• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As melhores e as piores leituras de 2021

meu top10 ficou assim (fora de ordem):

The Dangers of Smoking in Bed (Mariana Enriquez)
The Liar’s Dictionary (Eley Williams)
Broken (Jenny Lawson)
Tender is the Flesh (Agustina Bazterrica)
The Death of Jane Lawrence (Caitlin Starling)
Torto Arado (Itamar Vieira Junior)
Nightbitch (Rachel Yoder)
A Vida Invisível de Addie LaRue (V.E. Schwab)
A Outra Garota Negra (Zakiya Dalila Harris)
Mary Jane (Jessica Anya Blau)

de piores nem sei, normalmente quando um livro tá ruim demais eu largo depois dos 20%.

(eu falei dos meus favoritos lá no bró. > https://www.anica.com.br/2022/01/03/melhores-leituras-de-2021/ )
 
Tive essa impressão também. Não é um livro ruim mas o considero extremamente superestimado.
Concordo totalmente. Ainda assim, na releitura, consegui encontrar um pouco mais de valor no conteúdo que na primeira vez.

Acho que o Terron que tem falado bastante dele, não?
Não conheço! É um youtuber?

Lembrei do ano passado (ha!) eu falando mal de Os sofrimentos do jovem Werther. E mantenho o que eu disse. :lol:
Werther é complicado mesmo. Haja saco para aguentar aquele drama de novela das seis e aquela melação em cima da Carlota. Inclusive esqueci de colocar junto dos piores desse ano.
 
Não conheço! É um youtuber?


Werther é complicado mesmo. Haja saco para aguentar aquele drama de novela das seis e aquela melação em cima da Carlota. Inclusive esqueci de colocar junto dos piores desse ano.

Adoro ele ^

É eu tava conversando com o @Bruce Torres sobre Werther, e fiquei pensando se o motivo pelo qual eu adorei o livro foi por ter lido no inicio da adolescência... medo de reler hehe

(Nem sei se vai dar pra listar melhores, quem diga piores, leituras; foi um ano horrível pra leitura 😪 espero que 2022 seja melhor).
 
5 melhores
Dao Mu Bi Ji 6 (Xu Lei)
Dao Mu Bi Ji 7 (Xu Lei)
Nightfall - Flowers the other side of day (Mao Ni)
Como as Democracias Morrem (Steven Levitsky)
Dao Mu Bi Ji Qian Zhuan : Zang Hai Hua (Xu Lei)

Esse foi o ano que li muito Xu Lei :lol:

5 piores
Ozob - Vol.1: Protocolo Molotov (Leonel Caldela, Deive Pazos) - Não recomendo a ninguém ler isso
O Espadachim de Carvão (Affonso Solano) - Eu devia ter abandonado na primeira pagina, não vejo qualidade em uma historia tão chata
2001: Odisseia no Espaço (Arthur C. Clarke) - Totalmente superestimado
Exorcismo (Thomas B. Allen) - o livro não é ruim, mas esperei algo que o livro não tinha
A Peste (Albert Camus) - Totalmente superestimado
 
Última edição:
5 piores
Ozob - Vol.1: Protocolo Molotov (Leonel Caldela, Deive Pazos) - Não recomendo a ninguém ler isso
O Espadachim de Carvão (Affonso Solano) - Eu devia ter abandonado na primeira pagina, não vejo qualidade em uma historia tão chata
2001: Odisseia no Espaço (Arthur C. Clarke) - Totalmente superestimado
A Peste (Albert Camus) - Totalmente superestimado

A pessoa colocando Solano e Caldela junto com Clarke e Camus tá pedindo briga. >:(
 
No meu entender, a ideia desse tópico não é dizer que o livro é ruim, mas que pra mim não serviu. E isso pode ter vários motivos.

Por exemplo, eu coloquei As Cidades Invisíveis na minha lista, mas não coloquei os livros da saga Witcher.
Isso significa que o Calvino escreve pior que o Sapkowski? De forma alguma. O polonês é bem fraquinho.
Mas o que eu esperava lendo The Witcher? Só entretenimento, simples e fácil. E isso ele me correspondeu, mesmo com as várias escorregadas que ele deu.
Agora, e com o Calvino? Já havia lido outras coisas dele e algumas eu gostei bastante. Cidades Invisíveis é um clássico tido por muitos como o seu melhor trabalho. Fui ler com a expectativa lá em cima, e não correspondeu.

Isso não quer dizer que The Witcher seja melhor que Cidades Invisíveis. A escrita do Calvino é infinitamente superior. Mas a mim, nesse momento, The Witcher foi uma leitura muito mais agradável e que correspondeu mais ao que eu esperava dela e ao que eu buscava naquele momento.

Não que um livro precise ser agradável pra ser bom. Mas o Cidades Invisíveis tampouco me pareceu o tipo de livro que se sobressai pelo desagrado que causa.
 
No meu entender, a ideia desse tópico não é dizer que o livro é ruim, mas que pra mim não serviu. E isso pode ter vários motivos.

Por exemplo, eu coloquei As Cidades Invisíveis na minha lista, mas não coloquei os livros da saga Witcher.
Isso significa que o Calvino escreve pior que o Sapkowski? De forma alguma. O polonês é bem fraquinho.
Mas o que eu esperava lendo The Witcher? Só entretenimento, simples e fácil. E isso ele me correspondeu, mesmo com as várias escorregadas que ele deu.
Agora, e com o Calvino? Já havia lido outras coisas dele e algumas eu gostei bastante. Cidades Invisíveis é um clássico tido por muitos como o seu melhor trabalho. Fui ler com a expectativa lá em cima, e não correspondeu.

Isso não quer dizer que The Witcher seja melhor que Cidades Invisíveis. A escrita do Calvino é infinitamente superior. Mas a mim, nesse momento, The Witcher foi uma leitura muito mais agradável e que correspondeu mais ao que eu esperava dela e ao que eu buscava naquele momento.

Não que um livro precise ser agradável pra ser bom. Mas o Cidades Invisíveis tampouco me pareceu o tipo de livro que se sobressai pelo desagrado que causa.
Bem colocado, ao menos neste tópico, estamos avaliando a leitura do livro, e não o livro em si.

Entendo a frustração com As cidades invisíveis. Eu gostei do livro, mas não me deixou maiores impressões. Penso em reler em algum momento. Mas senti um desagrado parecido lendo Palomar, do mesmo Calvino, que não me disse absolutamente nada. Fora de um ambiente acadêmico, é perfeitamente natural que impressões pessoais tenham maior peso do que o reconhecimento da técnica ao avaliar uma leitura.
 
Fora de um ambiente acadêmico, é perfeitamente natural que impressões pessoais tenham maior peso do que o reconhecimento da técnica ao avaliar uma leitura.
Isso lembrou do @Béla van Tesma falando antes aqui que a gente tava metendo o pau nos clássicos. :lol:
Acho que é por aí mesmo, @Jacques Austerlitz : a gente tem consciência do porquê a obra é um clássico, um marco, mas não quer dizer que a impressão que vá causar seja a mesma sobre todos que a lerem. Aliás, que chatice que seria isso!
 
No meu entender, a ideia desse tópico não é dizer que o livro é ruim, mas que pra mim não serviu. E isso pode ter vários motivos.

Por exemplo, eu coloquei As Cidades Invisíveis na minha lista, mas não coloquei os livros da saga Witcher.
Isso significa que o Calvino escreve pior que o Sapkowski? De forma alguma. O polonês é bem fraquinho.
Mas o que eu esperava lendo The Witcher? Só entretenimento, simples e fácil. E isso ele me correspondeu, mesmo com as várias escorregadas que ele deu.
Agora, e com o Calvino? Já havia lido outras coisas dele e algumas eu gostei bastante. Cidades Invisíveis é um clássico tido por muitos como o seu melhor trabalho. Fui ler com a expectativa lá em cima, e não correspondeu.

Isso não quer dizer que The Witcher seja melhor que Cidades Invisíveis. A escrita do Calvino é infinitamente superior. Mas a mim, nesse momento, The Witcher foi uma leitura muito mais agradável e que correspondeu mais ao que eu esperava dela e ao que eu buscava naquele momento.

Não que um livro precise ser agradável pra ser bom. Mas o Cidades Invisíveis tampouco me pareceu o tipo de livro que se sobressai pelo desagrado que causa.
E isso mesmo, não estamos aqui falando se obra A ou B é boa ou ruim por motivo torto, e sim, sobre a sensação de leitura que tivemos.
A pessoa colocando Solano e Caldela junto com Clarke e Camus tá pedindo briga. >:(
:lol: Meu ano de leitura foi bem variado.
 
tb adoro, mas murchei um tiquinho qdo vi ele se derretendo em elogios pra vlogueirinha biroleirer.
A Feltrin? Nem sabia disso dela (não a assisto nem acompanho em redes sociais), e duvido que ele saiba também; a questão toda foi que ela ajudou a divulgar as resenhas de lit brasileira dele, e ele foi grato a ela por isso.
 
A Feltrin? Nem sabia disso dela (não a assisto nem acompanho em redes sociais), e duvido que ele saiba também; a questão toda foi que ela ajudou a divulgar as resenhas de lit brasileira dele, e ele foi grato a ela por isso.

usei vlogueirinha biroleirer pq aí todo mundo sabe quem é sem eu ter que dizer o nome, o ranço é de antes da atual discussão política nacional. o que falei é mais como aquela sensação de quando seu amigo traz para o rolê uma pessoa com quem vc não vai com a cara. não estraga o rolê, mas... awkward.=]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo