portando, no caso, Frodo, embora eu não lembre o quanto Saruman sabia disto. Ainda assim, ele deveria desconfiar que o Anel viajaria para o sul, para que fosse destruído. Sendo assim, ele teria que passar por Rohan ou pelo Anduin. Então, para capturar o Anel, Saruman deveria ter completo domínio sobre Rohan. De fato, seus uruks chegaram perto de capturar o Anel, mas mesmo se tivessem levado Frodo no lugar de Merry e Pippin, ainda sim eles teriam falhado, pois seriam mortos pela guarda de Éomer. Portanto, Saruman deveria ter previsto isso e destruído as forças de Rohan o quanto antes.

Mas é muito complicado falar no porquê não ter acontecido isto, as coisas aconteceram muito rápido depois que Gollum revelou a Sauron a localização do Um. Acho que nem Sauron tinha seus exércitos completos, quanto mais Saruman.
 
Esse é um ponto importantíssimo, meu caro. Pessoalmente, eu acho que Saruman se atrasou. Por quê? Bem, eu vejo que a única possibilidade que restava para Saruman ser o Senhor da Terra-média seria capturando o Um. Para isso, ele teria que capturar o Anel de quem estivesse o portando, no caso, Frodo, embora eu não lembre o quanto Saruman sabia disto. Ainda assim, ele deveria desconfiar que o Anel viajaria para o sul, para que fosse destruído. Sendo assim, ele teria que passar por Rohan ou pelo Anduin. Então, para capturar o Anel, Saruman deveria ter completo domínio sobre Rohan. De fato, seus uruks chegaram perto de capturar o Anel, mas mesmo se tivessem levado Frodo no lugar de Merry e Pippin, ainda sim eles teriam falhado, pois seriam mortos pela guarda de Éomer. Portanto, Saruman deveria ter previsto isso e destruído as forças de Rohan o quanto antes.

Mas é muito complicado falar no porquê não ter acontecido isto, as coisas aconteceram muito rápido depois que Gollum revelou a Sauron a localização do Um. Acho que nem Sauron tinha seus exércitos completos, quanto mais Saruman.

Muito legal sua observação Gabriel e eu gostaria de colocar um outro ponto e neste caso não estou totalmente segura.

Eu acho que Saruman deveria ter formado um exército, ter se fortificado muito, mas muito tempo antes dos eventos que ocorreram em Erebor, naquela Batalha dos Cinco Exércitos. Assim, ele tinha que ter formado um grande exército desde àquela época e se não estou enganada ele começou a fortificar e criar um exercito de Uruk hai e recrutar homens da Terra Parda bem depois de tudo isso, não dando tempo suficiente para ser mais eficiente e poderoso. Ele deveria ter colocado sentinelas em vários pontos estratégicos da Terra Média ao longo dos anos posteriores aos Eventos de Erebor. Claro que ele tinha espiões em Bri e em toda aquela região, mas outros pontos deveriam ser mais vigiados, bom sei lá...é por aí.
 
Sarumam fez tudo certo na formação do seu exército. Tinha espiões no Anduim, e foi ele que primeiro descobriu onde Isildur tinha perdido o Anel. Fazia um bom tempo que Sarumam vasculhava os Campos de Lis. Parou, pois viu que Sauron, de Dol Guldur, também espiava aquela região. Foi quando o mago convocou o Conselho pela última vez, e expulsou Sauron de lá. Não tinha como Sarumam criar um exército, enquanto ele estivesse no Conselho Branco, pois se descobrissem os propósitos malignos dele, sua máscara cairia. Portanto, assim que expulsou Sauron da Floresta das Trevas, Sarumam se "refugiu" em sua torre, e (aí sim) começou a "contruir" seu exército.

Sobre encontrar o Anel, Sarumam esperou ele se revelar. Quando descobriu que o Anel estava com Frodo, prendeu Gandalf, e mandou espiões para Bri. Mas, não fez mais nada além disso, pois os Nove passaram por Isengard, e Sarumam sabia que não podia fazer muita coisa por lá, a não ser observar. Mas, Gandalf fugiu, e foi para Bri, etc...então, Sarumam convocou os pássaros da Terra Parda espionar toda a região de Azevim (que, inevitavelmente seria utilizada. Seja para ir a Minas Tirith, seja para Gondor). Quando ficou sabendo (pelos espiões) que a comitiva tinha tentado ir pelas montanhas, e descido, supôs (e acertou) que iriam por Moria, já que as outras opções eram inviáveis para a Comitiva (contornar as montanhas brancas, ou ir pelo Desfiladeiro de Rohan). Então, preparou uma tropa para ir de encontro com a Comitiva, em Rauros (e mais uma vez acertou), e capturar VIVOS os pequenos. Mas, pegou os pequenos errados. E mesmo se pegasse Frodo e Sam, não teria êxito, por culpa dos orcs, que não mataram os batedores Rohirim quando estes os avistaram. Daí, não dá mais pra imaginar pra onde Frodo e Sam iriam.

A verdade é que Sarumam tinha, desde o início, pouquíssima chance de conseguir O Um Anel. Fez o que pôde. Falhou muito pouco, e a sorte não esteve ao seu lado.

Falhou só na demora para soltar seu exército. Poderia ter tomado o Abismo dois dias antes, e enfrentar o exército do Rei em campo aberto, ou em Edoras mesmo, caso não tivesse recuado suas hostes na segunda batalha dos Vaus. Grimbold estava disperso com os cavaleiros, e Erkebrand também. Se Sarumam soltasse os 10mil orcs para Helm, quando ela tinha cerca de 1mil homens, conseguiria tomar o forte sim, sem dúvida. E Erkebrande, Grimbold e Théoden, teriam de recuar, ou fazer um ataque BEM arriscado sobre o exército Isengardense.

Enfim, 10mil eram suficientes, mas (como o Menegroth mesmo já disse) Sarumam não soube utilizá-los.
 
Nesta força de dez mil haviam homens, orcs de variados tipos e os uruk hai.

Agora, quando Saruman se trancou na torre os orcs que ele recrutou para começar seus trabalhos malignos vieram de onde?
Os primeiros orcs a serviço dele vieram de Mordor ou outra região da Terra Média? Sauron descobriu a traição de Saruman quando ele ja tinha um exercito formado ou foi bem antes mesmo, logo depois que ele voltou para Mordor?
 
O ano certo, eu não sei. Certamente antes da Paz Vigilante, mas o ano certo, não faço idéia. Creio que não foi de uma hora pra outra, foi com o tempo e com o uso da Palantir, que lhe fez "mudar de lado"; Entretanto, Sauron não via ele como traidor, e sim como Aliado. Sauron que lhe forneceu os Uruks (que foram criados por Sauron), e os outros orcs pequenos.
 
Talvez Saruman esta um pouco receioso devido ao fato de que ele havia traído tambem Sauron e queria de apossar do Um anel, e por este motivo ele demorou tanto a atacar o abismo de Helm, pois pode ser tambem que ele estava pensando em nao atacar com todos seu exercito no abismo de Helm devido ao fato de que ele poderia ter tambem que enfrentar o exercito de Sauron, caso a sua traiçao fosse descoberta...
É UMA IDEIA UM POUCO MALUCA... ACHO QUE VIAJEI...
 
O que tem que se deixar bem claro é que o contingente de soldados era pequeno para OCUPAR toda Rohan, mas extremamente bom para conquistá-la.

Derrubando o governo, matando o Rei, conquistando as duas fortalezas e impondo a sua força, Saruman teria sim o domínio sobre o Reino.

Se os camponeses ou o resto dos habitantes poderiam se rebelar e tals é outra coisa.

Para se conquistar um território você não precisa ter um soldado teu a cada metro quadrado.
 
Acho que ele deu azar...Deveria ter atacado com mais prudência.
10 mil era muito para mulheres e crianças, como ele imaginava.
 
O que tem que se deixar bem claro é que o contingente de soldados era pequeno para OCUPAR toda Rohan, mas extremamente bom para conquistá-la.

:yep:
Sim, toda Rohan sim era pequeno, mas; mas; para alguma regiões os 10 mil seria conveniente.​


Para se conquistar um território você não precisa ter um soldado teu a cada metro quadrado.[/quote]
:yep:

Até porque um número absurso de soldados se tornam alvos fáceis de serem atacados e encurralados.

Por exemplo, quando eu defendo que para toda a Rohan os 10 mil eram insuficientes é porque precisava de mais contigentes prontos para uma outra investida, um quadro de reserva que estivesse em Isengard ou outra área pela conveniência de Saruman. Claro que esse quadro de reservista não é nada do tipo da atualidade se é que vc me entende.

Exemplo: 10 mil para toda Rohan insuficiente, mas 40 ou 50 mil ja é exagero, não precisava disso.
 
Tem que levar em conta que ele não contava com o Gandalf libertando o Théoden e trazendo soldados extras... E mais, ele não chegou a realmente trair Sauron, só cogitar... E não creio que o mesmo tenha percebido isso, ou, no caso de ter, dado importância...
 
tres pontos foram determinantes para a derrota de saruman:
1-os hobbits (se não fossem eles convencer os ents a lutar pela sua floresta)
2-gandalf
3-os ents
 
tres pontos foram determinantes para a derrota de saruman:
1-os hobbits (se não fossem eles convencer os ents a lutar pela sua floresta)
2-gandalf
3-os ents

:yep: Sim, além da estratégia de Saruman que falhou! Talvez fosse como o Neithan disse anteriormente, ele hesitou em liberar a força de 10,000.
 
Uma questão realmente muito boa! Eu acho que com dez mil ele poderia dominar roahn porque roahn estava enfraquecido, e um reino ke não se pode comparar a gondor, e os huruk.hai são muito superiores aos orcs... mas por outro lado, a questão de ter deixado Isengard vazia, apenas com dezajeitados orcs a guardarem as suas muralhas e, no cumulo da estupidez, ter.se esquecido dos ents foi uma demonstração de que não estava a altura de Mordor... ou seja, não tinha estrategia, era demasiado precepitado... Sauron nunca deixaria minas morgul, barad.dur, os portoes negros, eastern guard ou seja que construção for sem guarda... por mais que os huruk.hai sejam fortissimos, nada supera em estrategia e força as hostes de orcs de mordor... My lord Sauron não falharia um ataque ao abismo helmo
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo