• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Discussão [1ª temporada] Episódio 3 (com spoilers)

Qual sua nota para o terceiro episódio da primeira temporada?


  • Total de votantes
    37
Gostei muito da produção do 3º episódio. Está lindo. O Roteiro dessa série me incomoda um pouco, tenho sempre a sensação que se discutirmos por aqui 3 dias, Conseguimos fazer melhor. Mas, como Erú limitou nossa criatividade a meros comentários no Valinor, cá estamos. Boto fé que seja um azul esse estranho e o Halbrand tem tudo pra ser um dos portadores dos anéis dos homens/ Bruxo de Angmar.
Aposto em um azul também, mas o Halbrand tá com cara de Sauron.
 
Última edição:
Primeira cena: Arondir sendo levado pelos Orcs. Bom, todo potencial que eu esperava se foi. Mas tem algo realmente estranho nessa história. Essas mãos que agarram ele absolutamente não são de Orcs. Não são pálidas como as dos outros e com certeza são feitas de galho. É por esse tipo de coisa que eu acho que tem alguma questão sobre a escolha de roteiro, alguma coisa que deu errado ou que deveria ser revelada.

1663025990476.png

Os Orcs são mostrados em um túnel coberto por farrapos. Só que o Sol está entrando do mesmo jeito. Num frame podem ser vistas várias pessoas presas numa jaula. O interessante é que na parte da frente da escavação do túnel só têm uns gatos pingados mas esses prisioneiros estão lá sem fazer nada só pra dar um clima de tráfico humano na cena. Várias cenas depois volta para Arondir na escavação onde todos os seus amigos Elfos estão trabalhando. Sem explicação alguma de como a tropa foi pega. Os Orcs por gostarem de sofrimento auto-infligido e de queimar no Sol (interessante que são pálidos como vampiros) decidem escavar túneis de dia e não desviar da raiz de uma árvore. Os Elfos começam a fazer uma militância sem sentido sobre as árvores, mesmo estando acorrentados, e um Orc oferece água pra eles. Depois de uma cena bem demorada o Orc corta a garganta de um Elfo sem motivo algum, só para no minuto seguinte Arondir dizer que ele vai cortar a própria árvore, o que não faz sentido já que o problema era a raiz. Daí ele faz uma reza lá pra árvore pra logo em seguida meter a machadada no tronco (e a raiz?). Enfim, o motivo disso era pra que ele visse acima do buraco da escavação, mas não muda nada essa cena.
Corte pros Orcs que estão todos no Sol como se não fosse nada.
Daí vai pra Galadriel, que na teoria estava como cativa no palácio de Númenor mas foge igual uma personagem do Assassin's Creed pelas janelas e só dois guardas bobalhões procuram ela.
Numa cena anterior Míriel dá uma espada nas mãos de Elendil. Se era pra matar Galadriel ou fazer a guarda dela, ele não fez nenhum dos dois e ela foi passear por aí. Daí Elendil encontra ela prestes a roubar um barco (na frente dos guardas, de todo o povo e do dono do barco?), e ela ameaça ele com uma faca na barriga. Do nada eles estão cavalgando naquela cena 100/10, como se ela tivesse ficado 1000 anos dentro de um cativeiro e visse a luz pela primeira vez.

1663035616714.png

Pula para o Halbrand naquela cena linda dele falando que vai roubar as mulheres de Númenor pra ele e fazendo cara de psicopata, pra no minuto seguinte exercer sua sociopatia dizendo que vai pagar a bebida de todos. E claro, eles acreditam, porque são tão tolos quanto Elendil que recebe feliz o abraço de um cativo e nem nota nada de errado. Tudo BR, cheios de afeto por estranhos. Daí do nada ele já é amado por todos, sem nem mostrar o contexto do que aconteceu, e vai saindo de fininho com o broche roubado do outro bobão. Termina com uma cena horrível dele dando golpe de krav maga e quebrando o braço de um dos caras que bateu nele. É uma cena agoniante e explícita, sem nenhuma censura. Eles começam o episódio reprisando o tornozelo quebrando do Hobbit e depois isso. É absolutamente grotesco. Eu não quero nem imaginar o motivo dessas cenas, mas grande chance de ser uma preparação para cenas explicitas de sacrifício humano que vazaram que teria. E bom, eu sinto em dizer que alguns na internet já estão idolatrando o sociopata Halbrand e ilustrando essa admiração por ele com montagens da cena do braço quebrando como se fosse algo lindo. Minha aposta foi sim que eles iriam glamourizar sacrifício humano, e quem viver verá.
Corte pra Galadriel com Elendil vendo uma arte do pinterest na parede e falando de um tal de rei aprisionado. Daí se revela que na verdade a tal marca do Sauron é o mapa de Mordor, que como se pode ver, forçaram até o limite pra fazer tal comparação. Interessante saber o que realmente é esse símbolo, porque a série não vai explicar, pelo visto.

1663027931100.png

Indo para os Hobbits eles estão fazendo o desfile da primavera do Homem de Palha. Curioso como eles falam em união, estarem lado a lado se protegendo, em "ninguém ficar pra trás", como se fosse um lema obrigatório da aldeia, mas os pais da Nori estão preocupados sobre como não vão ficar pra trás já que ninguém vai ajudá-los com a carroça quando o pai da menina está doente. Vai acontecer o memorial dos Hobbits que sim, ficaram pra trás e ninguém ajudou, e depois da Nori roubar um mapa da constelação do Estranho do livro do Sadoc, começa o discurso na cerimônia onde eles lembram de cada Hobbit que morreu. A morte de um dos últimos, por picada de abelha, é digna de risadas para a aldeia, que sim, "não deixa ninguém pra trás". Interessante esse clima de memória misturado ao fato de que eles abandonam os amigos e seguem a viagem migratória quando surge um problema e riem de alguém que morreu inchado e sufocando com a alergia das abelhas. Realmente segue a risca a inspiração. O pessoal interpretou essa vila "proto-Hobbit" como unida, mas a única que fala de união e amizade mesmo é a Nori, não eles. Ouvir mais que ver. Aceitar mais que entender.
Do nada o Estranho brota do vácuo e rouba a folha do livro do Sadoc que por alguma razão ele sabia o que era e onde estava e que a Nori deixou jogada em cima de uma mesa apesar de ser tão importante. Um gigante anda por trás dos Hobbits que apesar de terem sistema de camuflagem e comunicação em código não viram nem ouviram. O mesmo maluco que controla o fogo taca fogo no papel e não consegue apagar, e então é descoberto pelos Hobbits. Nori recebe uma bronca da vila e sua família é punida ficando por último na marcha das caravanas. O Estranho é completamente ignorado e fica lá observando como se não fosse nada. Ninguém teme dele ser um espião ou uma ameaça pro grupo, por alguma razão desconhecida.

Indo para Númenor, Elendil está fazendo barraco no meio do povo e tendo uma conversa irrelevante com os filhos e essa cena é mostrada.

1663028991908.png
1663029003591.png

Galadriel, uma puppet?

Antes disso é mostrado ela lutando contra um gigante para defender Míriel, porque todo mundo na série é profeta, até o manipulador de marionetes.

Corta para Galadriel que até onde se sabia estava foragida entrando tranquilamente na cadeia do palácio sem mais nem menos para ver Halbrand que de alguma forma mágica ela sabia que estava preso.

Ele diz que foi preso e ela pergunta a razão. Ele diz que foi briga por mulher e ela nos proporciona seu característico semblante, o mesmo de todas as outras cenas. Em seguida ela revela, na história mais furada de 2022, que ele é um rei, por motivo concreto algum, já que sim, ele é um ladrão e poderia ter roubado aquele sinal de alguém morto. Ou ele poderia tê-lo sem ser rei. Ou comprado num camelô. Mas ele é estabelecido como rei e ponto final. Então ela convida ele pra que redima seu povo no Sul e ela redima seu povo também. Não sei por que e como ela quer redimir os Elfos numa situação dessa (se apaixonando por Sauron talvez), mas enfim.

Míriel é mostrada subindo na torre do rei isolado pra dizer que a Elfa chegou. Mais uma vidente.

Daí, na melhor cena de todas, os Hobbits estão se matando pra carregar a carroça. E no momento seguinte, descobrimos a razão. O folgado do Estranho estava lá tirando uma pestana. Daí ele sai e Nori diz que ele é a solução. Ele vai ajudá-los. Mas será que ela não percebeu que era ele que estava fazendo todo o peso? :rofl:

Corta pra cena final, os Elfos. Arondir realmente tacou a árvore abaixo e estão eles lá ainda, presos atrás das raízes. Começa uma cena de luta de correntes contra os Orcs e Arondir taca o barraco dos farrapos abaixo. O que não adianta nada porque os Orcs são bipolares e saem no Sol quando querem. Eles ainda brincam de cabo de guerra. Então vem nosso mascote de Rings of Power: Pipiu, o híbrido de humano com hiena.

1663029701578.png


Com seus super movimentos gráficos playstation 2, ele morde todos os Elfos, que nas feridas não tem nenhuma profundidade e parece que estão manchados de suco de morango. Daí Pipiu toma um rolo do Arondir e cai dentro do vácuo do espaço, quer dizer, da raiz da árvore, nessa cena Ultra 4k HD. Depois disso Arondir arranca um pedaço da raiz da árvore, que aparentemente sai melhor com a mão que com machado e mata um Orc. Daí o amigo do Arondir sobe o buraco pra fugir mas é atingido por flechas, por, veja só, Orcs que estavam o tempo todo sob o Sol. O episódio acaba com o Scar chegando e as hienas se ajoelhando pra ele.


Sim, estamos prestes a assistir O Rei Leão 4: O Retorno de Scar & Mufasa.

Bom, a próxima análise será do fim de temporada porque, enfim, não vi nada sobre Tolkien e deu pra mim.
 
Última edição:
Primeira cena: Arondir sendo levado pelos Orcs. Bom, todo potencial que eu esperava se foi. Mas tem algo realmente estranho nessa história. Essas mãos que agarram ele absolutamente não são de Orcs. Não são pálidas como as dos outros e com certeza são feitas de galho. É por esse tipo de coisa que eu acho que tem alguma questão sobre a escolha de roteiro, alguma coisa que deu errado ou que deveria ser revelada.

Ver anexo 94097

Os Orcs são mostrados em um túnel coberto por farrapos. Só que o Sol está entrando do mesmo jeito. Num frame podem ser vistas várias pessoas presas numa jaula. O interessante é que na parte da frente da escavação do túnel só têm uns gatos pingados mas esses prisioneiros estão lá sem fazer nada só pra dar um clima de tráfico humano na cena. Várias cenas depois volta para Arondir na escavação onde todos os seus amigos Elfos estão trabalhando. Sem explicação alguma de como a tropa foi pega. Os Orcs por gostarem de sofrimento auto-infligido e de queimar no Sol (interessante que são pálidos como vampiros) decidem escavar túneis de dia e não desviar da raiz de uma árvore. Os Elfos começam a fazer uma militância sem sentido sobre as árvores, mesmo estando acorrentados, e um Orc oferece água pra eles. Depois de uma cena bem demorada o Orc corta a garganta de um Elfo sem motivo algum, só para no minuto seguinte Arondir dizer que ele vai cortar a própria árvore, o que não faz sentido já que o problema era a raiz. Daí ele faz uma reza lá pra árvore pra logo em seguida meter a machadada no tronco (e a raiz?). Enfim, o motivo disso era pra que ele visse acima do buraco da escavação, mas não muda nada essa cena.
Corte pros Orcs que estão todos no Sol como se não fosse nada.
Daí vai pra Galadriel, que na teoria estava como cativa no palácio de Númenor mas foge igual uma personagem do Assassin's Creed pelas janelas e só dois guardas bobalhões procuram ela.
Numa cena anterior Míriel dá uma espada nas mãos de Elendil. Se era pra matar Galadriel ou fazer a guarda dela, ele não fez nenhum dos dois e ela foi passear por aí. Daí Elendil encontra ela prester a roubar um barco (na frente dos guardas, de todo o povo e do dono do barco?), e ela ameaça ele com uma faca na barriga. Do nada eles estão cavalgando naquela cena 100/10, como se ela tivesse ficado 1000 anos dentro de um cativeiro e visse a luz pela primeira vez.
Pula para o Halbrand naquela cena linda dele falando que vai roubar as mulheres de Númenor pra ele e fazendo cara de psicopata, pra no minuto seguinte exercer sua sociopatia dizendo que vai pagar a bebida de todos. E claro, eles acreditam, porque são tão tolos quanto Elendil que recebe feliz o abraço de um cativo e nem nota nada de errado. Tudo BR, cheios de afeto por estranhos. Daí do nada ele já é amado por todos, sem nem mostrar o contexto do que aconteceu, e vai saindo de fininho com o broche roubado do outro bobão. Termina com uma cena horrível dele dando golpe de krav maga e quebrando o braço de um dos caras que bateu nele. É uma cena agoniante e explícita, sem nenhuma censura. Eles começam o episódio reprisando o tornozelo quebrando do Hobbit e depois isso. É absolutamente grotesco. Eu não quero nem imaginar o motivo dessas cenas, mas grande chance de ser uma preparação para cenas explicitas de sacrifício humano que vazaram que teria. E bom, eu sinto em dizer que alguns na internet já estão idolatrando o sociopata Halbrand e ilustrando essa admiração por ele com montagens da cena do braço quebrando como se fosse algo lindo. Minha aposta foi sim que eles iriam glamourizar sacrifício humano, e quem viver verá.
Corte pra Galadriel com Elendil vendo uma arte do pinterest na parede e falando de um tal de rei aprisionado. Daí se revela que na verdade a tal marca do Sauron é o mapa de Mordor, que como se pode ver, forçaram até o limite pra fazer tal comparação. Interessante saber o que realmente é esse símbolo, porque a série não vai explicar, pelo visto.

Ver anexo 94099

Indo para os Hobbits eles estão fazendo o desfile da primavera do Homem de Palha. Curioso como eles falam em união, estarem lado a lado se protegendo, em "ninguém ficar pra trás", como se fosse um lema obrigatório da aldeia, mas os pais da Nori estão preocupados sobre como não vão ficar pra trás já que ninguém vai ajudá-los com a carroça quando o pai da menina está doente. Vai acontecer o memorial dos Hobbits que sim, ficaram pra trás e ninguém ajudou, e depois da Nori roubar um mapa da constelação do Estranho do livro do Sadoc, começa o discurso na cerimônia onde eles lembram de cada Hobbit que morreu. A morte de um dos últimos, por picada de abelha, é digna de risadas para a aldeia, que sim, "não deixa ninguém pra trás". Interessante esse clima de memória misturado ao fato de que eles abandonam os amigos e seguem a viagem migratória quando surge um problema e riem de alguém que morreu inchado e sufocando com a alergia das abelhas. Realmente segue a risca a inspiração. O pessoal interpretou essa vila "proto-Hobbit" como unida, mas a única que fala de união e amizade mesmo é a Nori, não eles. Ouvir mais que ver. Aceitar mais que entender.
Do nada o Estranho brota do vácuo e rouba a folha do livro do Sadoc que por alguma razão ele sabia o que era e onde estava e que a Nori deixou jogada em cima de uma mesa apesar de ser tão importante. Um gigante anda por trás dos Hobbits que apesar de terem sistema de camuflagem e comunicação em código não viram nem ouviram. O mesmo maluco que controla o fogo taca fogo no papel e não consegue apagar, e então é descoberto pelos Hobbits. Nori recebe uma bronca da vila e sua família é punida ficando por último na marcha das caravanas. O Estranho é completamente ignorado e fica lá observando como se não fosse nada. Ninguém teme dele ser um espião ou uma ameaça pro grupo, por alguma razão desconhecida.

Indo para Númenor, Elendil está fazendo barraco no meio do povo e tendo uma conversa irrelevante com os filhos e essa cena é mostrada.

Ver anexo 94100
Ver anexo 94101

Galadriel, uma puppet?

Antes disso é mostrado ela lutando contra um gigante para defender Míriel, porque todo mundo na série é profeta, até o manipulador de marionetes.

Corta para Galadriel que até onde se sabia estava foragida entrando tranquilamente na cadeia do palácio sem mais nem menos para ver Halbrand que de alguma forma mágica ela sabia que estava preso.

Ele diz que foi preso e ela pergunta a razão. Ele diz que foi briga por mulher e ela nos proporciona seu característico semblante, o mesmo de todas as outras cenas. Em seguida ela revela, na história mais furada de 2022, que ele é um rei, por motivo concreto algum, já que sim, ele é um ladrão e poderia ter roubado aquele sinal de alguém morto. Ou ele poderia tê-lo sem ser rei. Ou comprado num camelô. Mas ele é estabelecido como rei e ponto final. Então ela convida ele pra que redima seu povo no Sul e ela redima seu povo também. Não sei por que e como ela quer redimir os Elfos numa situação dessa (se apaixonando por Sauron talvez), mas enfim.

Míriel é mostrada subindo na torre do rei isolado pra dizer que a Elfa chegou. Mais uma vidente.

Daí, na melhor cena de todas, os Hobbits estão se matando pra carregar a carroça. E no momento seguinte, descobrimos a razão. O folgado do Estranho estava lá tirando uma pestana. Daí ele sai e Nori diz que ele é a solução. Ele vai ajudá-los. Mas será que ela não percebeu que era ele que estava fazendo todo o peso? :rofl:

Corta pra cena final, os Elfos. Arondir realmente tacou a árvore abaixo e estão eles lá ainda, presos atrás das raízes. Começa uma cena de luta de correntes contra os Orcs e Arondir taca o barraco dos farrapos abaixo. O que não adianta nada porque os Orcs são bipolares e saem no Sol quando querem. Eles ainda brincam de cabo de guerra. Então vem nosso mascote de Rings of Power: Pipiu, o híbrido de humano com hiena.

Ver anexo 94103


Com seus super movimentos gráficos playstation 2, ele morde todos os Elfos, que nas feridas não tem nenhuma profundidade e parece que estão manchados de suco de morango. Daí Pipiu toma um rolo do Arondir e cai dentro do vácuo do espaço, quer dizer, da raiz da árvore, nessa cena Ultra 4k HD. Depois disso Arondir arranca um pedaço da raiz da árvore, que aparentemente sai melhor com a mão que com machado e mata um Orc. Daí o amigo do Arondir sobe o buraco pra fugir mas é atingido por flechas, por, veja só, Orcs que estavam o tempo todo sob o Sol. O episódio acaba com o Scar chegando e as hienas se ajoelhando pra ele.


Sim, estamos prestes a assistir O Rei Leão 4: O Retorno de Scar & Mufasa.

Bom, a próxima análise será do fim de temporada porque, enfim, não vi nada sobre Tolkien e deu pra mim.

Ótima e sensata análise, provavelmente amanhã vou postar minha opinião parcial mas de certa forma definitiva sobre a série, visto que daqui pra frente, só daqui pra trás;

Na parte que Arondir é envolvido por galhos jurava que ele tinha sido salvo por um Ent :v
A parte da fuga da Galadriel só comprova que as referências que os diretores se basearam foram nos jogos sombras de Mordor e não nos livros do Professor, e de fato, incrível como a Galadriel em todas as suas andanças e séculos de vida não notou a semelhança do símbolo com uma parte de um território

No mais, um imaginário tão vasto quanto a envergadura de atuação do ator que interpreta o Halbrand
 
Ótima e sensata análise, provavelmente amanhã vou postar minha opinião parcial mas de certa forma definitiva sobre a série, visto que daqui pra frente, só daqui pra trás;
7a2.gif

Na parte que Arondir é envolvido por galhos jurava que ele tinha sido salvo por um Ent :v
Não foi dessa vez. Acabou minha última vontade de prestar atenção nisso tudo.
A parte da fuga da Galadriel só comprova que as referências que os diretores se basearam foram nos jogos sombras de Mordor e não nos livros do Professor, e de fato, incrível como a Galadriel em todas as suas andanças e séculos de vida não notou a semelhança do símbolo com uma parte de um território

No mais, um imaginário tão vasto quanto a envergadura de atuação do ator que interpreta o Halbrand
Sim, em Sombras de Mordor a maravilha foi anunciada e toda doideira psicodélica que viria encontrou sua base eterna. É, foi isso.
 
Depois do terceiro episódio, eu continuo achando tudo visualmente lindo (mano, Númenor!), mas continuo achando um pouco fraco e inventando, o que é de se imaginar, não havendo muitos escritos sobre a época. Realmente é o tipo da série que tô assistindo tendo em mente que é um fanfic, e nada vai mudar isso. Não sei quanto aos que são contra a série, mas o que tem me "desapontado" é a aparente mudança de trajetos/itinerários e caracterização de personagens que já existem (Galadriel é a que pessoalmente não tô curtindo, totalmente birrenta em relação a quase tudo). Faz muito tempo que li os livros, então eu também não tenho muita propriedade para tentar apontar o que poderia ser estabelecido, ou como certos personagens agiam. Mas, porém, todavia, no entanto, contudo... o que eu acharia bem legal mesmo seria a série explorando Rhûn e Harad, e principalmente esta, se concentrando nisso (ou seja, uma fanfic, só que em outra região da TM), com Númeror como "side story" e consequente seguimento sobre o que se tem nos livros, e Númenor como principal - levando Annatar cativo, Celebrimbor, Galadriel daquele jeito à la Kate Blanchett, Elrond, etc etc. Do jeito que tá, eu diria que tô mais pro indiferente. *shrug*
 
Última edição:
É por aí mesmo. Concordo. Principalmente nessa da Galadriel.

É baseada numa obra de Tolkien não é mesmo? Então, sim, os desvios não são bem-vindos para muitos de nós. Não gostei daquele Troll que golpeou Frodo em Moria, que mesmo com mithrill iria ser totalmente esmagado. Era um orc no livro. Compreendi perfeitamente que por causa de maximização de personagens, Glorfíndel foi trocado por Arwen quando pegou frodo depois do golpe no topo do vento. Há mudanças compreensíveis, e mudanças desnecessárias, tolas até, eu diria.

Avaliar uma obra de fantasia por si só não precisa de comparação. Avaliar uma obra baseada em literatura sempre terá a própria literatura como régua de medição. Você não acha isso um tanto natural? Não me incomoda aqui no fórum as pessoas terem gostado da série. De certa forma fico feliz por elas, se me entende, o que me incomoda é essa ataque a quem expõe seus desgostos. Oxi... será que vou ter que ficar só no Fórum do (Diga Amigo e Entre!)? Aqui as paixões parecem estar prevalecendo sobre o direito dos outros de exporem, suas alegrias ou decepções, no meu caso muitas decepções.


É isso que estou sentindo. Desfigurando a obra. É, como ouvi dizer, vagamente baseada em Tolkien, agora tenho certeza disso, apesar de que quando ouvi não comprei a ideia, decidi assistir e tomar eu mesmo minhas conclusões. As terras estão lá, os personagens tem o mesmo nome, mas está tudo desfigurado. Que ótimo que isso não incomoda alguns. Poderão assisitir sem esse desgosto que sinto.


A compressão temporal estranha e muito. Quando eu li que seriam várias temporadas já fiquei empolgado, achando que veria a Alvorada e o Ocaso de Númenor. Algumas temporadas poderiam focar em Annatar em na forjadura dos anéis, outras mais em Númenor. Pensei, "vai ser lindo", mas quando ví Míriel repensei "ferrou tudo", tá no fim da segunda era. Cara, não tem como uma Galadriel do fim da segunda era ser tão afoita, tola, guerrerinha incompreendida, não saber se comportar ante o trono de Númenor, quano eu vi o primeiro espisódio, achei que toda essa busca dela era porque a segunda era tinha acabado de começar. Os dramas da primeira era estavam ainda bem vívidos, mas enfim, é isso. Até Ar-Pharazôn são mais de 3 mil anos só na segunda era. Esse tempo todo ela ficou assim, com essa carranca, correndo de um lado para outro procurando Sauron e sendo incompreendida. 3 mil anos...


Acho que muita coisa não foi dita sobre a Terra-Média na segunda era, e aqui penso que a equipe tem muita liberdade de criação. Achei legal a ideia que usaram para o amiguinho da Galadriel. Se referem a hater quando alguns apontam as falhas da série, mas olha esse comentário final. Então, como disse o amigo lá em cima, isso não é Senhor dos Anéis, é uma coisa inspirada nisso, eles podem escrever o que quiserem, podem fazer Morgoth voltar e se tranformar em Tom Bombadill, pode fazer Númenor não ser destruída, podem fazer Isildur casar com uma elfo e ir morar em Lórien, porque, afinal de contas, eles já estão fazendo o que quere, e não devemos criticar nada, porqu se não esteremos sendo "bobos, infantis".


Gandalf vem sozinho, sem os outros 4? Na era errada, e age como um imbecil. O que que houve com ele quando saiu do oeste e veio para a Terra-Média, pra ficar tão estranho assim? E ainda por cima um ser atrapalhado, quase bobalhão. Vários seres atravessaram do Oeste para a Terra-Média, Elfos, os senhores do oeste, os maiar que os acompanharam na guerra da ira, Oromë vinha ali cavalgar, era uma ida e vinda não tão incomum. Daí Gandalf faz essa travessia via cometa parecendo um imbecil quando chega aqui? Não sei, pra mim não tá fechando.


Mas os numenorianos navegavam até a costa da Terra-Média e inclusive cobravam tributos de alguns dos povos que lá viviam. Como a Amazon faz o que quer, até poderia reescrever a história e dizer que perderam o contato, daí poderia fazer sentido


Foi perfeito como você colocou. Era isso que eu esperava.

"Graças aos Elfos vocês ganharam essa ilha" Disse Galadriel perante Ar-Pharazôn e Míriel. Eles ganharam a ilha pela graça dos Valar. COmo diz o Silma, Númenor foi "erguida por Ossë das profundezas das Grandes Águas, e foi estabelecida por Aulë e enriquecida por Yavanna;"

Daí vem a Galadriel e joga essa mentira ali. Que pode ser verdade na Amazon Timeline.

Não sei porque chamam Míriel de rainha regente. Se Ar-Pharazhôn ainda não ururpou o trono, ela é a rainha de direito e fato, não regente. Mas diz os apêndices do livro 3 dizem que ela nem chegou a ser a 4ª rainha, porque Ar-Pharzhôn casou-se com ela para tomar o poder (ou não, afinal aqui é a Amazon timeline, ninguém sabe o que vai ocorrer). Parece ser o caso de que ela é regente porque o rei foi aprisionado nessa versão da Amazon, oque, ou eu perdi alguma informação, ou é outro desvio.

A língua élfica é falada mais naturalmente na série. Nos filmes é falada lentamente, como quando um novato fala uma língua que não é nativa.
Ao analisar quele símbolo com Elendile ver que era um mapa para Mordor, Galadriel diz "como eu não percebi", bom com as montanhas alinhadas erroneamente e a ponta da cadeia das "White Mountains" colocada isoladamente, parecendo outra montanha solitária, daí fica difícil mesmo né.

Concordo como que foi dito sobre Elendil, dignamente representado. A série continua merecendo ser assistida pelo modo como retrata os locais... pra mim, lindamente representados, praticamente de forma impecável.


Acho que é isso. É isso que vai ser. Meu mimimi não vai mudar isso. Como já disse antes, sensação de oportunidade perdida. A franquia nas mãos erradas. Sò me resta lamentar e aceitar que dói menos. Não vai adiantar vir aqui e apontar os devios, mas é só o que me dá vontade de fazer. Talvez possamos criar um fórum só pra discutir os desvios, para não incomodar os fãs incondicionais da Amazon.
É, uma interação saudável de opiniões diferentes é boa, mas quando não acontece, será que isso funcionaria? Triste ver as coisas chegarem a esse ponto.
 
Quando ao estranho do meteoro, lembro que saiu um leak há algumas semanas falando que seria um balrog que ajudaria os harfoots na batalha contra o mal. Até agora, parece-me a opção que faz mais sentido — e a pior, indubitavelmente.
abc637228103927b9184f9d6b8638e7e.gif


Não, não é possível. Achei que fariam relativismo mas Balrog ajudando Hobbit foi demais. Aí vai estar lá o barraco na vila Hobbit: Adar batendo na cabeça do Sauron do bem, o Balrog dando bica nos dois e os Hobbit no meio correndo desesperados e trupicando nos mulambo :rofl: :rofl::rofl:
 
Indo para os Hobbits eles estão fazendo o desfile da primavera do Homem de Palha. Curioso como eles falam em união, estarem lado a lado se protegendo, em "ninguém ficar pra trás", como se fosse um lema obrigatório da aldeia, mas os pais da Nori estão preocupados sobre como não vão ficar pra trás já que ninguém vai ajudá-los com a carroça quando o pai da menina está doente.
1663046504040.png
 
Já tive tempo o suficiente para elaborar o que vi nos três episódios disponíveis e, agora, minhas impressões iniciais sofreram algumas alterações. Minha percepção inicial sobre a Galadriel foi profundamente moldada pelas minhas expectativas; estas, por sua vez, foram baseadas numa personagem escrita em uma época muito, muito distante da atual e, também, numa personagem de uma adaptação fílmica que aconteceu há quase duas décadas.

Eu não havia dado a menor chance para a Galadriel que estava se apresentando diante de mim, porque eu queria ver as outras duas, que eu já conhecia. Por isso, quando vi que a Galadriel não era quem eu queria que fosse, decidi que ela era chata, e pronto. Passado o calor do momento, eu acho que a nova Galadriel é sensacional. Teimosa, como todo Noldor, mas, ainda assim, fantástica.​
 
Vc e o Eferos podem dar uma conferida nesses artigos aqui explicando pq a aplicação de hermenêutica aplicada ao Direito é meio controversa nessa de estabelecer "graus de canonicidade".
Cara, gostei muito dos links que você postou. Eles deixaram claro que a decisão final do que poderia ter ou não ocorrido é subjetiva, em vez de uma hierarquização rígida. Minha natureza é de hierarquizar rigidamente, e para mim os Contos Inacados estão abaixo dos livros, como alguém sugeriu que fosse, nos fórum Tolkien Gateway. E sim, existe subjetivismo na minha maneira de ver isso, mas isso é o que meus comentários são... comentários partindo do meu ponto de vista, já que nada aconteceu de verdade. Para quem vê a trilogia de filmes, as coisas aconteceram assim, é uma história em si, que não depende mais dos livros. Mas eu sempre comento nos outros fóruns "isso não aconteceu assim", sabendo que na verdade nada aconteceu.

Mas volto a frisar para os que decidirão por si só o que é canônico ou não. Contos Inacabdos tem um título por si só muito sugestivo. Como disso o autor desse artigo:
Tolkien se especializou em uma espécie de ficção quântica , onde os detalhes são verdadeiros e não verdadeiros até que o leitor tome a decisão.

O fato de ter duas versões para a segunda Elessar (a pedra), e só uma delas envolver Galadriel, e elas serem diferentes entre si (as duas histórias), e uma delas envolver a mesma função do anel da Galadriel, tudo isso me faz pensar que Tolkien desistiu dessa ideia da Elessar-Galadriel porque incorporou isso em relato posterior, ou seja, tudo isso serviu de esboço para o Nenya.

Então, por exemplo, os apêndices do SdA que falam da vinda dos Istari falam deles enquanto Istari propriamente ditos e não como maiar antes de se encarnarem nas formas fanar com que foram enviados pelos valar na Terceira Era. Nada impede que algum deles tenha vindo com outra forma antes. Tolkien nunca disse que não havia maiar andando na Terra-média até pq eles podem fazê-lo "despidos" de forma física e, portanto, invisíveis como Tolkien disse que Olórin gostava de fazer no texto publicado no Silmarillion, o Valaquenta.
Isso mesmo, está correto isso. Nada impede de terem vindo antes. O ponto é que nada impediria, mas nada obrigaria. Eu não tinha visto motivo para crer que essa entrega da Pedra (entendendo que tivesse ocorrido), tinha se dado na Segunda Era. Postagem sua posterior trouxe elementos para pensar que sim. Mas entendi porque você levantou esse ponto. Eu usei isso como ponto de contradição:
Gandalf não veio antes da Terceira Era (SdA)/Gandalf veio antes da Terceira Era como Olórin (C.I.)
e depois decidi que o relatos dos Contos Inacabados não poderia ser levado a sério por causa da hierarquização, o que claramente não é o caso aqui, pois não há contradição.

Os demais desculpem o aparente off-topic, mas foi o comet-man que deu origem a essa discussão :D
 
Última edição:
Perfeito :lol: . Não é engraçado como existe um abismo entre o entendimento das pessoas e o que realmente acontece? Alguns disseram que essa vila Hobbit ficou próxima do conceito Hobbit de Tolkien. São um bando de traíras com ideais de sobrevivência bem ao estilo dos vilões dos filmes (heróis ficam pelos amigos, vilões sacrificam os outros para sobreviver). Pessoal se encantou com a marmotagem do Sadoc cantando aquela musiquinha e não prestou atenção no caos que estava acontecendo.
 
O fato de ter duas versões para a segunda Elessar (a pedra), e só uma delas envolver Galadriel, e elas serem diferentes entre si (as duas histórias), e uma delas envolver a mesma função do anel da Galadriel, tudo isso me faz pensar que Tolkien desistiu dessa ideia da Elessar-Galadriel porque incorporou isso em relato posterior, ou seja, tudo isso serviu de esboço para o Nenya

Na verdade, todas as duas versões da origem da Elessar envolvem Galadriel.

Na primeira ela é feita por Enerdhil em Gondolin, fica com Tuor e Idril, depois passa, via Eärendil, pra Yavanna que a dá pra Olórin trazê-la de volta pra Terra-média e entregá-la pra Galadriel.

Na segunda ela, Galadriel, pede pra Celebrimbor fazer uma nova que ou replica o trabalho de Enerdhil em Gondolin ou o seu próprio, já que, nessa versão final, Celembribor teria morado em Gondolin e não era mais feanöriano.

E o lance com o cânon é o seguinte...o Silmarillion, o Contos Inacabados e todo o material respeitante às Eras anteriores à Terceira não têm um cânon "rígido" já que não foram publicados pelo próprio Tolkien, que revisava até idéias incluídas na versão publicada no SdA até bem perto de morrer.


O ponto é que nada impediria, mas nada obrigaria
O que a gente sabe, no entanto, é que ele estava cada vez mais propenso a incluir a vinda e influência de maiar em ocasiões anteriores à Terceira Era em materiais do seu período tardio. E, realmente, vc há de convir que a "descompactação" do material dos apêndices é tão cheia de gaps que torna mesmo até desejável a inclusão de maiar já que a presença de diversos maiar malignos entre os apoiadores de Melkor além de Sauron, muitas vezes requereria auxílio de outros maiar fiéis valinorianos para mantê-los sob controle. Foi por causa disso mesmo que Tolkien definiiu que Glorfindel, como uma exceção suprema, teria sido mandado de volta e tb por causa disso que ele estabeleceu que o envio dos maiar que seriam os Feiticeiros Azuis teria sido ainda na Segunda Era.

Tb sabemos que havia dragões embora o Tolkien não tenha citado nenhum na Segunda Era. Só o resto que sobrava dos Eldar valinorianos dificilmente ia dar conta sem ajuda.
 
Última edição:
Muito bom esse texto da Forbes:



Avaliação do site Fandom ( que hospeda as Wikis cada qual dedicada a uma fandomship) sobre a performance de Rings of Power em incrementar o tráfego e interesse no material Tolkieniano. Comparação com o equivalente de A Casa do Dragão.

 
Última edição:
Primeira cena: Arondir sendo levado pelos Orcs. Bom, todo potencial que eu esperava se foi. Mas tem algo realmente estranho nessa história. Essas mãos que agarram ele absolutamente não são de Orcs. Não são pálidas como as dos outros e com certeza são feitas de galho. É por esse tipo de coisa que eu acho que tem alguma questão sobre a escolha de roteiro, alguma coisa que deu errado ou que deveria ser revelada.

Ver anexo 94097

Os Orcs são mostrados em um túnel coberto por farrapos. Só que o Sol está entrando do mesmo jeito. Num frame podem ser vistas várias pessoas presas numa jaula. O interessante é que na parte da frente da escavação do túnel só têm uns gatos pingados mas esses prisioneiros estão lá sem fazer nada só pra dar um clima de tráfico humano na cena. Várias cenas depois volta para Arondir na escavação onde todos os seus amigos Elfos estão trabalhando. Sem explicação alguma de como a tropa foi pega. Os Orcs por gostarem de sofrimento auto-infligido e de queimar no Sol (interessante que são pálidos como vampiros) decidem escavar túneis de dia e não desviar da raiz de uma árvore. Os Elfos começam a fazer uma militância sem sentido sobre as árvores, mesmo estando acorrentados, e um Orc oferece água pra eles. Depois de uma cena bem demorada o Orc corta a garganta de um Elfo sem motivo algum, só para no minuto seguinte Arondir dizer que ele vai cortar a própria árvore, o que não faz sentido já que o problema era a raiz. Daí ele faz uma reza lá pra árvore pra logo em seguida meter a machadada no tronco (e a raiz?). Enfim, o motivo disso era pra que ele visse acima do buraco da escavação, mas não muda nada essa cena.
Corte pros Orcs que estão todos no Sol como se não fosse nada.
Daí vai pra Galadriel, que na teoria estava como cativa no palácio de Númenor mas foge igual uma personagem do Assassin's Creed pelas janelas e só dois guardas bobalhões procuram ela.
Numa cena anterior Míriel dá uma espada nas mãos de Elendil. Se era pra matar Galadriel ou fazer a guarda dela, ele não fez nenhum dos dois e ela foi passear por aí. Daí Elendil encontra ela prestes a roubar um barco (na frente dos guardas, de todo o povo e do dono do barco?), e ela ameaça ele com uma faca na barriga. Do nada eles estão cavalgando naquela cena 100/10, como se ela tivesse ficado 1000 anos dentro de um cativeiro e visse a luz pela primeira vez.

Ver anexo 94115

Pula para o Halbrand naquela cena linda dele falando que vai roubar as mulheres de Númenor pra ele e fazendo cara de psicopata, pra no minuto seguinte exercer sua sociopatia dizendo que vai pagar a bebida de todos. E claro, eles acreditam, porque são tão tolos quanto Elendil que recebe feliz o abraço de um cativo e nem nota nada de errado. Tudo BR, cheios de afeto por estranhos. Daí do nada ele já é amado por todos, sem nem mostrar o contexto do que aconteceu, e vai saindo de fininho com o broche roubado do outro bobão. Termina com uma cena horrível dele dando golpe de krav maga e quebrando o braço de um dos caras que bateu nele. É uma cena agoniante e explícita, sem nenhuma censura. Eles começam o episódio reprisando o tornozelo quebrando do Hobbit e depois isso. É absolutamente grotesco. Eu não quero nem imaginar o motivo dessas cenas, mas grande chance de ser uma preparação para cenas explicitas de sacrifício humano que vazaram que teria. E bom, eu sinto em dizer que alguns na internet já estão idolatrando o sociopata Halbrand e ilustrando essa admiração por ele com montagens da cena do braço quebrando como se fosse algo lindo. Minha aposta foi sim que eles iriam glamourizar sacrifício humano, e quem viver verá.
Corte pra Galadriel com Elendil vendo uma arte do pinterest na parede e falando de um tal de rei aprisionado. Daí se revela que na verdade a tal marca do Sauron é o mapa de Mordor, que como se pode ver, forçaram até o limite pra fazer tal comparação. Interessante saber o que realmente é esse símbolo, porque a série não vai explicar, pelo visto.

Ver anexo 94099

Indo para os Hobbits eles estão fazendo o desfile da primavera do Homem de Palha. Curioso como eles falam em união, estarem lado a lado se protegendo, em "ninguém ficar pra trás", como se fosse um lema obrigatório da aldeia, mas os pais da Nori estão preocupados sobre como não vão ficar pra trás já que ninguém vai ajudá-los com a carroça quando o pai da menina está doente. Vai acontecer o memorial dos Hobbits que sim, ficaram pra trás e ninguém ajudou, e depois da Nori roubar um mapa da constelação do Estranho do livro do Sadoc, começa o discurso na cerimônia onde eles lembram de cada Hobbit que morreu. A morte de um dos últimos, por picada de abelha, é digna de risadas para a aldeia, que sim, "não deixa ninguém pra trás". Interessante esse clima de memória misturado ao fato de que eles abandonam os amigos e seguem a viagem migratória quando surge um problema e riem de alguém que morreu inchado e sufocando com a alergia das abelhas. Realmente segue a risca a inspiração. O pessoal interpretou essa vila "proto-Hobbit" como unida, mas a única que fala de união e amizade mesmo é a Nori, não eles. Ouvir mais que ver. Aceitar mais que entender.
Do nada o Estranho brota do vácuo e rouba a folha do livro do Sadoc que por alguma razão ele sabia o que era e onde estava e que a Nori deixou jogada em cima de uma mesa apesar de ser tão importante. Um gigante anda por trás dos Hobbits que apesar de terem sistema de camuflagem e comunicação em código não viram nem ouviram. O mesmo maluco que controla o fogo taca fogo no papel e não consegue apagar, e então é descoberto pelos Hobbits. Nori recebe uma bronca da vila e sua família é punida ficando por último na marcha das caravanas. O Estranho é completamente ignorado e fica lá observando como se não fosse nada. Ninguém teme dele ser um espião ou uma ameaça pro grupo, por alguma razão desconhecida.

Indo para Númenor, Elendil está fazendo barraco no meio do povo e tendo uma conversa irrelevante com os filhos e essa cena é mostrada.

Ver anexo 94100
Ver anexo 94101

Galadriel, uma puppet?

Antes disso é mostrado ela lutando contra um gigante para defender Míriel, porque todo mundo na série é profeta, até o manipulador de marionetes.

Corta para Galadriel que até onde se sabia estava foragida entrando tranquilamente na cadeia do palácio sem mais nem menos para ver Halbrand que de alguma forma mágica ela sabia que estava preso.

Ele diz que foi preso e ela pergunta a razão. Ele diz que foi briga por mulher e ela nos proporciona seu característico semblante, o mesmo de todas as outras cenas. Em seguida ela revela, na história mais furada de 2022, que ele é um rei, por motivo concreto algum, já que sim, ele é um ladrão e poderia ter roubado aquele sinal de alguém morto. Ou ele poderia tê-lo sem ser rei. Ou comprado num camelô. Mas ele é estabelecido como rei e ponto final. Então ela convida ele pra que redima seu povo no Sul e ela redima seu povo também. Não sei por que e como ela quer redimir os Elfos numa situação dessa (se apaixonando por Sauron talvez), mas enfim.

Míriel é mostrada subindo na torre do rei isolado pra dizer que a Elfa chegou. Mais uma vidente.

Daí, na melhor cena de todas, os Hobbits estão se matando pra carregar a carroça. E no momento seguinte, descobrimos a razão. O folgado do Estranho estava lá tirando uma pestana. Daí ele sai e Nori diz que ele é a solução. Ele vai ajudá-los. Mas será que ela não percebeu que era ele que estava fazendo todo o peso? :rofl:

Corta pra cena final, os Elfos. Arondir realmente tacou a árvore abaixo e estão eles lá ainda, presos atrás das raízes. Começa uma cena de luta de correntes contra os Orcs e Arondir taca o barraco dos farrapos abaixo. O que não adianta nada porque os Orcs são bipolares e saem no Sol quando querem. Eles ainda brincam de cabo de guerra. Então vem nosso mascote de Rings of Power: Pipiu, o híbrido de humano com hiena.

Ver anexo 94103


Com seus super movimentos gráficos playstation 2, ele morde todos os Elfos, que nas feridas não tem nenhuma profundidade e parece que estão manchados de suco de morango. Daí Pipiu toma um rolo do Arondir e cai dentro do vácuo do espaço, quer dizer, da raiz da árvore, nessa cena Ultra 4k HD. Depois disso Arondir arranca um pedaço da raiz da árvore, que aparentemente sai melhor com a mão que com machado e mata um Orc. Daí o amigo do Arondir sobe o buraco pra fugir mas é atingido por flechas, por, veja só, Orcs que estavam o tempo todo sob o Sol. O episódio acaba com o Scar chegando e as hienas se ajoelhando pra ele.


Sim, estamos prestes a assistir O Rei Leão 4: O Retorno de Scar & Mufasa.

Bom, a próxima análise será do fim de temporada porque, enfim, não vi nada sobre Tolkien e deu pra mim.
Feliz de ver que alguém desgostou mais do que eu! XD
Eu esperava que o terceiro episódio seria pior que os dois primeiros, mas achei que melhorou bem.
---
Sobre as histórias em paralelo, alguém aqui já considerou a possibilidade de não serem simultâneas? Digo: e se os pés-peludos e Gandalf realmente forem na terceira era, enquanto os outros eventos são em outros momentos? Acho improvável, mas seria interessante.
---
Outro ponto: na cena do homem meteoro vemos cinco meteoros: um sobre Lindon (Gil-Galad), um sobre Eregion (Elrond), um sobre ?Fangorn? (Ents), um sobre Tir Harad (Arondir e Bronwyn) e um sobre Rhovanion (Nori). A cena faz parecer ser o mesmo meteoro, mas, pela altitude, acho improvável que Arondir conseguisse ver o meteoro daquele jeito antes de cair em Rhovanion. Talvez cada meteoro seja um dos cinco Istari. Por que não vieram de barco? Talvez por que a série esteja caracterizando Valinor como uma espécie de céu cristão europeu medieval, etéreo, nas nuvens... E, claro, para Gandalf cair em Rhovanion.
 
Númenor é o que eu acho que é a parte que poderia ser mais bem trabalhada em outro aspecto, não em estética, pois ela tá deslumbrante como uma civilização "mediterrânea" (Minoana?)
Eu percebi uma mistura:
Navios chineses (coloque "chinese junk ships" no Google imagens), estátuas e túnicas clássicas (gregas), arquitetura bizantina (talvez já com influência árabe), vegetação mediterrânea (repare que o mato já está tomando conta das estátuas, falta uma manutenção ali - talvez um sinal de que já não se reverencia tanto o passado?). Enfim, achei deslumbrante, como já disseram. Um pouco inverossímil, mas creio que na fantasia isso é desculpável. Além disso, há em toda a série uma preocupação clara em manter algum lastro de identidade visual com os filmes de PJ, e, como Minas Tirith já era bem inverossímil, então para caracterizar Númenor como superior à Minas Tirith faz sentido tudo ser bem exagerado.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo