• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

10,000 de Isengard (É...não sei não viu!!!)

Bem, eu não estava falando que os 10 mil combatentes do Abismo continuariam todos vivos. Também acho que cairiam muitos, mas penso que o restante desses 10 mil seriam suficientes para derrotar as forças de Edoras, por exemplo. O que eu quero dizer é que, a força que Saruman lançou sobre o Abismo seria suficiente para minar os pontos estratégicos de Rohan, entende?
Primeiro, Rohan estaria completamente derrotada e só depois que Saruman dominaria o território. Como? Eu imagino que com mais orcs e uruks de Isengard e com mais homens da Terra Parda.



Essa coisa do invasor sempre acabar chutado do território é meio relativa, vc não acha? Se olharmos para o Brasil por exemplo, temos um belo exemplo de um poder dominador (Portugal) ter invadido o território alheio (dos povos indígenas) e nunca ter sido chutado, não é verdade?



Olha, eu não sei qual é a área de Rohan (não to com nenhum livro aqui par tentar fazer uma conta rápida), mas não acho que fosse algo muito grande não. Era maior do que o Iraque, mas não deveria ter mais que o dobro, por exemplo.
E como eu falei antes, respondendo ao post da Ayanna, não penso que Saruman contava exclusivamente com aquela força de 10 mil guerreiros para manter Rohan sob controle. Acho que aquela força seria somente para deixar Rohan desorganizada, desmoralizada e sem rei, ou seja, derrotada.

Quanto ao Brasil, estamos falando de povos de níveis de desenvolvimento comparáveis. E depois, os ínios eram poucos, muito espalhados e de diferentes etnias, de modo que o caso não se aplica, pois estamos discutindo a dominação de um povo só, com a mesma cultura, crenças e um Estado já bastante desenvolvido.

Quanto a área de Rohan, compare com Isengard, que nào era nem um país, mas uma simples fortaleza.
Sim, Rohan derrotada. O território todo de Rohan controlado, não.
 
Mas já que você quer saber, Gandalf não se importava tanto assim com o rei não.
:roll:
Como Não? 8-O

Ele o protegia como protegeria qualquer pessoa. Se Theoden tivesse morrido, Eomer seria o novo rei,
Como é fácil eleger um Rei pra você né? Principalmente no meio de uma Guerra. Rei não é aquele (medievalmente falando) que carrega a coroa e dá uma beijos na Rainha.
O exemplo é simplório mas você já jogou xadrez?

Dominar o Castelo e o Rei é o primeiro passo para se conquistar um território.
Porque você acha que Sauron queria entrar em Gondor? Porque era mais limpinha que Mordor? :blah:
Porque você acha que a sala do Rei é a mais bem guarda de um castelo. Medievalmente falando o Rei era o Estado!
 
Tipo, ele se importava com ele como com uma pessoa de valor, de coragem. Mas acho que Grima apunhalasse Theoden antes de fugir, Gandalf daria um jeito.

Como é fácil eleger um Rei pra você né? Principalmente no meio de uma Guerra. Rei não é aquele (medievalmente falando) que carrega a coroa e dá uma beijos na Rainha.
O exemplo é simplório mas você já jogou xadrez?

Dominar o Castelo e o Rei é o primeiro passo para se conquistar um território.
Porque você acha que Sauron queria entrar em Gondor? Porque era mais limpinha que Mordor? :blah:
Porque você acha que a sala do Rei é a mais bem guarda de um castelo. Medievalmente falando o Rei era o Estado!
Guerra é diferente de xadrez. E quando o líder de um grupo de homens é morto na guerra, frequentemente acontece que eles não se dispersam, não se rendem, mas elegem um novo líder - isto é, alguém assume o posto, e continuam a lutar. Novamente, se quiser exemplos, procure na história medieval sobre casos de reis que foram mortos em batalha, mas as tropas deles continuaram lutando e venceram. Há alguns.
Mas voltando ao assunto, você deixou algumas coisas sem resposta.
Afinal, estamos falando do território e do povo, não do Estado.
 
Última edição:
Não necessariamente. Há uma porção de povos e territórios que não constituem estados. Digamos, os índios atualmente.
Não constituem porque nós brancos tomamos esse direito deles. Tomamos a força. Colonização, Bandeirantes.
Essa terra que eu e você vivemos é dos indios.
Nós ganhamos a guerra contra eles. Eles sumiram? Não. Ainda vivem aqui. Mas vivem sob nossas leis.

E quando houve a guerra e ocupação, nós homens eramos uns 10 mil contra uns 80 mil indios.

E ganhamos a guerra. Isso te lembra algo?
 
Putz, eu até já me perdi no meio da discussão.
Mas o que eu acho, resumidamente é o seguinte: se não fosse por Gandalf e pelos ents, o exército que Saruman mandou teria derrotado as forças de Rohan, mas não era só com o restante daquele contingente que Rohan permaneceria sob seu controle. Para isso Saruman precisaria de mais homens. Mas Rohan estava num estado de "presa" para Saruman, era mais questão de tempo ele dominar todo o território.
Volto a dizer que o problema seria o que ele iria fazer depois.
 
Parece-me que já está bem claro que Saruman seria capaz sim de conquistar Rohan com seu exército, não fossem seus erros estratégico-militares e alguns impevistos.

Apenas para ratificar, coloco esse trecho, retirado de http://duvendor.com.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=163&Itemid=63:

Quando Théodred foi morto afinal, o comandante de Saruman (sem dúvida obedecendo a ordens) pareceu satisfeito por ora, e Saruman cometeu o erro, que demonstrou ser fatal, de não introduzir imediatamente novas forças e não empreender de pronto uma invasão maciça do Folde Ocidental; embora o valor de Grimbold e Elfhelm contribuísse para o atraso.

Se a invasão do Folde Ocidental tivesse começado cinco dias antes, há pouca dúvida de que os reforços de Edoras jamais teriam se aproximado do Abismo de Helm, mas teriam sido cercados e derrotados na planície aberta; isso, se na verdade a própria Edoras não fosse atacada e capturada antes da chegada de Gandalf. Ele só não conseguiu vencer pela ajuda prestada a esse reino por Gandalf, e pelo surgimento dos Ents, os Pastores de Árvores, que surgiram no último momento como aliados dos Cavaleiros de Rohan, e quase sozinhos destruíram Isengard aprisionando Saruman em sua Torre.
 
Parece-me que já está bem claro que Saruman seria capaz sim de conquistar Rohan com seu exército, não fossem seus erros estratégico-militares e alguns impevistos.

Apenas para ratificar, coloco esse trecho, retirado de http://duvendor.com.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=163&Itemid=63:

Isso só reforça o que eu estou dizendo a tempos.

Quando Théodred foi morto afinal, o comandante de Saruman (sem dúvida obedecendo a ordens) pareceu satisfeito por ora, e Saruman cometeu o erro, que demonstrou ser fatal, de não introduzir imediatamente novas forças e não empreender de pronto uma invasão maciça do Folde Ocidental; embora o valor de Grimbold e Elfhelm contribuísse para o atraso.

Se a invasão do Folde Ocidental tivesse começado cinco dias antes, há pouca dúvida de que os reforços de Edoras jamais teriam se aproximado do Abismo de Helm, mas teriam sido cercados e derrotados na planície aberta; isso, se na verdade a própria Edoras não fosse atacada e capturada antes da chegada de Gandalf. Ele só não conseguiu vencer pela ajuda prestada a esse reino por Gandalf, e pelo surgimento dos Ents, os Pastores de Árvores, que surgiram no último momento como aliados dos Cavaleiros de Rohan, e quase sozinhos destruíram Isengard aprisionando Saruman em sua Torre.
 
O que aconteceu quando Angmar tomou a capital de um dos reinos de Arnor? Ela foi conquistada. Angmar não matou todos, apenas os soldados, oras!

Quando uma capital é conquistada, o reino capitula. Vide a Segunda Guerra.

Se Edoras fosse tomada, fo**-se o resto, Rohan seria tomada. Não importa os camponeses. É (desculpem minha franqueza) burrice pensar que, enquanto existirem rohirin, Rohan não será conquistada. Veja Gondor como exemplo: Se Sauron conquistasse Minas Tirith (A CAPITAL, ASSIM COMO EDORAS É A CAPITAL DE ROHAN), Gondor seria derrotada. Alguém discorda? Por que?
 
Não constituem porque nós brancos tomamos esse direito deles. Tomamos a força. Colonização, Bandeirantes.
Essa terra que eu e você vivemos é dos indios.
Nós ganhamos a guerra contra eles. Eles sumiram? Não. Ainda vivem aqui. Mas vivem sob nossas leis.

E quando houve a guerra e ocupação, nós homens eramos uns 10 mil contra uns 80 mil indios.

E ganhamos a guerra. Isso te lembra algo?

Nào, não lembra. Por favor, releia um dos meus posts anteriores, onde eu comento esse caso e o porque dele não poder ser comparado com o caso de Rohan.

É foda discutir com gente que fala uma coisa, ignora a nossa resposta, e depois continua insistindo. Se quiser usar esse argumento novamente, primeiro prove-me que ele é válido.

O que aconteceu quando Angmar tomou a capital de um dos reinos de Arnor? Ela foi conquistada. Angmar não matou todos, apenas os soldados, oras!

Quando uma capital é conquistada, o reino capitula. Vide a Segunda Guerra.

Se Edoras fosse tomada, fo**-se o resto, Rohan seria tomada. Não importa os camponeses. É (desculpem minha franqueza) burrice pensar que, enquanto existirem rohirin, Rohan não será conquistada. Veja Gondor como exemplo: Se Sauron conquistasse Minas Tirith (A CAPITAL, ASSIM COMO EDORAS É A CAPITAL DE ROHAN), Gondor seria derrotada. Alguém discorda? Por que?

Aham, então porque diabos a Alemanha existe hoje em dia? Porque a França existe? Alias, os Mongois, quando envadiram a Rússia lá na idade média, eles tomaram a capital. E muitas outras cidades. Nem por isso a Rússia deixou de existir.
Por isso eu descordo.

Fora o fato de que estamos discutindo o controle de território.
 
O que aconteceu quando Angmar tomou a capital de um dos reinos de Arnor? Ela foi conquistada. Angmar não matou todos, apenas os soldados, oras!
Quando uma capital é conquistada, o reino capitula. Vide a Segunda Guerra.
Se Edoras fosse tomada, fo**-se o resto, Rohan seria tomada. Não importa os camponeses. É (desculpem minha franqueza) burrice pensar que, enquanto existirem rohirin, Rohan não será conquistada. Veja Gondor como exemplo: Se Sauron conquistasse Minas Tirith (A CAPITAL, ASSIM COMO EDORAS É A CAPITAL DE ROHAN), Gondor seria derrotada. Alguém discorda? Por que?

Primeiramente uma coisa:

Eu não sou burra! Você já está apelando quando usam estes argumentos. Por gentileza não faça isso porque é muita falta de respeito, usando palavra torpe, por mais que peça desculpa. Isso não pode.

Voltando para o assunto:
Você chegou a um ponto interessante e legal sobre tomar uma capital. Aí eu fiquei com uma dúvida. Qual exército era mais poderoso? Isengard ou Mordor? Qual tinha mais soldados? Não há como nem comparar muito os dois exércitos:roll:

A partir daí percebe-se realidades diferentes e assim quando eu li as Duas Torres percebi que em Rohan havia uma realidade com características próprias e Gondor tinha as suas. Tomar a capital nem sempre é o fim de tudo, mas pode ser que no caso de Minas Tirith talvez seria muito difícil de reconquistá-la depois de ter sido invadida por completo de acordo com os livros. Não estou discordando mas apenas colocando alguns pontos que acho pertinentes de serem colocados.

Nào, não lembra. Por favor, releia um dos meus posts anteriores, onde eu comento esse caso e o porque dele não poder ser comparado com o caso de Rohan.
É foda discutir com gente que fala uma coisa, ignora a nossa resposta, e depois continua insistindo. Se quiser usar esse argumento novamente, primeiro prove-me que ele é válido.
Aham, então porque diabos a Alemanha existe hoje em dia? Porque a França existe? Alias, os Mongois, quando envadiram a Rússia lá na idade média, eles tomaram a capital. E muitas outras cidades. Nem por isso a Rússia deixou de existir.
Por isso eu descordo.
Fora o fato de que estamos discutindo o controle de território.

Ainda há outra coisa Moriel que revendo no livro deve colocar.
Mordor se dava ao luxo de perter centenas de soldados e de artefatos de guerra, mas Isengard não.
O Gabriel deu uma resposta muito legal sobre as baixas dos 10 mil de Isengard, mas mesmo assim é muito complicado isso. Porque desses dez mil quase a metade com certeza morreria no Abismo de Helms e mesmo se eles ganhassem lá havia Edoras que não estava abandonada lá só com camponeses. Tinham muitos soldados para defendê-la e o próprio Theoden deixou isso claro quando ele sai com Gandalf para lutar contra Isengard.
Algúem aqui acha que Edoras seria facilmente tomada por Isengard igual tomar um doce da mão de uma criança? Claro que não.
 
Última edição:
Aham, então porque diabos a Alemanha existe hoje em dia? Porque a França existe? Alias, os Mongois, quando envadiram a Rússia lá na idade média, eles tomaram a capital. E muitas outras cidades. Nem por isso a Rússia deixou de existir.
Por isso eu descordo.

Quem recuperou a França foram os aliados (no caso da TM, poderia ser Gondor? Não, ela seria derrotada por Sauron. Quem então salvaria Rohan de Sarumam e recuperaria as cidades? Só me responda isso. Uma resposta (decente) e eu paro de discutir: Caso Edoras e Helm fossem capturadas, e o Rei fosse morto, quem recuperaria Rohan?

Fora o fato de que estamos discutindo o controle de território.

:roll: Exatamente, conquistando Edoras e Helm, Sarumam não teria o território?

Exemplo Tolkieano: Dór-Lómim. O exército de lá foi destruído na Quinta Batalha de Beleriand. O que sobraram? Mulheres, velhos e crianças (camponeses). O que aconteceu em seguida? Eles foram escravizados, assim COMO MUITOS POVOS CONQUISTADOS DURANTE A HISTÓRIA, eles viraram apenas história e escravos. Exemplo claro é Roma, que conquistava AS CIDADES, não os VILAREJOS, e simplesmente botava uns governantes no local, pegava uns escravos, e pintava um território novo no seu mapa do fórum Romano.

Primeiramente uma coisa:

Eu não sou burra! Você já está apelando quando usam estes argumentos. Por gentileza não faça isso porque é muita falta de respeito, usando palavra torpe, por mais que peça desculpa. Isso não pode.

Tá ok, sem usar essa palavra feia, prometo.:D

Voltando para o assunto:
Você chegou a um ponto interessante e legal sobre tomar uma capital. Aí eu fiquei com uma dúvida. Qual exército era mais poderoso? Isengard ou Mordor? Qual tinha mais soldados? Não há como nem comparar muito os dois exércitos:roll:

O que Mordor tem com isso?
Qual ponto interessante?
Eu sei que não tem como comparar, mas desde quando os 10mil eram pra atacar Mordor, ou algo do tipo? Sério, o que Sauron tem a ver com isso?

A partir daí percebe-se realidades diferentes e assim quando eu li as Duas Torres percebi que em Rohan havia uma realidade com características próprias e Gondor tinha as suas. Tomar a capital nem sempre é o fim de tudo, mas pode ser que no caso de Minas Tirith talvez seria muito difícil de reconquistá-la depois de ter sido invadida por completo de acordo com os livros. Não estou discordando mas apenas colocando alguns pontos que acho pertinentes de serem colocados.

As diferenças são: O terreno e o povo. Mas, Edoras é para Rohan, o que Minas Tirith e Pelargir são pra Gondor.

Responda pra mim: O que os Rohirin faria, caso perdessem a capital e Helm? Acha mesmo que eles conseguiriam reconquistar Rohan? Como? Quando (já que Sauron chegaria em breve)?


Ainda há outra coisa Moriel que revendo no livro deve colocar.
Mordor se dava ao luxo de perter centenas de soldados e de artefatos de guerra, mas Isengard não.
O Gabriel deu uma resposta muito legal sobre as baixas dos 10 mil de Isengard, mas mesmo assim é muito complicado isso. Porque desses dez mil quase a metade com certeza morreria no Abismo de Helms e mesmo se eles ganhassem lá havia Edoras que não estava abandonada lá só com camponeses. Tinham muitos soldados para defendê-la e o próprio Theoden deixou isso claro quando ele sai com Gandalf para lutar contra Isengard.
Algúem aqui acha que Edoras seria facilmente tomada por Isengard igual tomar um doce da mão de uma criança? Claro que não.

Eram quinhentos soldados (sem certeza, mas creio que era isso mesmo). E Edoras era muito mais vulnerável do que Helm. Se Sarumam perdesse até 6mil soldados em Helm, poderia atacar Edoras em pouco tempo, com 3mil soldados, e ainda deixar uma defesa de mil soldados no Abismo.
 
O que Mordor tem com isso?
Qual ponto interessante?
Eu sei que não tem como comparar, mas desde quando os 10mil eram pra atacar Mordor, ou algo do tipo? Sério, o que Sauron tem a ver com isso?

O que tem a ver? Você mesmo usou Sauron logo aqui abaixo:

O que aconteceu quando Angmar tomou a capital de um dos reinos de Arnor? Ela foi conquistada. Angmar não matou todos, apenas os soldados, oras!
Quando uma capital é conquistada, o reino capitula. Vide a Segunda Guerra.
Se Edoras fosse tomada, fo**-se o resto, Rohan seria tomada. Não importa os camponeses. É (desculpem minha franqueza) burrice pensar que, enquanto existirem rohirin, Rohan não será conquistada. Veja Gondor como exemplo: Se Sauron conquistasse Minas Tirith (A CAPITAL, ASSIM COMO EDORAS É A CAPITAL DE ROHAN), Gondor seria derrotada. Alguém discorda? Por que?

Eu apenas fiz uma comparação entre ambos, apenas isso. Isengard é muito menos poderosa do que Mordor! Vou usar suas palavras:
Algúem discorda? Por quê?

As diferenças são: O terreno e o povo. Mas, Edoras é para Rohan, o que Minas Tirith e Pelargir são pra Gondor.

Sim! Claro! Concordo e o que eu disse lá em cima foi o qûe vc acabou de dizer. Essas são as diferenças e além disso o modo de guerra e atuaçao são diferenciados.

Responda pra mim: O que os Rohirin faria, caso perdessem a capital e Helm? Acha mesmo que eles conseguiriam reconquistar Rohan? Como? Quando (já que Sauron chegaria em breve)?Eram quinhentos soldados (sem certeza, mas creio que era isso mesmo). E Edoras era muito mais vulnerável do que Helm. Se Sarumam perdesse até 6mil soldados em Helm, poderia atacar Edoras em pouco tempo, com 3mil soldados, e ainda deixar uma defesa de mil soldados no Abismo.



Eles iriam lutar sim, mesmo que fosse até o fim por suas vidas. Estão subestimando muito os Rohirrim.

Agora responda: O que a capital Edoras tem a ver com isso? Já que a cidade estava vazia sem os cidadãos como velhos, crianças e mulheres, mas apenas os soldados. Perder capital é perder reino e território na sua concepção. Que relação existe entre tomar uma cidade e por isso ser mais poderoso. Cidade por cidade apenas não dá em nada. O que Saruman iria fazer com uma cidade, ficar mais rico? de quê? Mais poderoso e rei de quê? Do vazio? Se for isso, recomendo estudar geopolítica e relações internacionais.
 
O que tem a ver? Você mesmo usou Sauron logo aqui abaixo:

Eu apenas fiz uma comparação entre ambos, apenas isso. Isengard é muito menos poderosa do que Mordor! Vou usar suas palavras:

Sim! Claro! Concordo e o que eu disse lá em cima foi o qûe vc acabou de dizer. Essas são as diferenças e além disso o modo de guerra e atuaçao são diferenciados.

E Rohan é mais fraca que Gondor. Até aí, tudo na mesma. Com três mil, Sarumam tomaria Edoras.


Eles iriam lutar sim, mesmo que fosse até o fim por suas vidas. Estão subestimando muito os Rohirrim.

Exatamente. Eles lutariam até morrer. Mas sobreviventes, camponeses (soldados estariam quase todos mortos), não reconquistariam uma fortaleza. Achar isso é superestimar os Rohirim.

Agora responda: O que a capital Edoras tem a ver com isso? Já que a cidade estava vazia sem os cidadãos como velhos, crianças e mulheres, mas apenas os soldados.

Quem disse isso? Em Edoras, estava sim as mulheres e crianças. Em Helm, só tinha soldados, e nas cavernas, sobreviventes do Folde. A população feminina de Edoras ficou por lá mesmo. E mais 500 (sim, 500!) soldados.

Perder capital é perder reino e território na sua concepção. Que relação existe entre tomar uma cidade e por isso ser mais poderoso. Cidade por cidade apenas não dá em nada. O que Saruman iria fazer com uma cidade, ficar mais rico? de quê? Mais poderoso e rei de quê? Do vazio?

Edoras não era só uma cidade, era a capital. E sobre ela, você respondeu, obrigado: "Perder capital é perder reino e território na sua concepção".

Com Edoras e Helm, Sarumam triunfaria em Rohan. Poderia ter algumas baixas, com emboscadas, e teria problemas no templo da colina, pra onde os sobreviventes iriam, sem dúvida. Mas Rohan seria sua, com certeza.

Após isso, ele veria Sauron tomar Gondor (ou melhor, A CAPITAL E PERLARIGR, né?:roll:), e mais cedo ou mais tarde, saberia seu final (caso Frodo chegasse e destruisse o Anel, Sauron seria derrotado, Frodo e Sam mortos (pois Gandalf teria caído em Rohan ou Gondor, com Aragorn, Legolas e Gimli) e Sarumam seria o Senhor da Terra-Média. Caso Frodo fosse capturado, Sarumam veria um Sauron mais poderoso que antes, que varreria Rohan, Isengard e por fim, Eriador).

Se for isso, recomendo estudar geopolítica e relações internacionais.

Sério, você acha que isso ajudaria em quê na TM? Relações internacionais? Estamos falando de uma (fantasiosa) guerra com o propósito de exterminar um reino, não de capturá-lo e converter o povo. Sarumam faria como Roma fez com Cartago: DESTRUIR e queimar. Lógico que Roma tinha motivos mais (?) óbvios, já que Cartago era um problema para o domínio Romano no mediterrâneo, e sua queda, foi o verdadeiro início da Supremacia Romana do mundo antigo...mas a intenção "malvada" de queimar os habitantes, e tudo mais, era igual. (talvez Sarumam também pegaria uns pra usar como escravos, mas acho que os mataria sim)
 
Quem recuperou a França foram os aliados (no caso da TM, poderia ser Gondor? Não, ela seria derrotada por Sauron. Quem então salvaria Rohan de Sarumam e recuperaria as cidades? Só me responda isso. Uma resposta (decente) e eu paro de discutir: Caso Edoras e Helm fossem capturadas, e o Rei fosse morto, quem recuperaria Rohan?
Mas... Na idade média? Que aliados? prefiro muito mais a analogia Joana D'Arc = Éowyn. Que tal?

:roll: Exatamente, conquistando Edoras e Helm, Sarumam não teria o território?

Exemplo Tolkieano: Dór-Lómim. O exército de lá foi destruído na Quinta Batalha de Beleriand. O que sobraram? Mulheres, velhos e crianças (camponeses). O que aconteceu em seguida? Eles foram escravizados, assim COMO MUITOS POVOS CONQUISTADOS DURANTE A HISTÓRIA, eles viraram apenas história e escravos. Exemplo claro é Roma, que conquistava AS CIDADES, não os VILAREJOS, e simplesmente botava uns governantes no local, pegava uns escravos, e pintava um território novo no seu mapa do fórum Romano.
Sim. Leia as histórias até o final e veja o que aconteceu. Sem contar que, em ambos os casos, havia uma força MUITO GRANDE 'apoiando' os vencedores. Os exércitos de Morgoth e as legiões de Roma respectivamente. E Saruman, o que ele tinha? Ele só tinha aqueles infames 10 000 soldados.

Responda pra mim: O que os Rohirin faria, caso perdessem a capital e Helm? Acha mesmo que eles conseguiriam reconquistar Rohan? Como? Quando (já que Sauron chegaria em breve)?
Item um, não sabemos se Sauron chegaria e quando chegaria, e o que aconteceria se Rohan perdesse. Afinal, o que decidiu mesmo a batalha de Pelennor foi a chegada de Aragorn e cia.
Quanto aos Rohirrin, acho que a coisa seguiria o padrão de sempre. Se precisar, darei uma lista de casos históricos semelhantes. Comece pela invasão dos mongois na Bulgária.
Bem, eles fugiriam "para as colinas", se reorganizariam, teriam um líder. Pagariam tributos para Saruman. Cantariam canções sobre o grande rei Theoden e Rohan. Um belo dia, apareceria um líder para os guiar, ou circunstâncias especiais, digamos um caso de maltratos muito grave, enfim, e haveria uma revolta. E mais uma, e mais uma. Até que, uma hora, a revolta ocorreria no mesmo momento em que Saruman fosse para o Condado comprar mais erva de fumo. O comandante dos orcs se revelaria inepto, e o líder dos rebeldes - o contrário para o cargo, e eles retomariam um dos fortes. Teriam cada vez mais apoio popular, mesmo por parte dos antigos inimigos, pois Saruman não era um governante genial que amava o próprio povo e cuidava bem dele. Os antigos aliados dele, vendo que foram usados como carne de canhão, e descontentes com isso há vários anos, o abandonariam, em troca de benefícios, terras, o que quer que seja, no novo reino. Em breve, todos os fortes estariam retomados e...
Enfim, quando o Saruman volta com o estoque da erva de fumo, descobre que o reino dele encolheu um pouco.
Cansei de escrever.

Eram quinhentos soldados (sem certeza, mas creio que era isso mesmo). E Edoras era muito mais vulnerável do que Helm. Se Sarumam perdesse até 6mil soldados em Helm, poderia atacar Edoras em pouco tempo, com 3mil soldados, e ainda deixar uma defesa de mil soldados no Abismo.
[/QUOTE]
Perde 5 mil em Helm, e perde mais uns 500-1000 em Edoras, e perde mais para tomar os outros fortes. Pelo menos mais um tinha, e era muito, mas muito difícil de ser tomado ;)
 
Mas... Na idade média? Que aliados? prefiro muito mais a analogia Joana D'Arc = Éowyn. Que tal?

Hein? O que que tem a ver? Acha que Éowin faria o quê?

Sim. Leia as histórias até o final e veja o que aconteceu. Sem contar que, em ambos os casos, havia uma força MUITO GRANDE 'apoiando' os vencedores. Os exércitos de Morgoth e as legiões de Roma respectivamente. E Saruman, o que ele tinha? Ele só tinha aqueles infames 10 000 soldados.

:rofl: Aqueles infames 10mil, dominariam Rohan. E Sarumam, sem dúvida, continuaria a expansão de seu exéricto, né?

Item um, não sabemos se Sauron chegaria e quando chegaria, e o que aconteceria se Rohan perdesse. Afinal, o que decidiu mesmo a batalha de Pelennor foi a chegada de Aragorn e cia.

Se Sauron vencesse em Gondor, o livro é bem claro: Não teria rivais. Sauron derrotaria Sarumam.

Quanto aos Rohirrin, acho que a coisa seguiria o padrão de sempre. Se precisar, darei uma lista de casos históricos semelhantes. Comece pela invasão dos mongois na Bulgária.
Bem, eles fugiriam "para as colinas", se reorganizariam, teriam um líder. Pagariam tributos para Saruman. Cantariam canções sobre o grande rei Theoden e Rohan. Um belo dia, apareceria um líder para os guiar, ou circunstâncias especiais, digamos um caso de maltratos muito grave, enfim, e haveria uma revolta. E mais uma, e mais uma. Até que, uma hora, a revolta ocorreria no mesmo momento em que Saruman fosse para o Condado comprar mais erva de fumo. O comandante dos orcs se revelaria inepto, e o líder dos rebeldes - o contrário para o cargo, e eles retomariam um dos fortes. Teriam cada vez mais apoio popular, mesmo por parte dos antigos inimigos, pois Saruman não era um governante genial que amava o próprio povo e cuidava bem dele. Os antigos aliados dele, vendo que foram usados como carne de canhão, e descontentes com isso há vários anos, o abandonariam, em troca de benefícios, terras, o que quer que seja, no novo reino. Em breve, todos os fortes estariam retomados e...
Enfim, quando o Saruman volta com o estoque da erva de fumo, descobre
que o reino dele encolheu um pouco.

:rofl: Quanta imaginação! Verdade, concordo. Basta ver a retomada dos Aztecas, né? Eles finalmente conseguiram tomar o que perderam. Sarumam não aceitaria tributo. Escravizaria e mataria o povo. E outra, rebeldes armados com o quê? Tomariam o quê? Que antigos aliados? Gondor teria acabado, minha cara, e o vizinho de Sarumam, seria Sauron.

Cansei de escrever.

:confete:

Perde 5 mil em Helm, e perde mais uns 500-1000 em Edoras, e perde mais para tomar os outros fortes. Pelo menos mais um tinha, e era muito, mas muito difícil de ser tomado ;)

Acha que Sarumam não teria mais nenhum efetivo? Acha que esses 10mil eram os últimos soldados da TM? Ele iria recrutar soldados em outras terras.

E quais outros fortes, além do Templo da Colina? Cite um, por favor, não me recordo.:D
 
É foda discutir com gente que fala uma coisa, ignora a nossa resposta, e depois continua insistindo. Se quiser usar esse argumento novamente, primeiro prove-me que ele é válido.
Só quero deixar claro que não há, para mim, mais tesão de continuar essa boa discussão mediante a esse tipo de colocação.
Antes que eu tenha que lembrar que sou um Moderador. Melhor parar.

Opiniões. Cada um tem a sua. Não sou uma GENTE FODA de falar porque tenho uma opinião diferente da sua.

Isso é um fórum de discussão. Quer que só a sua opinião valha?
 
Hein? O que que tem a ver? Acha que Éowin faria o quê?

Ela faria muito ué! Veja só uma coisa:

Ela simplismente matou o Rei Bruxo, o servo mais poderoso de Sauron, imagina a força e lidererana que ela faria juntamente com centenas de Rohirrim. Eles iriam massacrar muitos orcs e homens de outras terras.


:rofl: Aqueles infames 10mil, dominariam Rohan. E Sarumam, sem dúvida, continuaria a expansão de seu exéricto, né?

Como? De onde? Só da Terra Parda? Do leste? Quem do leste se curvaria Saruman? Gondor? Duvido :roll: Homens do Norte? Também não!


Acha que Sarumam não teria mais nenhum efetivo? Acha que esses 10mil eram os últimos soldados da TM? Ele iria recrutar soldados em outras terras.

Sim! acho! Porque no livro diz que Isengard foi esvaziada!

Eles não eram os únicos soldados mas com certeza os orcs de Mordor não serviriam a Saruman.

E quais outros fortes, além do Templo da Colina? Cite um, por favor, não me recordo.:D

Acabei de ler no livro que as mulheres, crianças e os bem velhos deixaram Edoras e se refugiaram nas montanhas e só ficaram na cidades os que tinham capacidade de brandir uma arma para a guerra.
 
:rofl: Montanha agora é fortaleza? E, só para lembra, o Templo da Colina ficava nas montanhas, lembra?

E sim, Terra Parda. De onde, inclusive, já tinha vindo um bom número de soldados. E Rohan, teria exército de onde? Recrutaria de onde? Treinaria quem?

Ah, como Éowin mataria o Rei bruo, se Rohan não iria para Gondor? E ela, teria força para derrotar as hoste de Sarumam? Por que não mandaram ela pra Mordor, né? Droga!

De boa, frases como "um dia os Rohirin ganhariam", ou "Eles iriam massacrar muitos orcs e homens de outras terras" são bonitinhas, mas quais argumentos vocês usam para achar que isso aconteceria? Falar que o bem sempre vence, não é muito certo, tá?


Mas, ainda estou curioso, poderia nos mostrar aonde seu conhecimento de geopolítica e relações internacionais podem ser aplicadas aqui? Acho que você não viu o meu post, respondendo isso. Sinceramente, estou ancioso para entender o que Sarumam tem de semelhante com líderes que queriam riquezas. Pois até onde eu li, ele não queria nada disso. Sarumam não queria o ouro de Rohan. =D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo