1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O que vocês estão achando?

Tópico em 'D&D 4ª Edição' iniciado por Barlach, 30 Abr 2008.

  1. Barlach

    Barlach Verde. E arqueiro

    Falando sério, o que vocês estão achando da 4e?

    Eu estou gostando. Sinto que eles sacaram quais eram os verdadeiros problemas da 3e, que o jogo tava muito complicado e que ele só funcionava em alguns níveis do jogo.

    Mas o que eu mais tô gostando é a simplicidade que o jogo tá ganhando. Sem mais regras super-complexas para grapple, trip e outros. O jogo era quase um GURPS da vida. Agora parece que eles estão mais preocupados com a jogabilidade que com a realidade do jogo. A maior prova disso são os poderes por encontro, um conceito bem abstrato, mas que funciona muito bem.
     
  2. Elda King

    Elda King Senhor do passado e do futuro

    Eu estou gostando da figura geral. Parece mais coeso, o cenário está mais interessante, simplificaram algumas coisas, adicionaram elementos interessantes, e mudaram algumas das coisas que eu achava mais importantes (como o sistema de magias diárias e os saves). Mas tem suas desvantagens...
    O que eu não gostei: dragonborn, visual dos tiefling, poderes do paladino (healing smite? oh, no!), saída do bardo, "facilidade" da magia (magias deviam pelo menos cansar o mago), itens mágicos, níveis épicos, tipos de armadura, mais foco para combates, healing surges, categorias de monstros (comum, elite e solo), papéis de personagens (stryker, defender, controller, leader), poderes bizarros (alguns de guerreiro que ficaram exagerados demais, por exemplo), D&D Insider, mudanças em FR, arzinho leve de MMORPG*.
    O que eu gostei: nova cosmologia, novo panteão, eladrin, tiefling, warlord, warlock, resistências passivas, perícias, poderes para todas as classes, rituais, caminhos exemplares, pontos de luz, alguns novos monstros, mecânica mais geral, magias "ilimitadas", hit points, raças mais efetivas, fontes de poder, simplificação das magias, mais cenários e menos regras, sistema de encontros, simplificação dos monstros, saída do monge, caminhos exemplares/destinos épicos, prerequisitos mais simples, fim do ajuste de nível.
    * por isso eu entendo os slots de itens mágicos, papéis das classes, nível de poder, monstros elite, descansos curtos para recarregar poderes, caminho exemplar "especializante", complementos para cada tipo de magia, poderes muito absurdos/mal conceituados, pontos de ação, second wind, tipos de armadura, auras, etc. Não necessariamente atrapalha o jogo, alguns elementos são até positivos, e outros já estavam presentes. Mas descaracteriza um pouco...
     
  3. Barlach

    Barlach Verde. E arqueiro

    As magias ilimitadas é uma das melhores mudanças.

    A pior coisa da 3,5 era o mago nos primeiros níveis, que lançava dois mísseis mágicos e já tinha que descansar. Pô, dormir 8 horas pra lutar 12 segundos era muito chato.
     
  4. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Best game ever, IMO.

    A única coisa que eu não gostei foi das mudanças em Forgotten Realms. Tirando isso, o jogo melhorou em todos os aspectos. Ok, várias coisas do D&DI são inúteis, mas não atrapalham o jogo.
     
  5. KADU

    KADU Estão vendo esta caneta?

    Forgotten também me preocupa, o cenário tem muita história para sofrer um alteração tão grande. De resto estou gostando bastante, as mudanças vão beneficiar princiapalmente os mestres pois esta ficando mais dinamico e voce não vai precisar ficar com 4 livros abertos durante os combates.
     
  6. Elda King

    Elda King Senhor do passado e do futuro

    Nem era tanto esse problema. O problema é que as magias dele simplesmente acabavam. Ele usava duas magias e depois deixava de ser um mago para atacar com uma besta. Ele não tinha energia para lançar uma magia de nível 0 que fosse, mas fora isso estava tão bem quanto antes. Não adiantava nem ele preparar mais magias, porque ele tinha que descansar oito horas ininterruptas (nada de turnos de guarda) para ganhar magias.
    Agora, pelo menos as magias não acabam, o que faz mais sentido, e o "descanso curto" também.

    E o jogo pode não ter melhorado em todos os aspectos, mas melhorou assim mesmo. Todos aguardamos ansiosamente o Novo Testamento.
     
  7. Deriel

    Deriel Administrador

    Por enquanto eu tenho gostado as novidades. Mas ainda estou por demais curioso com m algumas coisas que não estão bem explicadas: o sistema de magias e o multiclasse.

    Mas com certeza logo sai mais coisas sobre ambos.
     
  8. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    O sistema de multiclasse já tem preview no site da Wizards.

    Pra quem não tem login do D&DI, cito aqui:

    Só não colei aqui a tabela dos multiclassing feats.

    O sistema de magia é que não tem mais sistema de magia. Tem rituais que levam tempo para serem executados (no mínimo 10 minutos) e poderes de uso at will, per encounter e once a day, que nem todas as classes. A diferença é a power source, que é arcane (os poderes se chamam spells) ou divine (os poderes se chamam prayers).
     
  9. Deriel

    Deriel Administrador

    Tudo isso eu sei, oras bolas. Mas ainda faltam os detalhes: qualquer magia pode ser usada at will? Você vai aumentar seus slots de at will /per encounter/per day subindo de nível? Você vai selecionar no começo do dia ou vai ser mais como o sorcerer? Qualquer magia pode ser usada em qualquer slot? Quais as limitações?

    Tem muito espaço em branco ainda. Muito mesmo.
     
  10. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    A princípio não. Alguns exemplos de magias at will: Ghost sound, magic missile, light e mage hand.

    Sim.

    Essa é a pergunta de ouro. Ainda se sabe muito pouco sobre avanço de nível em relação às classes dos power sources arcane e divine. Pelo que eu entendi, a coisa vai funcionar mais ou menos assim: Pra lançar as magias, tu vai utilizar os chamados implements, que são: staff, wand, orb (não confirmado, até onde eu sei) e tome. As magias que tu lança usando o tome tu seleciona como se fosse wizard. De resto é tipo sorcerer. Mas isso ainda é especulação.

    A princípio, em níveis mais altos, powers per encounter podem se tornar at will ou algo do tipo.
     
  11. Elda King

    Elda King Senhor do passado e do futuro

    Mas não esses. Cada magia é de um tipo, então só magias como Luz, Mão do Mago e Mísseis Mágicos são at will. Você aprende novos poderes at will/per encounter/per day com cada nível de acordo com uma tabela; cada nível tem os seus poderes; em níveis altos, você pode trocar seus poderes de níveis baixos por outros. Você pode usar quantos poderes quiser, mas cada um segundo suas próprias limitações (quantos per encounter quiser na mesma luta, mas só um de cada). O Mago escolhe e prepara poderes diários (e pode mudar quando quiser, se já não tiver usado, apenas descansando 5 minutos), mas só ele. As limitações são a "freqüência" do poder, a ação necessária (minor, standart, move), se precisa de um implemento (símbolo divino, orbe, tomo, cajado, varinha, etc), e eventualmente aqueles mais individuais de cada magia.

    Os mistérios são o sistema exato dos rituais, por exemplo. Eles terão nível, prerequisitos de perícias, vai ser necessário fazer testes, componentes materiais, locais específicos, talentos? Ou então quais vão ser os poderes de nível alto do guerreiro (será que precisamos temer golpes estilo anime com espadas soltando rajadas de energia? ou super-heróis dando golpes que atiram oponentes a vinte metros de distância?).
     
  12. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Isso, isso. Eu me confundi.

    Pelo que eu andei lendo no forum do ENWorld, precisa de um feat (que os wizards e clerics ganham no lvl1), componentes materiais e talvez outros, tipo o local, que tu mencionou, além de outros, podendo ir até alinhamento planetário (Cthulhu FTW!).

    No epic tier, provavelmente. Mas como os epic destinies provavelmente não serão obrigatórios como os paragon paths, isso poderá ser evitado por aqueles que não curtem.
     
  13. Elminster

    Elminster Usuário

    Poxa, não acredito que Mystra morreu, assassinada por Cyric (ainda bem que ele tá preso hehe). Ela dava uma boa divindade (apesar da minha idolatria por Selûne QUE NÃO MORREU!!!! :) mas absorveu parte ou algum deus que não me lembro).Um cara na comunidade de FR no orkut até que disse uma coisa bem inteligente. De que mataram Mystra para adequarem as novas regras de magia. Além disso tem algumas mudanças que eu achei ruins sobre Elminster e Drizzt.me parece que os "magos da Wizard" estão instaurando uma espécie de "adaptação esquemática" no cenário para se adequar ás novas regras. PS: Consertem o sistema que organiza os trechos! pra mim o post tá vindo tudo junto!
     
  14. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    A Mystra já morreu um bilhão de vezes... nem sei porque tu ainda fica chocado hehehe
     
  15. Barlach

    Barlach Verde. E arqueiro

    O esquema de rituais parece ser bem foda mesmo.

    Você abre possibilidades pra coisas muito locas. Grandes rituais por algum mago foda que os jogadores tem que ajudar ou então uma busca or ingredientes especiais para os rituais.

    Meio parecido com aquele esquema de magias épicas. Só que melhor, já que agora não em que gastar XP pra mais nada.

    Me lembra um poucos WtA.
     
  16. Elda King

    Elda King Senhor do passado e do futuro

    Os rituais são uma das partes mais legais da 4ª Edição. Agora, um mago que aprenda magias mais utilitárias não vai ficar em desvantagem na hora da luta. Muitas magias fazem bem mais sentido enquanto rituais complexos (eu torço para ser necessário algum tipo de teste, nem que seja para determinar o poder do efeito) do que como magias comuns com componentes materiais caros. E agora vilões não-necromantes tem porque sacrificar pessoas em rituais sombrios... Mas eu queria saber como serão aprendidos os rituais: por níveis, comprando feats, ou só na base do roleplay.
    Outra coisa que eu queria saber é se os magos vão continuar a ter magias ilimitadas na base de pergaminhos (mudou de nível, vai para a cidade e compra pergaminhos de todas as magias que consegue lançar). Agora vai ser x magias por nível e acabou?
     
  17. Barlach

    Barlach Verde. E arqueiro

    Eu imagino que você aprenda o ritual gastando os gps no livro.

    Mais ou menos como escrever magias no livro do mago. Ganha uns de graça e se quiser mais tem que pagar o preço. Acho uma solução elegante.
     
  18. Alpharaz

    Alpharaz Usuário

    Deve ser a terceira vez que a Mystra morre.

    O que houve de tão ruim com o Drizzt?
    _

    A propósito, não se se vocês já viram, ou se alguém já postou por aqui (mesmo porque já faz algum tempo), mas o pessoal da ENWolrd fez o que eles chamaram de "PHB Lite", tipo um PHB com as regras que eles já têm alguma certezazinha.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  19. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Alpharaz, postei sim, tá até no tópico fixo heheeh
     
  20. Alpharaz

    Alpharaz Usuário

    wtf. Esse tópico não tava ali mais cedo.

    Preciso parar com essa coisa de postar de madrugada.
     

Compartilhar