• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Discussão [1ª temporada] Episódio 3 (com spoilers)

Qual sua nota para o terceiro episódio da primeira temporada?


  • Total de votantes
    37
Estou ansioso pelo fim da temporada, para aprender cinema com o coleguinha aí, do cone verde. Embora ele não tenha demonstrado, até o momento, que é capaz de uma análise minimamente técnica nos moldes prometidos, falou com tamanha autoridade e convicção que eu o aceitei como um perito no assunto. No aguardo da aula magna.

Mas sim, estou com o Finarfin. Eu quero é pão e circo quando ligo na Amazon, Netflix, HBO... Bobo é quem espera "alta cultura" num canal de streaming.
 
Assim, sem brincadeira, sem querer ser do contra, eu adorei o close da Galadriel no cavalo. Sei que sou a única, mas adorei, mesmo. Até tirei print pra botar como imagem de cabeçalho.​
Eu também adorei. Achei a cena toda linda, aquele vestido voando no vento, o close no cavalo loreal paris. Tudo maravilhoso.
Confesso que também fiquei quebrando cabeça com essa compressão temporal toda (se o Isildur tá ali, cadê as porra dos anéis?) mas, vamos ver como vai ser trabalhado isso.
Eu adorei toda a caracterização de Númenor, me pareceu algo bem ao estilo Atlântida que eu tenho imaginado na minha cabeça. Lindo e esplendoroso por fora, mas a podridão vindo de dentro pra destruir tudo.
Podem me chamar de uma pessoa emocionada demais, mas eu me aguentei pra não chorar com as mortes dos elfos que eu não conhecida tão bem ainda. Talvez foi por ver aquele homem lindíssimo que é o Arondir chorando. Que pecado.
Toda a parte dos proto-hobbits está maravilhosa de linda. Já começaram as lições sobre amizade e eu senti que aquilo ali vai me emocionar demais.
Enfim, eu estou aproveitando a série como a adaptação que ela é, sem grandes expectativas de que seja fiel a qualquer livro e estou gostando e me divertindo horrores com ela.
 
Não sabemos de porra nenhuma, mas somos felizes. O 10, na minha humilde e insignificante existência, significa bastante. Lembro muito bem quando chegava em casa com uma nota 10 nas provinhas de Ciências, Estudos Sociais, Matemática ou Português. Minha mãe abria um sorriso (os olhinhos brilhavam) e vinha um abraço bem forte. É isso que sinto quando vejo a série: queria abraçar toda a equipe. Chute nada sutil no cone verde. Sai da frente, coisa ruim! :chibata:

Pontuou bem Gandalf, quanto ao que sabes e sua existência
Ofensas a parte, entendo que o imaginário de vocês já esteja comprometido pelo excelente nível de séries e filmes que temos nos dias de hoje
No mais a série poderia estar pior

O mal não pode criar nada novo, ele apenas pode corromper e arruinar o que as forças do bem inventaram ou criaram
 
Pois é, também achei a cena muito bonita, da Galadriel à cavalo. Voltando a ser chato, acho que a disposição de amazona dela tem que ver com gostar de cavalgar, não de amazona à maneira mitológica.

Sobre meu comentário anterior, acho que falei demais pra tentar explicar algo simples:
1) Contradição entre Contos inacabados x Livros SDA - SDA é versão final, prevalece.
2) Gandalf deve ter trazido a Elessar para Galadriel na Terceira Era mesmo... não creio que foi numa aparição anterior como Olórin.
 
Última edição:
Pois é, também achei a cena muito bonita, da Galadriel à cavalo. Voltando a ser chato, acho que a disposição de amazona dela tem que ver com gostar de cavalgar, não de amazona à maneira mitológica.

Sobre meu comentário anterior, acho que falei demais pra tentar explicar algo simples:
Contradição entre Contos inacabados x Livros SDA - SDA é versão final, prevalece.
Gandalf deve ter trazida a Elessar para Galadriel na Terceira Era mesmo... não creio que numa aparição anterior como Olórin.
A sua colocação me faz atentar para o uso da palavra cânon na comunidade tolkieniana. Tenho observado que às vezes essa palavra é usada como se abrangesse todos os escritos literários do autor, mas a esse conjunto caberia chamar, mais precisamente, corpus tolkieniano. O termo cânon, ou mais vernacularmente cânone, supõe algo acabado e dado pelo autor ao público. Pelo menos nos Estudos Literários aos quais estou afeiçoado.
 
Vi o episódio, gostei pra caralho (mais que dos dois primeiros), achei Númenor muito maravilhosa, e tô no time "pão e circo" do @Finarfin , pobre ser inculto que sou...

Dito isso, não estou aqui pra acrescentar. Só pra rir dos hates contra a série e dos comentários escrotizando a ortodoxia fandom-tolkienista. Caralho... mas tem uma galera muito presunçosa aqui. Está divertido. Continuem assim. :rofl:
 
mas tem uma galera muito presunçosa aqui. Está divertido
Season 2 Wtf GIF by Parks and Recreation


Tem de fazer presunção e burrice ser motivo de vergonha cara. Não atrapalha o trabalho q já é difícil
 
(...)

Dando o devido crédito ao relato dos Contos Inacabdos, de que Gandalf trouxe a Elessar para Galadriel, não vi indícios para crer que foi como Olórin na segunda Era. Se não houverem tais indícios, acho mais plausível que Olórin trouxe quando veio ser o Gandalf/Mithrandir, na Terceira Era, o que de novo torna estranho ele ter vindo via "cometa express" na segunda era (caso o estranho seja ele). Ele ter trazido a elessar na TE inclusive entra em harmonia com o que a @Béla van Tesma apontou, sobre ele nunca ter vindo antes da TE. Claro, podemos diluir esse entendimento separando Galdalf de Olórin, mas se ele veio só na TE, esse argumento se torna dispensável.

Os indícios apontando pra vinda na Segunda Era existem tanto pelo fato do nome usado ser Olórin e não Gandalf quanto pela idéia de que a Elessar foi trazida pra Galadriel pra desempenhar, a princípio, a mesma função do Anel de Poder, Nenya, que ela passou a possuir depois. Efeitos de cura e preservação.

Então, como Galadriel já podia fazer uso do Nenya na Terceira Era pq Sauron já tinha perdido o Anel, fica implícito que foi mesmo na Segunda Era.

E o texto especifica: Olórin trouxe a Elessar quando Galadriel estava habitando na Grande Floresta Verde ( futura Mirkwood da Terceira Era pós Retorno de Sauron). Isso foi na Segunda Era quando Lothlórien e Greenwood the Great eram praticamente emendadas.

"...Olórin (who was known in Middle-earth as Mithrandir) brought it with him out of the West. And on a time Olórin came to Galadriel, who dwelt now under the trees of Greenwood the Great..... And when Olórin had told her many tidings she sighed, and said: ‘I grieve in Middle-earth, for leaves fall and flowers fade; and my heart yearns, remembering trees and grass that do not die. I would have these in my home.’ Then Olórin said: ‘Would you then have the Elessar?’ ....And he held before her the Elessar, and she looked on it and wondered. And Olórin said: ‘This I bring to you from Yavanna. Use it as you may, and for a while you shall make the land of your dwelling the fairest place in Middle-earth....' "
 
Estou ansioso pelo fim da temporada, para aprender cinema com o coleguinha aí, do cone verde. Embora ele não tenha demonstrado, até o momento, que é capaz de uma análise minimamente técnica nos moldes prometidos, falou com tamanha autoridade e convicção que eu o aceitei como um perito no assunto. No aguardo da aula magna.

Mas sim, estou com o Finarfin. Eu quero é pão e circo quando ligo na Amazon, Netflix, HBO... Bobo é quem espera "alta cultura" num canal de streaming.

Quer aprender cinema, se inscreva em um curso
Estou bem ansioso em escrever minha análise, vai ser um prazer presenciar você com todo seu poder argumentativo reagir com "haha" aos comentários :razz:


To assistindo todos os episódios sozinho, com a minha mãe e com a minha namorada, então to dando lucro pro titio Bezos não uma nem duas, mas três vezes, mas agora, dizer que é nota 10?

Obrigado pela contagem regressiva, todas as sextas à 1h é muito dificil de entender
Não me espanta que goste da série visto que ela teria sido facilmente escrita pelo próprio Saruman (Ou Gandalf, o Negro) :-P
 
A sua colocação me faz atentar para o uso da palavra cânon na comunidade tolkieniana. Tenho observado que às vezes essa palavra é usada como se abrangesse todos os escritos literários do autor, mas a esse conjunto caberia chamar, mais precisamente, corpus tolkieniano. O termo cânon, ou mais vernacularmente cânone, supõe algo acabado e dado pelo autor ao público. Pelo menos nos Estudos Literários aos quais estou afeiçoado.
Vc e o Eferos podem dar uma conferida nesses artigos aqui explicando pq a aplicação de hermenêutica aplicada ao Direito é meio controversa nessa de estabelecer "graus de canonicidade".




Então, por exemplo, os apêndices do SdA que falam da vinda dos Istari falam deles enquanto Istari propriamente ditos e não como maiar antes de se encarnarem nas formas fanar com que foram enviados pelos valar na Terceira Era. Nada impede que algum deles tenha vindo com outra forma antes. Tolkien nunca disse que não havia maiar andando na Terra-média até pq eles podem fazê-lo "despidos" de forma física e, portanto, invisíveis como Tolkien disse que Olórin gostava de fazer no texto publicado no Silmarillion, o Valaquenta.


Um em português sobre os problemas do cânon ( eu gosto de usar essa forma pra diferenciá-la de cânone) é esse aqui


Eu tb discuti certos desdobramentos dessa perspectiva sobre a forma com que Tolkien lidava com as implicações do material da Terra-média como sendo "traduções" de narrativas élficas e/ou numenorianas e seus reflexos sobre a noção de "cânon" aplicada ao Legendarium aqui:


 
Última edição:
Quer aprender cinema, se inscreva em um curso
Estou bem ansioso em escrever minha análise, vai ser um prazer presenciar você com todo seu poder argumentativo reagir com "haha" aos comentários :razz:
Não houve necessidade de usar meu poder argumentativo porque não havia contra o que argumentar; nada do que eu disse tinha a menor pretensão de ser um argumento, nem tinha a estrutura vagamente semelhante a um silogismo. Assim como nada do que você escreveu até agora. Você só disse uma groselha bem genérica e citou, sem fonte, um trecho do Tolkien como quem tentasse encerrar uma mitada triunfante, mas falha.

Quando você postar sua análise final eu só darei haha se for um besteirol completo; isso nada tem a ver com ser capaz ou não de responder a ela. Torço para que seja mais bem elaborada do que seus últimos posts.

Já quanto ao poder argumentativo, você bem que poderia mostrar o seu, que ainda não vimos em ação também.
 
Em tempo:

"Não, eles comem e bebem, Sam. A Sombra que os gerou só pode zombar, não pode fazer; não coisas novas e reais por si mesma. Não acho que tenha dado vida aos orques, apenas os arruinou e perverteu; e se eles têm de viver, devem viver como as outras criaturas viventes." - Frodo, O Senhor dos Anéis

"Pois os Orques tinham vida e se multiplicavam à maneira dos Filhos de Ilúvatar; e nada que tivesse vida por si mesmo, nem a semelhança de vida, podia Melkor jamais criar desde sua rebelião no Ainulindalë antes do
Princípio: assim dizem os sábios." Da Vinda dos Elfos e do Cativeiro de Melkor, O Silmarillion

Não use mais essa frase bizarra. Considere esse esclarecimento uma cortesia da casa ainda que você tenha sujado o piso com lama impregnada nos seus sapatinhos. Pra limpar é mais fácil do que você imagina, caso tenha interesse, claro.

❤️
 
Última edição:
Não houve necessidade de usar meu poder argumentativo porque não havia contra o que argumentar; nada do que eu disse tinha a menor pretensão de ser um argumento, nem tinha a estrutura vagamente semelhante a um silogismo. Assim como nada do que você escreveu até agora. Você só disse uma groselha bem genérica e citou, sem fonte, um trecho do Tolkien como quem tentasse encerrar uma mitada triunfante, mas falha.

Quando você postar sua análise final eu só darei haha se for um besteirol completo; isso nada tem a ver com ser capaz ou não de responder a ela. Torço para que seja mais bem elaborada do que seus últimos posts.

Já quanto ao poder argumentativo, você bem que poderia mostrar o seu, que ainda não vimos em ação também.

To aqui pra mostrar nada, mas conheço bem o tipo de gente que se esconde atrás desses recursos

Em tempo:

"Não, eles comem e bebem, Sam. A Sombra que os gerou só pode zombar, não pode fazer; não coisas novas e reais por si mesma. Não acho que tenha dado vida aos orques, apenas os arruinou e perverteu; e se eles têm de viver, devem viver como as outras criaturas viventes." - Frodo, O Senhor dos Anéis

"Pois os Orques tinham vida e se multiplicavam à maneira dos Filhos de Ilúvatar; e nada que tivesse vida por si mesmo, nem a semelhança de vida, podia Melkor jamais criar desde sua rebelião no Ainulindalë antes do
Princípio: assim dizem os sábios." Da Vinda dos Elfos e do Cativeiro de Melkor, O Silmarillion

Não use mais essa frase bizarra. Considere esse esclarecimento uma cortesia da casa ainda que você tenha sujado o piso com lama impregnada nos seus sapatinhos. Pra limpar é mais fácil do que você imagina.

❤️

Eu a uso até porque corrobora meu ponto e minha opinião
Visivelmente sua visão de sujar e impregnar estão completamente desajustadas, fãs de espadinhas e dragões, nunca de Tolkien
Quando que Gandalf o Negro abandonou a sabedoria pela loucura
 
To aqui pra mostrar nada
:joinha: Também conheço seu tipo. Chega montando banca, estufa o peito e sai vomitando por aí que todo mundo é analfabeto, ignorante, pouco afeito aos livros, com o imaginário corrompido :blabla: Deve ter lido Tolkien em excesso e agora se acha um elfo de verdade. Pelo menos agora você já me avisou pra não esperar nada. De onde menos se espera é de onde não sai nada mesmo.
 
Gostei muito da produção do 3º episódio. Está lindo. O Roteiro dessa série me incomoda um pouco, tenho sempre a sensação que se discutirmos por aqui 3 dias, Conseguimos fazer melhor. Mas, como Erú limitou nossa criatividade a meros comentários no Valinor, cá estamos. Boto fé que seja um azul esse estranho e o Halbrand tem tudo pra ser um dos portadores dos anéis dos homens/ Bruxo de Angmar.
 
:joinha: Também conheço seu tipo. Chega montando banca, estufa o peito e sai vomitando por aí que todo mundo é analfabeto, ignorante, pouco afeito aos livros, com o imaginário corrompido :blabla: Deve ter lido Tolkien em excesso e agora se acha um elfo de verdade. Pelo menos agora você já me avisou pra não esperar nada. De onde menos se espera é de onde não sai nada mesmo.

Quanto sentimento poxa own
Colocou muitas palavras na minha boca
E vou além, não é só o imaginário corrompido, mas a incapacidade de conexão com nada que seja transcendente, pelo contrário, sentem aversão
Dar nota 10 pra uma série completamente anacrônica com enredo de filme da Disney/Harry Potter

Edit.: Eu sei muito bem que o titio Bezos fez o pix pra vocês dois defenderem a série
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo