• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

10,000 de Isengard (É...não sei não viu!!!)

Hum, tenho minhas dúvidas com relação a Sauron, Nómin. Ele fez exatamente o que Saruman fez com relação ao esvaziamento de seus reinos. Ambos fizeram isso porque já havia a certeza de que o adversário seria derrotado.

Por exemplo, Saruman liberou o exército porque sabia que venceria. Tudo estava ao seu favor. Fez tudo o que um estrategista faria: eliminou possíveis herdeiros (filho e sobrinho), e controlando o rei, poderia fazer qualquer coisa até a hora que tomasse o trono e reinasse. Só não deu certo porque ele pensou estrategicamente de um lado e se esqueceu de assuntos pendentes ínfimos, se comparado ao restante, de outro: os ents. Daí digo que ele agiu estrategicamente, mas não 100%.

O que o derrotou foi o que Aranwë colocou: hobbits, ents e Gandalf. Mas creio que os ents foram o lado mais forte disso tudo, pois, mesmo eles já planejando um ataque antes de os hobbits aparecerem para jogar faísca na pólvora, se Saruman não tivesse se esquecido do que havia feito a eles, conquistando-os uma amizade, mesmo que falsa, sempre, dificilmente dois hobbits perdidos na floresta trariam algum efeito.

Como eu já disse antes neste tópico, se Gríma aparecesse antes de Isengard ser derrotada, duvido muito que Saruman liberaria o exército, arriscando perder tudo por não saber o que "Gandalf" estava tramando.

No caso de Sauron, ele fez o mesmo. A diferença única é que ele tinha um exército maior, até porque já estava nesse emprego de fabricação de orcs há muito antes de Saruman. Imagina-se que teria exércitos maiores. E Sauron fez isso: quando viu que o que tinha era suficiente para derrotar o inimigo, liberou o exército. Quando o Oeste veio ao Portão Negro para desafiá-lo, ele riu e viu que venceria. Esvaziou Mordor. Se um ataque surpresa viesse do Sul ou do Leste ou seja lá de onde for, aconteceria quase o mesmo que com Saruman. Eu disse quase porque, caso vencesse, sobraria ainda muito de seus orcs para batalharem contra outro qualquer possível invasor. Aí Sauron teria 50% de chances de ser derrotado e a outra metade de ser vencedor, dependendo do tamanho do outro exército. Mas aí já fui para o lado da suposição.

De qualquer forma, mesmo ele agindo da mesma forma que Saruman, há de se dizer que ele tinha o Palantír na manga, e com ele poderia saber quanto de exército produzir e onde atacar.
 
Última edição:
Arrum e bom não eskecer da capacidade do olho de sauron... ele não esvaziou mordor inteira ele esvaziou as planicies de gorgortoh e é tambem preciso sublinhar que Sauron sabia que nenhum povo da terra média tinha capacidade de derrotar as suas hostes nem de penetrar em barad.dûr, mesmo que não houve.se guarda em redor... pensai bem que na segunda era foram precisos 7 anos para que mordor cai.se e não porque penetraram na torre mas sim porque Sauron saiu. E tambem outro factor: Insengard consiste numa torre no centro (orthanc) e muralhas em redor... ora e muito mais facil atacarem.no de surpresa saindo da floresta de Fangorn do que atacar barad.dur (pois se barad.dur não cai.se, derrotar todo o resto de mordor não valeria de nada) que tem num raio de milhas e milhas e mais milhas uma estensa planicie e um olho vigilante no seu cimo... ja para não falar que para atacar de surpresa mordor teria de ir (sem ser pelos portões negros) pelo vale morgul e por sua vex pelo desfiladeiro de cirith ungol, caminhos esses que se encontram perigosamente vigiados por minas morgul e pela torre de cirith ungol. Mais ainda: Já imaginou um exercito enorme (que era o que seria preciso para derrotar as gigantescas hostes de Sauron) a subir pela escadaria de Cirith Ungol? Como poderia um atake surpresa passar por mordor?

Como vê não e assim tao facil tomar de surpresa Mordor meu caro colega.
 
Última edição:
Eu sei que não é fácil assim tomar Mordor de assalto, foi só uma idéia louca que surgiu para explicar, comparando com Saruman. Até porque o Olho, ou Palantír, estava à espreita. O que eu quis focar é que ambos Saruman e Sauron agiram esvaziando seus domínios. Saruman o fez contra Rohan e Sauron estava fazendo contra o exército às suas portas. A diferença é que sobraria orcs para Sauron. Ambos tinham certeza da derrota do adversário, mas Saruman se deu mal porque errou em alguns pontos. E Sauron se deu mal porque deu mole pra um hobbit infiltrado. Mas aí já é outra história. =]
 
Não se ofenda e que eu sou fanatico por as forças de Sauron e Melkor entao adoro defendelos colega xD so que em Mordor e diferente... e a historia do hobit e outra, realmente... na minha opinião um raio de sorte! lol
 
Me ofendi não, moço. Fique tranqüilo. Eu também acho que Sauron é fodástico! :lol:

Voltando ao tópico com uma coisa meio off, estive me perguntando se os ents seriam completamente derrotados caso Gríma desse as caras em Isengard cedo demais, antes de o exército ser esvaziado de lá, avisando a Saruman que Gandalf fez isso e aquilo outro, e que Théoden estava de volta a si. Sabe, pode ser que Gandalf mandasse Théoden e exército para Isengard diretamente, sem escalas em Helm. Daí a batalha se daria quase da mesma forma. Vejo aí uma vitória de Saruman, mas temporária, pois Gandalf chegaria em seguida. Ou viajei? :think:
 
Me ofendi não, moço. Fique tranqüilo. Eu também acho que Sauron é fodástico! :lol:

Voltando ao tópico com uma coisa meio off, estive me perguntando se os ents seriam completamente derrotados caso Gríma desse as caras em Isengard cedo demais, antes de o exército ser esvaziado de lá, avisando a Saruman que Gandalf fez isso e aquilo outro, e que Théoden estava de volta a si. Sabe, pode ser que Gandalf mandasse Théoden e exército para Isengard diretamente, sem escalas em Helm. Daí a batalha se daria quase da mesma forma. Vejo aí uma vitória de Saruman, mas temporária, pois Gandalf chegaria em seguida. Ou viajei? :think:

Pois é eu já tive essa dúvida também, na verdade quando Barbárvore chegou próximo de Insergard ele viu o exército de Saruman sair, mas esperou a hora certa para atacar. Agora, o que aconteceira se Grima chegasse antes é difícil de imaginar, uma coisa é certa, como você disse, Théoden iria guerrear.
 
Eu vejo uma vitoria de roahn por uma razão: os Roahrrim devem a sua força aos cavalos: foi graças aos cavaleiros que helm's deep não foi tomada. Ora fora dos cavalos não valem de muito mas montados neles... são um exercito muito potente: repare que pouco mais de 10 mil cavaleiros quase arrasam as hostes de 250 000 orcs que atacam minas tirith. Tb duvido que os ents fossem derrotados... são uma raça imponente!
 
Eu vejo uma vitoria de roahn por uma razão: os Roahrrim devem a sua força aos cavalos: foi graças aos cavaleiros que helm's deep não foi tomada. Ora fora dos cavalos não valem de muito mas montados neles... são um exercito muito potente: repare que pouco mais de 10 mil cavaleiros quase arrasam as hostes de 250 000 orcs que atacam minas tirith. Tb duvido que os ents fossem derrotados... são uma raça imponente!

Olha Nómin, mas eu acho que vc está levando em consideração os filmes para dizer 250 000 para mordor e 10 mil para os rohirrim em Pelennor, mas não é assim não.

Os rohirrim eram 6 000 apenas contra uma força de mais ou menos 50 mil de Minas Mórgum, Harad e Khand. Mordor não enviou soldados para atacar Minas Tirith, mas sim ficaram em Udum e parte de Gorgoroth.
Dê uma olhada neste topico aqui:

http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=65071&highlight=densidade+demografica

É importante verificarmos o que as informações do livro podem providenciar.
Abraços!!!
 
Ok ok reconheço o meu erro... mas mesmo assim os orcs eram significamente um exercito maior... acho que roahn ganharia...
 
Afinal taav na cara que Saruman estava orgulhosso demais por ter dispeçado os exércitos de Rohan,que 10 mil parecia uma boa quantia.Além do que le enão levou em conta os ents.
 
A estratégia Saruman foi perfeita. Manipular o rei, enquanto seus uruks faziam seu trabalho sujo e andavam livremente pela terra dos cavaleiros. Mas aí apareceu um tal de Gandalf, um carinha candidato a rei, um elfo e um anão invocado!!!

Cara, pra mim não tem nada de errado na estratégia do Saruman. Se fosse menos de 10.000 para tomar helms deep, seria mais dificil fazer isso. Se fosse 10.000, deixaria a retaguarda aberta, mas ficaria mais fácil tomar a fortaleza. Só que como todo o povo de Roahn se escondeu em helms deep, teoricamente não teria pq deixar um grande numero de uruks para proteger Isengard. O fato é que teve imprevistos. Ninguém imaginou que os Ents atacariam Isengard. E Gandalf conseguiu improvisar uma boa estratégia pra reverter a situação que estava desfavoravel. Agora, quanto a estratégia não tem nada de errado

E Saruman reuniu o numero de soldados que conseguiu. Uruks e os povos barbaros da região. Pegou tudo o que tinha, e mandou patrolar Rohan. Se tivesse mais gente, ele teria enviado tambem.
 
Não hvia nada de errado com o plano,exceto que ele se esqueceu dos ents.

Como já foi dito aqui, ele não esqueceu. É dito no livro que ele foi visto andando pela floresta de Fangorn. Provavelmente observando como andavam os ents, e o que estavam fazendo. E até a chegada dos hobbits, eles não estavam fazendo nada. Então, pq se preocuparia???
 
Acho que a resposta para esse ataque precipitado de Saruman esta na mesma resposta que damos para Sauron. O medo.

Alguém se lembra do velho encapuzado que os 3 mosqueteiros (Aragorn, Legolas e Gimli) viram? Aquele velho era Saruman. Saruman não aguentou ficar em Isengard e foi da uma olhada nos seus mensageiros, quando chegou viu seus orcs mortos, sua mente ficou em dúvida, ele não sabia se os orcs tinha ou não os prisioneiros, e se tivesse, o Anel poderia está com Théoden, então, passou a teme-lo, aumentou a suas forças e partiu pra cima cedo demais.

A diferença de Saruman e Sauron, é que Sauron sabia dos prisioneiro, ou seja, passou também a ter medo de Isengard e Minas Tirith, pela sintuação de ambos os inimigos (Saruman e Sauron) as coisa estavam feias demais para ficar parado e não fazer nada. Entendem agora porque ambos atacaram sem espera que seus planos estivessem completos.
 
Última edição:
Talvez o interessante era que Saruman tivesse pelo menos 20.000, assim ele liberava 10.000 para atacar o Abismo de Helms e ficasse com a outra metade em Isengard para uma eventual necessidade. Se o ents atacassem Isengard e encontrasse 10 mil guerreiros, as coisas seriam diferentes, não quero dizer que os ents perderiam mas talvez muitos deles teriam morrido.
 
Talvez o interessante era que Saruman tivesse pelo menos 20.000, assim ele liberava 10.000 para atacar o Abismo de Helms e ficasse com a outra metade em Isengard para uma eventual necessidade. Se o ents atacassem Isengard e encontrasse 10 mil guerreiros, as coisas seriam diferentes, não quero dizer que os ents perderiam mas talvez muitos deles teriam morrido.

verdade,se pelo menos 5 mil ficassem já seriam um boa perda de ents.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo