• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se Saruman obtivesse o Um Anel?

O Um Anel reconhece apenas um Senhor, Sauron.
Nas mãos de qualquer outro ser ele tomaria uma forma inesperada de agir, podendo, como dito por Tolkien, através das mãos bondosas de Ólorin levar ao mal. Sendo assim, poderia ele através das mãos ambiciosas de Curumo buscar Poder, porém este poder entraria em conflito com o Mestre do Um Anel, ainda ativo devido ao fracasso da demanda (pois ela teria falhado se Saruman se apossasse do Um Anel).
Este conflito como aqui ressaltado poderia dar tempo para que a demanda fosse recomposta e novos planos feitos, mas a astúcia de Curumo poderia levar a novos rumos, pois assim como Sauron era efetivamente maior na Segunda Era do que fora Melkor na Primeira[HoME X], Saruman na Terceira Era poderia erguer-se como um novo Senhor do Escuro, com astúcia e malícia renovadas.
Desta forma poderia ele aproveitar-se da debilidade de Sauron e erguer-se só, só e pronto para espalhar as trevas em Endor, e dominar os povos livres.
Saruman desiquilibraria as forças de resistência destruindo Rohan, e posteriormente buscando pelos três anéis élficos, vindo a destruir com suas hostes de Uruk-hai até mesmo Gondor, pois esta não receberia reforços, sendo assim poderia seu Poder (após estar livre da disputa contra Sauron e os povos mais fortes) sublevar Erebor e Esgaroth, chegando a agora indefesa Imladris, e assim concretizaria a dominação de Endor. Obviamente surgiriam novas resistências, e com isso um novo desenrolar da história, com novos heróis, mas isso cabe a nossa imaginação.

Abraços.
 
Uma coisa que não entendi é: se Saruman pudesse realmente usar o Anel e com isso conseguir um poder tão grande a ponto de enfrantar Sauron, qual o motivo de Sauron se aliar à Saruman sabendo dessa hipótese?

Eu ainda acredito que apesar de Saruman ter um profundo conhecimento sobre o Anel, ele não teria capacidade de ter controle total sobre o poder contido no Anel, até porque seu criador é Sauron e o Anel só poderia ser plenamente usado pelo seu criador.

Se estiver errado, me dêem alguma dica de texto mais específico sobre o tema.
 
Sauron se aliou a Saruman simplesmente para usá-lo. Ele era para Sauron um instrumento poderoso que o ajudaria a alcançar seus objetivos, porém, quando esses fossem alcançados, das duas uma: Ou Saruman se tornaria um servo de Sauron, ou ele seria descartado, caso Sauron o percebesse como ameaça.
 
Sauron sabia que Saruman não conseguiria controle total sobre o Um. Seria um empecilho, havareia uma disputa entre eles mas o Um na hora H voltaria para o seu Senhor.

Tolkien memso diz que apenas Gandalf APÓS voltar como O Branco (ou seja, num fána) teria ALGUMA chance!

Logo Sauron usou essa ambição de Saruman (tornar-se o Senhor do Anel) para atraí-lo e usa-lo em seus propósitos malignos (acabar com Rohan e enfraquecer Gondor).
 
Saruman usaria sim o Um se tivesse essa força de vontade para controlá-lo, mas ele não tem, ele não passa de um fantoche na mão de Sauron e, com certesa entregaria o Anel a ele..
 
Eu discordo, é claro que o Um só obedece ao seu mestre, Sauron, pois são um só.Mas, a partir dele, surgiria um novo senhor dos aneis, e ate mesmo Sauron estava com medo de tanto ele, quanto Gandalf, acharem o anel, pois aí ele seria derrotado. Tanto que ele adiantou a investida à Gondor, pois pensava que iriam usa o um em vez de destruí-lo (que era uma opção que nunca foi ponderada por Sauron).Esse medo de usarem o anel foi explícita em vários momentos do sda.
Até mesmo Galadriel se tonaria uma rainha bela e má.
 
Saruman poderia até usar o Anel, mas não o vejo como o novo Senhor dos Anéis, ele com certeza usaria o poder do Anel, mas não completamente (lembrem que qualquer um usa o Anel, desaparecendo no caso de Frodo).
Ele dominaria Rohan e tentaria derrotar até mesmo Sauron, pois ele desejava ser o que Sauron era, poderia finjir estar ao lado de Sauron, mas no último momento ele se revelaria, tal como Sauron com os artífices élficos, aí ou Sauron ganharia e recuperaria o Anel (não acho que isto ocorreria), ou o Anel trairia Saruman tanto quanto Isildur. Não se esqueçam o Anel desejava voltar para Sauron, e vejo que a tentação que Anel provocou em Galadriel apenas é um sinal de que mais cedo ou tarde, o Anel retornaria para Sauron.
Saruman fez um anel para si não? O que ele faria com ele, ou para que serviria o anel de Saruman?
Onde estaria os Povos Livres? Massacrados, mortos até a última criança, ou usados como escravos, a menos que os Valar intervissem, mas isso já é outro assunto.
Bom é isso que eu acho.
 
Na minha opinião, Saruman ficaria louco. Ele já estava perdendo o controle da situação antes mesmo de descobrir que seus orcs haviam sido mortos e que o anel estava longe de suas mãos. Sinceramente, não acho que ele teria capacidade de controlar o Um mesmo sendo o erudito que era. Pra mim, ele não passava de um doido com pinta de nerd... rsrs
 
Xiiiiiiiiiiii iria virar Brasil! =x
É ou algo pior, se bem que o Brasil se parece mais como Beleriand: Um lugar lindo com tudo do bom e do melhor, mas que graças a um ou dois (leia-se Melkor e Fëanor) foi destruido, esperamos que nosso Melkor e nossos "Fëanores" não acabem com nosso país.
Embora Melkor tivesse todos os dedos.
 
É ou algo pior, se bem que o Brasil se parece mais como Beleriand: Um lugar lindo com tudo do bom e do melhor, mas que graças a um ou dois (leia-se Melkor e Fëanor) foi destruido, esperamos que nosso Melkor e nossos "Fëanores" não acabem com nosso país.
Embora Melkor tivesse todos os dedos.
Nossa, gostei dessa interpretação do Brasil.

Mas voltando ao Saruman. Como a maioria disse, não acho que ele conseguiria domirar ou usar o Um com total poder, porque o Um só exercia esse poder junto ao seu Mestre. Se Saruman conseguisse, o Um não usaria nem a metade de seu potencial destrutivo.
 
Bem, partindo do pressuposto que Gandalf poderia controlar o Um, creio que Saruman teria grandes chances de fazê-lo (porém não sem ser dominado por ele) e usufruir de grande parte de seus poderes. Acho que levaria mais tempo (ou menos, talvez, se contarmos que ele é uma criatura vil e gananciosa) para ele ser dominado pelo Um, entretanto isso acabaria acontecendo. Desse modo, creio que ele poderia chegar até a desafiar Sauron em poder, mas logo seria rechaçado pelo exército do Senhor dos Escuro (isso se Saruman não conseguisse controlar os orcs de Mordor) e Sauron obteria assim o Anel das mãos do Mago, o que acarretaria, de um jeito ou de outro, no aumento do poder de Sauron e, assim, seu domínio da Terra-média.
 
Isso só demonstra que de uma forma ou de outra Sauron teria o Anel e que tudo acabaria da mesma forma, Sauron vencendo e sendo o Senhor Absoluto da Terra-Média. Saruman sendo derrotado pelo poder de Sauron ou pelo próprio Anel (o que convenhamos não faz muita diferença). E os Povos bem no meio da luta sendo derrotados, menos os elfos que sempre podem "Fugir" quando a coisa aperta.
Mas sério, alguém aí sabe o que faz o anel do Saruman.
Que bom que o Anel não foi pego pelo Saruman, seria pior do que ser pego pelo próprio Sauron, veja que se fosse só Sauron todos seriam dominados e pronto, se fosse com Saruman seria quase uma disputa EUA X URSS e o mundo no meio (já notaram a semelhança do Saruman de PJ com o Tio Sam).
 
Isso que você falou, Istimo, de Isengard x Mordor com o mundo no meio, faz sentido, porém creio que a coisa não seria tão dramática assim. Saruman estaria pouco se lixando pra Gondor, Rohan, Lórien, e Sauron daria pouca atenção aos Povos Livres, tendo um inimigo de grande poder e exército lutando contra ele. Os orcs de ambos os "Senhores do Escuro" lutariam com afinco contra seus inimigos até o fim, e Gondor, Rohan, etc. não ficarian de braços cruzados só rezando para que as coisas acabassem bem. Creio que se fortificariam e expulsariam os orcs de suas terras, e criariam alianças, assim como também se armariam bem, para que quando um dos lados tombassem eles pudessem guerrear com o debilitado lado vencedor. Isso se até o momento nem Sauron nem Saruman tivesse atacado os reinos, porquê caso tivessem, aí esses entrariam em guerra aberta contra os dois "lados negros". No fim, caso Saruman detesse o Anel e Sauron não conseguisse pôr as mãos nele, a vitória seria dos Povos Livres de Arda. Assim creio.
 
Última edição:
Não disse que os dois iriam lutar contra os Povos (você me entendeu mal ;)) e realmente o que você fala pode ter acontecido, pois se os Povos Livres conseguiram uma vez eles conseguiriam novamente, embora com força muito reduzida.
O que eu tentei dizer é que bom Rohan e Gondor ficam bem no meio de Isengard e Mordor então um ou outro ia ser atacado (muito possível que os dois) e eles se sombra de dúvida lutariam contra os dois ao princípio, mas cedo ou tarde eles seriam separados, neste caso dependendo da forma como os dois "Senhores do Escuro" iriam agir um dos dois realmente ia cair e talvez um dos Povos Livres tentaria derrotar o vencedor. Mas aí se for Sauron, ele recuperaria o Anel e já seria tarde demais, sabe os velhos tempos passaram e os Povos Livres não eram tão fortes. Se fosse Saruman, os Povos Livres com a ajuda de Gandalf ganharia, até porque Saruman não era tão forte como no início, bom se ele conseguisse o Anel digamos quando Frodo fosse capturado em Amon Hen, quando Gandalf fosse mandado de volta como o Branco ele poderia ser mais forte que Saruman (já o era sem o Anel), a questão é quando do poder do Anel poderia ser usado, quanto poder o Anel teria, e se sauron derrotado e o Anel continuando, Sauron seria novamente um espírito e poderia mais cedo ou tarde voltar e tudo iria começar, até que outra Guerra do Anel começa e vez por vez os Povos Livres seriam derrotados. Gandalf voltando e derrotando Saruman (não sei, acho que é possível), seria uma questão de gandalf resistir ao Anel e ou alguém ficaria com ele ou o destruiriam, mas o Anel não é tão facilmente destruído e ninguém que o segurasse teria coragem para destruir (somente Bilbo conseguiu deixar o Anel). E se mantesse o Anel (não acho que Gandalf fosse tão burro para deixar ele continuar), acho que Sauron poderia voltar, e mesmo que não alguém iria fazer a vontade do Anel.
Isso só prova o que Gandalf diz que a única escolha era destruir o Anel.
Espero que não tenha ficado confuso, mas é sempre bom discutir (amigavelmente sempre) esse assunto.
 
O engraçado na história dos portadores do anel é que, todos que o usaram não eram de fato, maus.É claro que Isildur era ganancioso, e Sméagol tinha uma personalidade bastante contestável, mas, maus mesmo, ninguém fora.
Mas Saruman, com o tempo, maquinou tantas coisas ruins, que se tornara mau de coração, além de orgulhoso e falso.Então não se saberia realmente o efeito negativo que o anel o causaria, assim como causou nos outros, que eram bons.
O que aconteceria se ele caísse nas mãos de uma pessoa má?Não se pode afirmar...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo