1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

E se Saruman obtivesse o Um Anel?

Tópico em 'E Se...?' iniciado por rafael_ganryu, 7 Fev 2006.

  1. Que Saruman pretendia por as mãos no Um, isso é sabido, mas o que ele faria quando o tivesse em seu poder?

    Seria terrível se Gandalf se apossasse do Um, mas acredito que terrivelmente igual seria com Saruman, ou ainda pior, pos seu coração já estava corrompido pela escuridão.

    Conseguiria ele controlar o Um?
    Ele devolveria a seu mestre em troca de poder?
    Usaria-o em suas próprias ambições?

    O que faria Saruman? :think:
     
  2. Falassion

    Falassion Usuário

    Re: E Se Saruman pegasse o Um Anel?

    Não acredito que Saruman devolveria pois, de posse do Anel, dificilmente alguém se declinaria à ofertá-lo à alguém, mesmo este sendo seu "chefe".

    Enfim, ele usaria para si mesmo, para ter poder etc. e tal.
     
  3. Bagrong

    Bagrong RaG

    Re: E Se Saruman pegasse o Um Anel?

    Eu imagino para este caso duas possibilidades:

    1) Saruman conhece profundamente o funcionamento dos anéis, ele estudou muito sobre isso. Provavelmente ele saberia que somento Sauron poderia usar O Anel e ter controle absoluto por ele, assim ele entregaria para Sauron e não acho que seria recompensado, ele seria jogado de lado ou assassinado.

    2)Saruman tentaria usar O Anel sozinho. Não creio que ele conseguiria usar esse artefato em seu proveito, mas acho que se tornaria uma poderosa máquina de guerra, provavelmente controlado pelo Anel e, conseqüentemente, por Sauron. Imagino que nesse opção O Anel acabaria indo parar nas mãos de seu mestre mesmo.

    Temos de levar em conta que Sauron não é burro e não aceitaria Saruman como aliado se não tivesse um mínimo de garantia de que teria O Anel para si de qualquer forma. Ele não iria mandar Saruman atrás do Anel se achasse que Saruman poderia ficar com ele e usá-lo em seu proveito.

    A questão é ver o que faria Saruman, sobre que plano ele agiria, pois ele também não é burro e não ia se deixar enganar tão fácil.
     
    Última edição: 7 Fev 2006
  4. Re: E Se Saruman pegasse o Um Anel?

    Eu acredito que ele tentaria usa-lo e talvez até ir contra Mordor (talvez numa aliança falsa com os povos livres, para depois trai-los também) :jive:
     
  5. N'liärien

    N'liärien Banned

    Re: E Se Saruman pegasse o Um Anel?

    Colegas, deixem eu ser presunsoço/pedante e dizer: essa é fácil!

    Saruman iria agir mais ou menos como Gandalf, de tomasse o Anel.
    E Tolkien diz o que Gandalf faria. Carta nº 246.

    Assim: Saruman conseguiria dominar o Anel; os nazgûl o obedeceriam, com novo Senhor do Escuro; seus exércitos de "uruks" faria frente às tropas de orcs...
     
  6. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Re: E Se Saruman pegasse o Um Anel?

    Saruman se tornaria o novo Sauron. É dito em uma das cartas que para Sauron tanto fazia se o anel fosse destruído ou dado ao Saruman. E o mesmo aconteceria com Galadriel e Gandalf, mas esses tiveram a sabedoria (e, digamos, certo caráter) para recusar o anel.
     
  7. N'liärien

    N'liärien Banned

    Re: E Se Saruman pegasse o Um Anel?

    Haran, faço só um reparo ao seu post, acima: quando vc diz q seria "o mesmo" para Galadriel e Gandalf".

    Bem, na Carta 246, Tolkien diz q apenas Gandalf seria capaz de derrotar Sauron, num combate um-a-um. Bem, já que Saruman de Gandalf eram da mesma ordem, taçvez "o mesmo" servisse para eles dois.

    Mas para Galadriel, não! Tolkien diz q ela ñ era capaz de enfrentar sozinha Sauron; assim, Tolkien afirma q ela "provavelmente" organizaria um exército e só então iria enfrentar Sauron.

    Não é "o mesmo", colega.

    Abraços.
     
  8. Flamner

    Flamner Usuário

    Re: E Se Saruman pegasse o Um Anel?

    Na verdade,concordo com a hipotese de Saruman se tornar o novo senhor dos naeis, pois ele nunca iria entregar o anel a Sauron, e deveria ter poder suficiente para controlar o Um.
    Ja o que foi comentado, tambem acho que Galadriel nao seria capa de usar o Um, pois mesmo tendo passado no seu teste, na parte do espelho de Galadriel, eu acho que ela acabaria sucumbindo a vontade de Sauron.
    Lembrem-se que ate mesmo Gandalf tinha medo de usar o anel, pois tinha duvidas sobre o controle que ele teria sobre si.
     
  9. N'liärien

    N'liärien Banned

    Re: E Se Saruman pegasse o Um Anel?

    Mas Flammer, há uma coisa q alguns ñ estão entendendo bem. Vc disse:

    Ora, Tolkien nunca diz q aquele q usa o Um se renderá a Sauron. Não é isto. É exatamente o oposto: quem se apodera do Um, desejará ser o Senhor dos Anéis e nunca entregará, de livre vontade, o anel a Sauron!...
    É perciso prestarmos atenção a isto.

    Assim, Galadriel ñ entregaria o Um anel, por estar sob o controle dele; o Anel estaria "satisfeito" em estar nas mãos de uma nova e poderosa Senhora.
     
  10. Oropher

    Oropher Hmm... oi?

    Re: E Se Saruman pegasse o Um Anel?

    Bom, Saruman provavelmente tinha o poder para controlar o Anel. Assim, possuindo o Anel ele poderia fazer o que quisesse. Os nazgul o obedeceriam, e ele se tornaria mais poderoso do que nunca, mais que Sauron (apesar deste ter aprendido muito com Melkor), que estava muito enfraquecido.

    Os orcs de Mordor não obedeciam À Sauron, eles o faziam por medo, e por falta de vontade própria. Portanto, se surgisse alguém com um poder de comando tão grande quanto o de Saruman com o Anel, eles poderiam muito bem obedece-lo.

    Saruman NUNCA entregaria o Anel a Sauron, e nem tinha motivos. Nunca serviu ou foi aliado de ninguém, nem dos Povos Livres, nem do Senhor do Escuro. Ele fingia essas alianças, enquanto lhe fosse proveitoso. Sauron sabia que o devia considerar um inimigo, mas, por ora, garantiu uma "ajudazinha" no Oeste. Como nos diz os Contos Inacabados, Sauron temeu que Saruman estivesse mais perto do Anel, e mandou os Nazgul sem nenhum disfarce à procura do Condado. E ai começou a Guerra do Anel.

    Assim, se Saruman conseguisse o Anel, entraria na Guerra com um poder inimaginável, e venceria, quase com certeza. E um novo Reino de Escuridão cubriria a Terra-Média.
     
  11. Shantideva

    Shantideva Adoro elfos ruivos!

    Re: E Se Saruman pegasse o Um Anel?

    Acho que o Flamner quis dizer isso no sentido de que mais cedo ou mais tarde, o Um dominaria a mente de seu portador, fora claro, aquele portador que fosse mais poderoso que o verdadeiro Senhor dos Aneis(no caso um Vala ou um Maia mais poderoso que Sauron). Além do mais acredito que Galadriel JAMAIS conseguiria ter controle sobre o um, e o anel só estaria satisfeito quando estivesse na mão de seu verdadeiro dono.
     
  12. Proview

    Proview Go

    Re: E Se Saruman pegasse o Um Anel?

    Tolkien mesmo fala que nem Galadriel ou Elrond poderiam ter controle total sobre o Um anel. O que Galadriel teve foi um tipo de "delírio de grandeza" causado pelo próprio Um (era dessa forma que ele corrompia, fazendo o [possível] portador ter visões de grandeza).

    Como Shantideva e outros disseram só alguém que fosse capaz de disputar com Sauron poderia dominar o Um anel. Isso daria a possibilidade de Gandalf ou Saruman conseguirem esse feito, mas nem eles iriam conseguir com certeza (principalmente Saruman, pois estava vestindo hröa).
     
  13. Statues Argonath

    Statues Argonath Fractus Exitus Rapitus

    Re: E Se Saruman pegasse o Um Anel?

    Sem dizer que o Anel tinha um poder 'Maléfico' e quem o usasse ficaria exposto a esse mal e poderia muito bem ir para o lado negro... Teoricamente Sauron já era mal o suficiente para ser corrompido pelo anel sem dizer que por ele criado o anel não iria querer 'Fugir' para encontrar outro dono... Talvez até mesmo se um Vala usasse o Um Anel ele seria afetado :think:, talvez o anel manipulasse sua mente e o fizesse mal...

    E com certeza Saruman com o Um iria ir ainda 'Mais' para o lado do mal e definitivamente não conseguiria dorminar o Anel e logo logo Sauron iria conseguir por as mãos nele... Gandalf também não tenho dúvidas, mas quem sabe este não fosse para o lado do mal e apenas ficasse louco ou morresse pela manipulação do Anel.......
     
  14. Proview

    Proview Go

    Re: E Se Saruman pegasse o Um Anel?

    Os Valar não seriam afetados por serem muito mais poderosos que Sauron.

    Gandalf agiria como um tirano, sempre achando que faria o "bem", mas o "bem" de seu próprio ponto de vista e nenhum outro.

    Um trecho da carta 246:
    "Confrontação com Sauron sozinho, sem ajuda, cara a cara não era considerada. Pode-se imaginar a cena em que Gandalf, digamos, fosse colocado em tal posição. Seria um equilíbrio delicado. Em um lado a verdadeira submissão do Anel à Sauron; no outro força superior porque Sauron não estava de fato de posse, e talvez também porque ele estivesse mais fraco pela longa corrupção e despêndio de vontade dominando inferiores. Se Gandalf fosse o vencedor, o resultado teria sido para Sauron igual à destruição do Anel; este teria sido destruído para ele, levado para sempre dele. Mas o Anel e todos seus trabalhos teriam resistido. Este teria sido o mestre no final.
    Gandalf como o Senhor do Anel teria sido muito pior que Sauron. Ele teria permanecido “correto”, mas correto em seu ponto de vista. Ele teria continuado a governar e ordenar coisas para o “bem”, e o benefício de seus assuntos de acordo com sua sabedoria (que era e teria permanecido grande).
    "
     
  15. Re: E Se Saruman pegasse o Um Anel?

    Então para os povos livres da TM seria talvez até pior se Saruman pegasse o Anel! Pois iriam ter que lutar contra Sauron e Saruman, e não teria mais nenhuma esperança... 8-O
     
  16. Idril

    Idril Usuário

    Re: E Se Saruman pegasse o Um Anel?

    Se Saruman pegasse o Anel, provavelmente Sauron não se uniria a ele. Daí a coisa ia ficar mais feia ainda. :think:
     
  17. Bagrong

    Bagrong RaG

    Re: E Se Saruman pegasse o Um Anel?

    Tipo, se Saruman pegasse o Anel, Sauron iria guerrear contra ele. Aí eles iriam se matar e ajudaria um pouco para os povos livres da TM. Antes dois oponentes brigando do que dois oponentes aliados, IMO.
     
  18. Hei masster!

    Mas o problema é o seguinte, os povos livres estão bem no meio da guerra, e ainda são inimigos dos dois exércitos!
    A questão ia ser qual reino cairia primeiro, e contra 2 senhor do escuro ninguem ia ter chance.... ahuuhahuauha :lol:
     
  19. Idril

    Idril Usuário

    Por isso que falei que a coisa ia ficar pior ainda. Dois senhores do mal que, além de tudo, são inimigos, pode muito bem ser pior do que ter um ou dois aliados. Os povos aliados da Terra-média sofreriam mais com conflitos por estarem no meio de tudo.

    Porém, por um lado essa briga entre Saruman e Sauron seria proveitoso, se pegarmos o ponto de vista do Bagrong. Sauron pode ficar muito ocupado em reaver o Um de Saruman e o mago se preocupar em manter o Anel em sua posse. Daí, os povos aliados podem tirar proveito da situação de diversas formas.
     
  20. Oropher

    Oropher Hmm... oi?

    Eu acho que eles não poderiam tirar proveito da situação. Com o Anel, Saruman teria dominado Rohan: um povo livre a menos. Para Sauron, o caminho mais rápido para chegar até Isengard seria pelas terras de Gondor, que sem dúvida cairia sem a ajuda dos Rohirrim.

    Lórien seria atacada por dois lados (talvez três, pois ainda haviam os orcs das Montanhas Sombrias). Resistiria corajosamente por algum tempo. Os outros povos, apesar de terem um grande valor, não poderiam resistir a uma guerra de tal tamanho. Valfenda resistiria mais que todos os outros, pois estava mais isolada, mas os elfos dali iriam embora assim que pudessem.

    Se Sauron conseguisse o Anel, Saruman não teria chance: sozinho era fraco demais contra Mordor. Se Isengard estivesse com o Anel, poderia se tornar um inimigo a altura de Mordor.

    Se tudo não tivesse acabado do jeito que acabou (com Frodo levando o Anel até as Fendas da Perdição, etc, etc), os povos livres teriam sua sentença decretada.
     

Compartilhar