• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Discussão [1ª temporada] Episódio 3 (com spoilers)

Qual sua nota para o terceiro episódio da primeira temporada?


  • Total de votantes
    37
Quem estuda direito sabe como funciona a interpretação de leis, por exemplo. Primeiro, a interpretação do sentido intrínseco do texto, pra mim, as literaturas finais, acabadas. Dúvidas, usam-se outras técnicas, extrínsecas.
Contos Inacabados serve como apoio, como fonte extríseca. mas para um série ou adapatação televisiva, uma fonte valiosa de ideias a serem exploradas.
Quitei, mas o Ilmarinen já respondeu, eu acredito que não dá pra comparar porque as finalidades são muito diferentes. Um texto legal não busca, ao menos na hermenêutica jurídica mais contemporânea, uma fidelidade ao espírito com que foi escrito, a chamada mente do legislador ('mens legislatoris'), que é como ocorre na literatura por óbvias funções autorais. O Direito existe para regular a vida em sociedade, sob esse aspecto nem sempre aquela intenção ou espírito originais correspondem exatamente ao que se entende como desejável para a paz social em determinada época e local. Frequentemente o texto é torcido para que uma ou mais normas sejam utilizadas com os melhores fins possíveis para a pacificação social. Essa fidelidade autoral, por vezes, acaba sendo um tiro no pé e uma glorificação anacrônica de épocas jurídicas esclerosadas, especialmente quando se trata de leis muito antigas. E em tudo entra a ideologia, envolvendo todos os atores metidos no jogo da interpretação.
Os indícios apontando pra vinda na Segunda Era existem tanto pelo fato do nome usado ser Olórin e não Gandalf quanto pela idéia de que a Elessar foi trazida pra Galadriel pra desempenhar, a princípio, a mesma função do Anel de Poder, Nenya, que ela passou a possuir depois. Efeitos de cura e preservação.

Então, como Galadriel já podia fazer uso do Nenya na Terceira Era pq Sauron já tinha perdido o Anel, fica implícito que foi mesmo na Segunda Era.

E o texto especifica: Olórin trouxe a Elessar quando Galadriel estava habitando na Grande Floresta Verde ( futura Mirkwood da Terceira Era pós Retorno de Sauron). Isso foi na Segunda Era quando Lothlórien e Greenwood the Great eram praticamente emendadas.
Essa informação é preciosa, foi tirada do HoMe?
Quer aprender cinema, se inscreva em um curso
Estou bem ansioso em escrever minha análise, vai ser um prazer presenciar você com todo seu poder argumentativo reagir com "haha" aos comentários :razz:



To assistindo todos os episódios sozinho, com a minha mãe e com a minha namorada, então to dando lucro pro titio Bezos não uma nem duas, mas três vezes, mas agora, dizer que é nota 10?

Obrigado pela contagem regressiva, todas as sextas à 1h é muito dificil de entender
Não me espanta que goste da série visto que ela teria sido facilmente escrita pelo próprio Saruman (Ou Gandalf, o Negro) :-P
Aguardando a análise. O resto do texto, como aliás tudo que você posta, é puro cope, então vou ignorar educadamente.
To aqui pra mostrar nada, mas conheço bem o tipo de gente que se esconde atrás desses recursos



Eu a uso até porque corrobora meu ponto e minha opinião
Visivelmente sua visão de sujar e impregnar estão completamente desajustadas, fãs de espadinhas e dragões, nunca de Tolkien
Quando que Gandalf o Negro abandonou a sabedoria pela loucura
Cadê a análise?
Primeira cena: Arondir sendo levado pelos Orcs. Bom, todo potencial que eu esperava se foi. Mas tem algo realmente estranho nessa história. Essas mãos que agarram ele absolutamente não são de Orcs. Não são pálidas como as dos outros e com certeza são feitas de galho. É por esse tipo de coisa que eu acho que tem alguma questão sobre a escolha de roteiro, alguma coisa que deu errado ou que deveria ser revelada.

Ver anexo 94097

Os Orcs são mostrados em um túnel coberto por farrapos. Só que o Sol está entrando do mesmo jeito. Num frame podem ser vistas várias pessoas presas numa jaula. O interessante é que na parte da frente da escavação do túnel só têm uns gatos pingados mas esses prisioneiros estão lá sem fazer nada só pra dar um clima de tráfico humano na cena. Várias cenas depois volta para Arondir na escavação onde todos os seus amigos Elfos estão trabalhando. Sem explicação alguma de como a tropa foi pega. Os Orcs por gostarem de sofrimento auto-infligido e de queimar no Sol (interessante que são pálidos como vampiros) decidem escavar túneis de dia e não desviar da raiz de uma árvore. Os Elfos começam a fazer uma militância sem sentido sobre as árvores, mesmo estando acorrentados, e um Orc oferece água pra eles. Depois de uma cena bem demorada o Orc corta a garganta de um Elfo sem motivo algum, só para no minuto seguinte Arondir dizer que ele vai cortar a própria árvore, o que não faz sentido já que o problema era a raiz. Daí ele faz uma reza lá pra árvore pra logo em seguida meter a machadada no tronco (e a raiz?). Enfim, o motivo disso era pra que ele visse acima do buraco da escavação, mas não muda nada essa cena.
Corte pros Orcs que estão todos no Sol como se não fosse nada.
Daí vai pra Galadriel, que na teoria estava como cativa no palácio de Númenor mas foge igual uma personagem do Assassin's Creed pelas janelas e só dois guardas bobalhões procuram ela.
Numa cena anterior Míriel dá uma espada nas mãos de Elendil. Se era pra matar Galadriel ou fazer a guarda dela, ele não fez nenhum dos dois e ela foi passear por aí. Daí Elendil encontra ela prestes a roubar um barco (na frente dos guardas, de todo o povo e do dono do barco?), e ela ameaça ele com uma faca na barriga. Do nada eles estão cavalgando naquela cena 100/10, como se ela tivesse ficado 1000 anos dentro de um cativeiro e visse a luz pela primeira vez.

Ver anexo 94115

Pula para o Halbrand naquela cena linda dele falando que vai roubar as mulheres de Númenor pra ele e fazendo cara de psicopata, pra no minuto seguinte exercer sua sociopatia dizendo que vai pagar a bebida de todos. E claro, eles acreditam, porque são tão tolos quanto Elendil que recebe feliz o abraço de um cativo e nem nota nada de errado. Tudo BR, cheios de afeto por estranhos. Daí do nada ele já é amado por todos, sem nem mostrar o contexto do que aconteceu, e vai saindo de fininho com o broche roubado do outro bobão. Termina com uma cena horrível dele dando golpe de krav maga e quebrando o braço de um dos caras que bateu nele. É uma cena agoniante e explícita, sem nenhuma censura. Eles começam o episódio reprisando o tornozelo quebrando do Hobbit e depois isso. É absolutamente grotesco. Eu não quero nem imaginar o motivo dessas cenas, mas grande chance de ser uma preparação para cenas explicitas de sacrifício humano que vazaram que teria. E bom, eu sinto em dizer que alguns na internet já estão idolatrando o sociopata Halbrand e ilustrando essa admiração por ele com montagens da cena do braço quebrando como se fosse algo lindo. Minha aposta foi sim que eles iriam glamourizar sacrifício humano, e quem viver verá.
Corte pra Galadriel com Elendil vendo uma arte do pinterest na parede e falando de um tal de rei aprisionado. Daí se revela que na verdade a tal marca do Sauron é o mapa de Mordor, que como se pode ver, forçaram até o limite pra fazer tal comparação. Interessante saber o que realmente é esse símbolo, porque a série não vai explicar, pelo visto.

Ver anexo 94099

Indo para os Hobbits eles estão fazendo o desfile da primavera do Homem de Palha. Curioso como eles falam em união, estarem lado a lado se protegendo, em "ninguém ficar pra trás", como se fosse um lema obrigatório da aldeia, mas os pais da Nori estão preocupados sobre como não vão ficar pra trás já que ninguém vai ajudá-los com a carroça quando o pai da menina está doente. Vai acontecer o memorial dos Hobbits que sim, ficaram pra trás e ninguém ajudou, e depois da Nori roubar um mapa da constelação do Estranho do livro do Sadoc, começa o discurso na cerimônia onde eles lembram de cada Hobbit que morreu. A morte de um dos últimos, por picada de abelha, é digna de risadas para a aldeia, que sim, "não deixa ninguém pra trás". Interessante esse clima de memória misturado ao fato de que eles abandonam os amigos e seguem a viagem migratória quando surge um problema e riem de alguém que morreu inchado e sufocando com a alergia das abelhas. Realmente segue a risca a inspiração. O pessoal interpretou essa vila "proto-Hobbit" como unida, mas a única que fala de união e amizade mesmo é a Nori, não eles. Ouvir mais que ver. Aceitar mais que entender.
Do nada o Estranho brota do vácuo e rouba a folha do livro do Sadoc que por alguma razão ele sabia o que era e onde estava e que a Nori deixou jogada em cima de uma mesa apesar de ser tão importante. Um gigante anda por trás dos Hobbits que apesar de terem sistema de camuflagem e comunicação em código não viram nem ouviram. O mesmo maluco que controla o fogo taca fogo no papel e não consegue apagar, e então é descoberto pelos Hobbits. Nori recebe uma bronca da vila e sua família é punida ficando por último na marcha das caravanas. O Estranho é completamente ignorado e fica lá observando como se não fosse nada. Ninguém teme dele ser um espião ou uma ameaça pro grupo, por alguma razão desconhecida.

Indo para Númenor, Elendil está fazendo barraco no meio do povo e tendo uma conversa irrelevante com os filhos e essa cena é mostrada.

Ver anexo 94100
Ver anexo 94101

Galadriel, uma puppet?

Antes disso é mostrado ela lutando contra um gigante para defender Míriel, porque todo mundo na série é profeta, até o manipulador de marionetes.

Corta para Galadriel que até onde se sabia estava foragida entrando tranquilamente na cadeia do palácio sem mais nem menos para ver Halbrand que de alguma forma mágica ela sabia que estava preso.

Ele diz que foi preso e ela pergunta a razão. Ele diz que foi briga por mulher e ela nos proporciona seu característico semblante, o mesmo de todas as outras cenas. Em seguida ela revela, na história mais furada de 2022, que ele é um rei, por motivo concreto algum, já que sim, ele é um ladrão e poderia ter roubado aquele sinal de alguém morto. Ou ele poderia tê-lo sem ser rei. Ou comprado num camelô. Mas ele é estabelecido como rei e ponto final. Então ela convida ele pra que redima seu povo no Sul e ela redima seu povo também. Não sei por que e como ela quer redimir os Elfos numa situação dessa (se apaixonando por Sauron talvez), mas enfim.

Míriel é mostrada subindo na torre do rei isolado pra dizer que a Elfa chegou. Mais uma vidente.

Daí, na melhor cena de todas, os Hobbits estão se matando pra carregar a carroça. E no momento seguinte, descobrimos a razão. O folgado do Estranho estava lá tirando uma pestana. Daí ele sai e Nori diz que ele é a solução. Ele vai ajudá-los. Mas será que ela não percebeu que era ele que estava fazendo todo o peso? :rofl:

Corta pra cena final, os Elfos. Arondir realmente tacou a árvore abaixo e estão eles lá ainda, presos atrás das raízes. Começa uma cena de luta de correntes contra os Orcs e Arondir taca o barraco dos farrapos abaixo. O que não adianta nada porque os Orcs são bipolares e saem no Sol quando querem. Eles ainda brincam de cabo de guerra. Então vem nosso mascote de Rings of Power: Pipiu, o híbrido de humano com hiena.

Ver anexo 94103


Com seus super movimentos gráficos playstation 2, ele morde todos os Elfos, que nas feridas não tem nenhuma profundidade e parece que estão manchados de suco de morango. Daí Pipiu toma um rolo do Arondir e cai dentro do vácuo do espaço, quer dizer, da raiz da árvore, nessa cena Ultra 4k HD. Depois disso Arondir arranca um pedaço da raiz da árvore, que aparentemente sai melhor com a mão que com machado e mata um Orc. Daí o amigo do Arondir sobe o buraco pra fugir mas é atingido por flechas, por, veja só, Orcs que estavam o tempo todo sob o Sol. O episódio acaba com o Scar chegando e as hienas se ajoelhando pra ele.


Sim, estamos prestes a assistir O Rei Leão 4: O Retorno de Scar & Mufasa.

Bom, a próxima análise será do fim de temporada porque, enfim, não vi nada sobre Tolkien e deu pra mim.

Ótima e sensata análise, provavelmente amanhã vou postar minha opinião parcial mas de certa forma definitiva sobre a série, visto que daqui pra frente, só daqui pra trás;

Na parte que Arondir é envolvido por galhos jurava que ele tinha sido salvo por um Ent :v
A parte da fuga da Galadriel só comprova que as referências que os diretores se basearam foram nos jogos sombras de Mordor e não nos livros do Professor, e de fato, incrível como a Galadriel em todas as suas andanças e séculos de vida não notou a semelhança do símbolo com uma parte de um território

No mais, um imaginário tão vasto quanto a envergadura de atuação do ator que interpreta o Halbrand
Cara, você precisa postar o episódio inteiro? Não basta comentar tuas impressões (que já são detalhadamente sofríveis)?
São muito fraquinhos...
Não aguentam nem oito episódios ruins?
Eu vi Supernatural por 15 temporadas.
:rofl:

O hate vai minguar antes do eu imaginava.
:flag:
Eles já estão quitando o hate porque o episódio 3 foi muito bom. Com certeza devem assistir escondidos para não se comprometerem com os pares.
Perfeito :lol: . Não é engraçado como existe um abismo entre o entendimento das pessoas e o que realmente acontece? Alguns disseram que essa vila Hobbit ficou próxima do conceito Hobbit de Tolkien. São um bando de traíras com ideais de sobrevivência bem ao estilo dos vilões dos filmes (heróis ficam pelos amigos, vilões sacrificam os outros para sobreviver). Pessoal se encantou com a marmotagem do Sadoc cantando aquela musiquinha e não prestou atenção no caos que estava acontecendo.
Incrível, não é mesmo? Que um povo nômade, que se esconde para sobreviver, mal consegue arranjar comida, não sejam exemplos de virtude e abnegação cristã? Estou chocado.
Feliz de ver que alguém desgostou mais do que eu! XD
Eu esperava que o terceiro episódio seria pior que os dois primeiros, mas achei que melhorou bem.
---
Sobre as histórias em paralelo, alguém aqui já considerou a possibilidade de não serem simultâneas? Digo: e se os pés-peludos e Gandalf realmente forem na terceira era, enquanto os outros eventos são em outros momentos? Acho improvável, mas seria interessante.
---
Outro ponto: na cena do homem meteoro vemos cinco meteoros: um sobre Lindon (Gil-Galad), um sobre Eregion (Elrond), um sobre ?Fangorn? (Ents), um sobre Tir Harad (Arondir e Bronwyn) e um sobre Rhovanion (Nori). A cena faz parecer ser o mesmo meteoro, mas, pela altitude, acho improvável que Arondir conseguisse ver o meteoro daquele jeito antes de cair em Rhovanion. Talvez cada meteoro seja um dos cinco Istari. Por que não vieram de barco? Talvez por que a série esteja caracterizando Valinor como uma espécie de céu cristão europeu medieval, etéreo, nas nuvens... E, claro, para Gandalf cair em Rhovanion.
Hipótese bem interessante, e uma forma de tornar a compressão temporal menos dura de aguentar.
 
nimloth.gif

Ainda não li o artigo, mas eu estava pensando nessa estátua aqui:
1663100352523.png
(Ignore as Argonath em baixo)
 
Essa informação é preciosa, foi tirada do HoMe?

Contos Inacababos , História de Galadriel e Celeborn.

Já as vindas anteriores de outros maiar, incluindo Olórin, durante a Guerra dos Valar, por exemplo, estão no Natureza da Terra Média.

Com Tolkien, aparentemente, pensando em trazê-lo mais vezes além dessa. O que, no que concerne à personalidade dele e sua vinculação com a piedade de Nienna faz todo sentido.
 
Última edição:
Num frame podem ser vistas várias pessoas presas numa jaula. O interessante é que na parte da frente da escavação do túnel só têm uns gatos pingados mas esses prisioneiros estão lá sem fazer nada só pra dar um clima de tráfico humano na cena.
Em geral, procuro fazer tantas concessões quanto o meu bom-senso permite e me deixar entreter, mas isso é o tipo da coisa que se alguém vê todo o sentido nela, não acho nada ruim passar por burro. Essa cena da escavação pareceu a duplicação de uma BR aqui do meu estado: sempre que a gente passa, vê dois operários aqui e mais dois daqui a 5 km e assim a obra se arrasta desde 2014. Aí eu fiquei: será que a cena vai sair do buraco e mostrar uma gigantesca operação? Não! Por quê? O meu palpite é que imediatamente daria azo à especulação: serão os alicerces de Barad-dûr? Tudo de mais fraco dessa série vem desse jogo de gato e rato que os produtores resolveram jogar com os consumidores. Parece que eles não entenderam que para quem nunca leu Tolkien tanto faz esconder ou revelar e para quem leu, também! 😄 É só fazer um apanhado das críticas aqui mesmo: em grande medida, a galera está assistindo para ver em movimento o que elas imaginaram ao ler.
 
Primeira cena: Arondir sendo levado pelos Orcs. Bom, todo potencial que eu esperava se foi. Mas tem algo realmente estranho nessa história. Essas mãos que agarram ele absolutamente não são de Orcs. Não são pálidas como as dos outros e com certeza são feitas de galho. É por esse tipo de coisa que eu acho que tem alguma questão sobre a escolha de roteiro, alguma coisa que deu errado ou que deveria ser revelada.

Ver anexo 94097

Os Orcs são mostrados em um túnel coberto por farrapos. Só que o Sol está entrando do mesmo jeito. Num frame podem ser vistas várias pessoas presas numa jaula. O interessante é que na parte da frente da escavação do túnel só têm uns gatos pingados mas esses prisioneiros estão lá sem fazer nada só pra dar um clima de tráfico humano na cena. Várias cenas depois volta para Arondir na escavação onde todos os seus amigos Elfos estão trabalhando. Sem explicação alguma de como a tropa foi pega. Os Orcs por gostarem de sofrimento auto-infligido e de queimar no Sol (interessante que são pálidos como vampiros) decidem escavar túneis de dia e não desviar da raiz de uma árvore. Os Elfos começam a fazer uma militância sem sentido sobre as árvores, mesmo estando acorrentados, e um Orc oferece água pra eles. Depois de uma cena bem demorada o Orc corta a garganta de um Elfo sem motivo algum, só para no minuto seguinte Arondir dizer que ele vai cortar a própria árvore, o que não faz sentido já que o problema era a raiz. Daí ele faz uma reza lá pra árvore pra logo em seguida meter a machadada no tronco (e a raiz?). Enfim, o motivo disso era pra que ele visse acima do buraco da escavação, mas não muda nada essa cena.
Corte pros Orcs que estão todos no Sol como se não fosse nada.
Daí vai pra Galadriel, que na teoria estava como cativa no palácio de Númenor mas foge igual uma personagem do Assassin's Creed pelas janelas e só dois guardas bobalhões procuram ela.
Numa cena anterior Míriel dá uma espada nas mãos de Elendil. Se era pra matar Galadriel ou fazer a guarda dela, ele não fez nenhum dos dois e ela foi passear por aí. Daí Elendil encontra ela prestes a roubar um barco (na frente dos guardas, de todo o povo e do dono do barco?), e ela ameaça ele com uma faca na barriga. Do nada eles estão cavalgando naquela cena 100/10, como se ela tivesse ficado 1000 anos dentro de um cativeiro e visse a luz pela primeira vez.

Ver anexo 94115

Pula para o Halbrand naquela cena linda dele falando que vai roubar as mulheres de Númenor pra ele e fazendo cara de psicopata, pra no minuto seguinte exercer sua sociopatia dizendo que vai pagar a bebida de todos. E claro, eles acreditam, porque são tão tolos quanto Elendil que recebe feliz o abraço de um cativo e nem nota nada de errado. Tudo BR, cheios de afeto por estranhos. Daí do nada ele já é amado por todos, sem nem mostrar o contexto do que aconteceu, e vai saindo de fininho com o broche roubado do outro bobão. Termina com uma cena horrível dele dando golpe de krav maga e quebrando o braço de um dos caras que bateu nele. É uma cena agoniante e explícita, sem nenhuma censura. Eles começam o episódio reprisando o tornozelo quebrando do Hobbit e depois isso. É absolutamente grotesco. Eu não quero nem imaginar o motivo dessas cenas, mas grande chance de ser uma preparação para cenas explicitas de sacrifício humano que vazaram que teria. E bom, eu sinto em dizer que alguns na internet já estão idolatrando o sociopata Halbrand e ilustrando essa admiração por ele com montagens da cena do braço quebrando como se fosse algo lindo. Minha aposta foi sim que eles iriam glamourizar sacrifício humano, e quem viver verá.
Corte pra Galadriel com Elendil vendo uma arte do pinterest na parede e falando de um tal de rei aprisionado. Daí se revela que na verdade a tal marca do Sauron é o mapa de Mordor, que como se pode ver, forçaram até o limite pra fazer tal comparação. Interessante saber o que realmente é esse símbolo, porque a série não vai explicar, pelo visto.

Ver anexo 94099

Indo para os Hobbits eles estão fazendo o desfile da primavera do Homem de Palha. Curioso como eles falam em união, estarem lado a lado se protegendo, em "ninguém ficar pra trás", como se fosse um lema obrigatório da aldeia, mas os pais da Nori estão preocupados sobre como não vão ficar pra trás já que ninguém vai ajudá-los com a carroça quando o pai da menina está doente. Vai acontecer o memorial dos Hobbits que sim, ficaram pra trás e ninguém ajudou, e depois da Nori roubar um mapa da constelação do Estranho do livro do Sadoc, começa o discurso na cerimônia onde eles lembram de cada Hobbit que morreu. A morte de um dos últimos, por picada de abelha, é digna de risadas para a aldeia, que sim, "não deixa ninguém pra trás". Interessante esse clima de memória misturado ao fato de que eles abandonam os amigos e seguem a viagem migratória quando surge um problema e riem de alguém que morreu inchado e sufocando com a alergia das abelhas. Realmente segue a risca a inspiração. O pessoal interpretou essa vila "proto-Hobbit" como unida, mas a única que fala de união e amizade mesmo é a Nori, não eles. Ouvir mais que ver. Aceitar mais que entender.
Do nada o Estranho brota do vácuo e rouba a folha do livro do Sadoc que por alguma razão ele sabia o que era e onde estava e que a Nori deixou jogada em cima de uma mesa apesar de ser tão importante. Um gigante anda por trás dos Hobbits que apesar de terem sistema de camuflagem e comunicação em código não viram nem ouviram. O mesmo maluco que controla o fogo taca fogo no papel e não consegue apagar, e então é descoberto pelos Hobbits. Nori recebe uma bronca da vila e sua família é punida ficando por último na marcha das caravanas. O Estranho é completamente ignorado e fica lá observando como se não fosse nada. Ninguém teme dele ser um espião ou uma ameaça pro grupo, por alguma razão desconhecida.

Indo para Númenor, Elendil está fazendo barraco no meio do povo e tendo uma conversa irrelevante com os filhos e essa cena é mostrada.

Ver anexo 94100
Ver anexo 94101

Galadriel, uma puppet?

Antes disso é mostrado ela lutando contra um gigante para defender Míriel, porque todo mundo na série é profeta, até o manipulador de marionetes.

Corta para Galadriel que até onde se sabia estava foragida entrando tranquilamente na cadeia do palácio sem mais nem menos para ver Halbrand que de alguma forma mágica ela sabia que estava preso.

Ele diz que foi preso e ela pergunta a razão. Ele diz que foi briga por mulher e ela nos proporciona seu característico semblante, o mesmo de todas as outras cenas. Em seguida ela revela, na história mais furada de 2022, que ele é um rei, por motivo concreto algum, já que sim, ele é um ladrão e poderia ter roubado aquele sinal de alguém morto. Ou ele poderia tê-lo sem ser rei. Ou comprado num camelô. Mas ele é estabelecido como rei e ponto final. Então ela convida ele pra que redima seu povo no Sul e ela redima seu povo também. Não sei por que e como ela quer redimir os Elfos numa situação dessa (se apaixonando por Sauron talvez), mas enfim.

Míriel é mostrada subindo na torre do rei isolado pra dizer que a Elfa chegou. Mais uma vidente.

Daí, na melhor cena de todas, os Hobbits estão se matando pra carregar a carroça. E no momento seguinte, descobrimos a razão. O folgado do Estranho estava lá tirando uma pestana. Daí ele sai e Nori diz que ele é a solução. Ele vai ajudá-los. Mas será que ela não percebeu que era ele que estava fazendo todo o peso? :rofl:

Corta pra cena final, os Elfos. Arondir realmente tacou a árvore abaixo e estão eles lá ainda, presos atrás das raízes. Começa uma cena de luta de correntes contra os Orcs e Arondir taca o barraco dos farrapos abaixo. O que não adianta nada porque os Orcs são bipolares e saem no Sol quando querem. Eles ainda brincam de cabo de guerra. Então vem nosso mascote de Rings of Power: Pipiu, o híbrido de humano com hiena.

Ver anexo 94103


Com seus super movimentos gráficos playstation 2, ele morde todos os Elfos, que nas feridas não tem nenhuma profundidade e parece que estão manchados de suco de morango. Daí Pipiu toma um rolo do Arondir e cai dentro do vácuo do espaço, quer dizer, da raiz da árvore, nessa cena Ultra 4k HD. Depois disso Arondir arranca um pedaço da raiz da árvore, que aparentemente sai melhor com a mão que com machado e mata um Orc. Daí o amigo do Arondir sobe o buraco pra fugir mas é atingido por flechas, por, veja só, Orcs que estavam o tempo todo sob o Sol. O episódio acaba com o Scar chegando e as hienas se ajoelhando pra ele.


Sim, estamos prestes a assistir O Rei Leão 4: O Retorno de Scar & Mufasa.

Bom, a próxima análise será do fim de temporada porque, enfim, não vi nada sobre Tolkien e deu pra mim.
Não vou selecionar um trecho, porque ao longo do resumo e já antes na crítica do primeiro e segundo episódios, você pontuou muito bem esse pula-pula de uma cena para outra que deixa ao espectador a tarefa de preencher um grande número de lacunas.
De fato, é um aperreio tão grande em mostrar todas, todos e tudo e apressar a estória que me dá a impressão de que a série vai acabar daqui a quinze dias! 😅 Gente! 🤷🏽‍♂️ E aí, vai ter essas cinco temporadas ou é lorota?! Oito horas por temporada será que não bastam para contar uma estória em que a gente siga o movimento das personagens sem tomar um susto com o que parece teletransporte?
Para o leitor de Tolkien, o impacto aumenta, porque ele é um criador de jornadas: Túrin, Bilbo, Frodo... Dá para ir lendo e traçando o avanço capítulo a capítulo num mapa.
 
Em geral, procuro fazer tantas concessões quanto o meu bom-senso permite e me deixar entreter, mas isso é o tipo da coisa que se alguém vê todo o sentido nela, não acho nada ruim passar por burro. Essa cena da escavação pareceu a duplicação de uma BR aqui do meu estado: sempre que a gente passa, vê dois operários aqui e mais dois daqui a 5 km e assim a obra se arrasta desde 2014. Aí eu fiquei: será que a cena vai sair do buraco e mostrar uma gigantesca operação? Não! Por quê? O meu palpite é que imediatamente daria azo à especulação: serão os alicerces de Barad-dûr? Tudo de mais fraco dessa série vem desse jogo de gato e rato que os produtores resolveram jogar com os consumidores. Parece que eles não entenderam que para quem nunca leu Tolkien tanto faz esconder ou revelar e para quem leu, também! 😄 É só fazer um apanhado das críticas aqui mesmo: em grande medida, a galera está assistindo para ver em movimento o que elas imaginaram ao ler.
Exatamente. Tudo é misteriozinho sem sentido. Quem será o Homem do céu? Como será o rosto do Adar? O que será que eles estão procurando na terra? E toda a fonte da discórdia: cadê o Sauron que ninguém perdeu? Daí se deriva o caos. :lol: Tudo isso porque a história não tem base nem sinopse e o único assunto que resta é discutir mistérios que foram colocados na trama justamente pra ter alguma coisa pra falar sobre. Sem isso, não teria nada. Ou seja, um roteiro escrito pra tapar buraco na própria vida real. E aí dá no que dá.
 
Não vou selecionar um trecho, porque ao longo do resumo e já antes na crítica do primeiro e segundo episódios, você pontuou muito bem esse pula-pula de uma cena para outra que deixa ao espectador a tarefa de preencher um grande número de lacunas.
De fato, é um aperreio tão grande em mostrar todas, todos e tudo e apressar a estória que me dá a impressão de que a série vai acabar daqui a quinze dias! 😅 Gente! 🤷🏽‍♂️ E aí, vai ter essas cinco temporadas ou é lorota?! Oito horas por temporada será que não bastam para contar uma estória em que a gente siga o movimento das personagens sem tomar um susto com o que parece teletransporte?
Para o leitor de Tolkien, o impacto aumenta, porque ele é um criador de jornadas: Túrin, Bilbo, Frodo... Dá para ir lendo e traçando o avanço capítulo a capítulo num mapa.
Parece que esses episódios fast food bem porcos são uma encheção de linguiça pra chegar na parte importante. A parte que eu tenho uma noção de qual seja. Ali talvez o teleporte e corte repentino pare. Agora é só pra dar um ar de que os outros personagens importam.
 
De longe o melhor episódio, quase tudo foi perfeito. A única coisa que me incomodou nele é que reforçou algo que está me incomodando desde o início: GALADRIEL TÁ UM PORRE! Eu já não tinha gostado de como transformaram uma personagem ambiciosa, poderosa e em muitos aspectos "divina" em uma guerreira comum, com uma motivação clichê e que sequer é dela (cumprir a promessa do irmão)... mas vá lá, estou tentando encarar quase tudo na série como coisa nova, esquecendo a obra original... acontece que, mesmo como personagem nova, ela está intragável! Não respeita ninguém, não demonstra um fio de emoção (aqui já me pergunto se a deficiência é da atriz), tem o comportamento de uma adolescente (apesar de ser milenária). Estava me irritando a forma como ninguém presta a reverência que Galadriel merece, mas de repente ficaria estranho, porque toda a caracterização da personagem não está justificando despertar isso, mesmo. Só Isildur demonstrou a admiração devida, talvez justamente porque não interagiu com ela. :lol:
 
De longe o melhor episódio, quase tudo foi perfeito. A única coisa que me incomodou nele é que reforçou algo que está me incomodando desde o início: GALADRIEL TÁ UM PORRE! Eu já não tinha gostado de como transformaram uma personagem ambiciosa, poderosa e em muitos aspectos "divina" em uma guerreira comum, com uma motivação clichê e que sequer é dela (cumprir a promessa do irmão)... mas vá lá, estou tentando encarar quase tudo na série como coisa nova, esquecendo a obra original... acontece que, mesmo como personagem nova, ela está intragável! Não respeita ninguém, não demonstra um fio de emoção (aqui já me pergunto se a deficiência é da atriz), tem o comportamento de uma adolescente (apesar de ser milenária). Estava me irritando a forma como ninguém presta a reverência que Galadriel merece, mas de repente ficaria estranho, porque toda a caracterização da personagem não está justificando despertar isso, mesmo. Só Isildur demonstrou a admiração devida, talvez justamente porque não interagiu com ela. :lol:
Quando a Galadriel vai falar algo, eu penso:

Ef-QB0DXoAMEda6.jpg
 
Perfeito :lol: . Não é engraçado como existe um abismo entre o entendimento das pessoas e o que realmente acontece? Alguns disseram que essa vila Hobbit ficou próxima do conceito Hobbit de Tolkien. São um bando de traíras com ideais de sobrevivência bem ao estilo dos vilões dos filmes (heróis ficam pelos amigos, vilões sacrificam os outros para sobreviver). Pessoal se encantou com a marmotagem do Sadoc cantando aquela musiquinha e não prestou atenção no caos que estava acontecendo.
Eu não vejo incongruência entre a despedida dos pés-peludos na série e os hobbits na obra literária publicada do autor (para não dizer cânone e causar frisson...). Acho que ninguém ousará pôr em causa o carisma dos hobbits de Tolkien, o qual, a meu juízo, P.J. e a sua equipe souberam reproduzir muito bem. Mas em contraposição a um coração generoso como o de Samwise havia corações mesquinhos como o de Lobélia.
Além disso, também entendo que a migração dos hobbits e a sua sedentarização no Condado comportou um progressivo desenvolvimento tecnológico e humano.
Para mim, o problema não é o deixar para trás que a série bolou para os proto-hobbits, e sim tê-lo feito claramente para gerar uma situação de solidariedade para o estranho.
 
Estou ansioso pelo fim da temporada, para aprender cinema com o coleguinha aí, do cone verde. Embora ele não tenha demonstrado, até o momento, que é capaz de uma análise minimamente técnica nos moldes prometidos, falou com tamanha autoridade e convicção que eu o aceitei como um perito no assunto. No aguardo da aula magna.

Mas sim, estou com o Finarfin. Eu quero é pão e circo quando ligo na Amazon, Netflix, HBO... Bobo é quem espera "alta cultura" num canal de streaming.

Me compadeci da sua ansiedade e postei o texto antes do previsto, não fosse por você não teria escrito nunca! kjkkkkk

Em tempo:

"Não, eles comem e bebem, Sam. A Sombra que os gerou só pode zombar, não pode fazer; não coisas novas e reais por si mesma. Não acho que tenha dado vida aos orques, apenas os arruinou e perverteu; e se eles têm de viver, devem viver como as outras criaturas viventes." - Frodo, O Senhor dos Anéis

"Pois os Orques tinham vida e se multiplicavam à maneira dos Filhos de Ilúvatar; e nada que tivesse vida por si mesmo, nem a semelhança de vida, podia Melkor jamais criar desde sua rebelião no Ainulindalë antes do
Princípio: assim dizem os sábios." Da Vinda dos Elfos e do Cativeiro de Melkor, O Silmarillion

Não use mais essa frase bizarra. Considere esse esclarecimento uma cortesia da casa ainda que você tenha sujado o piso com lama impregnada nos seus sapatinhos. Pra limpar é mais fácil do que você imagina, caso tenha interesse, claro.

❤️

E um spoiler pra você meu querido Gandalf, eu usei a frase de novo! Mais duas vezes pra falar a verdade! kkkkk :p

Quitei, mas o Ilmarinen já respondeu, eu acredito que não dá pra comparar porque as finalidades são muito diferentes. Um texto legal não busca, ao menos na hermenêutica jurídica mais contemporânea, uma fidelidade ao espírito com que foi escrito, a chamada mente do legislador ('mens legislatoris'), que é como ocorre na literatura por óbvias funções autorais. O Direito existe para regular a vida em sociedade, sob esse aspecto nem sempre aquela intenção ou espírito originais correspondem exatamente ao que se entende como desejável para a paz social em determinada época e local. Frequentemente o texto é torcido para que uma ou mais normas sejam utilizadas com os melhores fins possíveis para a pacificação social. Essa fidelidade autoral, por vezes, acaba sendo um tiro no pé e uma glorificação anacrônica de épocas jurídicas esclerosadas, especialmente quando se trata de leis muito antigas. E em tudo entra a ideologia, envolvendo todos os atores metidos no jogo da interpretação.

Essa informação é preciosa, foi tirada do HoMe?

Aguardando a análise. O resto do texto, como aliás tudo que você posta, é puro cope, então vou ignorar educadamente.

Cadê a análise?



Cara, você precisa postar o episódio inteiro? Não basta comentar tuas impressões (que já são detalhadamente sofríveis)?

Eles já estão quitando o hate porque o episódio 3 foi muito bom. Com certeza devem assistir escondidos para não se comprometerem com os pares.

Incrível, não é mesmo? Que um povo nômade, que se esconde para sobreviver, mal consegue arranjar comida, não sejam exemplos de virtude e abnegação cristã? Estou chocado.

Hipótese bem interessante, e uma forma de tornar a compressão temporal menos dura de aguentar.

Já que estava ansioso, vim avisa-lo de que postei minha análise
A propósito bela fotinha do Celebrimbor boquinha murcha, adorei
 
Para o leitor de Tolkien, o impacto aumenta, porque ele é um criador de jornadas: Túrin, Bilbo, Frodo... Dá para ir lendo e traçando o avanço capítulo a capítulo num mapa.
O problema aqui é você reduzir Tolkien ao Senhor dos Anéis, quando sabemos que o grosso do legendarium não tem muito a ver com isso.
 
Agora, o que tu quer tá mole perdi o interesse.

Quanto falicismo, nossa!
"O coração fala do que a boca está cheia", quer dizer, "A boca fala do que está cheio o coração"
Você queria mesmo era o grosso do legendarium

Isso explica porque a boquinha de Celebrimbor está murcha e ele não teve filhos :obiggraz:
 
Última edição:
Já perceberam como alguns haters só conseguem apontar desvios em relação ao "cânon"?
Nada além, nunquinha. É como se a "fidelidade à fonte" fosse a régua suprema para avaliar uma obra de arte, quando deveria ser, se muito, um apêndice à crítica e à fruição. Já sabemos que não vão seguir à risca o material de origem. Virem o disco. :naoteouc:

Baita episódio. Melhor que os dois primeiros.
Se continuar melhorando, vai dobrar a meta.

Sim, o warg ficou tosquinho.
Sim, os proto-hobbits continuam o núcleo mais chato.
Sim, foi bem cringe a câmera lenta no cavalo.

Afora isso, não fica devendo nada a nenhuma série foda de fantasia por aí.
E estamos adorando esse formato com episódios de uma hora.

#VemQuartoEpisódio
:dance:
Eu, no papel de um hater, gostaria de fazer uma colocações sobre esse seu comentário. Como eu disse em outro comentário de outro tópico:

no meu caso eu tive que criar uma ilusão de que rings of power não tem relação nenhuma com Tolkien, pra poder assistir sem ficar muito decepcionado.

No caso eu acho que sou um "Deplorable Cultus" como citou em outro comentário, pois eu tinha interesse em ver o fratricídio de alqualonde, as grandes guerras, os filhos de feanor e suas tristes histórias, essas coisas que podem ser classificadas como dragões e espadas.

Depois de aceitar que não tem nada a ver com Tolkien, eu percebi uma coisa importante: o show é pior do que eu pensava. Agora que não tem a sustentação das obras de Tolkien (que acho que servem como uma máscara para a falta de qualidade) ficou monotono e raso, personagens chatos e história desinteressante. Eu disse em outros tópicos que continuaria vendo, mas acho difícil.
Essa minha percepção de falta de qualidade vem muito do roteiro e da interpretação dos personagens. Se fosse apenas a diferença dos livros me causando uma decepção, ainda pretendia continuar assistindo com a mentalidade de uma fanfic. Acontece que a série ficou chata pra mim, não pelos pequenos detalhes como citou, mas por uma percepção geral de falta de profundidade, uma falta de realismo na interpretação da história (não consigo colocar nas palavras certas).

Por exemplo, house of dragon consegue me passar uma tensão, vários sentimentos combinando musica, acontecimentos e interpretação. Já o rings of power me passa a sensação de um teatro amador, é como se contassem uma história mas falta o sentimento.

É claro que isso não é uma lei universal e está totalmente atrelado aos meus gostos que talvez, convenhamos, não são la muito refinados.
 
O problema aqui é você reduzir Tolkien ao Senhor dos Anéis, quando sabemos que o grosso do legendarium não tem muito a ver com isso.
O problema é eu não fiz isso. 🤷‍♂️ Apenas disse que Tolkien é um criador de jornadas. Se a sua contrariedade é por achar que não, tá. 👍
 
O problema é eu não fiz isso. 🤷‍♂️ Apenas disse que Tolkien é um criador de jornadas. Se a sua contrariedade é por achar que não, tá. 👍
É exatamente isso que você fez.

Eu entendo que existe uma jornada na História de Beren e Luthien, mas onde está a jornada na maior parte da Guerra das Jóias? Oi na história de Númenor? Ou durante as guerras entre Lindon e Sauron? A maior parte do conteúdo da Segunda Era, que compõe a base da série, está nos apêndices. Que tratamento tolkieniano da jornada do herói você esperava ser trabalhado?

Novamente: vocês estão projetando Senhor dos Anéis na série.

Eu entendi, acho inevitável até sob certo ponto de vista, mas é uma distorção. Não tem como agradar vocês se vocês esperam e têm como ideal algo que não pode ser oferecido como base, mas que ainda precisa ser construído e inventado.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo