Taverneiro
Old school
De novo essa discussão? A cada edição do D&D ela aparece. Vou me reservar ao direito de dar meus pitacos:
D&D 4E tem sim apelo de proveniente de jogos como WoW. Mas nao vejo isso como defeito, afinal é isso que a nova geração pede. Você pode construir tramas com qualquer jogo, sim. A riqueza narrativa/interpretativa depende 80% de quem joga, sim. Mas por Tutatis nao ignorem o fato de que por si só enfoca o aspecto estratégico.
Eu jogo D&D e não ignoro isso, pois é essa a forma que o jogo foi projetado até mesmo para a evolução do personagem! Ignorar isso, para mim, é estranho demais. Quando jogo D&D eu quero descer nas masmorras e descer a laje!
Quando jogo Falkenstein quero interpretar nobres ingleses, pilotar maquinas a vapor nas ruas de Londres perseguindo malfeitores e ao fim do dia traçar donzelas ifluentes e abastadas.
Pois são essas as naturezas de cada jogo. Voce pode adaptar parcialmente seu estilo a elas, mas nao arranca-las completamente.
Quem acha que regras para interpretação força o jogador a tomar uma atitude apenas para ganhar pontos em habilidades é porque nao entendeu (ou desconhece) a natureza do jogo, então faz muito bem de não joga-los.
D&D 4E tem sim apelo de proveniente de jogos como WoW. Mas nao vejo isso como defeito, afinal é isso que a nova geração pede. Você pode construir tramas com qualquer jogo, sim. A riqueza narrativa/interpretativa depende 80% de quem joga, sim. Mas por Tutatis nao ignorem o fato de que por si só enfoca o aspecto estratégico.
Eu jogo D&D e não ignoro isso, pois é essa a forma que o jogo foi projetado até mesmo para a evolução do personagem! Ignorar isso, para mim, é estranho demais. Quando jogo D&D eu quero descer nas masmorras e descer a laje!
Quando jogo Falkenstein quero interpretar nobres ingleses, pilotar maquinas a vapor nas ruas de Londres perseguindo malfeitores e ao fim do dia traçar donzelas ifluentes e abastadas.
Pois são essas as naturezas de cada jogo. Voce pode adaptar parcialmente seu estilo a elas, mas nao arranca-las completamente.
Quem acha que regras para interpretação força o jogador a tomar uma atitude apenas para ganhar pontos em habilidades é porque nao entendeu (ou desconhece) a natureza do jogo, então faz muito bem de não joga-los.
Última edição: