• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Diário Literário

** Posts duplicados combinados **
Querido diário,

... começando a reler as Crônicas Saxônicas. Já faz muito tempo que li os 4 primeiros volumes, já estou com o 5º na mão e o sexto na agulha. Mas do jeito que sou lenta, vai ser diversão até julho, certeza.

Próximo!

@Seiko-chan , você me fez lembrar que também tenho que voltar a ler as Crônicas Saxônicas, afinal comprei os dois últimos volumes e acabei não lendo nenhum deles. É isso que dá ter muitos livros para ler. :D
 
Estou lendo a biografia do Lovecraft, "A Vida de H.P. Lovecraft" de S.T. Joshi e muito surpreendida do quanto o escritor era deslocado no tempo em que viveu.
Dá a impressão de que ele se sentia jogado aleatoriamente em uma vida que não era a dele, num espaço que não era o seu.
Talvez por isso essa ligação e desejos tão fortes que tinha com a astronomia, de saber mais sobre o cosmos e as estrelas, e principalmente a ideia de que o Universo e a vida eram incompreensíveis para o ser humano.
Não consigo deixar o livro de lado, ele era realmente uma pessoa fascinante.
 
Primeira desistência do ano: "A morte da luz", de George R. R. Martin... Se não me cativou em 112 páginas, não perderei tempo com mais 221... ¬¬
 
tô com problemas sérios pra ler esse ano, começo um livro e empaco, começo outro e empaco...
agora foi a vez d'Os Três Mosqueteiros... empaquei legal! Odeio desistir de livro no meio, ainda mais um clássico que tenho certeza que se eu insistir eu vou acabar gostando, mas que tá difícil tá!
 
Lendo a #Ilíada
Canto VI: Pausa na carnificina. Começa com algumas mortes aleatórias só para nos lembrar que estamos em guerra (sempre os gregos matando os troianos como a moscas... estamos de olho na "neutralidade" do narrador hein rsrs). Em seguida Glauco e Diomedes se encontram no campo da batalha e trocam figurinhas. Conversa vai, conversa vem, descobrem que suas famílias são amigas e decidem selar um pacto de não-agressão. >_<
O resto do canto são os troianos se aprontando para continuar a luta. As anciãs fazem uma prece a Atena para que Diomedes (o berserker sanguinolento do outro canto) seja detido e morto. "Mas a prece foi rejeitada por Palas Atena". Vixe, danou-se. Não é a primeira vez que um deus deliberadamente se nega a realizar o que pedem.
Heitor sai à cata do covarde Páris e o exorta a voltar para o combate consigo. Na sequência se despede de sua esposa e de seu filho pequeno. É o momento-chave do canto. Eles nunca mais se verão. Heitor antevê que cedo ou tarde morrerá na guerra e lamenta o destino que terá sua mulher Andrômaca depois: seguramente a escravidão. Mas curiosamente ele pede a Zeus que garanta ao filho um futuro glorioso e próspero. O leitor entretanto já conhece o destino do menino Astíanax e capta a ironia trágica: ele será arremessado do alto das muralhas tão logo a cidade tenha sido tomada (apesar de que essa parte fica fora da Ilíada). Zeus já não intervirá na salvação de ninguém desde que consentiu que a sua cidade preferida caísse...
Afinal de contas, se Agamêmnon pouco antes ordenara a Menelau que matasse a todos e não fizesse prisioneiros, até mesmo as crianças no ventre, nada mais lógico que também não poupassem um menino herdeiro do trono.


Lendo a #Ilíada
Canto VII: Heitor e Páris voltam à batalha e incitam o ânimo dos troianos, que em seguida começam a reverter a situação e a trucidar os gregos. Apolo e Atena, cada um querendo defender um lado, resolvem incutir nos guerreiros a ideia de um novo duelo para evitar mais mortes inúteis. Heitor se prontifica pelo lado dos troianos, e Ájax é sorteado pelos gregos. Os dois duelam brevemente e logo anoitece, então a luta é interrompida.
Eu ouvia falar desse episódio como um duelo que tivesse demorado longas horas até acabar em empate e já na minha cabeça imaginava uma cena bem pastelona; mas Homero mal e mal narra dois ou três ataques de cada um dos guerreiros. Nada faz supor que tenha demorado muito.
Seja como for, o canto é curto e pouco mais do que isso acontece. Os dois lados dão trégua pela noite para que se queimem os mortos. Os gregos decidem só agora (depois de nove anos de guerra wtf o_O) erguer um muro para proteger as suas naus e não serem impedidos durante a cremação dos seus cadáveres. Posêidon fica de mimimi com Zeus porque eles esqueceram de prestar hecatombes aos deuses antes de construir uma muralha, e vai rolar treta depois por isso. (É, gente, a burocracia já existia, só não era o Estado que a impunha; era o Olimpo.)
Última tentativa de encerrar a guerra por via amigável fracassa: Páris oferece uma fortuna aos gregos pelo rapto de Helena, mas se recusa a devolver a mulher. Os gregos dizem: bitch, please, vamos botar abaixo essa cidadela e tomar todo o ouro e as mulheres todas depois. Se fode aí agora.
 
Diário,
depois de um looooooooooooooooongo tempo desinteressado na leitura, finalmente estou voltando a querer ler (eu já sei que sou assim, meus interesses vão e voltam, mas dessa vez o pela leitura ficou minguado por tanto tempo que comecei a ficar preocupado) e li meu primeiro livro do ano, e que também gostei demais: Os antiquários, de Pablo de Santis, uma reinvenção do mito dos vampiros em que o papel da arte está bem intimamente ligada à história de um amor danado, fadado a não se concretizar... Recomendo muitíssimo. Foi publicado pela alfaguara e sempre está barato (o meu comprei há um tempo por 10 dilmas, agora vi que custa 14 no Buscapé).
 
Diário,
Depois de terminar um irregular Harold Bloom - Os Nomes Divinos consegue ser mais irregular que Abaixo as Verdades Sagradas, e isso porque este é uma série de palestras! -, resolvi ler algo leve antes de começar Kenobi, do John Jackson Miller.
So far, amando Jogador Número 1, do Ernest Cline - apesar da tradução da Leya. :)

tumblr_m9459jjAWI1qc4p97o1_400.gif
 
pior que eu nem posso reclamar muito, pq estou com as leituras mais paradas que água de poço...
empaquei em Os Três Mosqueteiros... pior é que quando eu começo a ler, eu vejo que o livro é super bacana e que eu vou gostar, mas estou com preguiça literária mesmo...
triste isso, pq estou com um monte de livros bons pra ler em casa e tá faltando vontade...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo